segunda-feira, 3 de setembro de 2018

sob o signo do desalento e a veia artéria da política brasileira

sob o signo do desalento e a veia artéria da politica brasilieira


'Senhor Deus dos desgraçados!  Dizei-me vós, Senhor Deus!  Se é loucura... se é verdade Tanto horror perante os céus?! '  ( Castro Alves- O Navio Negreiro)

1. Em 1868 Antonio Frederico de Castro Alves publica sua obra prima literária, saiu em defesa dos irmãos e irmãs de Africa Bendita, condenados a uma travessia insalubre e terrível nos porões dos navios, uma página triste de nossa história. Poeta nato e de verve plena, este célebre baiano encantava por onde recitava seus versos líricos comparados ao voo do Condor Enfim parecia antever nossa era afônica também tão carente da autêntica visão social, tão tumultuada pela politica caolha e inverídica:


'Senhor Deus dos desgraçados!  Dizei-me vós, Senhor Deus!  Se é loucura... se é verdade  Tanto horror perante os céus?!  Ó mar, por que não apagas   Co'a esponja de tuas vagas  De teu manto este borrão?...  Astros! noites! tempestades!  Rolai das imensidades!  Varrei os mares, tufão!' idem

2. E ainda sob a rajada do incêndio que destruiu o Museu Nacional  de História Natural no RJ, tristes por esta imensa perda, inconformados com a atitude dos órgãos incompetentes, como sói acontece em nossa política doméstica e sabedores que a manutenção preventiva do referido museu custaria muito menos do que se paga a um deputado federal, nos quedamos amuados  neste imenso navio de desesperança porque passa a pátria amada. 

3. Ademais ao verificar as regras do financiamento de campanha eleitoral vigente, constatamos como a dita campanha se torna cara ao bolso do contribuinte, e sem a previsão de justa contrapartida laboratória em prol do bem comum do povo. 

4. A meu ver a isonomia no pleito deveria valer para todos os candidatos com igualdade de direitos, ou será uma eleição teste ou um propositado tubo de ensaio? Daí o desalento conjunto do eleitor que já  está em + de 50%. O atual sistema eleitoral privilegia grupos, uma especie de monopólio se instalou na veia artéria da politica. Resta aos pleiteantes sem voz e vez no horário gratuito, a plataforma poderosa das redes sociais, que se utilizada  com critério e senso comum poderá fazer a grande diferença nas eleições.

5. A par disto tudo o eleitor não afeito aos termos normativos a toda a hora se vê numa intrigada celeuma para decifrar os tais embargos, as adstringências, infringências, e tantos outros termos jurídicos para entender a querela do habeas corphus( para que se tenha corpo) ah pois a alma da brasilidade já há muito esboroou do cenário político.

6. Enquanto o Brasil e seu povo ficam a mercê das apreensões e interrogações. Ah ainda tem o ônus e a prova, etc. etc. etc. Acho que estão querendo descaracterizar o ministério público, o que será péssimo para o exercício sério da verdadeira  ordenação democrática. 

7. O jeito jeitante e continuar lendo o poeta decano, vamo lá antão: '...Oh! que doce harmonia traz-me a brisa!  Que música suave ao longe soa!  Meu Deus! como é sublime um canto ardente  Pelas vagas sem fim boiando à toa! Esperai! esperai! deixai que eu beba  esta selvagem, livre poesia  Orquestra — é o mar, que ruge pela proa,  E o vento, que nas cordas assobia...  '

 Chaia Alvim Helder

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...