sábado, 22 de setembro de 2018

i m p o s s i b i l i d a d e s . . . P O S S I V E I S

i m p o s s i b i l i d a d e s . . POSSÍVEIS  E PASSÍVEIS DE OCORRER.. 

1. Não é possível que em um país  tão belo e hospitaleiro, de proporções continentais, palco de tantas proezas no passado, tantos labores diários, de tantas serestas e abastança não tenha ainda vingado o Bem Comum Maior de sua gentes espalhadas por todo este chão de tanta poesia, hoje impregnado de violência, falta de educação condizível para a moçada, e carente  de trabalho digno, de segurança e tantos itens de primeira necessidade.

2. Um país tão promissor em sua forma de ser, tão impregnado de criatividade, de humor irreverente, de intuição a flor da pele, tenha ainda em sua concepção  politica um divisor da brasilidade de todos e todas, cidadãos( ãs). A que intuito escondido serve esta polarização desnecessária nas redes sociais se o Gigante  agoniza, ferido que fora pelos seus representantes há muita raça de tempo. Não é de hoje que esta crise sistêmica ameaça a saúde da Republica Federativa, e nesta corrida presidencial estamos assistindo inverdades de todos os lados, gente se posando de bons moços e moças, e que no fundo no fundo estão mais perdidos que a sociedade brasileira.

3. É hora gente sensata de uma união cívica para valer ou pereceremos todos indistintamente e vamos nos ver forçados a abrir a concorrência externa para  sermos novamente Colônia, pois não soubemos administrar a nossa independência, banimos uma monarquia constitucional, proclamamos a republica e a destruimos com querelas intestinas

4. Não vai aqui ofensa pessoal a sô ninguém, amo a todos os brasileiros indistintamente, sou da mesma massa de liga que eles e elas, e esta diversidade e que me encanta. Poder ouvir as diversas opiniões, discordar com força e classe, concordar e emitir uma opinião ou várias ao mesmo tempo e o que de melhor nossa democracia conquistou.

5. Temos os mecanismos em mão outorgados pela Constituição Federal, temos a Lei Complementar n. 135/2010, aprovada pelo Senado e Câmara Federal e sancionada pelo então Presidente Lula,  uma iniciativa popular com mais de 1.600 assinaturas, lei esta encabeçada pela OAB, CNBB, AMB, MÍDIA e outras entidades  e  O POVO SOBERANO. Uma inovação legislativa de primeira grandeza para expurgar as incongruências e barrar  parlamentares a cargos eletivos. Recentemente o TSE barrou trocentos e mais de mil candidatos que pleiteavam ser nossos  representantes. 

6. O próximo presidente vai ter a árdua tarefa de realmente encarar as reformas prementes a todos conhecidas, ele vai representar + de 207 milhões de brasileiros(as), e pegar um país dividido, uma população ressentida e apreensiva quanto ao rumo do Brasil e das suas próprias vidas, interligadas a politica e ao andamento da democracia.

7. Ele ou Ela na sua arte honesta de governar vai de comum acordo com o Senado e Câmara Federal terá que saber bem qual os anseios da população e assim ficar para a história, juíza inexorável de seus atos a frente da Nação Brasil.

8. Assim alguém objetará que estou delineando um Brasil ideal que passa longe da realidade triste a que todos nos encontramos. Mas para o pais alcançar seu equilíbrio tonal será preciso muita determinação e bom senso critico, muita fala direta, olhar sincero e sentimento cívico a toda a prova. 

9. Acho que em vez  das discussões de foro intimo do cidadão (ã), em vez desses ataques em riste a este ou aquele candidato, o postulante ao honorável cargo da faixa presidencial  deveria na hora presente dizer a que  veio e como vai tirar o país desta imensa crise sistêmica, econômica e de segurança porque passa o Brasil.

10. A não ser assim estaremos todos sem norte sustentável e reféns de uma  situação que beira à comoção social sem precedentes na história pós moderna.  Muita calma, reflexão, e uma pitada de gosto pensado vai fazer muito bem a saúde do Gigante. 

abraços rimados de união cívica
Chaia Alvim Hlder


Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...