domingo, 14 de outubro de 2018

Quando sitiaram Canudos em Brasília

Mazuqisso, tá muito baruiado
qundo sitiaram canudos em brasilia. 


  • 1. Já foi o tempo em que as pesquisas dos órgãos de opinião estavam em voga, nas  eleições acaloradas de 2018, o confronto foi para as redes sociais, e um candidato com poucos recursos financeiros conseguiu colocar em xeque os velhos conhecidos gigantes do poder. E a figura do marqueteiro esboroou completamente. Sinais dos tempos? Novos ares oxigenados? Sem querer ser árbitro de futeboli, ieh vou anotando uns traços aqui no Blogrer do Google para compartilhar a quem possa interessar. De antemão agradeço a atenção dispensada e o cumprimento com um caloroso salve de estimação independente de sua opção político partidária.
  •  2. Meu intento não é convencer a ninguém a apoiar este ou aquele candidato, até porque o voto, expressão sagrada das urnas é o que de melhor pode acontecer em uma democracia e a legitimidade do pleiteante ao cargos honoráveis de presidente, governador   senador, deputado, prefeito e vereador estabelece após o TSE finalizar o escrutínio e emitir seu acorde final.
  •  3, Politica intrincada essa a nossa, pois desde que apearam o monarca Pedro II e seu poder moderador a republica dederativa se viu enleada por tantos sobressaltos dignos da odisseia de Homero às avessas ou da divina comédia com Alighieri misturando as cores. E nesta idílica visão, eh. eh eh lá vamos nós misturando com nossa colher de pau à salada mista de agrião com pepino, não o breve da história, mas o longo trecho entre o primeiro e segundo turnos.
  • 4. De minha parte acho que o melhor seria pensar a atual situação para 2022 com olhos diferentes, bem diferentes das falkes em curso. Haja vista que somos + de  2010  milhões  de  brasileiras ( os) esparsos por este país continente, de múltiplas e valiosas diversidades culturais, de variada fauna e flora, de riquezas in natura artis invejáveis e de um povo a altura de seu sonho latente de liberdade.
  • 5. Gente sensata. fica aqui um conselho, quem vos fala na humildade é um quase poeta das ruas paulistanas,  sou descendente de uma raça antiga que já teve um pé na helênica pátria, conheceu gregos e fenícios bem lá no início de sua jornada... e deixar aqui a palavra impressa acarreta responsabilidades, e de nada adianta esta cantiga suave se ela não tiver reciprocidade no coração limado de verdade e intuição  de meus irmãos e irmãs brasileiros, que amo de paixão. A politica passa e seus mandatários também , como passam os ventos lá pras bandas de meu sertão iluminado.
  • 6. Na era das comunicações instantâneas, eu vou mais pelas espontâneas, e um pouco de poesia não fará mal a ninguém, apenas vai desativar os sensores on lines,  ativar o senso critico para alcançar a bem querença necessária na tumultuada hora presente. Aliás quem está  perdendo e muito é o Brasil como um todo. E  ouso afirmar quando a história debruçar sobre este episódio pandêmico  começado no ano 2019 e a política judicializada pelo meio  vai estampar em seu primeiro capítulo que esta onda braba se pareceu mais como uma Canudos sitiada - mazuqueisso, tá tudo muito baruiado.
  • 7. Não entendi bem o 'Ele Sim, o Ele não' do ano 2018, acho que o melhor seria somos todos nós, ou não seremos nada! Como disse certa feita Seu Paulo Dalongio entre uma prosa e outra em uma mesa de Bar na Rua Augusta Paulistana: 'a situação do Brasil se assemelha a um enorme prado devastado onde secaram todo o leite da cabra.' 
  • 8. Digo o que digo com pesar e tristeza, o nosso povo encontra-se  sem pão e esperanças, sem saúde, sem segurança, sem ganho digno, sem perspectivas, literalmente ao léu sem chapéu pelo descaso de sua governança. Onde foi parar o bem comum do povo? De modo que amplificar xingatórios seria um enorme desserviço a Pátria Amada, que carece de muito boa vontade de seus filhos e filhas neste momento escatológico em que se encontra por incúria de seus lugares chefes. 
  • 9. Galera não tenho partido ou entrevista, a não ser almejar e almejar com todos vocês o mundo bom das certas certezas empíricas, e não me levem a mal em dizer que esta onda de 'demonização' a este ou aquele político  foge da nossa realidade doméstica pois somos amparados por uma bela e sólida Constituição Federal, por um Corpo jurídico de nomeada, por um MP constantemente luta pelo povo oprimido, pela atuante Policia Federal,  e a Democracia apesar do trancos e barrancos da corrupção sistêmica, seguirá  seu curso na livre  e auto determinada vontade de seu povo pelo sufrágio universal que se avizinha.
  • 10. O próximo Presidente terá um trabalho colossal para colocar a casa em ordem, e tem tantas questões de carácter urgente que arrepia a alma só em pensar: o déficit primário, é um deles, o mais cruel, e também a guerra comercial entre os países já dá sinal inequívoco de crisar os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. E a pauta climática global? E a elevação da temperatura no planeta terra dos homens, prevista pelos cientistas num alerta cabal?
       > Em terras de Uauá, Cambaio e Jeremoabo a força bélica  federal um dia destruiu sonhos de uma população lá no alvorecer da neo  republica contrariando os anseios legítimos de um povo simples e humilde que via em Antônio Conselheiro seu líder social e religioso, e o horizonte daquela bandas se viu tingido de vermelho quando mais de 6.000 sertanejos foram impiedosamente decapitados. A republica atendia aos interesses dos coronéis da região, a necessidade de cobrar impostos, e uma mal entendida reação  de Canudos ... 
  • 11. Nossa conversa vai ficando por aqui hoje, está certo? Os dias ruins para o Brasil há muito apareceram em seu alpendre, e fez um fuá sem precedentes, então que tal irmos juntos a despensa de nossa memória emotiva  para trazer de volta a esperança de nosso sonho latente de liberdade e bem comum, quando seremos todos nós na força exata da brasilidade, ieh.
abraços rimados de união cívica
Canjerna Alvim em o desmonte da democracia livro VI 

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...