segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Elifaz de Temã !

Elifaz de Temã !

1. ' ... Uma palavra chegou a mim furtivamente, meu coração percebeu o murmurio, na confusão das visões da noite, na hora em que o sono se apodera dos humanos, assaltaram-me o medo e o terror, e sacudiram todos os meus ossos; um sopro perpassou pelo meu rosto e fez arrepiar o pelo de minha pele... ( livro de Jó)

2. Ele não confia nem em seus próprios servos, até mesmo em seus anjos encontra defeitos... quanto mais em seus próprios hóspedes das casas de argila, que tem o pó por fundamento! São esmagados como uma traça;  entre a noite e a manhã são aniquilados , sem que neles se preste atenção morrem para sempre. Não foi arrancada a estaca da tenda deles? Morrem por não terem conhecido a sabedoria.' (Livro de Jó cap. 4, v.ss)

3. ' Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.' (Is. 52,2)

4. '... Ah! se pudessem pesar minha aflição, e por na balança com ela meu infortúnio! Esta aqui apareceria mais pesada do que a areia dos mares : eis por que minhas palavras são desvairadas... meus irmãos são traiçoeiros como a torrente, como as águas das torrentes que somem, rolam agitadas pelo gelo, empoçam-se como a neve derretida, no tempo da seca elas se esgotam, e ao vir o calor seu leito seca...( livro de Jó)

5. ' As caravanas se desviam das veredas, penetram no deserto e perecem, as caravanas de Temã espreitavam os comboios de Sabá contavam com ela; ficaram transtornados em sua suposições...' (livro de Jó)

6. '... A vida do homem sobre a terra é uma luta, seus dias são como os dias de um mercenário, como o escravo que suspira pela sombra, e o assalariado que espera seu soldo, assim também eu  por sorte meses de sofrimento e noites de dor me couberam por partilha... ( livro de Jó)

7.'... O que é o homem para fazeres tanto caso dele, para te dignares ocupar-te dele? Para visitá-lo todas as manhãs, e prová-lo a cada instante? Eis que vou logo me deitar por terra; tu me procurarás, e já não existirei.' Mas se fores puro e reto- disse a Jó, Bildad de Chuá - ele atenderá tua oração e restaurará a morada de tua justiça.' (Livro de Jó, cap.5, v.ss)

8. Assim vemos as invectivas do amigo de Jó contra aquele que Deus provou e encontrou nele  a sabedoria própria da esperança. O anjo decaído tentou e tentou permissionado pelo Criador e não conseguiu seu intento contra um dos maiores patriarcas bíblicos, exemplo de sofrimento, revés e reconstrução do mundo bom das certezas do altíssimo Senhor da vida e da morte: o Santo Jó

9. Um paralelo se abre entre aquele tempo de dores, provação  e fé de um único homem, a sociedade crítica de seu tempo e a nossa era afônica que insiste qual Elifaz de Temã em insistir em conceitos arranjados, floreados por uma oratória e consecução impecáveis.

10. A tudo isto se opõe o caráter, a sabedoria de Jó, e sem mais delongas recupera sua dignidade perdida, e do seu infortúnio se ergue para  reconstruir seu sonho de mundo bom para si e toda a sua família.O mundo atual tergiverso até a medula quântica de seus ossos se debate entre o bem e o mal, e encontra nos prazeres sensuais, nas riquezas e consumismo descontrolado de bens perecíveis, na passarela da moda fashion, nos selfies, a razão de sua existência e ponto de reticência para ele, coitado!

11. Enquanto este pó que anda escreve estes versos mínimos bombas estelares explodem na Palestina arrastando judeus e mulçumanos a reviver  uma situação histórica de intolerância, mortes em uma guerra interminável, matriz de ódios e destruição de vidas humanas de ambos os lados.

12. Não é o intuito deste presente trecho e de outros mais lançar um parecer sobre o espírito de Isaú ou Jacob presente nesta questão. A medida que o tempo inova em armas de destruição, o poder de fogo aumenta na faixa de Gaza mais se distancia o dia da paz total naquela região de importância vital para o Oriente Médio e consequentemente para o equilíbrio tonal para os povos árabes e judeus.

13. Mas um grito de esperança este blogger e seu autor entoam confiantes no pai das luzes no sentido anímico empírico de enviar seu espírito paráclito com o fogo suficiente de amor e compreensão suficientes para cada um a seu modo espaçificar suas vidas em sua cultura, inteligência e liberdade, próprias de filhos de Deus, único e verdadeiro!

14, Sabemos de antemão e estamos cansados de ouvir que em muitas partes do globo terrestre,  o espectro do anjo decaído continua sua obra de destruição em massa, pois toda a vez que uma bomba explode, um avião é abatido, uma criança roubada de sua inocência, que algum vírus propaga a morte,  uma mentira, uma corrupção, um não à ordem estabelecida pelo criador é transgredida, um urro de maldade se ouve nos quintos do inferno e um riso disfarçado de humanitarismo e esboçado em algum canto da terra por algum emissário do satanás.

15. Bom seria se os organismos internacionais mediassem a paz verdadeira entre as nações, que os canhões fossem silenciados, não à custa de tratados impróprios mas na noção exata do bem comum maior inerente as todos países e seus habitantes, que a politica fosse seria, que os governantes fossem representantes legítimos da democracia,, que cessassem as intrigas, as malquerenças, as arbitrariedades, a maldade.

16. E que raiasse o dia em que macro universo dos seres humanos, dos vegetais, dos minerais voltasse a sorrir despreocupado e deste riso solto nasça finalmente o mundo bom idealizado no coração de um Deus humanado por nós homens.

17. - Mas vem cá poeta minimo, surgirá este mundo do qual fala exaustivamente? - Não será mais uma quimera da cabeça de sonhadores? - Na verdade não, o tempo da utopia, do surreal já passou, e considerando o movimento arcano, as potências salvíficas da redenção do gólgota, da possibilidade da alma de se elevar ao trono do Cordeiro, do perdão e amor de Jesus de Nazaré, da presença da Rosa Mistica de eleição e de tudo que envolve a alma transcendental... Será realidade sim! Como sói aconteceu com a patriarca Jó em suas visões.

18 . Meu irmão e minha irmã, a gente ousa afirmar que em tudo e por tudo, apesar do panorama triste e contrário em curso abismal, o movimento restaurador do Espirito Santo Paráclito virá assim como o sol todos os dias surge em seu apogeu e se põe em seu magnifico perigeu desde que o mundo é mundo. Deus cumprirá suas promessas lavradas na oração de todas a mais perfeita: O Pater Noster... já pensaram que beleza, paz e harmonia universais quando a sabedoria, a justiça e a paz se encontrarem para fazer neste planeta que habitamos sua morada de luz?

19. Então em contraposição  ao espírito critico e pessimista dos dirigentes Elifazes de Temã atuais, surgirão montados em cavalos ajaezados da esperança os novos sábios humildes, fortes, vigilantes guardiões do mundo bom das certezas empíricas... E cada um nos quatros cantos do universo possuirá em comum a estatura moral, a grandiosidade, a clemencia, a circunspecção do patriarca Jó.

20. Já imaginaram que leve  será este tempo de afirmação transcendental, suave qual incenso de mirra? Uma era de ações profícuas voltadas para o bem comum maior, pela autodeterminação dos povos, pelas iniciativas quânticas, pelos neutrinos enriquecidos de mundo bom, iluminada pela Estrela da Manhã e alavancada pela escada de Jacob.

21. Sim, vamos sonhar minha irmã e meu irmão e depois acordar alegres para realizar tudo que o espirito dispuser, pois o que for bom para um será igualmente bom para todos sem discursos tolos e segundas e terceiras intenções!

22. Esta era arcana por excelência será impregnada das benção de Maria, pela intuição de José, da sublimidade de Jesus, pela força do Espirito Santo, pela bondade e justiça do Pai, pela pureza cristalina do patriarca primeiro Adão, pelas visões proféticas de Moisés, pela grandeza de Jó, a força de David,a clarividência do profeta Elias, pela constância do precursor João Batista, e pelos braços empíricos dos filhos de Deus!

Abraços de união!
Helder Tadeu Chaia Alvim


Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...