sexta-feira, 1 de abril de 2016

Liberdade, Liberdade porque tardas tanto ? ?

              Liberdade, Liberdade por que tardas tanto?
                                                                                         
                                                         ' O preço da liberdade é a eterna vigilância' 
                                                                                                                       Thomas Jeferson 
                                                                     
1.      Já era assim muito antigamente desde os tempos remotos da Udn x Psd, e cresci ouvindo os causos da política doméstica, dos mandos, das ambições desmedidas, da fome de poder que eivavam na alternância do governo brasileiro. E lá para as bandas de Palma, lugar de meus parentes, as coisas na política aconteciam igualzinho acontecem hoje em dia, apenas mudaram as siglas, as pessoas, mas artimanha é a mesma.
2.      Ah! me contaram, e ouvi diversas vezes à beira do fogão à lenha as ‘façanhas daqueles coronéis (de patente comprada), que por ocasião dos pleitos eleitorais se apresentavam nas comarcas com um saco cheio de títulos (o famoso voto de cabresto) e sempre se elegiam para mais um quadriênio, ah ah ah ! ! !
3.      O meu avô paterno, de feliz memória comentou que um certo dia perguntou a um desses candidatos: - Coronel Firmo de Araújo o senhor. votou em quem? Ao que ele retrucou: - Seu Primo Moreira, o voto é secreto!
4.      A política de hoje continua a mesminha coisa, sua conversa faz curva, acomoda posições, compra alianças a peso de ouro. É ou não é verdade? Já a fala do povo pacato das ruas é direta, exala brasilidade, bom senso e convicção. A primeira sem o mínimo escrúpulo, atropela a ética, rifa cargos, e mostra de uma ‘competência’ sagaz em agir pelos interesses próprios e partidários.
5.      Chegamos aonde chegamos, estamos onde estamos por esta sucessão quase ininterrupta de ações mal direcionadas onde o bem comum fora obnubilado e vingasse a maldita da voga politicagem.
6.      Isto é bem mais antigo que Tutancâmon, creio ter origem na inveja de Caim que queria abocanhar o dom e dote do Justo Abel. Cristo, Deus humanado, o manso cordeiro, o intransigente defensor do templo sagrado de Salomão, peitou todo o império dos césares, protestou veementemente contra os dirigentes da sinagoga, se aliou ao povo humilde, arrebanhou 12 iletrados pescadores e com eles e nós sonhou um sonho sagrado de liberdade, paz, bem comum sem limites.
7.      E Thomas Jefferson traz sua fala inquestionável de democracia: ‘O preço da liberdade é a eterna vigilância.’ Se almejamos o Bem Comum Maior inerente à brasilidade do sangue que corre em nossas veias temos que palmilhar as pegadas do Nazareno, acorrer às ruas soberanas e bradar uma ‘gritaria’ constante mediada pelas leis constitucionais, pelo civismo e bom senso continuando a invectivar as injustiças desta atual política perversa, precificada e desainada.
o O porquê de tantos cargos e benesses, o porquê de tanta grana que se gasta na empoada política partidária? por quê? por quê? A gente indaga ao silêncio mudo? 
8.      Se quisermos que o sol da liberdade fulgure no ar, mar e terra desta nação continente havemos de lutar com denodo com as armas pacíficas das ruas soberanas: u m n ã o   c a t e g o r i c o aos desmandos desses corruptos de plantão e afiliados afins.
9.      Se não fora assim nesta demonstração de união cívica e patriota, o Brasil autodeterminado, o Brasil   impávido será apenas uma retórica vazia, faltosa de conteúdo salutar para seus + de 2013 milhões de filhos (as), e um celeiro enorme de vantagens indevidas para uma meia dúzia de aventureiros bons de conversa fiada.
10.  Acorda Pátria idolatrada de seu sono letárgico, levanta mãe gentil, por favor e nos alumia com seu cruzeiro do sul, esperamos seus acalantos, seu sorriso de otimismo, salvai-nos porque se faz tarde em nosso horizonte cor de anil, e nuvens espessas querem nos tragar qual tsunami de proporções horríveis, visse!
11.  Ah mãe, suscitai dirigentes a altura de sua grandeza moral e continental, livrai-nos da fome, peste e achincalho mundial, pois queremos um estado de direito promissor, sustentável de corpo e alma, queremos 2010 milhões de irmãos nossos unidos, fortes e cônscios de seu bem comum.
12.  Queremos a condução de nossos destinos pátrios em mãos comprometidas deveras como o nosso bem social, com nossa segurança, transporte, saúde e educação, queremos um país    com propósitos firmes, ações profícuas em toda a extensão de seu território nacional, queremos ver os vendilhões do templo sagrado de nossa república federativa bem longe de suas fronteiras, bem perto de sua punição merecida.
13.  A não ser assim vamos ‘voltar a dormir sem ter acreditado em nossa própria grandeza’ de cidadãos e cidadãs, queremos outrossim dirigentes que legislem julguem e executem para o bem comum do povo brasileiro e não mil vezes não visando nossos bens, pois ‘o preço da liberdade é a eterna vigilância.'
14.  Na verdade, o tempo da azáfama tardia mudou, já não se houve o zunido do carro de bois cortando as estradas do meu sertão iluminado, já não se escuta o apito da maria fumaça singrando planícies, serras e povoados das Geraes, o canto mavioso do sabiá laranjeira emudeceu, as pacas e irerês desapareceram!
15.  No entanto o ser humano carrega os mesmos vícios, as mesmas ambições de antanho, e mais que isso nesta era nióbio quântica da comunicação parecem ter amplificado suas mentiras, e solidificado seu ego paranasal. E hoje dia 02[05/2023 haverá a decisão na câmara federal sobre a PL 2630 ou PL das Fake News. Uma PL de prévias preocupantes que se aprovada vai instituir a censura prévia no Brasil. Entra lá no site: PL da censura.com e cobre de seu deputado uma posição firme votando não  a este malfadado  projeto, none? Ou a coação tecnológica vai estar presente em tua vida e de milhões e milhões de nossa gente! E se tu for deitar em sua cama de prego, se aprovada a PL 2630, Não diga de não te avisei! 

 Abraços de união cívica
MPPB - Manifesto dos poetas do povo pela brasilidade
São Paulo 02/05/2023   

Nenhum comentário: