quarta-feira, 27 de abril de 2016

o alvorecer da fé

o alvorecer da fé
1.    ‘ Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada de sua vida? E por que andas preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham, nem tecem. Eu contudo lhes asseguro que nem Salomão, em toda o esplendor de sua gloria vestiu-se como um deles...’ ( Mateus, 6, 27- 29)
2.    Expedito se preparava para se tornar catecúmeno, e pensava satisfeito que  aqueles dias longe do acampamento lhe fizera bem, não vestia o couraça, nem portava a espada, somente uma túnica inconsútil branca. Há muito que tinha procrastinado aquele momento.
3.    No entanto pensou, hoje ser o dia de seu batismo e de seus companheiros legionários, Hermógenes, Caio, Aristônico, Rufo e Gálatas. Estava feliz e queria muito se tornar cristão e seguir o Caminho, a Verdade e a Vida por onde doravante a fé o guiasse.
4.    Olhou e lá longe estava rio Eufrates e Melas na região da Capadócia, a noroeste o monte Ararat e suas neves eternas, bem próximo do eremitério um vale com ciprestes, o jardim com Damasco, lá ao fundo o lugarejo com suas tendas de bordados, casa com fogões fumegantes, adornada pela plantação de algodão.
5.    Amava sua terra natal, berço da fé cristã de Gregório, e muitos outros que selaram seu amor ao Cristo com seu próprio sangue. Tempos difíceis o da primeira era cristã. Foram 4 séculos de perseguições desde que o Grande Pescador fora crucificado em Roma de cabeça para baixo e Saulo decapitado fora muros.
6.    Expedito há muito queria tomar esta decisão mas ia protelando indefinidamente tal ato, até que em sonhos um corvo apareceu e insistia qual o tentador no deserto: ‘c r a s ‘ expressão latina que significa, amanhã, então ele num ímpeto de decisão, pulou do leito e esmagou a cabeça da ave de rapina dizendo: ‘ hodie, será hoje!
7.    Corria o ano de 297 p. C, roma altiva reinava sobre quase todo o mundo conhecido, a pax romana reunia  diversos povos sob a tutela  da águia protetora. Abrangendo os continentes, Europa, Ásia e África. Roma exercia sua autoridade por mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, e uma população mais de 75 milhões estavam sob seu domínio.
8.    Um império complexo, com variedades de línguas, cultura, religião, engenharia, costumes que o fizeram este gigante da antiguidade clássica, potencia militar, econômica e politica sem igual.
9.    Tudo isso agora representava muito pouco para o neófito Expedito, ali retirado não ostentava o orgulho de suas condecorações e nem mesmo o alto cargo de general que ocupava em Melitene, o mais importante posto avançado da guarda pretoriana na Armênia.
10. Seu intuito era conhecer mais de perto as verdades do Nazareno, sua gesta de amor e perdão, suas promessas de vida eterna, e por isso se confundia com os demais catecúmenos nos cantos, preces e estudos.
11. Seu olhar brilhava quando ouvia entoar o evangelho de Marcos sobre a vida, paixão, morte e ressureição de Cristo, o cordeiro que se imolou para salvar a humanidade, trazer-lhe paz e felicidade, harmonia e doçura, nem que para isso fosse preciso subir o calvário e ser pregado na cruz, ser esconjurado pela plebe judaica, ser negado por Pedro, traído por judas e ter na cena da crucifixão soldados romanos, seus compatriotas.
12. O silencio matinal daquele dia outonal fora cortado pelo barulho das folhas dos sicômoros tocando o chão da ermida sagrada e refletindo nele um dourado de extasiar os olhos do legionário Expedito, um soldado afeito às cruezas das campanhas bélicas, máxime naquele momento em que bárbaros asiáticos ameaçam o império, tinha a árdua missão de defender as fronteiras, mesmo que par isso fosse preciso sacrificar sua própria vida.
13. Mas, agora era diferente, queria outro reino, aquele que nem as traças e os salteadores abocanham para si. Estava a um passo de se tornar herdeiro do céu, e consequentemente um soldado nas lides benditas de Cristo, para travar batalhas espirituais de tal monta que iria arrastar após si milhares de armênios e sua terra iria se tornar o berço do cristianismo.
14. E ele intrepidamente naquele dia de outono estival esplendido recebeu as aguas regeneradoras do batismo, a confirmação, o sacramento da eucaristia, e sua alma revestiu- se de luz e paz que parecia mais um menino feliz do que um general da temível legião romana, a 12ª Fulminata sediada em Melitene.
15. Acedeu ao mestre divino seu coração, e viveu doravante ponto por ponto a estrada real da santa cruz, e o seu exemplo de fogo contagiou grande parte de seus legionários e chegou aos ouvidos do imperador Dioclesiano.
16. Pudera, ‘o bem em si se difundi’, e os deuses romanos, divindades falsas que se cuidassem, pois historicamente e sabido que o império romano iria desmoronar – se um século adiante, a orla dos bárbaros iriam se converter ao Nazareno, e os desígnios de Deus iriam se cumprir ponto por ponto.
17. Mas antes precisa surgir gente do feitio de Expedito, que no sofrimento, na tormenta provassem que o belo, o bom o durável passam necessariamente pela cruz do Nazareno.
18. E passados uns tempos depois, Dioclesiano não suportou a luz diáfana do evangelho, do exemplo de seu general Expedito e seus companheiros e mandou decapitar o herói de Melitene na confluência dos rios Eufrates e Melas e numa tarde frondosa de primavera ele e seus amigos entregaram suas belas almas ao criador, se acreditaram nas verdades do evangelho agora viam face a face o Deus de indivisível pessoa e trindade santa, toda a corte celeste e o olhar de afago da melhor e mais santa de todas as mães: a Virgem Maria!
19. Santo guerreiro, forte e clarividente, santo dos aflitos, desesperados, e das causas urgentes, dai-nos força, coragem e serenidade, e a certeza de sermos atendidos em nossas preces! De modo que teremos de volta a paz. a alegria e a abastança de corpo e alma em nossas vidas. Amém

Chaia Alvim Helder

Nenhum comentário: