quarta-feira, 24 de setembro de 2014

a paz futura

a paz futura

1. Tão bom seria se ao escrever estas linhas mínimas, sentíssemos que tudo estava no eixo, que as gentes tivessem mais pão, esperanças e felicidade. Que o bem comum fosse uma instituição, que o abraço de calor humano fosse sincero. Enfim o que falo partiu do coração de um Deus exangue numa cruz no ano 33 da primeira era. E neste momento narra o Evangelho que Ele soltou um grito lancinante, o maior da historia e disse: 'Consumatuum Est', tudo está consumado!!!

2. Diferente das palavras atuais, muitas vezes que flanam sem lastro na realidade anímica, o filho de Deus via as gerações e todo o desenrolar das ações humanas, as eras presente, passada e futura. Via a escravidão no império romano, a maldade de Caim, as traições de Judas Iscariotis, o heroísmo do Grande Pescador Pedro.

3. Via a fundação da sua Igreja, e de seu lado aberto pela lança de Longino brotara sangue e água, e ele continuou amando e se imolando por nós homens e pelos pecados do mundo. Um mistério atrás do outro, em que muitos crerão, outros se condenarão ao fogo inextinguível do inferno.

4. A nossa inteligencia não abarca não o se passou na cabeça de Jesus, somente a sua mãe Marias Santíssima e Virgem percebera a grandeza daquele fiat salvador  e a proporção do sofrimento do homem Deus, seu filho. 

5. Então ele olhou à sua volta, olhou Jerusalém, a cidade de David, a cidade deicida, olhou seus discípulos amedrontados, homens rudes, mas sinceros, inocentes e fortes, de uma força estranha, uma força que dali há um tempo vai ser avassaladora no espirito e vai mudar a face da terra.

6. Então ao ser levantado a escritura dos profetas se cumpriu, e ele começou a atrair a si todas as coisas, e todos sem distinção. Me lembro da citação  de Santo Agostinho em seu tempo patrístico em mãe África bendita, quando desafiou o império romano decadente nos costumes e de escravidão pavorosa e saudou os bárbaros como sementes de um novo tempo.

7. Ele, bispo de Hipona foi clarividente ao dizer que todos os males do mundo cessariam instantaneamente se todos em conjunto e no particular de suas vidas observassem estritamente o saltério de dez cordas, aquele código  perene que Moisés recebera de Deus entre raios e trovões no Sinai.

8. Pulando para o porvir certamente o mestre vira um tempo de paz universal, um jeito de ser empírico tão ao seu gosto, um sorriso aberto aflorou em seus lábios de mirra. Então num belo gesto perdoou Dimas, o ladrão penitente e disse figuradamente: ' Sitio' - que quer dizer: ' tenho sede!"

9. Então, é deste tempo da sede saciada que quero me estender um pouco mais com sua anuência irmã e irmão diletos, razão de surgir estas linhas, pois juntos idealizamos mundos, mudamos os rumos de um universo em versos e em ações profícuas em prol do semelhante, pois fomos todos resgatados pelo sangue do Cordeiro.

10. Para além da depressão hodierna e afônica, nossos ouvidos devem se preparar para uma diapasão diferente, nossos olhos devem enxergar anjos a esvoaçar os ventos , na prontidão empírica de sua natureza alada, preparando o caminho da Rosa Mística de eleição, quando o chão será original e não esse arremedo atual de faz de conta.

11. O progresso maquiado em verdade dará lugar ao crescimento sustentável das gerações e será afagado pelo abraço caloroso de um novo tempo de paz, harmonia e bem comum inerente a todos os povos.

12. Fácil de se expressar, sim certamente, pois encontrar palavras é que os poetas mais gostam, é sua profissão abstrair, abstrair, sinalizar, sinalizar e depois plasmar no papel em branco suas averiguações interativas.

13. No entanto mesmo floreado este texto maçudo, nesta era da rápida navegação on line, posso afirmar, que não trata-se de lenda proseada mas da cristalina verdade. Senão Deus não seria Deus, não teria havido a redenção no gólgota em Jerusalém e tudo o mais... o que escreveu, Jesus escreveu, e não vai fugir o tempo até que tudo se cumpra. 

14. E o tempo mais próximo de nós será aquele que realizará suas palavras, e que palavras misteriosas e simples são essas que até uma criança de colo sabe: ' Pai Nosso que está no céu, santificado seja o seu nome, vem a nós o seu reino, seja feita a sua vontade assim na terra como no céu.'

15. Talvez dado a correria hoje dos selfies da comunicação, dado a facilidade do instagram, muitas vezes estragando as relações humanas, não demos conta dos néons permissivistas que nos cercam, e das disformidade de alma que nos rodeiam. Em tudo e por tudo depois das provações do cadinho, a manhã de um dia claro surgirá luminoso e com um sorriso empírico, aquele mesmo do sorriso esboçado por um Deus há exatos dois mil anos atrás na cruz. E o sol de justiça aparecerá antecedido pela claridade da estrela da manhã e será uma festa só!

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...