Lições de Siloé
1. A torre de Siloé fora protagonista de muitos feitos bíblicos, remonta à Adonias no período áureo do rei Salomão,local que oferecia a saída das águas da fonte de Giom ao lado sul de Jerusalém.arqueologicamente estudada em seus fragmentos vei o à luz sua história fantástica até culminar com seu desmoronamento na época de Cristo.
2. Siloé assistiu a invasão dos Assírios no tempo do rei Ezequias, viu Joab e seus homens se utilizar de sua passagem até Jebus ou Jerusalém. Lamentou o massacre dos revoltosos galileus pela bota tirana da Roma dos Césares e foi palco de milagre de Jesus restabelecendo em meio a uma cerimônia sui generis e tocante a visão ao cego de nascença.
3. O mais impressionante é que servira de moldura à façanha do Homem Deus conforme narra o evangelho de São João quando o apóstolo viu Jesus caminhar por aquelas bandas e curar um cego de nascença e presenciou muda todo o desenrolar do raciocínio de Jesus contra as artimanhas dos fariseus, altas autoridades da sinagoga que se utilizavam nas interpelações ao Nazareno, palavras eivadas de sofismas.
4. A maneira pela qual os fatos se sucederam tornaram-se de uma riqueza de detalhes e profundidade de pensamento que realmente estarrece nossa mente moderna ofuscada com tanta s idéias, com tantas informações impregnadas de ceticismo nada a ver, entrelaçadas de tecnologia que ao tomar conhecimento desta passagem da vida de Jesus vemos a lucidez e a universalidade do mestre insuperável, do coração misericordioso de Cristo, de sua objetividade e transcendência de raciocínio.
5. E a luz do mundo clareou numa intensidade nunca antes vista por Siloé quando Jesus cuspiu no chão, misturou-o com a lama e espalhou-a sobre os olhos do cego de nascença restituindo-lhe não só a visão mas principalmente sua dignidade humana perdida, e os dias do seu apartheid se encerrava naquele momento
justamente na fonte de Siloé e abria-se lhe um panorama de luz e cores indizíveis.
6. Mas para o homem que fora curado outros embates estavam reservados, pois no seu pé estavam os sagazes fariseus inquirindo acerca daquele fato estupendo e incomum e num dia de sábado. Na verdade há muito que estes judeus observavam Jesus, mais propriamente do rio Jordão passando por Caná da Galileia, pela multiplicação dos pães, pela cura dos leprosos, na demonstração de fé do centurião, na conversão de Zaqueu e do Levi. E o auge do ódio se dará um pouco mais tarde deste episódio quando da ressurreição de Lazaro.
7. Eles, há muito perderam a noção exata do sagrado Torá e tinham a ideia fixa de destruir o' profeta' e sua memória, por isso pegaram o curado de jeito e o expulsaram de sua comunidade.Uma espécie de cegueira de espírito tomara conta destes fariseus provectos que ocupavam cargos de chefia nas sinagogas.
8. Ao contrário o cego ficou firme em sua nova visão da realidade e confrontou-se com os fariseus , seu ambiente, sua cultura sendo finalmente expulso da sociedade. Nada escapava aos olhos do Raboni e no diálogo com o cego vai pouco a pouco abrindo seu coração às verdades eternas.
9. Jesus opera um novo milagre imperceptível à maioria das gentes daquele tempo emblemático, sim, leva o cego a enxerga r a luz da fé, enquanto que os fariseus negando as evidências se fecham em seu ego e começam a esboçar o sentimento de matar o Justo.
10. Um paralelo se abre hoje em dia, e Cristo sabia tudo que passaria através dos séculos e viu esta era pragmática e deixou o grande conselho de calor humano, acolhimento e solidariedade trazendo de volta para a vida um excluído social, e não somente lhe restituiu a visão natural , mas também incutiu em sua alma desejos de mais e mais enxergar amplidões de valor elevado e com sabor de sobrenatural.
11. Não se deve ater ao fato histórico em si, cheio de beleza e lições mas prolongá-lo até alcançar esta era nióbico - quântica que ruma para a exaustão, que esvazia a cada dia o sentido da existência, que tonifica os momentos com o licor fatal de um hedonismo de arrepiar se possível fora Cícero e suas catilinárias.
12. Sem guardar as devidas proporções, nos pomos na situação do bom cego de Siloé e adoramos um Deus humanado no seio de uma Virgem e solicitamos a Ele luzes, muitas luzes para entendermos nosso tempo, para não perdermos a fé, para afagarmos o irmão e projetarmos nossas visões para o futuro, mesmo que tenhamos que enfrentar a argúcia dos inimigos do mundo bom, e projetarmos intenções empíricas do porvir... sabendo que as ações de Jesus Cristo abarcam o passado, são eficazes no presente e perdurarão para o futuro até o desfolhar da ultima rosa anunciando a grande consumação dos tempos.
Helder Tadeu Chaia Alvim
Deixar a palavra impressa acarreta responsabilidades e a probabilidade de ser compreendido, a meu ver, fica um tanto obnubilada, se a essência não for bem limada. Do que adianta elaboração exaustiva se a locomotiva do pensamento não acompanha a inspiração e a aparência carrega consigo a ausência de uma cantiga suave. Não sei se a hora é propícia, só há um jeito de saber, falando agora, pois o anoitecer da vida bate à minha porta.
segunda-feira, 31 de março de 2014
quinta-feira, 27 de março de 2014
Je pense que c'est vrai.
' protesta? ocupa?'
1. Não acredito que o ser humano possa hoje em dia desenrolar a imensa teia que anda tecendo para si, e os seus. Explico-me: mesmo num rasgo ousado de generosidade quisesse não teria condições. Pela sua própria condição de ser finito, contingente, literalmente equivocado em sua limitação natural, propenso ao erro, muitas vezes de visão tacanha e egoísta não enxerga um palmo do passado, tergiverso no presente, não consegue vislumbrar o futuro.
2. À mercê das variações físico existenciais demonstra ser um adulto que esqueceu de crescer e imprime em suas ações mais dúvidas do que acertos. Tem momentos que se acha o supra sumo, o centro em torno do qual deve - pensa ele - gravitar todo o universo tanto material, virtual quanto psicológico.
3. Agora, aliado ao seu Criador e às suas ordenações poderá ser bom por um espaço longo de tempo e refletir no planeta a ordem perfeita e universal calçada na bondade, harmonia e imprimir por onde passa a fragrância de um perfume de duplat.
4. A não imaginar assim a vida torna-se pesada, de um peso insuportável e as conhecidas válvulas de escape aparecem invariavelmente e vão amontoando problemas reais e imaginários no cenário do mundo, situações essas bafejadas pelo anjo decaído inimigo nº hum da felicidade do homem e invejoso de sua condição de herdeiro do céu.
5. Aparecem os controladores na política, nas relações pessoais e inter, na sociedade disfarçada de um consumo prazeroso, até na religião eles dão as caras e impõem razões que distanciam anos luz do soberano Senhor da vida e da morte.
6. Controlam sim e vigiam o cidadão, noite e dia e no cimo da pirâmide pavoneiam a torto e a direito sem disfarçar suas intenções deletérias de mando e poder. No brasil, particularmente, tivemos em junho do ano passado protestos, muitos protestos contra a politica doméstica fora de jeito e perversa.
7. Na prática o exercício do apadrinhamento, da venda de cargos, corrompendo a sagrada constituição, pondo em risco a soberania da nação brasileira, e destoando grandemente do bem comum maior, inerente a + de 200 milhões de cidadãos brasileiros.
8. A própria manifestação democrática das ruas poderá ser tornar vazia em sua ciência quântica ou desgovernada se em cada coração apaixonado não pulsar em uníssono a brasilidade, o respeito às leis constitucionais e a boa e sã ordem publica, sendo sempre preservada.
9. Eu acho que o estado interfere demais na vida do cidadão, sem falar dos impostos absurdos sem contra partida benéfica; estamos assistindo indignados a corrupção alastrada em quase todos os setores da política, o descrédito do país aqui e lá fora, a carestia desenfreada e muita e muita coisa errada no ar,terra e mar e brasileiros.
A biodiversidade amazônica devastada, os interesses reais virtualmente improdutivos, e uma plêiade legislando em causa própria.
> Não sei não se na própria lei do Marco Civil aprovada pela Câmara e tramitando no Senado Federal não aparecerão os tentáculos controladores do Senhor Estado...?! 'vamo' acompanhar os desdobramentos e sua aplicação prática. Não resta dúvida que esta ferramenta de busca, conhecimento e divulgação do pensamento é o que de melhor aconteceu aos brasileiros nestes últimos 16 anos, a democratização e liberdade de expressão são imprescindíveis ao exercício da cidadania e cartéis 'lobbye - alienantes' seria o que de pior poderia acontecer, pois calaria a voz soberana das ruas, hein!!!
10. Aqui em São Paulo, vemos uma febre das invasões urbanas, uma espécie de 'ocupa' que migrou dos campos para a metrópole, que em si nega o direito inalienável e constitucional da propriedade privada,
o direito embasado na jurisprudência, que fez a grandeza do brasil continente, a garantia de um futuro seguro pela posse legítima de um bem e amparado pela constituição federativa.
11. Mesmo numa cidade autômata, carente de tudo, máxime do bom e acolhedor calor humano, e neste panorama nacional caotizado e improdutivo estas invasões de imóveis públicos e particulares vão servir a outros fins que não são do interesse geral dos brasileiros a médio e longo prazo.
12. Na verdade o que importa é protestar contra o nosso 'ego', pensar totalmente no bem comum maior sem demolir, sem usurpar os direitos de outrem. No passado em outra parte do globo já assistimos o rodar deste filme, de roteiro fantasioso e que nenhum benefício adveio ao povo a não ser gerar mais e
mais confusão, desgraças, ódios de classes, mortes, pobreza e falta de oportunidades.
13. Uma análise mais ampla e imparcial da situação atual à nível global nos leva a pensar que a grande responsável por esta crise de identidade porque passa o homem fora num passado remoto fabricada cuidadosamente em laboratório com o intuito de banir Deus da sociedade e que este vírus letal disseminou o germe da discórdia, ambição, orgulho e somente um super tratamento com a assepsia da fé poderá reverter o quadro clinico terminal da humanidade.
14. Empiricamente não resta outra saída honrosa a não ser ocupar o coração de Deus e num instante as crises cessarão, às guerras estúpidas sucederão a paz, e se assim lhe apraz o planeta encontrará o ponto de junção perdido e as ações se reverterão em benfeitorias para o conjunto da sociedade, e o calor humano surgirá mais forte, aquele nunca antes experimentado.
15. Não esqueçamos nunca gentil e amado leitor deste blogger mínimo que o que sempre esteve em jogo na história das civilizações foi a alma imortal do homem, capaz de voos incríveis e de quedas vertiginosas. Ah! o homem, sempre o homem e seu destino único: céu ou inferno. Trata-se de uma viagem sem bilhete de volta e o que importa é que o picote seja bem feito, pois o elevador somente possui duas direções: a subida e a descida! O mais tudo passa, tudo fenece, mais cedo ou mais tarde haverá o encontro ou... depois a triste e medonha despedida... Escolhas, sempre escolhas...
16. A dedução é simples e compreensível, toda esta batalha pela posse do espírito do homem desde os primórdios teve uma intenção boa na mente de Deus, e por outro lado as garras de Lúcifer sempre rondaram a espécie humana desde seu primeiro choro ao nascer até sua última lágrima ou sorriso quando soar a hora de seu decesso.
17. Pois sim, chegará um tempo ainda aqui no planeta que o plenipotenciário lá de cima vai intervir para restaurar a moçada, desde a ponta de seus cabelos até a planta de seus pés 'neonizados'. Aí a humanidade vai finalmente OCUPAR na verdade, justiça, bondade e paz o espaço que lhe é devido por herança e eleição e protestar para alongar seus dias a fim de operar 100% o bem.
18. Je pense que c'est vrai, enquanto isso seria bom , bom demais praticar a união fraternal, a solidariedade, o'nós' tomando seu confortável assento no lugar do 'eu', sem pleitear créditos na versão. A vida é curta, dizem e acredito,
então por não vivê-la intensamente com o diferencial da bondade, do amor e da compreensão. Todos em um, um em todos, aí sim o ideal renasceria qual fênix no coração da terra, e causaria inveja aos anjos das certezas perenes.
19. O poeta dos versos perdidos cantou um dia nas montanhas da Galileia: 'Bem aventurados os mansos porque possuirão a terra.' Palavras de uma beleza impar e que serão atualizadas quando as reservas d'alma aflorarem na pele de uma certa era mistica...
Abraços de união!
Helder Tadeu Chaia Alvim
1. Não acredito que o ser humano possa hoje em dia desenrolar a imensa teia que anda tecendo para si, e os seus. Explico-me: mesmo num rasgo ousado de generosidade quisesse não teria condições. Pela sua própria condição de ser finito, contingente, literalmente equivocado em sua limitação natural, propenso ao erro, muitas vezes de visão tacanha e egoísta não enxerga um palmo do passado, tergiverso no presente, não consegue vislumbrar o futuro.
2. À mercê das variações físico existenciais demonstra ser um adulto que esqueceu de crescer e imprime em suas ações mais dúvidas do que acertos. Tem momentos que se acha o supra sumo, o centro em torno do qual deve - pensa ele - gravitar todo o universo tanto material, virtual quanto psicológico.
3. Agora, aliado ao seu Criador e às suas ordenações poderá ser bom por um espaço longo de tempo e refletir no planeta a ordem perfeita e universal calçada na bondade, harmonia e imprimir por onde passa a fragrância de um perfume de duplat.
4. A não imaginar assim a vida torna-se pesada, de um peso insuportável e as conhecidas válvulas de escape aparecem invariavelmente e vão amontoando problemas reais e imaginários no cenário do mundo, situações essas bafejadas pelo anjo decaído inimigo nº hum da felicidade do homem e invejoso de sua condição de herdeiro do céu.
5. Aparecem os controladores na política, nas relações pessoais e inter, na sociedade disfarçada de um consumo prazeroso, até na religião eles dão as caras e impõem razões que distanciam anos luz do soberano Senhor da vida e da morte.
6. Controlam sim e vigiam o cidadão, noite e dia e no cimo da pirâmide pavoneiam a torto e a direito sem disfarçar suas intenções deletérias de mando e poder. No brasil, particularmente, tivemos em junho do ano passado protestos, muitos protestos contra a politica doméstica fora de jeito e perversa.
7. Na prática o exercício do apadrinhamento, da venda de cargos, corrompendo a sagrada constituição, pondo em risco a soberania da nação brasileira, e destoando grandemente do bem comum maior, inerente a + de 200 milhões de cidadãos brasileiros.
8. A própria manifestação democrática das ruas poderá ser tornar vazia em sua ciência quântica ou desgovernada se em cada coração apaixonado não pulsar em uníssono a brasilidade, o respeito às leis constitucionais e a boa e sã ordem publica, sendo sempre preservada.
9. Eu acho que o estado interfere demais na vida do cidadão, sem falar dos impostos absurdos sem contra partida benéfica; estamos assistindo indignados a corrupção alastrada em quase todos os setores da política, o descrédito do país aqui e lá fora, a carestia desenfreada e muita e muita coisa errada no ar,terra e mar e brasileiros.
A biodiversidade amazônica devastada, os interesses reais virtualmente improdutivos, e uma plêiade legislando em causa própria.
> Não sei não se na própria lei do Marco Civil aprovada pela Câmara e tramitando no Senado Federal não aparecerão os tentáculos controladores do Senhor Estado...?! 'vamo' acompanhar os desdobramentos e sua aplicação prática. Não resta dúvida que esta ferramenta de busca, conhecimento e divulgação do pensamento é o que de melhor aconteceu aos brasileiros nestes últimos 16 anos, a democratização e liberdade de expressão são imprescindíveis ao exercício da cidadania e cartéis 'lobbye - alienantes' seria o que de pior poderia acontecer, pois calaria a voz soberana das ruas, hein!!!
10. Aqui em São Paulo, vemos uma febre das invasões urbanas, uma espécie de 'ocupa' que migrou dos campos para a metrópole, que em si nega o direito inalienável e constitucional da propriedade privada,
o direito embasado na jurisprudência, que fez a grandeza do brasil continente, a garantia de um futuro seguro pela posse legítima de um bem e amparado pela constituição federativa.
11. Mesmo numa cidade autômata, carente de tudo, máxime do bom e acolhedor calor humano, e neste panorama nacional caotizado e improdutivo estas invasões de imóveis públicos e particulares vão servir a outros fins que não são do interesse geral dos brasileiros a médio e longo prazo.
12. Na verdade o que importa é protestar contra o nosso 'ego', pensar totalmente no bem comum maior sem demolir, sem usurpar os direitos de outrem. No passado em outra parte do globo já assistimos o rodar deste filme, de roteiro fantasioso e que nenhum benefício adveio ao povo a não ser gerar mais e
mais confusão, desgraças, ódios de classes, mortes, pobreza e falta de oportunidades.
13. Uma análise mais ampla e imparcial da situação atual à nível global nos leva a pensar que a grande responsável por esta crise de identidade porque passa o homem fora num passado remoto fabricada cuidadosamente em laboratório com o intuito de banir Deus da sociedade e que este vírus letal disseminou o germe da discórdia, ambição, orgulho e somente um super tratamento com a assepsia da fé poderá reverter o quadro clinico terminal da humanidade.
14. Empiricamente não resta outra saída honrosa a não ser ocupar o coração de Deus e num instante as crises cessarão, às guerras estúpidas sucederão a paz, e se assim lhe apraz o planeta encontrará o ponto de junção perdido e as ações se reverterão em benfeitorias para o conjunto da sociedade, e o calor humano surgirá mais forte, aquele nunca antes experimentado.
15. Não esqueçamos nunca gentil e amado leitor deste blogger mínimo que o que sempre esteve em jogo na história das civilizações foi a alma imortal do homem, capaz de voos incríveis e de quedas vertiginosas. Ah! o homem, sempre o homem e seu destino único: céu ou inferno. Trata-se de uma viagem sem bilhete de volta e o que importa é que o picote seja bem feito, pois o elevador somente possui duas direções: a subida e a descida! O mais tudo passa, tudo fenece, mais cedo ou mais tarde haverá o encontro ou... depois a triste e medonha despedida... Escolhas, sempre escolhas...
16. A dedução é simples e compreensível, toda esta batalha pela posse do espírito do homem desde os primórdios teve uma intenção boa na mente de Deus, e por outro lado as garras de Lúcifer sempre rondaram a espécie humana desde seu primeiro choro ao nascer até sua última lágrima ou sorriso quando soar a hora de seu decesso.
17. Pois sim, chegará um tempo ainda aqui no planeta que o plenipotenciário lá de cima vai intervir para restaurar a moçada, desde a ponta de seus cabelos até a planta de seus pés 'neonizados'. Aí a humanidade vai finalmente OCUPAR na verdade, justiça, bondade e paz o espaço que lhe é devido por herança e eleição e protestar para alongar seus dias a fim de operar 100% o bem.
18. Je pense que c'est vrai, enquanto isso seria bom , bom demais praticar a união fraternal, a solidariedade, o'nós' tomando seu confortável assento no lugar do 'eu', sem pleitear créditos na versão. A vida é curta, dizem e acredito,
então por não vivê-la intensamente com o diferencial da bondade, do amor e da compreensão. Todos em um, um em todos, aí sim o ideal renasceria qual fênix no coração da terra, e causaria inveja aos anjos das certezas perenes.
19. O poeta dos versos perdidos cantou um dia nas montanhas da Galileia: 'Bem aventurados os mansos porque possuirão a terra.' Palavras de uma beleza impar e que serão atualizadas quando as reservas d'alma aflorarem na pele de uma certa era mistica...
Abraços de união!
Helder Tadeu Chaia Alvim
segunda-feira, 24 de março de 2014
meribá contemporânea x sicar do futuro...
meribá contemporânea x sicar do futuro...
a. A gente percebe que nossa era se parece mais com a época do povo Hebreu no longo seu êxodo. Por pouco o patriarca Moisés não fora apedrejado, e tratava-se de Moisés, homem prodígio que feriu o rio Nilo e através dele abriu a passagem para a liberdade, que conseguira o maná de todos os sabores, as cordonizes saborosas, o profeta do saltério de dez cordas, e ele sim no monte Horeb fez jorrar água em abundância para seu povo 'reclamão' ou meribá!
b. Nem o patriarca Moisés poria os pés na terra que jorraria leite e mel, na terra que daria uma nova vida ao povo eleito. E eles caminharam 40 anos no deserto... uma nuvem os protegia do calor torrido e à noite um clarão os aquecia e os iluminavam no seu caminho em demanda de Canaã, a terra que jorraria leite e mel. O sacerdote, profeta e orador, Aarão, seria o encarregado de acender a luz que atravessaria os séculos, mas Josué, o jovem valente que iria mandar parar o sol... introduzir o povo eleito na Terra prometida e consolidar em campanhas vitoriosas as doze tribos de israel.
c. Quando se afastavam da verdade, quando não cultivavam em seus corações o pulchro, quando não enxergavam mais o belo podiam esperar chicote em seus ombros e danações sem conta. Um povo de tez dura, ora mimado, ora fustigado por Moisés, mas que sabia que a esperança não decepciona e marcharam noites e dias infindos em busca de seu sonho... Eles sabiam que seu guia detinha o diálogo com Deus, e pela sua intercessão conseguiriam a tão almejada sesmaria prometida.
d. Séculos depois o filho de Deus em Sicar vai revelar a samaritana esta água viva prefigurada pelo êxodo e Jeshuá encontrará respostas no coração daquele povo e lhes dirá o quando Deus preza adoradores em espírito e verdade...
e. A par de toda a confusão atual, a história 'mestra da vida' no dizer de Heródoto, traz um quê de explicação que se mistura com seu passado no presente de um futuro próximo, e fatos longínquos se explicam no hoje pois a matéria base é o homem que sempre será igual, mudando apenas as circunstâncias materiais mas o seu psique é o mesmo. Quando se aproxima de Deus coisas impressionantes acontecem para si e o conjunto da sociedade, quando se aparta pode esperar que lá vem encrencas, mortes e traições.
f. ' Duas cidades construíram dois amores...' dizia o gênio de Hipona. Moisés sabia bem disso e tanto que recebeu de Deus no Monte Sinai a tábua contendo os Dez Mandamentos, e Santo Agostinho frisou bem que a sociedade só realizaria por completo a vontade maior do Criador quando aprendesse a tocar com harmonia este imprescindível saltério.
g. E Jeshuá, em sua psicologia divina conseguiu a proeza de mover os corações, tanto é verdade que a samaritana tão logo entusiasmada com as suas palavras de vida eterna foi correndo repartir a agua viva com seus concidadãos, esqueceu de si e foi logo ajuntar os samaritanos em torno do verdadeiro Caminho, Verdade e Vida. Tornara-se por direito e escolha a grande pregoeira da Boa Notícia...
h. Ou a era atual, também conceitual se abre para esta realidade ou vai soçobrar no mar vermelho ou no deserto de SIM deste planeta espiritualmente devastado pela ganância, poder e soberba de uma meia dúzia de faraós sôfregos de sangue alheio. Quando o tempo arcano soar e o mundo bom se delinear no horizonte a terra de promissão vai surgir em toda a sua extensão empírica e a nossa era assemelhada àMeribá bíblica/strike>a se transmutará em uma imensa Sicar de fé...
Helder Tadeu Chaia Alvim
a. A gente percebe que nossa era se parece mais com a época do povo Hebreu no longo seu êxodo. Por pouco o patriarca Moisés não fora apedrejado, e tratava-se de Moisés, homem prodígio que feriu o rio Nilo e através dele abriu a passagem para a liberdade, que conseguira o maná de todos os sabores, as cordonizes saborosas, o profeta do saltério de dez cordas, e ele sim no monte Horeb fez jorrar água em abundância para seu povo 'reclamão' ou meribá!
b. Nem o patriarca Moisés poria os pés na terra que jorraria leite e mel, na terra que daria uma nova vida ao povo eleito. E eles caminharam 40 anos no deserto... uma nuvem os protegia do calor torrido e à noite um clarão os aquecia e os iluminavam no seu caminho em demanda de Canaã, a terra que jorraria leite e mel. O sacerdote, profeta e orador, Aarão, seria o encarregado de acender a luz que atravessaria os séculos, mas Josué, o jovem valente que iria mandar parar o sol... introduzir o povo eleito na Terra prometida e consolidar em campanhas vitoriosas as doze tribos de israel.
c. Quando se afastavam da verdade, quando não cultivavam em seus corações o pulchro, quando não enxergavam mais o belo podiam esperar chicote em seus ombros e danações sem conta. Um povo de tez dura, ora mimado, ora fustigado por Moisés, mas que sabia que a esperança não decepciona e marcharam noites e dias infindos em busca de seu sonho... Eles sabiam que seu guia detinha o diálogo com Deus, e pela sua intercessão conseguiriam a tão almejada sesmaria prometida.
d. Séculos depois o filho de Deus em Sicar vai revelar a samaritana esta água viva prefigurada pelo êxodo e Jeshuá encontrará respostas no coração daquele povo e lhes dirá o quando Deus preza adoradores em espírito e verdade...
e. A par de toda a confusão atual, a história 'mestra da vida' no dizer de Heródoto, traz um quê de explicação que se mistura com seu passado no presente de um futuro próximo, e fatos longínquos se explicam no hoje pois a matéria base é o homem que sempre será igual, mudando apenas as circunstâncias materiais mas o seu psique é o mesmo. Quando se aproxima de Deus coisas impressionantes acontecem para si e o conjunto da sociedade, quando se aparta pode esperar que lá vem encrencas, mortes e traições.
f. ' Duas cidades construíram dois amores...' dizia o gênio de Hipona. Moisés sabia bem disso e tanto que recebeu de Deus no Monte Sinai a tábua contendo os Dez Mandamentos, e Santo Agostinho frisou bem que a sociedade só realizaria por completo a vontade maior do Criador quando aprendesse a tocar com harmonia este imprescindível saltério.
g. E Jeshuá, em sua psicologia divina conseguiu a proeza de mover os corações, tanto é verdade que a samaritana tão logo entusiasmada com as suas palavras de vida eterna foi correndo repartir a agua viva com seus concidadãos, esqueceu de si e foi logo ajuntar os samaritanos em torno do verdadeiro Caminho, Verdade e Vida. Tornara-se por direito e escolha a grande pregoeira da Boa Notícia...
h. Ou a era atual, também conceitual se abre para esta realidade ou vai soçobrar no mar vermelho ou no deserto de SIM deste planeta espiritualmente devastado pela ganância, poder e soberba de uma meia dúzia de faraós sôfregos de sangue alheio. Quando o tempo arcano soar e o mundo bom se delinear no horizonte a terra de promissão vai surgir em toda a sua extensão empírica e a nossa era assemelhada à
sexta-feira, 21 de março de 2014
sociedade anonimata e a realidade whastAppeana!
sociedade anonimata e a realidade whastAppeana!
. Sexta feira sintomática de março outonal traz um lado bom, o fim de semana tá na porta estreita do cidadão paulista; carros, muitos carros nas ruas, pois depois do expediente muitos penduram as gravatas, e muitas deixam de lado o tailleur usual e vão se encontrar em algum barzinho para espairecer da rotina, rever amigos e fazer novos. Eu sou um deles, sôfrego de ver gente e valorizo estes encontros até não mais poder...
2. A variação está em curso e nesta cidade às vezes pardacenta, e não isenta de tantas preocupações, mas repleta de mil lições a gente se depara, máxime na sexta feira, com estes personagens e me incluo com prazer na lista, sem querer você se depara mesmo com muita gente e cada um a seu modo vive belas miragens...A taça do vinho se ergue, a breja gelada aparece, pinga do alambique aquece estes corações todos e o meu também!
3. Acho legítimo este modus vivendi do paulistano, tão taciturno e plugado no trabalho se não fora assim a válvula poderia explodir e as consequências seriam deletérias para o conjunto da sociedade 'ANONIMATA' desta grande metrópole
que há muito tem sufocado suas convicções sem maiores problemas de consciência.
4. Há muito o 'eu' sobrepujou o 'nós' em prejuízo enorme ao bem comum maior inerente a todos. Na mesa de bar o fenômeno osmose coletiva se apresenta em toda a sua extensão psicológica produtiva e em sua comunicação intimista revela a alma de um povo, seus anseios, perspectivas, e acuidade de pensamento.
5. Não estou generalizando este modo de ser como único e insubstituível, não! Mas acho um bom bocado de mundo bom, que traz a inspiração atilada da situação atual e fortalece os laços de calor humano, tão escassos, se não esquecidos
neste planalto, outrora vislumbrado pelas mentes clarividentes de Nóbrega e Anchieta, palmilhado pelo gênio impar de santidade: Frei Antonio de S'Antana Galvão, habitado pelos rudes bandeirantes, alimentado outrora pela fome 'estranha' do ouro pelo ouro e pelos nativos de compleição sincera. E percorrido pelo taLento inconteste de um ídolo de primeira linha: Airton Senna!!!
6. Tão pouco e tão muito tempo se passou e voltamos ao ponto de partida, e se não dermos esta pausa pausada, se não criarmos esta ocasião de olhar para o dentro do dentro de nós vamos soçobrar, se vamos, hein! Pois tudo que se amealhe sem ter em vista a alma pessoal e a alma coletiva de uma cidade vai esboroar como esboroou um dia o ouro de Anhanguera e afins e no futuro ninguém vai se lembrar mais de suas 'memórias de ambição' a não ser alguns pombos desavisados... e uns esparsos visitantes de curiosidade a flor da pele...
7. Jesus, nosso Deus humanado, quando andou pelo mundo promoveu muitos encontros com seus discípulos e discerniu o carácter fechado dos judeus e trouxe ao seu convívio a mulher gentia que não fazia parte da 'grei de Israel', e o coração de um Deus repartiu lá em Tiro e Sidônia suas migalhas preciosas curando a filha da cananéia conforme os desejos cristalinos do coração daquela mãe dedicada naquele dia memorável.
8. Assim é o nosso tempo e um 'apartheid social' não traz nenhum proveito para o conjunto da nação brasil. Este imenso país continente guarda também sim 'suas migalhas' de desenvolvimento sustentável quem sabe para uma era legítima de fé cananéia. Meus chegados colhi esta impressão CONVERSANDO HOJE COM MANOEL ANTONIO DA SILVA, UM HOMEM DE PENSAMENTO CORRETO, MEU AMIGO QUE AGRADEÇO A CITAÇÃO QUE GEROU ESTA MENSAGEM DE INSPIRAÇÃO na São Paulo intuitiva e conceitual.
9. Acho mesmo se não fora assim não teria sentido Deus ter criado este povo brasileiro com as caracteristicas marcantes de hospitalidade, calor e pacatez. Vejo mesmo que este horizonte azul, branco, amarelo e verde ainda será povoado por gente empírica de opiniões divergentes na democracia mas unísssonos na brasilidade e a nação vai dar certo e realizar seus desígnios de gigante sem perder pé de sua alma vibrante de caridade, bondade, solidariedade e arrojos incontestes de fé.
10. O que hora está em curso em quase todas as esferas da sociedade e à nível nacional é uma inversão de valores, um consumismo descontrolado, um modismo elaborado e à serviço de intenções diabólicas e anti naturais.E como se não faltassem aberrações inventaram uma tal infeliz 'ideologia do gênero' no plano nacional de educação para acabar com o pouco que resta da família brasileira. Jogam contra o Brasil, sabe lá Deus por conta de algum pacto luciferiano. Deixem um povo agir conforme seu bom senso, criem no consenso da verdade oportunidades iguais para todos, incentivem o talento de cada artista, abandonem atos ilícitos e conduzam os destinos políticos com probidade e visão de futuro, que duvido que a situação caótica perdure. Saída tem e muita e a melhor delas já existe pois emanou da boca do filho de David:'Grande é sua fé 'Brasil'. Seja conforme você deseja!'
11. Ah! ah! ah! Brian Acton fora rejeitado em 2009 a uma vaga de emprego no Facebook, não se passaram 4 anos e ele virou totalmente o jogo graças ao seu talento inovador, sua competência pessoal,suas associações de idéias empiricas.Sua empresa de aplicativos de mensagens multiplataforma fora vendida por 16 bilhões!!!! What is it? Wats app this it.
Helder Tadeu Chaia Alvim
. Sexta feira sintomática de março outonal traz um lado bom, o fim de semana tá na porta estreita do cidadão paulista; carros, muitos carros nas ruas, pois depois do expediente muitos penduram as gravatas, e muitas deixam de lado o tailleur usual e vão se encontrar em algum barzinho para espairecer da rotina, rever amigos e fazer novos. Eu sou um deles, sôfrego de ver gente e valorizo estes encontros até não mais poder...
2. A variação está em curso e nesta cidade às vezes pardacenta, e não isenta de tantas preocupações, mas repleta de mil lições a gente se depara, máxime na sexta feira, com estes personagens e me incluo com prazer na lista, sem querer você se depara mesmo com muita gente e cada um a seu modo vive belas miragens...A taça do vinho se ergue, a breja gelada aparece, pinga do alambique aquece estes corações todos e o meu também!
3. Acho legítimo este modus vivendi do paulistano, tão taciturno e plugado no trabalho se não fora assim a válvula poderia explodir e as consequências seriam deletérias para o conjunto da sociedade 'ANONIMATA' desta grande metrópole
que há muito tem sufocado suas convicções sem maiores problemas de consciência.
4. Há muito o 'eu' sobrepujou o 'nós' em prejuízo enorme ao bem comum maior inerente a todos. Na mesa de bar o fenômeno osmose coletiva se apresenta em toda a sua extensão psicológica produtiva e em sua comunicação intimista revela a alma de um povo, seus anseios, perspectivas, e acuidade de pensamento.
5. Não estou generalizando este modo de ser como único e insubstituível, não! Mas acho um bom bocado de mundo bom, que traz a inspiração atilada da situação atual e fortalece os laços de calor humano, tão escassos, se não esquecidos
neste planalto, outrora vislumbrado pelas mentes clarividentes de Nóbrega e Anchieta, palmilhado pelo gênio impar de santidade: Frei Antonio de S'Antana Galvão, habitado pelos rudes bandeirantes, alimentado outrora pela fome 'estranha' do ouro pelo ouro e pelos nativos de compleição sincera. E percorrido pelo taLento inconteste de um ídolo de primeira linha: Airton Senna!!!
6. Tão pouco e tão muito tempo se passou e voltamos ao ponto de partida, e se não dermos esta pausa pausada, se não criarmos esta ocasião de olhar para o dentro do dentro de nós vamos soçobrar, se vamos, hein! Pois tudo que se amealhe sem ter em vista a alma pessoal e a alma coletiva de uma cidade vai esboroar como esboroou um dia o ouro de Anhanguera e afins e no futuro ninguém vai se lembrar mais de suas 'memórias de ambição' a não ser alguns pombos desavisados... e uns esparsos visitantes de curiosidade a flor da pele...
7. Jesus, nosso Deus humanado, quando andou pelo mundo promoveu muitos encontros com seus discípulos e discerniu o carácter fechado dos judeus e trouxe ao seu convívio a mulher gentia que não fazia parte da 'grei de Israel', e o coração de um Deus repartiu lá em Tiro e Sidônia suas migalhas preciosas curando a filha da cananéia conforme os desejos cristalinos do coração daquela mãe dedicada naquele dia memorável.
8. Assim é o nosso tempo e um 'apartheid social' não traz nenhum proveito para o conjunto da nação brasil. Este imenso país continente guarda também sim 'suas migalhas' de desenvolvimento sustentável quem sabe para uma era legítima de fé cananéia. Meus chegados colhi esta impressão CONVERSANDO HOJE COM MANOEL ANTONIO DA SILVA, UM HOMEM DE PENSAMENTO CORRETO, MEU AMIGO QUE AGRADEÇO A CITAÇÃO QUE GEROU ESTA MENSAGEM DE INSPIRAÇÃO na São Paulo intuitiva e conceitual.
9. Acho mesmo se não fora assim não teria sentido Deus ter criado este povo brasileiro com as caracteristicas marcantes de hospitalidade, calor e pacatez. Vejo mesmo que este horizonte azul, branco, amarelo e verde ainda será povoado por gente empírica de opiniões divergentes na democracia mas unísssonos na brasilidade e a nação vai dar certo e realizar seus desígnios de gigante sem perder pé de sua alma vibrante de caridade, bondade, solidariedade e arrojos incontestes de fé.
10. O que hora está em curso em quase todas as esferas da sociedade e à nível nacional é uma inversão de valores, um consumismo descontrolado, um modismo elaborado e à serviço de intenções diabólicas e anti naturais.E como se não faltassem aberrações inventaram uma tal infeliz 'ideologia do gênero' no plano nacional de educação para acabar com o pouco que resta da família brasileira. Jogam contra o Brasil, sabe lá Deus por conta de algum pacto luciferiano. Deixem um povo agir conforme seu bom senso, criem no consenso da verdade oportunidades iguais para todos, incentivem o talento de cada artista, abandonem atos ilícitos e conduzam os destinos políticos com probidade e visão de futuro, que duvido que a situação caótica perdure. Saída tem e muita e a melhor delas já existe pois emanou da boca do filho de David:
Helder Tadeu Chaia Alvim
quarta-feira, 12 de março de 2014
viés da copa no circuito inviesado
viés da copa no circuíto " inviesado" e a inteligência empírica prática...
1. Meu 'cumpade' essa é a situação de uma Copa do mundo no Brasil: investimentos altos em infraestrutura enquanto o povo carece de um sistema de saúde unificado e eficiente capaz de solucionar as demandas da população, um transporte de qualidade, segurança mesmo e muitos e muitos quesitos indispensáveis que façam jus aos impostos de alta taxa. A realidade gritante e injusta tornou-se outra oferecendo uma gôta de benefícios de baixo teor de vida saudável.
2. O dinheiro a rodo extraído do contribuinte será utilizado?- Não !Ora não será preciso! Ah é vou fingir que acredito não sem antes os nossos prementes problemas sociais estiverem sido resolvidos. Estou vendo gente nas ruas de São Paulo dormindo em caçambas de lixo, nas filas dos poucos hospitais, nos caixas caros dos supermercados, nos pontos de ônibus, nas praças com o olhar vago fitando o nada em ebulição.
3. Sem querer ser ave de mau agouro vai dá M.... Uma comoção social esboçada à moda de Kiev vai dar trabalho à d. Dilma e comandados pois os manifestantes se organizam nas redes sociais. Mas o que importa mesmo neste panorama adverso é o destino de 200 milhões de brasileiros sempre em 'ação' seja no pensamento, seja no seu coração de calor, seja na sua visão de um Brasil ideal, uma maioria contra uma meia dúzia de políticos e empresários inescrupulosos que só focam seus bolsos e o lucro, poder e fama do ego pessoal e usurpam do eleitor sua auto determinação, sua dignidade e seu livre arbítrio.
4. A ultima copa sediada nestas nabdas ficou para trás nos anos 50 e foi um sucesso, hoje na era quântica neutrina o panorama mundial é outro bem diferente e nada fica debaixo da grama mas aparece estatelado espalhando noticias, fatos e constatações. E o cidadão faz sua leitura de simples homem do povo e quer melhorar para todos pois somente para uns poucos enfatuados de poder e mando não vale mais.
5. Nem valerão estratégias, reuniões, embrulhamentos, acordos nesses 11 estados que sediarão este magno evento, pois sempre vazam informaçãoes de fontes seguras e tudo se esclarece no tempo ligeiro de um byte soberano. E Deus, a natureza têm demonstrado certa pressa em solucionar a intrincada 'noezeira' que o homem insensato teceu para si, seus chegados e distantes, e no instante providencial do Criador tudo voltará ao seu devido lugar, mesmo se preciso for, cortes acontecerão para sanar as feridas do Lázaro moderno da comunicação em tempo real.
6. Mais sensata tem-se se mostrado a cidade de Estocolmo que está desistindo de sua candidatura aos jogos olímpicos de inverno em 2022, pois pretende sim investir em habitação, desenvolvimento e previdência social. Aí sim é que senti o Bem Comum Maior aflorar no ar e se posicionar a serviço da comunidade, esbanjando solidariedade e visão correta de futuro sustentável e não esta balela brasileira em curso onde estão sendo gastos uma fábula de dinheiro público, onde não elegem prioridades mas somente a vontade de flanar com verbas e rir da cara dos 'trouxas', uma copa não para o cidadão brasileiro assistir mas para literalmente 'Inglês ver...' Tenho que reconhecer que o povo sueco e seus dirigentes carregam consigo uma qualidade insuperável: uma inteligência empírica prática fenomenal!!!
7. No meio das recentes notícias da Ucrânia uma coisa salta aos olhos do observador atento que nem Putin, nem Obama contavam com esses desdobramentos e o 'nó' está dado e será preciso muita diplomacia para equilibrar novamente a balança de 'aparente' normalidae no leste Europeu.
8. Num paralelo entre Brasil e Ucrânia também tivemos em Junho p.p uma mega manifestação que balançou o Planalto Central e aquela lá em Kiev derrubou o presidente progressista Viktor Juschenko. Mas sempre se infiltram no meio da multidão sensata uma fábrica de outras intenções e o bem comum termina se diluindo e evaporando para o espaço de manobras contra o povo e sua verdadeira soberania. As botas pesadas dos dirigentes globais não cessam de apertar essa ou aquela nação!!! Até quando? Somente até as endoenças arcanas que farão nascer o Mundo Bom das Certezas Empíricas e irão mostrar a verdadeira face de paz, solidariedade e harmonia universais que contagiarão todo o universo material e empíreo num equilíbrio total.
9. Taras Shevchenko, poeta e escritor Ucraniano de nomeada entendeu seu país, sofreu na pele o exílio, sonhou e um dia acordou para realizar seu sonho com seu povo querido.
Helder Tadeu Chaia Alvim
sexta-feira, 7 de março de 2014
A janela da alma ou uma canção para Luciana
A janela da alma ou uma canção para Luciana
Introdução
1. O seu nome traz uma conjugação de Luar e luminosa, do latim raiz Ly ke > luc > luk > luz , mais Ana do Hebraico, graciosa. O seu ser carrega um quê indefinido de duplat, o seu olhar uma suavidade sem fim, ajuntando a delicadeza de seu toque assim...Foi num domingo qualquer que nosso encontro se deu numa mesa de bar. Aconteceu justamente naquele lugar que tantas vezes estive, proseei com os poetas do guardanapo. Tinha que ser e quando a vi pensei: uau!!! Sem rodeios me aproximei, travamos rápidos olhares e na significância daquele momento único em meio a um trago do cigarro L&m e da pinga maravilhosa nos entendemos de relance ...
2. E dali há pouco dois olhares estavam se encontrando na sintonia de um abraço num laço de imprevisíveis e afinadas melodias do coração, a saber a sintonia de uma amizade sem fim... Sei pouco dela e ela sabe bem pouco de mim, mas parece que a conheço faz tempo. Um tempo que o vento, o mar, a lua a trouxeram bondosamente para a Mesa 18 da augusta paulistana. As pedras rolaram e rolaram e acabaram se encontrando na esquina de uma rua conceitual, amada, cantada em prosa e versos sentidos pelos meus chegados do mundo bom que acreditamos ser possível.
3. O incrível é que o destino encaminhou duas razões opostas para se encontrarem na harmonia de um só abraço, na emoção de um momento de festa, confetes e colombinas. No eterno instante de um abraço depois veio a despedida, aquela dor ao ver a pessoa querida se distanciar e seus passos lentamente se afastando deixando no ar aquele perfume de duplat.
4. Olha que sou poeta e aprendi a admirar a mulher como obra primeira do Criador e tenho que lhes confessar que ele caprichou e a presença dela é especial demais!
5. Mas tem aquela de sua predileção e às vezes você passa um bom tempo idealizando uma visão, que um dia surge em sua frente uma mulher diferente com jeito de menina, olhar que ilumina e nessa claridade feminina seus voos de sublimação são o que mais encanta o coração de um homem que se deixa banhar por este bálsamo de tons impressionantes.
6. E ostro dia por acaso me encontrei com ela e pude vislumbrar mais uma vez sua presença e dizer-lhe em minha prece parece o quanto ela é amada e lembrada nas manhas, tardes, noites e madrugadas de uma rua augusta entre todas.
7. Ela foi o melhor de meus sonhos creditados e acreditei nesta página do caderno para oferecer-lhe o néctar de uma homenagem sincera e duradoura mesmo sendo um esboço percebo que vai nascer do mesmo um linda pintura
8. Depois de uma noite de sonhos mesmo não sendo Homero em busca da Ilíada, nem também Camões pranteando a Dinamene abandonada no mar das desilusões, tenho minha opinião a respeito dela e neste diapasão canto uma canção para Luciana meu anjo em botão, razão e emoção juntas, uma autêntica poetisa comandando a situação...
9 E numa mesa de bar entre confetes e serpentinas de rimas sem fim não afoguei o amor em um copo de vodka como no passado, nem chorei alguma colombina perdida no meio dos foliões; não era preciso tive a ventura de ter conhecido um sorriso cativante de uma janela que se abriu e de repente comecei a acreditar de novo na amizade...
10. Depois retornei para meu sertão mar a imaginar... e na próxima parada relatarei a quem possa interessar o que da escrita surgiu...
Introdução
1. O seu nome traz uma conjugação de Luar e luminosa, do latim raiz Ly ke > luc > luk > luz , mais Ana do Hebraico, graciosa. O seu ser carrega um quê indefinido de duplat, o seu olhar uma suavidade sem fim, ajuntando a delicadeza de seu toque assim...Foi num domingo qualquer que nosso encontro se deu numa mesa de bar. Aconteceu justamente naquele lugar que tantas vezes estive, proseei com os poetas do guardanapo. Tinha que ser e quando a vi pensei: uau!!! Sem rodeios me aproximei, travamos rápidos olhares e na significância daquele momento único em meio a um trago do cigarro L&m e da pinga maravilhosa nos entendemos de relance ...
2. E dali há pouco dois olhares estavam se encontrando na sintonia de um abraço num laço de imprevisíveis e afinadas melodias do coração, a saber a sintonia de uma amizade sem fim... Sei pouco dela e ela sabe bem pouco de mim, mas parece que a conheço faz tempo. Um tempo que o vento, o mar, a lua a trouxeram bondosamente para a Mesa 18 da augusta paulistana. As pedras rolaram e rolaram e acabaram se encontrando na esquina de uma rua conceitual, amada, cantada em prosa e versos sentidos pelos meus chegados do mundo bom que acreditamos ser possível.
3. O incrível é que o destino encaminhou duas razões opostas para se encontrarem na harmonia de um só abraço, na emoção de um momento de festa, confetes e colombinas. No eterno instante de um abraço depois veio a despedida, aquela dor ao ver a pessoa querida se distanciar e seus passos lentamente se afastando deixando no ar aquele perfume de duplat.
4. Olha que sou poeta e aprendi a admirar a mulher como obra primeira do Criador e tenho que lhes confessar que ele caprichou e a presença dela é especial demais!
5. Mas tem aquela de sua predileção e às vezes você passa um bom tempo idealizando uma visão, que um dia surge em sua frente uma mulher diferente com jeito de menina, olhar que ilumina e nessa claridade feminina seus voos de sublimação são o que mais encanta o coração de um homem que se deixa banhar por este bálsamo de tons impressionantes.
6. E ostro dia por acaso me encontrei com ela e pude vislumbrar mais uma vez sua presença e dizer-lhe em minha prece parece o quanto ela é amada e lembrada nas manhas, tardes, noites e madrugadas de uma rua augusta entre todas.
7. Ela foi o melhor de meus sonhos creditados e acreditei nesta página do caderno para oferecer-lhe o néctar de uma homenagem sincera e duradoura mesmo sendo um esboço percebo que vai nascer do mesmo um linda pintura
8. Depois de uma noite de sonhos mesmo não sendo Homero em busca da Ilíada, nem também Camões pranteando a Dinamene abandonada no mar das desilusões, tenho minha opinião a respeito dela e neste diapasão canto uma canção para Luciana meu anjo em botão, razão e emoção juntas, uma autêntica poetisa comandando a situação...
9 E numa mesa de bar entre confetes e serpentinas de rimas sem fim não afoguei o amor em um copo de vodka como no passado, nem chorei alguma colombina perdida no meio dos foliões; não era preciso tive a ventura de ter conhecido um sorriso cativante de uma janela que se abriu e de repente comecei a acreditar de novo na amizade...
10. Depois retornei para meu sertão mar a imaginar... e na próxima parada relatarei a quem possa interessar o que da escrita surgiu...
Assinar:
Postagens (Atom)
O cacarecado x ativismo do senso comum
O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...
-
vendedor de sonhos... Caminhar ou andar? Não sei ao certo.Inverter os papéis, será que sou poeta? andarilho no espaço exíguo de meu pens...
-
1.O amigo Valdeci Taveira de Lima, me disse outro dia: -Poeta, você que gosta de escrever para espairecer,que tange na bigorna modelando as ...
-
O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...