segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

na era do segundo sim empíreo.


Na era do segundo sim empírico!

1. Hoje 8 de dezembro a liturgia celebra solenemente a Festa da Imaculada Conceição, um brilho novo envolveu a cerimônia, explico-me: dois mil anos se passaram da redenção, o império romano virou ruínas, a humanidade evoluiu a ponto de descobrir nos neutrinos sua comunicação, cresceu, ora cresceu qual rabo de cavalo em direção ao chão do chão.

2. Num relance podemos imaginar o anjo Gabriel, emissário de Deus com a notícia alvissareira, que uma jovem judia de nome Maria foi escolhida para cooperar na obra salvífica do gênero humano.

3. A conversa se deu em Nazaré ela no inicio temerosa, depois aquiesceu prontamente ao projeto humanitário do altíssimo com o 'Fiat' salvador. Plena de graça, estudiosa e contemplativa das sagradas escrituras compreendeu o alcance da obra redentora e o Verbo se fez carne em seu seio puríssimo e habitou entre os homens.

4. Uma virgem concebeu e deu a luz a um menino da paz, continuou virgem antes, durante e depois do parto, pois o sol de justiça atravessou a vidraça sem quebrar o espelho de sua sua pureza ilibada.

5. O Justo, Deus humanado encarnou no seio da mais excelsa das criaturas, plena de graça desde sua concepção e quis e fê-la santíssima por obra do Espirito santo. Ela iria colaborar com a obra portentosa da salvação da humanidade, e justamente seria encarregada de entronizar no paraíso de delicias santas e sem fim... este mesmo gênero humano e no lugar dos anjos decaídos...

6. Assim foi em seus desdobramentos sublimes em Belém de Judá, na visita de anjos, pastores e reis magos, na fuga inusitada para o Egito, na vida simples em Nazaré, na infância submissa do menino Deus, na vida publica, na agonia do Getsemani, na negação de Pedro, na traição de Judas, no gólgota das dores, sempre e sempre Jesus contou com o olhar e a presença de sua Mãe.

7. Na ressurreição, na ascensão, no pentecostes de fogo, Maria esteve plenamente unida ao seu filho amado, ao ser assunta e tomar posse do reino sem fim foi constituída pela Trindade Santa 'a Rainha de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa'. Uma rainha, uma mãe dos perdões  sem limites, que sustenta o universo em suas fibras materiais, e vela pela alma de cada um que conheceu a luz desta vale de lágrimas.

8. E sua missão abarca todas as eras históricas, hoje mesmo está em plena vigência e irá perdurar até o final da última folha verde e o derramar da derradeira lágrima de algum  filho adotivo, onde ele estiver...Até quando encerrar o ciclo de vida na terra, e o anjo decaído e sua turma for acorrentado por Miguel Arcanjo nos lugares inferiores.

9. Hoje o mundo vai mal entre tantos avanços quânticos. Se Salomão o olhasse diria: ' vaidade das vaidades' ele está construído nas areias movediças do tempo real, da informação smartphoneada, da midia plugada no lobby, nos lobos vorazes dos impostos, na completa falta de estatura moral e ética da política, no consumo voraz de bens, na falta de elevação do cidadão comum, enfim alguém , não necessariamente de natureza humana, soprou o veneno de Louda Iskariotis e este encontrou reciprocidade na maldades de corações vendáveis a troco de trinta moedas de prata.

10. Ah! o mundo queda amuado sem ter a ombridade do Grande Pescador Simão Bhar Jonas para reconhecer suas falhas e chorar um pranto amargo e contrito. Na ponta final da existência vemos a mesma queda de braço entre a serpente e virgem. Aliás em cada era histórica se percebe a influência de um e outro. Sob os influxos de Maria o tempo se torna mais leve, a vida mais suportável, a poesia aflora dos lábios dos poetas, a sintonia perfeita embala o sono da terra.

11. Se o anjo decaído dita as normas surgem as guerras, revoluções, holocaustos, egoísmos, egos exacerbados, o homem escravizando o homem. Quando o bem sopra  sua brisa benfazeja de unção, Deus parece vir passear entre os homens, e quando o tinhoso prevalece, a terra se fecha à monção sagrada e o caos se estabelece vitimando inocentes e causando mal estar geral no planeta em todos os aspectos, metafisicos, sociais e materiais.

12. O século XXI tornou-se atípico, nunca evolui-se tanto em conceitos digitais, nunca se comunicou tanto, nunca se alheou tanto das verdadeiras necessidades do planeta terra, nunca se viu tanta loucuras juntas, nunca se acendeu tantas luzes de neon para apagar o brilho de uma Virgem!

13. Do ponto de vista estrutural e visional não precisa ser lente no assunto antropológico para afirmar que estamos na zona de confluência perigosa e escatologica sem precedentes, e a qualquer momento um descuido elaborado poderá reduzir às cinzas este tão 'adorado' momento de flanação e fashion geral, basta o sopro de algum gênio do mal e o novo império romano sem toga terá sua história encerrada sem mais nem menos.

14. Mas o que ele não conta é que a bondade existe na mente de Deus e esse mesmo Deus vai soprar sua monção favorável no tempo certo e mudará por completo a forma errada de relacionamento em voga na mente e vida hodiernas.

15. Quase ninguém se dá conta da atual conjetura mundial, mesmo assim a ampulheta mede e mede as ações e sabe que o total esgotamento da cidade dos homens é fato quase consumado.

16. Asas arcanas se posicionam em alerta máximo, e quando a um sinal da Virgem eles sobrevoarão trazendo em suas invectivas o grande sim empíreo para que finalmente seja cumprida a profecia da oração que o próprio Jesus ensinou aos seus apóstolos: 'Pai nosso que estais no céu, santificado seja o seu nome... venha a nós o vosso reino... seja feita a sua vontade como ela é feita eternamente no céu...' 

17. Meus amigos, não compete a um reles poeta direcionar como se sucederá, ele apenas escreve versos na humildade e confessa na verdade ser fugaz o som das letras que não estejam em sintonia com o que Deus em sua sabedoria incriada estabelece.

18. Passamos todos, como passam os ventos lá pelas bandas de meu sertão iluminado, cinquenta anos vividos deixa a sensação que nascemos ontem, e quando não envelhecemos invariavelmente e até onde saiba ninguém ainda conseguiu a proeza de ficar para semente nem mesmo o Sr. Mc Donald's.

19. Estes versos, escritos ao amanhecer do dia da festa da Imaculada Conceição querem tão somente dizer que bom mesmo e Deus e sua visão etérea de mundo, o resto claudica mais cedo ou mais tarde se não estiver amparado e sustentado por ele a todo momento.

20. A restauração do gênero humano se faz necessária pela própria vida em si do planeta terra, e quem melhor do que uma Virgem, economa e mãe sapiencial poderia levar a termo os sonhos de Deus para seus filhos criados à sua imagem e semelhança? 

21. A meu ver, ela somente ela detém os mecanismos de graças suficientes e inteligência, e alma capazes de levantar a humanidade decaída de sua graça primeva, e colocá-la no patamar exato do  reino de outro mundo, que fora objeto de uma cruz ignominiosa de seu dileto filho no gólgota salvífico.

22. Portanto este Sim Empíreo virá e se verá a realidade pelo espelho de justiça e a grande paz ligará os quatro cantos terra numa só coisa, num só coração e as disputas será em torno da virtude.  

23. A liturgia canta um acorde primeiro: ' Transborda o meu coração em belos versos ao rei, um poema, uma canção, com a língua escreverei. De todos és o mais belo, a graça desabrochou, em teu semblante, em lábios para sempre Deus te abençoou... '

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...