domingo, 5 de novembro de 2017

nove@hum@sete - hermeneutic

N o v e @ hum @ sete ! ! ! hermeneutic
1.       O Brazil, rico em recursos naturais, de dimensões continentais, um estado federativo; nas atuais circunstâncias, que a todos é sobejamente sabida, está no chão, e nós com eles, nocauteados por forças adversas. A par da intuição e esforço  de suas gentes não consegue no momento fazer frente ás aleivosias do poder. Um poder equivocado, deliberadamente oposto aos interesses da maioria, isto é fato. Parece que a ética anda longe de suas intenções e deliberações, parece que o florescimento de sua sustentabilidade está longe, muito longe de seu horizonte. E ele perece na prece, almejando uma outra realidade anímica e concreta que faça cessar de vez a corrupção sistêmica em sua malha politica, e volte aos trilhos de sua auto determinação.
2.       A cada dia novas descobertas de desações, quando não se vê enlameado pela enxurrada de noticias e fatos verídicos que depõem contra o que deveria ser, e não o é exatamente. E por mais que debrucemos pouco ou quase nada vamos entender da perversa onda do poder pelo poder. Muitos estudiosos no assunto Brasil delineam uma conspiração histórica e sistemática contra tudo o que é certo. E no fundo de quadro a realidade é que as nuvens da desagregação moral  e cívica  se avolumam anunciando outros tremores a pátria que amamos de paixão.
3.       Se esta raça não fosse forte e destemida há muito que teria sucumbido em meio a esta saraivada da corrupção sistêmica e cruel. Uma pátria isenta de catástrofes naturais, a não ser a provocada pelo fator humano ( vale lembrar a Samarco), mas a mão da politica desalmada pesa e pesa muito sobre os destinos de + de 207 milhões de brasileiros; tudo que os dirigentes tocam parece virar cinza, lama e chumbo, e não se trata de pleonasmos mas a pura e cristalina verdade dos fatos. Brasília não faz outra coisa do que safar-se das investigações etc e tal. A mídia atualiza diariamente e não há como negar a gravidade dos fatos e das fotos com malas de dinheiro.
4.       Perdeu-se no amontoado de decisões parlamentares, o bom senso, e a consciência deles não anda lá muito afinada com o bem comum dos seus eleitores. Não é de hoje, e se não fora a imprensa e as mídias sociais que estão de olho neles, a situação seria ainda mais extravagante. O fazer politico alheio completamente aos anseios do povo, teceu ao longo de suas evoluções um enorme saco para guardar e depois distribuir a sua casta privilegiada; há quems gostem de ideologias ultrapassadas, há quems, fisiologismos, há quems abracem assistencialismos, há quems desenvolvem demagogismos, há quems abocanhem protecionismos, todos à volta com o tal favorecimento ilícito. Poucos ou quase ninguém acalentam a boa e serena democracia, pilar de nossas instituições sagradas.
5.       E o saco foi se esticando daqui e dali, e ficou do tamanho de sua ambição, e chegamos onde chegamos com tanta usura e desfaçatez, meu Deus! Os políticos, honrosas exceções à parte tem fome de mil dragões, e sugam a veia da pátria qual vampiros dos contos da meia noite. Esquecem que tudo o que estão impondo ao povo vai voltar para  eles, e no frigir dos ovos a sua omelete vai ficar sem sabor.
6.       Enfim é o que o gigante chamado Brazil tem para hoje, amanhã soprarão em sua soleira de concórdia e paz,  ventos de renovação do mundo bom, anímico, concreto e determinado, a fazer valer dentro da lei e da ordem constitucional  os direitos de cada hum dos 207 milhões de brasileiros esparsos em seu pais continental.
7.       E aquele imenso saco de propinas e coisitas mais, será esvaziado uma vez por todas, pois o Brasil e de todos sem distinção, e a bendita brasilidade sorrirá um riso solto de liberdade e bem comum.
8.       Sabem, o Brasil ideal vai acontecer em suas nove nuanças: Bem Comum, Paz, Harmonia, Concórdia, Brasilidade, Justiça, Sustentabilidade, Liberdade e Felicidade.
Em Hum só povo irmanados por sete pilares do mundo bom, a saber; Ética, Moral, Fé, União, Vigilância, Honestidade e Solidariedade.
9.       A hermenêutica já acontece na vida e coração dos brasileiros, falta agora contagiar e propulsionar a vida publica em todos os vieses do poder do povo para o povo...

     >  Enquanto isso... no planalto centro da cobiça alheia e perversa da  politica, os dignitários se preparam para a  reeleição e querem levar consigo seus apadrinhados para perpetuar sua geração no poder. O Brasil, cansado  carece de renovação de fato e de direito, então a oportunidade é agora. É hora da grande movimentação nacional para evitar a perpetuação do mando, e a arma poderosa é o seu e o meu voto soberano povo amigo!

Chaia Alvim Helder
Poeta minimalista





Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...