quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Kyrie Eleison

1. Sonhe + , questione - / Seria o canal no ano que se inicia tão surpreendente e tão interrogativo, hein?! A vida tem razões que a natureza humana desconhece, pelo próprio fato de ser finita, tênue, passageira e breve. 'O sentido da existência é reservado aos poetas e aos santos, talvez um pouco.' 

2. Já não curta o pranto amargo, não  amargue mais a solidão, se a vida é para viver viva então a vida, o ano bom com todas as veras do seu coração; pois ficou para trás em 2012 as obras inacabadas no canteiro da ilusão., sucateadas pelo relativismo que não cabe em 2013.

3. O relógio do tempo virou os ponteiros e pontuou o novo ano, após os fogos e champanhas a rotina volta à baila, os problemas e desafios, as esperanças e realizações dos sonhos estão em curso. 

4. O dom maior que recebemos do Criador foi a vida com todos os seus desdobramentos admiráveis e estar atentos a isso e entoar um canto de ação de graças é o principal, pois temos pela frente 365 dias para correr atrás dos acréscimos necessários à subsistência e providenciar o conforto e uma situação mais folgada financeiramente para nós e a todos que estão sob nossos cuidados.

5. O ano de 2012 encerrou suas cortinas e muita notícia ruim ficou para trás, as guerras, crises,violências,  corrupção na política doméstica, desesperanças assolaram acolá e aqui na terra brasilis, marcaram com ferro em brasa o lombo da terra devastada em sua bio diversidade, em sua alma e quase minaram suas reservas de generosidade e heroísmo.

6. E 2013 o que nos espera, tanto na esfera nacional, quanto global? Muitos acreditam que por ser um número ímpar e justamente o 13, a situação tende a ser de sorte. O fato é que isso não conta a não ser um movimento coletivo de alma aspirando o mundo bom das certezas empíricas pode fazer a diferença e trazer a bonança suspirada.

7. Os gráficos oficiais sinalizam que na cidade de São Paulo vivem pelas ruas mais de 15.000 moradores, uma amostragem a meu ver longe da verdadeira realidade, pois o numero é bem maior considerando outros fatores que diríamos volantes de rua. 

8. A multidão deles impressiona e contrasta com a maior metrópole da America Latiana, que esbanja charme e poder, veículos importados, restaurantes de luxo e tudo o mais. Não  sou contra a condição rica de uma parte da população, nem acho que nivelar para baixo as fortunas e bens seja o caminho.

9. Sim, o caminho é o coração e políticas sociais sérias que elevem o moral dos moradores de rua e os reconduzam ao trabalho, a moradia, a saúde, educação e a todas as atividades que compõem a vida social de paz e prosperidade material.

10. Deus, autor e mantenedor supremo da vida exaltou a todos desde o seio materno e age   segundo a sua infinita misericórdia aliada a sua justiça. E nada passa batido ao seu olhar que contempla séculos e gerações, que faculta ao homem o livre e solto arbítrio para a vida e para a morte.

11. Se pretende interferir na terra e acertar as arestas a nós não pertence prever, mas o que podemos afirmar que longe de suas intenções é ver gente decaída, catando lixo, abaixo do nível aceitável da condição humana, gente de estomago vazio e sem perspectivas de melhoras a curto prazo, ou seja para ontem!!!

12. Meus amigos, como pode ser que uma sociedade que usufrui de tantos conforto e mobilidade, de tantas conquistas aceite ver irmãos vivendo nesta situação degradante que comove o coração mais duro, que arranca dos sensíveis ais de comoção sincera?

13. Do que adianta  aquecer o leito e esquecer que lá fora existem, velhos, jovens, adultos, crianças na esquina do abandono, revirando lixo e cobrindo-se com jornal para aliviar a desdita que a má sorte os enleou.

14. Que venha 2013 com muita paz,  mas a verdadeira paz que emana do amor de Deus, Kyrie Eleison, que 2013 renove uma nova esperança no coração de todos, uma expressão que seja um mundo melhor mais justo, humano, solidário, que desperte na humanidade a noção de fé e a disposição de conquistar o reino celeste, aquele do Cristo Redivivo, que nasceu na gruta de Belém e consumou na cruz o mais belo gesto da história. Cristhe audi-nos, exaldi- nos!  

15. Deixo anotado e na verdade destas rimas mínimas um grande abraço de união a todos que leem estes versos do coração, do tamanho do mundo, na medida dos sonhos que iremos sonhar juntos em 2013, sabendo que nesta união está a força de mudanças positivas: Vai um grande amplexo para: Estados Unidos, Alemanha, Romênia, Rússia, Canadá, China, Portugal, Reino Unido, França, Hong Kong, Ucrânia, Itália, Suécia, Holanda, Coréia do Sul, Israel e meu querido torrão natal: Brasil; entre muitos que me acessam neste blogger do Google soberano.

16.Afinal Deus existe e espera de nós atitudes de amor e carinho mútuos, não importando na língua que expressemos, contando o calor que manifestemos, que nos liga ao grande propulsor da vida! Vida longa aos povos da América, Europa, África, Ásia, Oriente e a toda a terra: Gloria a Deus nas alturas e paz  global aos homens por Ele amado! 

Helder Poeta Alvim


Postar um comentário