terça-feira, 31 de outubro de 2017

power struggle


A evolução do poder
1.        Não é de hoje que o tema ocupa um lugar central na mesa da humanidade, e houveram tantos e tantas lentes no assunto que suas teses locupletaram estantes e mais estantes ao longo da história, e continuam a ilustrar o tema.Celeumas à parte hoje em dia poderia se encher os espaços da mídia virtual e escrita quase ao infinito. afinal, o que vai mal no mundo”?  Indaga e responde Chesterton em seu inconfundível estilo intuitivo e penetrante: - “eu mesmo!”
2.        Poder, mando, liderança, influencias permearam a vida na terra dos homens desde priscas eras, vão mudando de mãos, formato, situação geográfica, histórica e econômica de cada região, continente ou povo. Mas se nos detivermos a reflexionar sobre, veremos que em sua linha condutora, tudo é a mesma coisa: eu mando, decido, legislo, ordeno, se precisar com o uso de força, e você obedece, e se não questionar é melhor! E e e e e e e ! ! ! ! ! !   Eu idealizo utopias, manobro a opinião alheia, engabelo, e direciono ações concretas ao fim proposto, de vez em quando elimino desafetos, faço alianças espúrias, e no escopo de minhas razões sempre justifico os meios utilizados.
3.        Assim foi, acho eu, assim é tenho certeza, e assim não será indefinidamente. Não pode ser que o Grande Ordenador Divino vai permitir estragarem na totalidade  sua obra de perfeição intitulada terra dos homens. Mas por enquanto ainda não se tem sinal das revoadas arcanas que irão restaurar tudo e todos no amplexo universal do mundo bom das certas certezas empíricas. Até lá o que temos para hoje é essa desagregação sistemática da alma humana.
4.        No antigo testamento as ordenações divinas visavam organizar o povo eleito em tribos e a orientação ficava a cargo dos patriarcas, os reis Salomão e David são estes arquetípicos de soberanos justos e bondosos. A inspiração do alto vinha dos profetas, canais diretos entre os Hebreus e Deus. Jonas, Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Amós, Miqueias, Habacuc, Ageu, Naum, Baruc, Joel,  Sofonias, Zacarias, Abdias, Josué, Samuel, Esdras, Neemias, Tobias, Judite e Ester, Jó, Malaquias, e Macabeus, Elias e Henoc, entre tantos , pontuaram a vontade de Javé a respeito das ações e intenções de seu povo, de suas relações inter pessoais e coletivas. Outros povos também tiveram seus reis, uns cruéis, outros equitativos e inteligentes. Alexandre, o grande e Ciro deram exemplos de uma psicologia profunda, de uma visão extensa e de uma bravura sem limites. Apesar de não terem a iluminação do Altíssimo Senhor, eles seguiram suas consciências e a lei natural em prol de seus reino e súditos, e fizeram história na era antiga de uma maneira surpreendente.
5.        No alvorescer da era cristã, deparamo-nos com eles, sempre ciosos de seus cargos, e endeusados em si mesmos. Na altiva roma dos césares, Poncio Pilatos e Herodes Tetrarca da Galileia, encarnam a percussão dúbia e cruel da ambição que fará uso sistemático de suas sandálias e elmos em nome da pax romana. E o fio condutor da história assistirá ao longo de sua evolução a mesma trajetória de milhares deles até tocar em nossa era afônica e escatalógica, sem precedentes na memória dos tempos.
6.        Mas, tanto Pilatos e Herodes, e posteriormente os Imperadores Romanos sentirão uma ponta de inveja do Justo Jesus, o Deus humanado, e ao se defrontarem com Ele e seus seguidores, a pretexto de aplacar suas consciências perversas, buscarão a “ verdade”, o que não ocorrerá de fato. E conluiados com a autoridade religiosa dos Fariseus culminarão com a sangrenta crucifixão de Cristo, e depois com as dez   tremendas perseguições nos séculos adiante.
7.        Eles não imaginavam que estavam diante da realização do mistério da Redenção Humana prevista pelas profecias,  e que estava alvorecendo um novo tempo de perdão e bondade infinitas, que à partir do gólgota salvifico iniciara-se  a parusia do mundo bom que duraria até ao cair da ultima folha seca na consumação dos séculos. E que suas demonstrações de força de nada valeriam contra o Autor da criação e por extensão a todos aquele e aquelas que acreditassem e estivessem incondicionalmete sempre unidos a Pedro e a seus sucessores na profissão perene ao ‘ Cristo o filho do Deus Vivo” Seria questão de tempo, um tempo que já duram mais de dois milênios até que a suave vontade do Cordeiro e Pastor universal seja feita plenamente na terra dos homens.
8.        A nova organização da sociedade, deixou bem claro Jesus em suas predicas as margens do mar de Tiberiades, seria baseada no amor, paz, concórdia, doação e no exercício do bem comum maior. Restaurou com os sacramentos de sua Igreja o elo perdido dos profetas, e abriu a possibilidade de ingresso no reino do outro mundo, aquele que nem as traças, muito menos os ladrões e potentados roubarão para si.
9.        Vivemos minha gente em um tempo desagregado ao extremo do extremo , ninguém em sã lucidez ousa negar, direitos divinos e a dignidade humana dos povos conspurcada. E em pensar que o Criador da vida encheu de cores e enzimas, de sementes e paisagens a terra inteira, e dela fizeram um palco de horrores e mal querença. No entanto a consciência histórica dos povos e nações, que se encontra adormecida, quando despertar vai estar com fome e sede de justiça , então se dará o grande reencontro de Criador e criatura, terão muito o que conversar... Muitas decisões a tomar, muita saudade a reviver, e um pedido formal de perdão universal das criaturas ao criador. E a firme decisão coletiva de viver no bem comum, e fazer da sua terra uma antecâmara do paraíso. O pesadelo de uma noite eterna está reservado aqueles e aquelas que feriram a Deus na pessoa de seus filhos e filhas... E devastaram o planeta terra, e o deixaram irreconhecível de sua obra primeva, e privaram dele o direito sagrado de sua sustentabilidade. Não se trata de figura de linguagem, mas a cristalina verdade que sobeja das palavras de um Deus: ‘’’’’’- “ o céu e  terra passarão mas as minha palavra” de justiça, paz, concordia e bem comum não passará!

Chaia Alvim Helder

Nenhum comentário: