'Ou melhor: esse som vibrou e vibrará, porque a parte que passou soou; a que ainda resta, soará e chegará a seu fim. A atenção presente vai lançando o futuro para o passado, e o passado cresce com a diminuição do futuro, até que esgotado o futuro não haja mais que passado.' (Santo Agostinho de Hipona)
a a r t e d a p o l í t i c a e o J u í z o C r í t i c o
1. Como é o negócio da politica, o que deveria ser a gente já sabe: justa, honesta, proba, confiável, vigilante, e propulsora dos anseios da sociedade, guardiã do bem comum, e imbuída do senso critico. Mas o que a gente constata que o seu exercício no nosso solo doméstico tornou-se um entrave a iniciativa privada, um peso enorme aos cidadãos, em última análise um monopólio do poder pelo poder, pura e simplesmente.
2. O alcance de suas vistas a todo momento visa interesses outros que destoam da reta ordenação das coisas públicas. E suas ações não trazem em seu bojo o ideal cívico, a lisura, e muito menos a grandeza de alma inerente ao pleiteante ao cargo de mandatário da constituição federal.
3. Uns políticos ensaiam o discurso pronto, tecnicamente correto, outros costuram acordos partidários, outros estão apegados ao passado de sua utopia social, sem lastro na realidade do povo. Muita palavra insossa, muita articulação sem nexo contrastam com que o Brasil deveras precisa para superar esta maldita crise sistêmica que muitos deles no decorrer de seus sucessivos mandatos impuseram aos pais através das negociatas sem fim...
4. A notícia boa e que a opinião pública depois de sofrer tantos revezes está mais plugada e conectada, está sabendo bem separar as coisas e lançar um juízo crítico sobre os parlamentares, está sabendo intuir antes de delegar ao politico seu voto de confiança.
6. Enfim a reserva de generosidade e vigilância emergiu de vez em nossa pátria amada, e esta eleição será diferente das demais, pois o eleitor está bem consciente, e sabe interpretar quem está a favor da Brasilidade e quem vai jogar contra o Brasil.
7. A política é antes de tudo uma arte, uma vocação, uma pesada responsabilidade, e um amor inflamado ao bem do povo. Muitos tiveram as oportunidades necessárias de verdadeiramente fazer história boa na sua carreira política e infelizmente claudicaram a beça. Agora é a vez de novos ares a soprar na Republica Federativa Brasileira.
8. O futuro presente pertence ao carácter integro, a intelecção capaz de unir o pais em torno da reconstrução moral e cívica, a coragem de cortar a carne podre, a perspicácia de fazer as reformas politica, judiciária e tributária, afim de alavancar o pais a níveis de crescimento sustentável, sem máquina estatal burocrática, mas uma república que os serviços de segurança, educação, saúde e educação funcionem pra valer.
9. Ou seja é todo um Brasil a ser pensado corretamente, e na prática seja viável com os anseios do povo, que incentive a livre iniciativa, que tenha uma malha viária decente para o escoamento da produção, que premie os profissionais militares, que tenha um salário condizente para a classe dos professores, que contem com capacitados servidores públicos, que invista em pesquisas cientificas de ponta, que devolva aos trabalhadores seus empregos com carteira assinada, que cuide dos nossos jovens etc. etc.
10. Potencial o pais tem e de sobra, dado a sua extensão continental, dado a criatividade de seu povo, dado ao seu clima, riquezas in natura artis; e só surgir uma administração séria e comprometida com o povo que em pouco tempo a abastança na mesa, o sorriso franco na face e a certeza de que o presente se tornou um presente abençoado serão vistos e sentidos por + de 207 milhões de brasileiros.
11. Na travessia do grande rio da democracia, mudar de cavalo e temerário... Eu vi eu vi o tatu comendo milho, eu vi eu vi a Sonzinha do seu PI. O mais gente sensata se o cipó te embaraça, tu passas longe dele... ieh!
Chaia Alvim Helder
Deixar a palavra impressa acarreta responsabilidades e a probabilidade de ser compreendido, a meu ver, fica um tanto obnubilada, se a essência não for bem limada. Do que adianta elaboração exaustiva se a locomotiva do pensamento não acompanha a inspiração e a aparência carrega consigo a ausência de uma cantiga suave. Não sei se a hora é propícia, só há um jeito de saber, falando agora, pois o anoitecer da vida bate à minha porta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O cacarecado x ativismo do senso comum
O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...
-
vendedor de sonhos... Caminhar ou andar? Não sei ao certo.Inverter os papéis, será que sou poeta? andarilho no espaço exíguo de meu pens...
-
1.O amigo Valdeci Taveira de Lima, me disse outro dia: -Poeta, você que gosta de escrever para espairecer,que tange na bigorna modelando as ...
-
O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...
Nenhum comentário:
Postar um comentário