terça-feira, 12 de junho de 2018

" e navegaram para Chipre...'

' e navegaram para Chipre...'

1. Numa tarde de outono estival o grumete gritou: - ' vamos atracar  e o capitão romano tangeu forte sua espada curta no elmo e berrou: legionários preparar... assim mais uma centúria estaria desembarcando em breve em Pafos naquele ano de 47. Seria tudo igual senão fosse observado que 3 personagens sérios e de rostos alegres estavam  na comitiva.


2. Seus nomes familiares a nós, naquela época  percorreriam o anonimato senão fora sua alta missão de fé e arrojo. Então estavam ali na ilha de Chipre Barnabé, Saulo e Marcos. Barnabé era natural do lugar e  iria guiá-los na visita apostólica, ele fora o primeiro a ser mencionado no livro do novo testamento. 

3. Seu nome era José, de pais judeus helênicos se convertera ao evangelho de Cristo, e seu entusiasmo transparecia em seu rosto iluminado de bondade e consolação, daí seu novo nome a que fazia jus ao seu carácter de retidão e paixão incondicional pelo Nazareno.


4. Ele ainda estava absorto na máxima do Crucificado: ' vai meu filho, vende tudo o que tem, dá aos pobres, e vem e  segue me.' Ele estava seguindo o Mestre há exatos 13 anos, ele estava lá no Pentecostes, e inflamado do Espirito renovador trouxe para si a árdua missão de levar a boa nova para seu âmbito regional, e acompanhado de Paulo e Marcos , seu primo, seguiriam em frente.

5. Chipre ( Kypros em grego) a ilha do cobre  situada no mar Egeu ao sul da Turquia, no caminho da Síria e do Líbano, ocupava uma posição estratégica a leste do mar mediterrâneo, ambicionada que fora por Fenícios, Gregos, Assirios, Persas e Egípcios, e agora sob o comando das sandálias romanas, a primeira que fora devastada pela ambição do lucro. Estima-se que 250 mil toneladas do minério nobre fora extraída das suas montanhas pelo império dos Cesares, e para alimentar os fornos as florestas de ciprestes foram quase que completamente devastadas...

6. Enfim, outros eram os pensamentos do apostolo Barnabé, outras eram as suas preocupações que transcendiam sua Ilha e focavam no incomensurável ideal de levar o evangelho a todas as gentes. Ele acreditara na conversão de Saulo e preparara anteriormente seu caminho de luz na Igreja nascente. Ambos foram colegas de classe na famosa escola de Gamaliel, e o destino os ligara novamente para empreender grandes feitos em um mundo que estava desmoronando, em um mundo que estava prestes a se abrir para o  alvorecer da grande paz de espirito advinda do Cordeiro imolado na cruz.

7. Ele possuía um espirito arrebatador, nomeado o filho da consolação, não descansaria até percorrer a Asia Menor, Panfília, Pisídia, Licaônia, Jerusalém, e por fim toda a Salamina, até receber lá a palma do martírio no ano de 61 da era cristã.

8. Contam os hagiógrafos que na cidade de Listra ele e Marcos, seu primo foram tomados como os deuses Mercúrio e Júpiter e queriam sacrificar um touro em sua homenagem, o que o santo declinou obviamente. 

9. E na estadia na Ilha de Chipre os três amigos tiveram um feito inédito de converter o Procônsul romano de nome: Lúcio Sergio Paulo, após o que viajaram para Jerusalém para participar do 1º Concilio da Igreja, e mais uma vez o espirito conciliador e tolerante de Barnabé veio a tona e foi acolhida sua inspiração de agregar doravante os gentios no seio da instituição nascente. 

10. E hoje transcorridos os séculos, dinastias sepultadas, impérios em cinzas frias, algo de leve e perene ainda paira no ar a sinalizar a verdadeira saída para nossa tumultuada era pós moderna: ' os mansos possuirão a terra." E Barnabé sabia o bem e sentia que o coração ainda iria guiar a terra dos homens para o reino do outro mundo, um mundo de consolação e paz em Deus. E ele ao se afastar de sua encantadora ilha natal em companhia de seus amigos de jornada e cruz sabia que céus e terra passariam um dia, mas as palavras do Evangelho estariam  para sempre a disposição do novo mundo bom das certas certezas empiricas que iria de vir. Amém!

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...