terça-feira, 9 de outubro de 2018

A PÁTRIA DA INTUIÇÃO

A  PÁTRIA  DA  INTUIÇÃO


1. Me pergunto frequentemente  o que passa na cabeça dos meus irmãos e irmãs brasileiros, povo que amo tanto, que aprendi a ouvir tantas e tantas vezes nas mesas de bar, prosa amena, quiça acalorada em Sampa de todos os tons.

2.  Convivi com tanta gente, fiz tantos amigos, ouvi tantas opiniões, rimos um riso solto e descontraído, sonhamos madrugas a fio pelo mundo  bom. Eita quantas saudades e recordações de cada um guardo presente em minha memória emotiva de quase poeta das ruas paulistanas.

3. E no lusco fusco do tempo parti para o meu sertão mar do ES, E aqui no alpendre de minha modesta casa, fico a pensar o montão de coisas que vivemos juntos nos saraus a que São Paulo promovia afinco com gosto e rimas pensados.

4. Meu refugio se tornou as redes sociais para matar as saudades imensas de todos meus chegados de prosa, mesa e bar na Augusta Paulistana. Quem viu, viveu, quem viveu  viu a alegria estampada naquelas faces de mil idéias, inspirações e aptidões.

5. Pois bem de uns tempos pra cá, no reverso do inverso tudo mudou, espero que seja momentaneamente, e aquele bom humor esvaneceu na minuta biruta das eleições, eta politica " marvarda" diria seu Paulo Dalongio. E o Brasil lá vai ele na divisão estúpida ao léu sem chapéu...

6. Espero que esta fase "braba" passe como passam os ventos aqui nas bandas de meu sertão mar iluminado. O que a politica roubou de "nóis" ? Muita coisa boa tali quali a calma, a camaradagem, o discordar na classe sem ofender só ninguém. E fez emergir das sombras muitas inverdades falkenianas. 

7, E uma amiga de longa data - vou preservar seu anonimato - me indagou ostro dia: - E aí poeta você  não vai se ´posicionar a respeito nesta hora escatológica porque passa o Brasil? Logo tu que gosta tanto de falar a torto e a direito? Desembucha amigo, coloca pra fora o que ora guarda em suas rimas mínimas.

8. Pensei e matutei a respeito, uma vez que não tenho partido ou entrevista e já disseram que sou anarquista, dizer algo poderia ofender as convicções de outrem, e o que menos desejo na vida.

9. Perder um amigo(a) é algo mais catastrófico que a bomba de Hirosshima, pois ao perde-lo morre dentro da gente o calor humano. Ouvir e ouvir, concordar ou discordar numa boa e o mais belo gesto de alteridade que se possa fazer nesta curta jornada da existência. 

10, O melhor e olhar olho no olha e intuir as razões verdadeiras de um ou outro posicionamento, e se discordar, discordar pra valer oferecendo os argumentos sem coxear, e salvar a amizade, tesouro perene da bem querença.

11, Transportado para o momento cíclico da politica acho eu que o desmonte da democracia está quase consumado no país. A corrupção fez escola, o ministério público agiu c a policia federal ta aí a cada dia na incansável tarefa de investigar e prender os envolvidos em atos ilícitos de conhecimento patente.

12. O sistema politico inadequado desde a Abertura propiciou este caldo de cultura sistêmica em repartir as novas sesmarias para os oligarcas do poder na politica. Utopias idílicas a parte, chegamos onde chegamos e o Bem Comum Maior inerente a + de 207 milhões de brasileiros( as) ficou entregue as traças da tal corrupção, não há como negar o óbvio.

13. Enfim disse o que disse com a naturalidade de meu pensar, e o povo simplesmente acorreu as urnas soberanas clamando por mudanças, e contrariando as pesquisas de opinião, as redes sociais berraram com força, se xingaram mutuamente e demonstraram que prezam valores éticos e enxergaram em Jair Bolsonaro a última barreira viável e querem transpor esta era do caos em ebulição para a segura pátria da brasilidade.  

14, Ficou claro que o mapa da politica ficou redesenhado, se esta posição mais a direita vai dar certo, somente o 2º turno dirá.   Mas Democracia é assim mesmo "o de baixo sobe e o de cima desce" ieh!  Há que se respeitar a vontade da maioria e torcer sem melindres para o Brasil dar certo. 

15. Aliás risivel se não fosse trágico: há quem diga que um candidato quando chateado em sua campanha corre para o colo do pai, o outro se afoga na aspirina... Fazer o que, é o que temos para hoje.

Abraços de união cívica,

Chaia Alvim Helder

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...