quarta-feira, 13 de abril de 2016

'ação nacional entre amigos'

‘ ação nacional entre amigos’

1.‘ Os que tiverem introduzido muitos nos caminhos da justiça, luzirão como as estrelas, com um perpetuo resplendor’ ( Dn, 12,3). Então o meio pelo qual o homem realiza sua liberdade determina suas ações . Foi assim desde priscas eras, ao longo da trajetória humana, e será até o cair da ultima folha verde no planeta em que chamamos: Terra dos Homens.

2. Quando os mortais se aproximam do Criador belos gestos marcam sua caminhada, quando se afastam as trevas o acompanham, e o fruto da liberdade humana se mal utilizada reveste-se de uma serie concatenada de ações malogradas desembocando invariavelmente na corrupção.

3. E ficaríamos aqui conversando horas e horas a fio sobre o tema, viriam à tona filósofos, pensadores, antropólogos, poetas, estadistas e o olhar do homem comum das ruas em todos os tempos.

4, No revés atual, um quê de negação aparece em nossa mesa de bar, pois para a conversa ser proveitosa e democrática precisamos ouvir todas as versões, mesmo que tenhamos nossa convicção, precisamos ponderar a opinião de outrem com carinho e gosto pensado.

5. Isto tudo é para dizer que o Brasil vai mal em sua politica doméstica e ensaia nas ruas a sua exaustão completa. Porque em um pais de dimensões continentais, de riquezas in natura artis, de povo alegre e pacato se chegou a tanto?

6. Ah! Chesterton traz a resposta, acho eu acertada quando pergunta: ‘ o que vai mal no mundo? – Eu mesmo’E tenho que concordar pois será que não foi o meu egoísmo, meu comodismo, minha falta de elevação que contribuíram para esta situação caótica brasileira?

7. Mas poeta de Deus, eu não estou em Brasília assinando decretos, eu não estou me beneficiando das verbas, eu não superfaturei metros e metros de obras publicas, nem tão pouco vi a Petrobrás em Passadena.

8. Certo, mas um pais ideal sobre todos os pontos de vista passa pela sua retina, é uma espécie de desejar para ter, e você desejou isto, ou não? Você cobrou do político conhecido ações em prol do bem comum de seu bairro?

8. Escreveu um email, mandou uma carta, entrou nas redes sociais em carácter cívico e desabafou contra quem quer que seja que detém cargo na politica, e disse que não concordava com a corrupção, com a falta de segurança, saúde e transporte de qualidade?

9. Noís, simples povo, não somos nada afeitos a politica, o planalto central intencionalmente fica muito longe, a gente não sabe ao certo o faz o politico que elegemos, aliás nos obrigam a votar,  e vemos a cara bonita do sujeito (a) no horário eleitoral obrigatório ( voto distrital viria a calhar).

10. A questão da politica brasileira há muito que transformou-se em escola de cargos, de favores, da grande 'ação nacional entre amigos', partidários e indicados. Em junho de 2013 o povo acordou, e hoje está auferindo resultados significativos, pois o roldão da justiça vai varrer quem merece, e deixar o que sobrar governar o pais.

11. O povo, e falo na qualidade de quase poeta das ruas paulistanas, que não temos partida ou entrevista e almejamos sim que o bem comum prevaleça, não morremos de amores por siglas, e queremos abraçar o progresso com sustentabilidade, queremos  sim pão, oportunidades iguais para os mais de 207 milhões de irmãos nossos, queremos esperança renovada e o mundo bom das certezas concretas, empíricas e anímicas.

12. Quer saber poeta, o que atrasa o Brasil não são as ruas, o povo, mesmo aqueles e aquelas que estão se posicionando a favor ou contra Dilma, quem atravanca o gigante e seu anseio de liberdade e bem comum , são justamente esses e essas que detém a direção politica da nação brasil, isto sói acontece em todos os escalões quando corrompem e deixam se corromper por dinheiro, pelo dinheiro que pertence aos brasileiros.

13. O próprio processo de impedimento está tão demorado, envolve tantas negociações que o planalto tornou-se um pregão de leilão no seio do templo sagrado da republica federativa, e que bons ventos afastem dela os vendilhões travestidos de políticos, ah ah ah ! ! !

14. Lá fora é diferente, o 1º ministro da Islândia renunciou tão logo seu nome apareceu nas Works shores do Panamá. Aqui não vai se arrolando indefinidamente, mesmo que sais Dilma, vamos ficar com novas caras e velhos vícios.

15. Fala quem sabe que não sabe, que não viu nada, que não tem nada, fabulas na res publica bar zileira da precificação assombrosa, que solapa das mãos do legítimo detentor do poder democrático: o povo brasileiro.

16. Enquanto isso tamo nas ruas, vielas, sertão e cidades do pais continente, o Plano Alto com seus novos Joudas Iskariotis, e poucos Nicodemos do bem comum, quase nenhum Cirineu aparece para ajudar a pátria...

17. Tamo aqui sonhando hoje nessa mesa de bar, de olhos abertos despertos, abrindo nossas mentes  e corações para um possível destino certo.E o novo  muro de Berlim sem ideologia está lá em Brasilia, aguardando ou não a renuncia da atual detentora do poder, legitimado nas urnas, aguardando o veredicto final se houve ou não irresponsabilidade fiscal, Enquanto isso o povo oprimido, traído, vilipendiado encontra-se órfão e à mercê da especulação financeira internacional.

18. Enquanto isso a amiga deixa o amigo tomando conta de seu $ porquinho de estimação, ensaia uma viagem e quando retorna de repente encontra o dito amigo de faixa pulando o muro com o mesmo $ porquinho nas suas costas.Ela estupefata grita histérica e sua voz se fez ouvir lá longe do planalto central: - logo você meu camarada, que partilhei a faixa, cargos e elevações, logo tu Brutus minha cria democrática? Ao que o amigo respondeu displicentemente: - Ora correligionários, quem colocou isso aí, tira isso dai!

19. Só vai vingar a brasilidade no pais continente quando os dirigentes e povo forem um só em torno da constituição, da moral e da cívica pátria, o resto será balela, mais uma... pois trocar o rótulo por outro não resolve, seu moço, se o remédio está misturado a enzimas viciados e contraproducentes a salutar saúde nacional.E dezenove não é vinte!

poetas do povo pela brasilidade - mppb
São Paulo 13 de abril de 2016
Brazil


Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...