sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O tempo da preclusão chegou...

O tempo da preclusão chegou...

Cara este jus jurandi é um cipoal no direito, acho eu! Tem segurança jurídica e alegações finais para quem cometeu um delito, soltam a torto e a direito depois que o meliante cumpriu um terço da pena! E agora apareceu a preclusão temporal: ' que é extinção do direito processual em virtude do decurso do prazo.'E quantos aspectos protelatórios eivam nas decisões judiciais?  E a sociedade vive na insegurança total, na expropriação da sua aposentadoria enquanto os figurões lá em Brasilia continuam esbanjando o dinheiro da união com fome de mil dragões, porque charme e intuição eles não tem um nadico de nada! Enquanto o povo é enrolado a cada segundo no novelo da tal politica. É MOLE MARRECO!!! O tempo da preclusão chegou... fazer que? Acho que vai aparecer algum jurista centrado  que vai colocar ordem nesta situação, e os legisladores tomarem de brio justo e inserir leis que corrijam  estas distorções e modernizem esta código penal de antigamente para o bem do povo e a felicidade de novo! Ai o Brasil com seus mais de 209 milhões de filhos e filhas amados poderão sentar calmante em seu Alpendre Comum e cantar um canto novo de liberdade e bem comum.Longe bem distantes das tais arbitrariedades jurídicas em voga!
Chaia Alvim Helder

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Brasil dos Biomas incríveis e da Brasilidade inata

Brasil dos Biomas incríveis e da Brasilidade inata

O Brasil, deixa eu lhes apresentar nosso amado pais,  situado no hemisfério sul, possui dimensões continentais, nosso idioma o português, nossos hermanos vizinhos falam o espanhol, nosso país é  de solo fértil, povo cordato e criativo, terra de biomas diversos, rios fabulosos, entorno de nascentes, possui reservas legais, por conta e risco de seus proprietários, possuímos um código florestal de positiva repercussão internacional.

O fundo amazônico ajuda a preservar aquela região que faz parte do nosso território e de outros países vizinhos. A par das noticias tristes de desmatamento e incêndios a que virou palco, a Amazônia  carece de relatórios de resultados, análises conjuntas, projetos organizacionais, porque não?  O Brasil tem 70% das florestas originais preservadas, a Amazônia tem 84% . Lá na Amazônia tem variadas etnias indígenas que devem ser respeitadas e preservadas, e também a população quilombolas e sua relação entranhada com a mãe terra. 

Haja vista que estamos falando só em território brasileiro de 4 milhões e 200 mil km2 dos quais 36 por cento são propriedades privadas,Então infere-se que a vigilância precisa ser diurna e permanente. 

O terceiro setor  precisa ser transparente para com nosso país, as ONGS internacionais que lá atuam precisam compartilhar e interagir resultados para com as autoridades brasileiras legitimamente constituídas, porque não? O sequestro de carbono não pode estar atrelado a interesses econômicos de quem quer que seja! Os problemas da Amazônia precisam ser discutidos na mesa com sinceridade e comunicação. Pois em águas turvas a história humana colheu dois grandes conflitos, intolerâncias e muita e muita fumaça de armas de destruição em massa! A soberania nacional é algo que não podemos transigir nunca e nunca!

O Brasil atual tão marcado pela corrupção, pelos desencontros do poder, pela açambarcação das verbas públicas, pela violência e carência de comida para grande parte da população, ele tem dado sua parcela de contribuição à humanidade, tem sim preservado a trancos e barrancos sua vegetação nativa, 20 por cento a cargo do particular, a energia elétrica nossa é limpa e justa. O entorno da Serra do Cachimbo aguarda há uma década a regulamentação exata de suas terras tendo em vista a preservação da mata nativa e a azáfama legítima de seus habitantes, lembram-se?

A par do desmatamento, da extração de ouro e diamantes,  ilegais,  e da grilagem que estão sendo combatidos e serão intensificados agora a partir da reunião dos 9 governadores dos estados da amazônia brasileira nesta data 27/08/ 2019 em Brasilia com o Sr. Presidente Bolsonaro. A questão é o Brasil dizer o que quer, alternativas sustentáveis tem-se ao montão: o turismo ecológico, porque não? Fundamentos científicos,  os órgãos de pesquisas possuem aos borbotões! Resta a vontade política falar com fundamento, e agir com discernimento que o Brasil, a America do Sul e o planeta sairão na vantagem de mundo bom empiricamente sustentável a partir do nosso país continente de povo cordato, intuitivo e cioso de sua soberania nacional , visse!

Na verdade o planeta TERRA DOS HOMENS, num todo carece de atenção extrema dos humanos, aqui, lá acolá, o que acontecer com ele nos enlaçará de permeio, precisamos compartilhar conhecimento, tecnologia, sem ferir outrem e suas características. A floresta Amazônia consome quase todo o oxigênio que aufere, e seu solo in natura artis guarda matéria prima que será de muita valia para o conjunto da humanidade, e nem por isso vamos perder nossa soberania. Haverá um jeito jeitante para tal feito! Quanto ao nosso chão doméstico é só ficar com um olho no peixe e o outro no gato, pois parece que ainda tem gente que não perdeu o mau costume de querer colonizar, ah ah ah !

E os oceanos precisam de atenção extrema por parte de todas as nações pois ele é de primordial importância para o planeta, se é hein! E não se façam de rogados, diretores da nave Terra, são eles, os cincos oceanos, os grandes produtores de oxigênio, reguladores da temperatura, quanta biodiversidade se encontra nos oceanos, quantas micro algas, hein! E não estamos vendo um clamor universal para salvá-los e as baleias? E as tartarugas? E os infernais plásticos à deriva?
Vamos pensar, deliberar e agir, gente sensata!!!


Chaia Alvim Helder

t o d o m u n d o h a c k e a d o , s e r á ?

t o d o     m u n d o    h a c k e a d o 

Minha geração viu o muro de Berlim cair e inaugurar uma nova onda de stabilis  com o advento da comunicação em tempo real. E mais pertinho agora, no Brasil ela viu a lama sílica invadir a vida de gente simples, matar e destruir sonhos e mais recente as queimadas pavorosas na Amazônia. Como se já não existisse problemas mais esse com desdobramentos planetários. 

O que salva o nosso penteado grammy são os snickers salvadores animando a moçada. O que atrapalha é a ideia absurda de Macron e seu inusitado 'internacionalisar a Amazonia'. Enfim o planeta Terra dos Homens está carente de estadistAS, AQUI E ACOLÁ, QUEM SE HABILITA? 

O bom senso anda meio apoucado nas mentes ilustres da diretoria universal,,, não acham? Se Sócrates, o filósofo da epistemologia dialética estivesse por aqui, será que iria se animar a dialogar com eles? Aliás era atípica a nossa, se não fora a boa índole da moçada não sei o que seria  do nosso tempo, tão on line, tão informado, tão a ponto de explodir em comoção social, valha- nos Deus! 

A gente escreve para espairecer, e nunca para afirmar erudição ou coisas do gênero, o exercício de prosear consigo sempre é prazeroso para mim. Se gera responsabilidades a gente assume na escrita a nossa opinião na livre liberdade de expressão que nos faculta a constituição. 

A gente perscruta as ruas  e ausculta delas a inspiração, e depois  tende a refletir o quanto vai a opinião exata das mais sadias e inenarráveis das razões: o povo soberano, o ultimo refúgio da lucidez na tão judiada terra dos homens, visse!

Chaia Alvim Helder 


segunda-feira, 26 de agosto de 2019

ah! tá!

Ah! Tá !
A Amazônia rica em Biodiversidade num todo carece de metodologia para seu uso sustentável.Um absurdo, um erro crasso, uma anomalia sem precedentes ela ser usada para a pecuária. Gente sensata precisamos sim de uma politica exata que a contemple sem destruí-la. Mas, mas, cave canem, cuidado com a Macro opinião, ah ah ah !
No Brasil  de hoje parece que todas as nulidades confluem para a política. E na exata liberdade de expressão vamos formando nossa opinião a respeito ao constatar com dor no coração que cada vez que se ouve um fala de algum parlamentar pouco ou quase nada se aproveita de ação prática, cada vez que há deliberação no plenário podem estar certos que o mais das vezes lá vem mais aperto financeiro para o povo como é o caso da Reforma da Previdência tão propalada.
Tá então o que dizer aos honoráveis homens do poder senão que o povo na rua não quer mais fazer ouvido de mercador, ele quer ver surgir de direito e de fato o Bem Comum no  solo de sua querida Nação Continente, que se traduzirá em mais segurança, mais educação, mais emprego, mais renda e trabalho, mais pesquisas, mais valorização do corpo docente, etc.
Aliás parece ser a marca de nosso tempo a desfaçatez a nível mundial, tentam ensacar o vento, e fazer o povo ler " jornal sem letra". É mole marreco! O jeito é a gente focar nas figurinhas bem humoradas da moçada! Hajam snickers salvadores! 
e também o sofrido povo tem que carregar água na peneira para sobreviver enquanto isso o peso dos gastos públicos e enorme! Paga-se muito e muito aos políticos para auferir pouco muito pouco, eta vida marvarda. ' SENHOR DEUS DOS DESGRAÇADOS... ESTÁ CHEGANDO PERTO A COMOÇÃO SOCIAL!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

a ancoragem romanceada


a ancoragem romanceada

O fenômeno da politica intriga a cuca das gentes, daquelas pessoas que se detém a analisar seus passos história afora e em determinado momento se vê que uma espécie de ancoragem se instalou em sua artéria nervosa de olho e mão na informação monopolizam a mente de seus eleitores ou pensam que podem realizar tal feito. Este fator permeia o mundo do poder desde que o mundo é mundo e se intensifica sob o jugo das sandálias romanas nos primórdios de sua civilização com Rômulo e Remo. Acho que os irmãos beberam sobejamente  leite de loba, se você quer saber... 

De repente ela faz e acontece e vira a preferida do povo, uma hora ela é querida e depois desaforadamente expulsa pela turba multa, vá entender os ódios que acumulam esta dona política nada pluralista mas vulnerável ao sabor das circunstâncias adversas. Ela teima em adotar sempre um lado e aí que começa a danação e faz pressão para conseguir o que quer qual criança manhosa apetecendo o brinquedo perigoso. 

Quando ela faz acordo tem que abrir os cofres das emendas parlamentares, se escusa muitas das vezes de seu dever constitucional. Em suma,  ausente de sua vida o senso comum e critico, pêndulos da democracia, não seria exagero afirmar que ela reflete o nosso tempo, parece não saber de onde veio, nem o que está fazendo aqui e muito menos não sabe para onde quer ir. Assim fica difícil governar, principalmente um pais continente da envergadura do Brasil. 

Ah Ah Ah assim fica impossível construir o país dos sonhos sonhados pelo povo pacato, hospitaleiro, ordeiro  e intuitivo ( hoje um tanto aborrecido, traumatizado pela ausência de rumo a que se encontra o Brasil). Aliás um país com gente abaixo da linha da pobreza na mais absurda miséria tendo que recorrer ao fogão à lenha de nossos avós é um retrocesso e tanto.

E isso como pude constatar na região sudeste? Aí meu Deus, Senhor desgraçados estamos. E há quem observe que enquanto a  nau Brasil vai à pique há quems homens formigas quems que se disponham displicentemente a negar a realidade dos fatos e  na sua agenda própria queira pintar com seus subordinados o casco do navio, vixe! Ao invés de desonerar o erário de todos, de gastos homéricos sonham com cargos de alta relevância planetária, dizem lá o povo na rua.

Ah e de quebra a politica conta sempre com a torcida contrária, esse é o Brasil das fábulas estranhas sob estranhos sinais, valha-nos Deus! Quando apearam do trono o monarca Pedro II, estas aleivosias trouxeram em seu bojo o escopo do que passaríamos todos no século XXI, a ponto da nação assistir estupefata pelos olhos atentos da opinião pública e notificada insistentemente pela imprensa,  gente, irmã nossa, catando lixo para mitigar sua fome cruel. Assim não dá, se cada parlamentar doar um pouco de seu tempo para reformar o pais em breve teríamos mais pão e esperanças na mesa de todos. Que tal hein oh moçada de Brasilia? Cessem de querer expropriar as aposentadorias suadas de seu povo, deixem de mordomias e altos salários e comecem a se mexer, não sendo assim uma enorme comoção social se avizinha a passos largos...

Vá entender a tal panela de abobrinhas planaltinas e  as súmulas vinculantes cravadas na sopa de algodão hein! Somente certo alguém de intuição divina saberá ao certo o que vem lá! Aliás este Brasilzão da politica não tá com nada mesmo, esboroou sua fuselagem faz tempo. Opinião mínima minha podemos tê-la não é mesmo? Deus zu livre tá tudo muito baruiado sô! Ondé que tá a fala direta, o olhar atento para a camada mais vulnerável da população, o andar despreocupado de quem sabe o que quer na vida e onde chegar para o bem comum, alguém empossado para governar para todos? Tá feinchão este país, uma lonjura do ideal, pois até o aposento sagrado estão minguando do povo? Ondé que tá a filosofia que explica a razão de nossas existências? E a sociologia que estabelece a via segura? 

Em tudo e por tudo eta mundo véio até Diana roubaram em Sampa, vê se pode? Tem louco prá tudo neste mundo e em pensar na política aí a coisa é séria e a causa tá perdida. Me disseram que vão mesmo lá em Brasilia expropriar o aposento do povo Olha gente sensata 'não chame o jacaré de boca grande até atravessar o rio'. Mas que dá vontade de gritar que ele é, é!


Chaia Alvim Helder



  

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...