terça-feira, 27 de agosto de 2019

Brasil dos Biomas incríveis e da Brasilidade inata

Brasil dos Biomas incríveis e da Brasilidade inata

O Brasil, deixa eu lhes apresentar nosso amado pais,  situado no hemisfério sul, possui dimensões continentais, nosso idioma o português, nossos hermanos vizinhos falam o espanhol, nosso país é  de solo fértil, povo cordato e criativo, terra de biomas diversos, rios fabulosos, entorno de nascentes, possui reservas legais, por conta e risco de seus proprietários, possuímos um código florestal de positiva repercussão internacional.

O fundo amazônico ajuda a preservar aquela região que faz parte do nosso território e de outros países vizinhos. A par das noticias tristes de desmatamento e incêndios a que virou palco, a Amazônia  carece de relatórios de resultados, análises conjuntas, projetos organizacionais, porque não?  O Brasil tem 70% das florestas originais preservadas, a Amazônia tem 84% . Lá na Amazônia tem variadas etnias indígenas que devem ser respeitadas e preservadas, e também a população quilombolas e sua relação entranhada com a mãe terra. 

Haja vista que estamos falando só em território brasileiro de 4 milhões e 200 mil km2 dos quais 36 por cento são propriedades privadas,Então infere-se que a vigilância precisa ser diurna e permanente. 

O terceiro setor  precisa ser transparente para com nosso país, as ONGS internacionais que lá atuam precisam compartilhar e interagir resultados para com as autoridades brasileiras legitimamente constituídas, porque não? O sequestro de carbono não pode estar atrelado a interesses econômicos de quem quer que seja! Os problemas da Amazônia precisam ser discutidos na mesa com sinceridade e comunicação. Pois em águas turvas a história humana colheu dois grandes conflitos, intolerâncias e muita e muita fumaça de armas de destruição em massa! A soberania nacional é algo que não podemos transigir nunca e nunca!

O Brasil atual tão marcado pela corrupção, pelos desencontros do poder, pela açambarcação das verbas públicas, pela violência e carência de comida para grande parte da população, ele tem dado sua parcela de contribuição à humanidade, tem sim preservado a trancos e barrancos sua vegetação nativa, 20 por cento a cargo do particular, a energia elétrica nossa é limpa e justa. O entorno da Serra do Cachimbo aguarda há uma década a regulamentação exata de suas terras tendo em vista a preservação da mata nativa e a azáfama legítima de seus habitantes, lembram-se?

A par do desmatamento, da extração de ouro e diamantes,  ilegais,  e da grilagem que estão sendo combatidos e serão intensificados agora a partir da reunião dos 9 governadores dos estados da amazônia brasileira nesta data 27/08/ 2019 em Brasilia com o Sr. Presidente Bolsonaro. A questão é o Brasil dizer o que quer, alternativas sustentáveis tem-se ao montão: o turismo ecológico, porque não? Fundamentos científicos,  os órgãos de pesquisas possuem aos borbotões! Resta a vontade política falar com fundamento, e agir com discernimento que o Brasil, a America do Sul e o planeta sairão na vantagem de mundo bom empiricamente sustentável a partir do nosso país continente de povo cordato, intuitivo e cioso de sua soberania nacional , visse!

Na verdade o planeta TERRA DOS HOMENS, num todo carece de atenção extrema dos humanos, aqui, lá acolá, o que acontecer com ele nos enlaçará de permeio, precisamos compartilhar conhecimento, tecnologia, sem ferir outrem e suas características. A floresta Amazônia consome quase todo o oxigênio que aufere, e seu solo in natura artis guarda matéria prima que será de muita valia para o conjunto da humanidade, e nem por isso vamos perder nossa soberania. Haverá um jeito jeitante para tal feito! Quanto ao nosso chão doméstico é só ficar com um olho no peixe e o outro no gato, pois parece que ainda tem gente que não perdeu o mau costume de querer colonizar, ah ah ah !

E os oceanos precisam de atenção extrema por parte de todas as nações pois ele é de primordial importância para o planeta, se é hein! E não se façam de rogados, diretores da nave Terra, são eles, os cincos oceanos, os grandes produtores de oxigênio, reguladores da temperatura, quanta biodiversidade se encontra nos oceanos, quantas micro algas, hein! E não estamos vendo um clamor universal para salvá-los e as baleias? E as tartarugas? E os infernais plásticos à deriva?
Vamos pensar, deliberar e agir, gente sensata!!!


Chaia Alvim Helder

Nenhum comentário:

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...