quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Eleição pré frontal x criativa imaginação

Eleição pré frontal x criativa imaginação

"A arte de governar consiste exclusivamente na arte de ser honesto."
                              Thomas Jefferson 


1. E a eleição pré frontal se avizinha a passos largos e antes mesmo de algum candidato subir a tão almejada rampa do planalto para vestir a faixa presidencial as gentes já parecem antever o que as espera na curva da estrada: o  c o n t i n u i s m o .

2. Estou para dizer que no sistema legítimo atual a figura do chefe da nação não possui poder pleno de decisão, o que é bom para o Brasil, pois governa com a anuência da Câmara Federal. Então a escolha certa dos deputados será fundamental para a reconstrução nacional. A que tudo indica os homens que ora detém os cargos querem a todo o custo sua reeleição. Nada pessoal mas convenhamos que caras novas e braços firmes serviriam melhor ao país.

3. O eleitor(a) consciente na sua criativa imaginação pretende, sonha com um Brasil pleno de democracia, um Brasil do acerto geral de fato e de direito. Potencial ele o tem de sobra, povo ordeiro habita seu território de dimensões continentais, riquezas in natura artis povoa seu chão, e inteligência e talento seu povo sobeja pra valer.

4. Só a politica que precisa criar jeito, legislar e executar em prol do bem comum de + de 2010 milhões de habitantes. Precisa erguer um dique contra a tal corrupção, enxugar a máquina pública, solucionar a questão fiscal e cortar na carne seus privilégios.

5. Focar com garra e determinação na melhoria da saúde, educação, segurança, emprego entre outras decisões peremptórias. E somente indivíduos conscientes e compenetrados do dever cívico poderão em conjunto com toda a sociedade brasileira  fazer o Gigante emergir das brumas caóticas da hora presente e fazer brotar nos lábios dos brasileiros( as) aquele sorriso franco de satisfação.

> A gente está para dizer que a política decavazinho está matando a sociedade à unha e fez dela uma capacitismo medonho, mas... é preciso descontruir o preconceito contra o povo e vedar aos honoráveis do poder essa mania de levar vantagens das verbas públicas, none?

6. O mais seria caminhar nas trevas desta politica torta e deletéria ao país. O mais seria olvidar os anseios legítimos do povo brasileiro e o lançar numa extensa e dolorida cama de pregos... o mais seria roubar o sonho e a vez de milhões de jovens ao mercado de trabalho.

7. A questão primeira seria quem ou quais farão de fato as reformas, quem ou quais terão peito para rever a carga tributária que aniquila a livre iniciativa, quem ou quais vão incentivar e implantar  novas  pesquisas científicas, quem ou quais vão cortar cargos, ministérios e privilégios, quem ou quais vão privilegiar a classe laboriosas com empregos de carteira assinada, quem ou quais vão salvaguardar os direitos dos aposentados, quem ou quais vão preservar a vida do nascituro, quem ou quais vão colocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento sustentável.

8. Até agora viu-se muita fala desconectada com a realidade da sociedade brasileira, quando não uma irresponsável luta de classes o que será ruim para a tão ruim economia do povo! E a tal judicialização que está por toda a parte? Tretou, relou a liberdade de expressão se vê cerceada a bel prazer de uma caneta.  Mas na curva do caminho há de falar a voz do coração, da paz sem arranhaduras e do esforço geral de um povo que merecer ser feliz! 

Chaia Alvim Helder

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

a solidariedade federativa do Brasil x crise na Venezuela

A solidariedade federativa do Brasil e a  crise na Venezuela

1. Os hermanos venezuelanos estão em franca emigração para a Bolívia, Peru e Brasil entre outros países da America Latina. Estima-se segundo dados oficias que 2,3 milhões de venezuelanos já deixaram seu país para se safarem da situação atual. A história geo politica da Venezuela passou desde sua independência em 1819 por vários períodos conturbados em que a democracia fora ameaçada mas este é o pior e mais grave de sua existência como nação livre e auto determinada.

2. Diversa em seus recursos naturais, tem um povo alegre, belo e batalhador. É uma pena que seus líderes quase sempre se mostraram ora autoritários, ora corruptos, ora inaudíveis quanto aos anseios de seu povo. Mais recentemente com Chaves e Maduro parece que uma medonha 'filosofia do fracasso' se abateu sobre  a querida nação irmã.

2. A Venezuela já foi uma nação próspera e bem articulada com os Estados Unidos, seu aliado de negócios petrolíferos. Hoje se debate numa crise sem precedentes, com sua moeda desvalorizada, escassez de viveres de primeira necessidade, e outros itens de importância vital a população.

3. O recente incidente em Pacaraima ( RR ) envolvendo alguns venezuelanos não pode ofuscar as ações meritórias e humanitárias que os órgãos envolvidos em tal ajuda se dedicam exemplarmente. é uma questão de honra cívica acolher e dar pão, esperanças e oportunidades  para aquele sofrido povo.

4. Sabemos que as autoridades competentes, encarregadas da segurança, acolhida e apoio aos irmãos Venezuelanos saberão apaziguar os ânimos em Pacairama e patentear que o Brasil e todos os brasileiros no conjunto da Nação Federativa saberão continuar nesta gesta de bondade e abnegação até que a situação na Venezuela volte a normalidade democrática e nossos irmãos possam retornar ao seu país de origem com toda a segurança facultada a eles pelas autoridades brasileiras e com toda determinação que sempre marcou o querido povo irmão da Venezuela.

Chaia Alvim Helder

domingo, 19 de agosto de 2018

a expressão da arte x a realidade trifásica brasileira

a expressão da arte x a  realidade trifásica brasileira

1. Muitos dizem que na poesia expressa-se sentimentos e nisto consiste a quinta essência da arte. Seria mesmo? Tão bom se o fosse! Na verdade é prazeroso estar diante de um cânhamo em branco e anotar versos e mais versos até ao amanhecer! Mas hoje quero tratar de um assunto sobre o qual a atenção da opinião pública brasileira tem deitado seus olhos e atenção: o próximo pleito eleitoral que irá eleger os mandatários do poder para o quadriênio seguinte.

2. Vamos deixar a agradável abstração das rimas soltas para a gente conversar sobre este ponto crucial da política que tem tanto apoquentando a menta lucida da sociedade. A arte da vida cotidiana do nosso país passa necessariamente pelos trâmites da política. E esta deveria ter o bom tom de exprimir suas intenções de forma clara e insofismável. 

3. Ao assistir o debate televisivo meu povo se espanta a cada certame de medição de forças, e o nível está ficando aquém do esperado pelos eleitores. Então se me permitem gostaria de elencar algumas dicas aos pleiteantes do honroso e pesado cargo de dirigente do Estado Brasileiro, e aos demais postos de Direção Estadual, Federal e Senatorial.

4. Que tal os Senhores Parlamentares que serão  Eleitos pelo sufrágio universal,  ouvirem mais o povo e suas reais necessidades. Dar a ele o pleno e largo direito de se expressar. e como vai ficar a  apresentação das propostas candentes do futuro governo para barrar a crise sistêmica? O déficit público? E  como ficarão os milhares   cargos de indicação, onerosos? 

5. Quando finalmente teremos a satisfação de ouvir  falas diretas e discurso claros, que resultarão de ações práticas de muito valia ao Estado Democrático de Direito?

6. Fundamentar as razões do pretendido cargo  de uma forma simples, convincente e consistente e dizer ao povo soberano como vão ficar no seu governo a educação, a saúde, a segurança, o emprego por exemplo.

7. Anh! .E a revitalização dos sistema viário para o transporte rápido e adequado da safra,? E o sistema previdenciário da população que contribuiu pontualmente para sua aposentadoria? E os altos salários e mordomias não condizentes com a nua e crua realidade nacional brasileira? A desburocratização, nossa que palavrão, rss, para as pequenas e médias empresas, alavancas incontestáveis da economia. E os centros de pesquisas quando vão sair do papel e propiciar aos novos cientistas brasileiros a criarem condições sustentáveis de vida para o Brasil e o planeta?

8. Estas são algumas das iniciativas que o eleitor espera ver realizadas. E tem tantas mais... Opa, senhores pleiteantes aos cargos eletivos, ainda tem tempo de desistirem da corrida, pois lhes espera uma situação de pauleira, dedicação e trabalhos em prol da Nação Brasil, que se encontra sitiada por pessoas no minimo sem um pingo de amor cívico a Democracia.

Que Deus nos ajude a todos e nos livre dos futuros maus políticos!

Chaia Alvim Helder



sexta-feira, 17 de agosto de 2018

tali coisa quebrou na emenda e a consciência coletiva brasileira

Tali coisa quebrou na emenda e a consciência coletiva nacional brasileira

1, Eta povo danado de intuitivo e criativo esse nosso, admiro a sua  capacidade  inesgotável em entender e expressar com palavras  simples e bem humoradas a realidade que lhe cerca, em se tratando da politica então ele costuma dar largas a sua  visão acerca dos novos e velhos oligarcas do poder.

2. Impressiona a quem se detém  para analisar o perfil psicológico, suas observações abrangem num só instante a que vem os políticos, e as vésperas da eleição então sua análise criteriosa já antevê que a conversa mole dos debatentes vai continuar sem nexo com a realidade brasileira.

3.  Caminhe pelas ruas de sua cidade, dê um tempo nos bares, esquinas e praças  e se detenha numa prosa amena com os interlocutores legítimos da opinião correta, pessoas que vivem o dia a dia longe dos holofotes midiáticos e percebera a quanto anda a pulsão correta e democrática das pacatas e argutas gentes brasileiras.

4. E depois me diga o que achou, e garanto que vai querer voltar mais vezes por lá para sorver a brasilidade que pulsa no coração desta raça bendita da qual fazemos parte. A reserva generosa, vigilante e bem humorada apesar da situação minguada e caótica da politica, esta reserva existe sim e está nas ruas soberanas a disposição gratuita, enlevada e generosa da Nação Brasil e de suas leis e constituição federativa.

5. O povo brasileiro deixou de ser 'cego' de amor pelos políticos inescrupulosos, a par de uma minoria barulhenta que apegada aos seus conceitos ultrapassados  e equivoca noção de Estado; a maioria tem a objetividade da realidade atual nas veias e coração e na sua fala direta, andar despreocupado, e com aquele olhar de anjo arcano encanta  a quem se detiver a prosear com o verdadeiro(a) detentor(a) da consciência coletiva nacional, visse!

Tali coisa quebrou na emenda e a consciência coletiva nacional brasileira está de pé aguardando o despertar do gigante chamado Brazil.


Chaia Alvim Helder

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

A Arte da Política e o Juízo Crítico

 'Ou melhor: esse som vibrou e vibrará, porque a parte que passou soou; a que ainda resta, soará e chegará a seu fim. A atenção presente vai lançando o futuro para o passado, e o passado cresce com a diminuição do futuro, até que esgotado o futuro não haja mais que passado.'   (Santo Agostinho de Hipona)

 a    a r t e   d a   p o l í t i c a    e  o   J u í z o   C r í  t  i c o

1.   Como é o negócio da politica, o que deveria ser a gente já sabe: justa, honesta, proba, confiável, vigilante, e propulsora dos anseios da sociedade, guardiã do bem comum, e imbuída do senso critico. Mas o que a gente constata que o seu exercício  no nosso solo doméstico tornou-se um entrave a iniciativa privada, um peso enorme aos cidadãos, em última análise um monopólio do poder pelo poder, pura e simplesmente.

2. O alcance de suas vistas a todo momento visa  interesses  outros   que destoam da reta ordenação das coisas públicas. E suas ações não trazem em seu bojo o ideal cívico, a lisura, e muito menos a grandeza de alma inerente ao pleiteante ao cargo de mandatário da constituição federal.

3. Uns políticos ensaiam o discurso pronto, tecnicamente correto, outros costuram acordos partidários, outros estão apegados ao passado de sua utopia social, sem lastro na realidade do povo. Muita palavra insossa, muita articulação sem nexo contrastam com  que o Brasil deveras precisa para superar esta maldita crise sistêmica que muitos deles no decorrer de seus sucessivos mandatos impuseram aos pais através das negociatas sem fim...

4. A notícia boa e que a opinião pública depois de sofrer tantos revezes está mais plugada e conectada, está sabendo bem separar as coisas e lançar um juízo crítico sobre os parlamentares, está sabendo intuir antes de delegar ao politico seu voto de confiança. 

6. Enfim a reserva de generosidade e vigilância emergiu de vez em nossa pátria amada, e esta eleição será diferente das demais, pois o eleitor está bem consciente, e sabe interpretar quem está a favor da Brasilidade e quem vai jogar contra o Brasil.

7. A política é antes de tudo uma arte, uma vocação, uma pesada responsabilidade, e um amor inflamado ao bem do povo. Muitos tiveram as oportunidades necessárias de verdadeiramente fazer história boa na sua carreira política e infelizmente claudicaram a beça. Agora é a vez de novos ares a soprar na Republica Federativa Brasileira. 

8. O futuro presente pertence ao carácter integro, a intelecção capaz de unir o pais em torno da reconstrução moral e cívica, a coragem de cortar a carne podre, a perspicácia de fazer as reformas politica, judiciária e tributária, afim de alavancar o pais a níveis de crescimento sustentável, sem máquina estatal burocrática, mas uma república que os serviços de segurança, educação, saúde e educação funcionem pra valer. 

9. Ou seja é todo um Brasil a ser pensado corretamente, e na prática seja viável com os anseios do povo, que incentive a livre iniciativa, que tenha uma malha viária decente para o escoamento da produção, que premie os profissionais militares, que tenha um salário condizente para a classe dos professores, que contem com capacitados servidores públicos, que invista em pesquisas cientificas de ponta, que devolva aos trabalhadores seus empregos com carteira assinada, que cuide dos nossos jovens etc. etc.

10. Potencial o pais  tem e de sobra, dado a sua extensão continental, dado a criatividade de seu povo, dado ao seu clima, riquezas in natura artis; e só surgir uma administração séria e comprometida com o povo  que em pouco tempo a abastança  na   mesa, o sorriso franco na face e  a certeza de que o presente  se tornou um presente abençoado serão vistos e sentidos por + de 207 milhões de brasileiros.

11. Na travessia do grande rio da democracia, mudar de cavalo e temerário... Eu vi eu vi o tatu comendo milho, eu vi eu vi a Sonzinha do seu PI. O mais gente sensata se o cipó te embaraça, tu passas longe dele... ieh!

Chaia Alvim Helder


terça-feira, 14 de agosto de 2018

o m u n d o b o m s e g u n d o a o p i n i ã o p ú b l i c a b r a s i l e i r a

o mundo bom segundo a opinião publica brasileira


1. As ruínas da republica parecem anunciar a renovação, que virá por um entranhado amor à pátria, às suas leis consuetudinárias, às suas raízes de bem querença, ao carácter lhano de seu povo, ao seu viés hospitaleiro, a sua alma de fé, que transparecem em todas as circunstâncias de vida acompanhados daquele seu aquele jeito inconfundível de ser verdadeiro.

2. A politica, um capítulo a parte, destoa das retas ordenações do estado democrático, e tem se mostrado um entrave pesado as consecuções do bem comum. Ela, detentora legítima dos destinos do pais, deveria cumprir seu papel de guardiã atenta das leis constitucionais, legislar para o progresso daqueles que representa, e deixar esta mania viciosa de interferir na iniciativa privada, deixar de onerar as empresas e cidadãos com estes impostos sobre o faturamento e consumo cruéis e exorbitantes.

3. A politica tem que encontrar mecanismos práticos e, e, a agilidade deve substituir as papeladas em todos os setores de sua jurisprudência. Reverter este atraso monumental do tempo do onça para a era nióbico quântica da informação em tempo real, deve promulgar uma transparência fiscal onde a sociedade saiba o que estão votando e onde estão empregando as verbas publicas.

4. Um ponto em que omitem é a questão do incentivo à pesquisa, pois muitos dos que poderiam estar aqui em solo domestico ajudando no crescimento científico do Brasil imigram para outros países onde o seu talento, conhecimento e  esforço serão laureados pra  valer.

5. O atraso é substancial em todas as facetas  em que a malfadada ação publica põe as mãos, parece não haver um pingo de interesse na propulsão da cultura, na educação de qualidade por exemplo, será porque?

6. Com relação a corrupção  a anomalia é monstruosa, ninguém sabe ao certo onde iria  parar se o MP mais a competente Policia Federal não se conjugassem a favor do Brasil a situação estaria a pior das piores.

7. A exatidão matemática parece fazer mal a muitos parlamentares, e o povo verdadeiro detentor do poder na democracia não é contemplado em seus anseios de bem comum e liberdade constitucional. 

8. Aliás as caras já conhecidas deles estão aparecendo no debate e já já no tal horário eleitoral gratuito para encher nossos ouvidos da mesma lenga lenga, a que tudo indica sem perspectivas sérias de plano de governo, sem vontade de enfrentar as reformas fiscais, tributárias e judiciárias prementes, o que obviamente na melhor das hipóteses  desembocará no continuísmo de sempre. 

9. O SENSO COMUM NÃO APARECE EM SEUS SEMBLANTES, E MUITO MENOS A FALA DIRETA E O OLHAR DE BRASILIDADE. AH! MUITO TRISTE DIZER ISTO MAS O TOM DE SINCERIDADE PARECE NÃO FAZER PARTE DE SUA DEMANDA AO OBSEQUIOSO PODER, VALHA NOS DEUS!

10. E ficaríamos aqui nesta conversa amena, cada um a seu modo desfiando as razões de um Brasil ideal e sem peia politico partidárias. sem compromissos com cargos e benesses duvidosas, e muito menos sem a maldita corrupção dos infernos.

> Menos holofote por favor a esses e essas pleiteantes do planalto, e mais e mais auscultação das ruas soberanas, guardiã autentica e vigilante do bem comum!!!

11. O dia em que raiar a verdadeira ordenação politica em nosso horizonte cor de anil, o dia em que a bandeira nacional e a constituição dizer algo essencial a classe politica uma canção perene de verdadeiro progresso sustentável vai transformar esta pátria assolada em um pais das oportunidades iguais para todos os seus filhos e filhas esparsos na sua imensidão continental em um só querer, em um só coração de tonalidades verdes, amarelas, azuis e brancas para o bem do povo e a felicidade de um novo tempo. 

12. Exorcizando para longe os fantasmas da corrupção sistêmica, da demagogia, do fisiologismo,das utopias ultrapassadas, das contra partidas escusas,  e trazendo para seu seio a coroação das boas ações empíricas corolário fiel do almejado e sonhado Brasil ideal.

São Paulo 14 de agosto de 2018
Festa de São Maximiliano Maria Kolbe
Chaia Alvim Helder

domingo, 12 de agosto de 2018

a coluna forte da sociedade 
Hoje ofereço aos queridos pais do Facebook um grande e apertado abraço de felicidades, e que esta data memorável se repita atravessando muitas e muitas cachoeiras, que vocês realizem todos os seus sonhos sonhados de mundo bom para si e seus filhos e filhas e toda a sua querida Família. Que Deus locuplete suas vidas de paz, harmonia e fé. Enfim um montão mesmo de coisas boas neste dia abençoado e um amanhã repleto de perspectivas sustentáveis. Animo, força e resolução para enfrentar a grande jornada da vida! Inspiração para as deliberações, e que a Poesia Divina do Pai das luzes seja sempre presente em forma de conquistas e legitimo progresso material e espiritual, um grande abraço rimado com o coração de todos os seus queridos familiares!!!!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

as variáveis do debate televiso > presidenciáveis

as variáveis do debate televiso > presidenciáveis

1. No debate da Band, entre ontem e hoje ressalto a organização primorosa da emissora, e a intermediação do lucido jornalista Ricardo Boechat e sua competente equipe salvou a nossa hora da apatia, ah ah ah ! Pois nossos ilustres candidatos falaram muito e praticamente não disseram nada! Ninguém dá o que não tem, e no caso especifico faltou a essência e a clareza de metas concretas. Eles pareciam querer ouvir mais era suas próprias vozes...

2. A tônica geral, acho eu, careceu de um timbre sincero e não foi a fundo nos problemas do povo brasileiro, assolado que está pela classe dirigente. Eles deixaram muito a desejar e ficaram aquém, e muito aos anseios do povo brasileiro. Mais perdidos em seus conceitos, não conseguiram dizer a que vieram, ou melhor estavam bem ensaiados em suas falas, comedidos até! Mas não decolaram rumo a brasilidade, e eles mesmos não sabem como resolver os emaranhados problemas sociais da  sociedade, não definiram a questão da segurança, da saúde, educação, da reforma politica fiscal e judiciaria, prementes.

3. O Meireles explicou bem explicadinho tudo... Bolsonaro manteve-se clean, a Marina em seu tom de sempre, bem sincera, o Boulos se embolou completamente.. o Cabo Daciolo bateu forte...Ciro, diplomado e bem informado... o Alckmin, o alquimista nato manteve o seu discurso corretamente com conhecimento de causa... Alvaro Dias teceu louros ao seu desempenho na politica paranaense...

> O Amoedo  ficou de fora, me pergunto porque razão, se ele é inteligente e capaz e poderia dar um brilho Novo ao debate?!

4. E os blocos foram se sucedendo sem encantar a plateia on line, e a mim também, tá tudo muito chocho, infelizmente é o retrato da realidade nacional,  que não vê a concretização de tais promessas, pareceu que este filme já fora rodado diversas vezes, ao longo dos dois decênios anteriores, e se perguntam entreolhando-se: nossa o que será do Brasil?

5. Enquanto isso nas ruas soberanas do pais  e nos corações de + de 207 milhões de brasileiros pulsam apreensões e dúvidas do tamanho de sua dimensão continental.  " e   a g o r a   J o s é s ?   e  a g o r a   M a r i a s ? "


6. E o Google em uníssono com a Rede Bandeirantes de Televisão enumeraram a opinião e buscas dos internautas por respostas: E o Déficit Fiscal? A Educação? A Saúde? A Segurança? entre outras questões primordiais a que cargas e águas os aguardam? A que tudo indica o jogo do poder não sabe as respostas acertadas... E o bem Comum em nenhum momento esteve em pauta. Valha-nos Deus!


7. Com esta tremenda crise de identidade porque passa a politica brasileira, somente o esforço da nação num todo poderá alavancar seu destino e faze- la caminhar com passo seguro, andar despreocupado rumo aos seu desenvolvimento sustentável de pátria saudável e promissora. 

8. Podem debater quase ao infinito, podem falar palavras, mas se estas não sintonizarem o bem comum do povo de nada vai valer,  será o continuísmo pura e simplesmente. A medida da verdadeira democracia e amar as leis, a constituição, em ultima análise ao Brasil sem limites. e no coração de cada Brasileiro passa primeiro a renovação para depois contaminar beneficamente  deveras a classe politica. 

Chaia Alvim Helder



O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...