quarta-feira, 13 de agosto de 2014

equilíbrio tonal

Equilibrio tonal

' Sim, sou um sonhador. Sonhador é quem consegue encontrar o próprio caminho ao luar e, como punição, vê o alvorecer antes do resto do mundo.'

1. E Oscar Wilde entoou este  canto que mais se parece um retrato dos que vivendo vivem com um olhar elevado acima das querelas que enchem a realidade hoje em contraste com outro semelhante plugado na matéria efêmera, dois mundos construídos totalmente díspares. Um almeja o ideal, o outro o consumo.

2.  Este último conduziu-o a negar a alma, a sua concepção transcendente, a forma de sua capacidade intuitiva, capaz de salvar a si e seus irmãos, a biosfera, e o equilíbrio equânime do universo. Aquele outro tenta acordar com seus versos a humanidade sonolenta em sua veleidades e cultura hedonista. Para isso se remonta à sabedoria de Salomão, à admiração da rainha de Sabat.

3. Tenta vivenciar o saltério de dez cordas, a sublime visão do gênio de Hipona e abrir sua alma para as palavras que jorram copiosas da fonte da água viva em Siloé: ' amai-vos uns aos outros como eu vos amei.' E caminhando e caminhando por vales, montanhas a procura do repouso em Madiã e Efha.

4. Mesmo assim todos passam como os ventos lá para as bandas de meu sertão iluminado, não adianta tergiversar quando se trata do sentido último da existência. Mais cedo ou mais tarde uns e outros descem à sepultura fria, e recebem invariavelmente o prêmio ou o castigo de seus atos elevados ou improdutivos.

5. Sempre fica a porta aberta enquanto vivos de acalentar na sociedade o equilíbrio tonal, único capaz de plasmar no universo a paz verdadeira, a humildade da condição humana. Sabia-o muito bem o Pedro de todas as eras e o disse às margens do mar de Tiberíades na impetuosidade de sua poesia pura: 'Senhor, a quem iremos, pois só vós tendes palavras de vida eterna!' 

6. Então insere-se desta profecia que o mundo bom na carecerá doravante de ouro, prata, mordomias, ações inócuas, culto do prazer, mas aprenderá a tomar seu leito e caminhar desenvoltamente no bem comum maior, tudo em todos e para todos!

7. O frather unum será uma realidade com foi nos primeiros tempos da era da luz salvífica, mais próxima que estará do trono do cordeiro, daquele que tira o pecado do mundo. Será a melhor forma anímica que se teve noticia na história.

8. E para tanto a profecia arcana do Pater paira no ar, aguardando a hora certa de se realizar. Deus existe, se fez homem pelo amor das criaturas, disse palavras de inspiração, se imolou na cruz, ressuscitou e ainda encontrará um jeito divino,  todo seu de restaurar a sua obra.

9. Aliás ele encontra-se escondido nas espécies eucarísticas, como descreveu o santo de Aquino no seu poema admirável 'Lauda Sion Salvatore'.

10. Na hóstia consagrada os homens de boa vontade e coração reto tem à mão e nos seus lábios um amigo, um confidente fiel, um anjo do grande conselho, que não se dará por vencido até conduzir sua última ovelha ao redil seguro do céu, às paragens verdejantes e empíricas da segurança eterna.

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...