quarta-feira, 5 de setembro de 2018

consonâncias + di + visão experimental da sociedade brasileira

consonâncias + di = visão experimental da sociedade brasileira

1. Estamos aqui de novo tangendo a bigorna das rimas esparsas afim de deixar anotado nesta página livre, a quanto vai a clara e insofismável opinião publica da sociedade brasileira nestes dias que correm quaIS nuvens de imprevisões várias. E muita coisa passa em sua mente lúcida acerca da situação ora em curso. É tanto assunto, é tanta indignação positiva, que daria para encher um enorme quase infinito calhamaço de lamentações.

2. Inserido o som a conversa vai versar invariavelmente sobre a politica, pois ela está sob bombardeio constante da corrida presidencial e agregada a ela tem-se um enorme cabide de candidatos(as) pleiteando uma vaga no Senado, Câmaras Federal e Estadual, Governo dos Estados, acho que não esqueci + cargos de interesse publico? Todos eles em sua fala tem a resolução para os complexos problemas do Brasil. Tudo muito bem editado, respostas para tudo, etc...

3. Sem menosprezar sô ninguém, e sabedor da necessidade da politica na vida do cidadão(ã), mas sabedor da intricada arte de governar as legítimas interrogações pululam por toda a nação continente. Ainda sob o efeito benéfico das operações da Policia Federal e do Ministério Público cabeças que não rolaram estão na fila e na mira dos órgãos competentes e mais cedo ou mais tarde terão que prestar contas de sua administração a justiça.

4. No âmbito constitucional os parlamentares eleitos pelo sufrágio popular terão muito que trabalhar para honrar a confiança neles depositada. A começar pelas urgentes reformas fiscal - tributária, a começar pelo injusto modelo regressivo e progressivo dos tributos, e deixar claro a sociedade qual o retorno de fato que o Estado dá aos impostos diretos e escondidos arrecadados. 

5. E esta quantidade infinda de ministérios? E os cargos despropositados de confiança? E a educação, saúde, segurança e transportes? Muita coisa a ser corrigida e toda esta correção passa necessariamente pela câmara federal. 

6. Se não houver doravante uma união cívica de toda a classe politica visando o bem comum, propulsionando medidas eficazes contra o desemprego crasso, corrigindo as aleivosias intervencionistas do estado na livre economia de mercado, eles vão continuar a debater em vão lá no planalto, gastar palavras e o dinheiro da população em devaneios vazios, e sua retórica da campanha que os elegeu  terá sido desperdiçada mais uma vez.

7. Ainda sob o impacto triste do incêndio que devastou o passado do brasil, e neste momento escatológico em que o Museu Nacional virou cinza, a politica terá muito que reflexionar a que rumos pretende levar a nação brasileira.

8. Será que vai continuar com o descaso cultural que marcou governos anteriores?  Ou, ou  vai tomar-se de brio democrático e reconstruir a alma do Brasil, e trazer de volta o sorriso franco e a esperança para seus + de 207 milhões de habitantes? 

9. As ferramentas constitucionais eles as terão a sobejo, o apoio da sociedade também, será uma questão de honra pátria e arregaçar as mangas e trabalhar para o bem do povo e a felicidade de um novo tempo de justiça social, sustentabilidade e abastança tanto moral quanto cívica e econômica. 

10. Serão eleitos para representar o povo, e o povo quer progresso, paz nos campos e nas cidades, e um futuro sólido para seus filhos, um futuro sem corrupção, e que a demagogia cesse seu canto mavioso, e que as ações publicas reflitam um  país forte, generoso e bem calçado na democracia.

Chaia Alvim Helder



Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...