sábado, 22 de setembro de 2018

o o u r o d o a l u v i ã o o u g r a d u a l d e c e p ç ã o ?

O ouro do aluvião ou gradual decepção 
n a  i n t e g r a  o  sonho do gigante Brasil

1. Muito sutil a politica, e isto a nível mundial que dirá no Brasil. A sociedade busca incessantemente a verdade, sempre o parâmetro ideal na arte de governar. No entanto a realidade que está aí destoa daquela gerando crise de identidade e confiabilidade. A questão é como a democracia vai se comportar em face da conjuntura atual, como o povo vai reagir se o ouro da sustentável e equânime realidade boa não aflorar no chão doméstico.

2. O povo brasileiro não vive somente de sonhos e poesia, ele quer também pagar suas contas, ir ao mercado e encher a sua despensa de mantimentos, que uma escola eficiente para seus filhos, quer progresso, saúde, segurança e notícias corretas que alumie seus anseios mais sagrados.

3. Após o pleito, já no dia seguinte da posse vieram  as decisões do novo presidente, e foram  muitas e tantas que requererem de sua personalidade uma obstinação sem limites, uma justeza das contas publicas. O déficit fiscal ronda a Republica beirando a casa de não sei quantos trilhões de reais, comprometendo o PIB em 80%, segundo a abalizada e contundente análise dos especialistas da economia ( e a pandemia ? E seus desdobramentos em curso...

4. Se o Brasil não tivesse tido a  maldita corrupção em sua malha politica a situação seria facilmente resolvida, se as reformas prementes de cunho tributário e fiscal tivessem sido homologadas anteriormente, aliás desde  a abertura, aí sim estaríamos todos em outros patamares de desenvolvimento sustentável e nóis, o povo soberano estaríamos em uma situação invejável de bem estar e fartura tanto moral quanto financeira. 

6. Mas não! Abriram tanto as comportas do poder que entrou a água salobra e indigesta da corrupção, e deu no que deu! E o governo ausentou-se de sua competência para imiscuir-se deliberadamente  na iniciativa privada, quis ditar conceitos de foro intimo do cidadão, e perdeu-se no lusco fusco de seus conceitos vãos.

7. Sem falar da pesada carga tributária que vem impondo à sociedade, sem falar de sua inoperância nas relações internacionais, em sua incompetência de décadas em tratar a segurança e a educação, sem mencionar o direito sagrado dos aposentados, a todo momento ameaçado.

8. E o desemprego que crassa tirando o sono e o bom humor de tanta gente? E a juventude bombardeada pelas drogas e falta de oportunidades. Não há talento, boa vontade e esforço que suporte tal cenário de vieses tristes.

9. Laivos de honestidade, conversas fiadas não resolvem, engabelações já deram, e a paciência do povo brasileiro está se esgotando na ampulheta inexorável do tempo. Ou o governo de hora em diante fica plugado nos anseios legítimos da Nação Brasil, ou vai sucumbir refém de sua incompetência. 

10. O povo almeja de fato e de direito uma economia forte de mercado  e uma transparência saudável das contas públicas, uma politica funcional e enxugada, em que cada centavo amealhado dos impostos volte para o bem comum maior de todos sem discursos e falcatruas tolas e abjetas.

11. Questões primordiais da hora presente, entre outras,  que solucionadas alavancarão o pais continente no concerto das nações, e devolverão ao povo brasileiro seu sorriso franco de brasilidade. E depois não vão faltar elogios e comemoração no terreirão da pátria amada, quando o ouro do aluvião sagrado da republica federativa ficar patente na brasilidade de sua gente afastando de vez as tristezas da decepção, visse!

12. E seremos todos um no sentido exato da palavra, e a gradual demência da corrupção sistema constará somente  nas páginas  arquivadas da história pátria. E poderemos todos cantar um canto de alegria e alento ao gigante dos sonhos realizados na íntegra.

Chaia Alvim Helder






Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...