1. Os hermanos venezuelanos estão em franca emigração para a Bolívia, Peru e Brasil entre outros países da America Latina. Estima-se segundo dados oficias que 2,3 milhões de venezuelanos já deixaram seu país para se safarem da situação atual. A história geo politica da Venezuela passou desde sua independência em 1819 por vários períodos conturbados em que a democracia fora ameaçada mas este é o pior e mais grave de sua existência como nação livre e auto determinada.
2. Diversa em seus recursos naturais, tem um povo alegre, belo e batalhador. É uma pena que seus líderes quase sempre se mostraram ora autoritários, ora corruptos, ora inaudíveis quanto aos anseios de seu povo. Mais recentemente com Chaves e Maduro parece que uma medonha 'filosofia do fracasso' se abateu sobre a querida nação irmã.
2. A Venezuela já foi uma nação próspera e bem articulada com os Estados Unidos, seu aliado de negócios petrolíferos. Hoje se debate numa crise sem precedentes, com sua moeda desvalorizada, escassez de viveres de primeira necessidade, e outros itens de importância vital a população.
3. O recente incidente em Pacaraima ( RR ) envolvendo alguns venezuelanos não pode ofuscar as ações meritórias e humanitárias que os órgãos envolvidos em tal ajuda se dedicam exemplarmente. é uma questão de honra cívica acolher e dar pão, esperanças e oportunidades para aquele sofrido povo.
4. Sabemos que as autoridades competentes, encarregadas da segurança, acolhida e apoio aos irmãos Venezuelanos saberão apaziguar os ânimos em Pacairama e patentear que o Brasil e todos os brasileiros no conjunto da Nação Federativa saberão continuar nesta gesta de bondade e abnegação até que a situação na Venezuela volte a normalidade democrática e nossos irmãos possam retornar ao seu país de origem com toda a segurança facultada a eles pelas autoridades brasileiras e com toda determinação que sempre marcou o querido povo irmão da Venezuela.
Chaia Alvim Helder
Nenhum comentário:
Postar um comentário