segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O olhar esquecido de Íris

o olhar esquecido de Íris...

1. Na era abrangente e enlouquecida, aquecida por um pool impressionante de novas novidades e o pleonasmo dos inventos ultrapassando os limites  semioticos, no momento em que o Twitter lança suas novas ferramentas temáticas e personalizadas: Medium e Branch, as pessoas estarão mais próximas virtualmente como nunca e a cidade de São Pão Paulo atinge a 4ª posição de postagens do twitter.

2. No momento que escrevo vale constatar que a valiosa marca Aplle do saudoso Steve Jobs, dos iPods, iTunes, os desktops, laptops, sistema operacional OSx, iPhones e iPads, a 1ª do planeta em dividendos financeiros, praticidade democratica, design bonito, leve e solto.

3. No momento que escrevo o espinho tendencioso do apartheid das cotas começa a perfurar a artéria brasileira e redesenhar o mapa cultural verde amarelo,e a politica domestica vai carcomendo o cerne com dentes afiados e vorazes, sugando a seiva de um povo ordeiro e trabalahdor.Pasmem as mentes raras e conscientes!

4. Será que estas magnitudes, longitudes, mazelitudes, levarão o ser humano ao grau satisfatário da corporeidade? Que todo este arcabouço tecnologico formidável levará o homem à reflexão do porque de sua existência?Será que o levará a adquirir um olhar sensorial perfeito a ponto de na transposiçao da linguagem desbravar a fronteira esquecida e ilimitada da sua vida mítica, mística e poetica?

5. Haja sinestesia se a isto tudo não se acrescentar uma boa dose de calor humano, aquele que animou Cristo ao dizer o seu universal conceito, nunca ultrapassado mas atual: "amai-vos uns aos outros..."

6. Considerando hoje às vesperas das eleições, onde tantos demandam comandar prefeituras, preocupados com seus interesses particulares, quando a propaganda desagradável do realejo invadirá nossos lares, quando cansados da labuta do dia olhamos tanta baboseira no ar, e nada depois mudar, fica um convite para navegar outros mares...

7. E neste entalhe buscar o olhar perdido que a humanidade não ensaiou direito e quem sabe através dele vislumbrar a saida honrosa para os males desta era avançada, sim niobicamente, mas atrelada ao total  esquecimento da parte principal que o anima poderia vitaminar de uma maneira exuberante.

8. Que Íris nos socorra, pois se é verdade que descobriram a proteina muscular para queimar as gorduras do corpo, há mister de outra  Irisina que vá de encontro as necessidades prementes da alma, que anda desalentada, quebrada em meio a tantos avanços de tirar o fôlego.

9.  Ah! este corpo, objeto de tantos desvelos, que desfila nas passarelas  fashion com desenvoltura e charme, que busca na moda e cirurgia a fonte da eterna jovialidade, que consome vorazmente os neutrinos, que almeja comodidade, prazer e boa  companhia, esquece o espirito que o mantém de pé, que é a base de sua vitalidade e sem o qual seria um corpo inanimado.

10. Ingratidão seria não cultuar o espírito, que lhe dá sobejamente pensamentos, a beleza de seu caminhar seguro, a certeza que existe uma outra realidade empírica.Ah! este corpo que aos poucos envelhece, sinto na pelo o prejuízo, este corpo que padece, seria outro se deveras cultuasse os imponderáveis de sua corporeidade.

11. - Mas, querido poeta, eu não faço parte de sua crença, dogmas, canções!- Entendo suas razões e a portabilidade de seu livre arbítrio, mas nem por isso, amigo deixe fechar a porta das possibilidades, pois existe no olhar de Deus muita bondade e explicações da verdade última de nossa fugaz e ilusória vida fátua, que hoje está de um jeito, amanhã um vento contrário a aremessa à travessia dos mil mares.E o Lázaro de hoje poderá receber a visão, o epulão ficará carente da gota d'agua da eternidade.

12. Vejo nos avanços gerais uma grande obra executada pelas mãos  que ao se debruçarem sobre os elementos, emprestam sua inteligência e pesquizas em prol do bem da humanidade e estas mesmo mãos não teriam conseguido, o exito, a gloria do podium e o reconhecimento se não tivessem sido sustentadas em tempo integral pelo grande motor imóvel, Deus pai das ciencias, do conhecimento, do equilibrio, das manifestações do eu, do nós, do vós e deles.

13. Existe uma donzela, a mais santa, a mais bela, a mais pura, a mais centrada de todas as criaturas que saiu das mãos do eterno Criador. Ela chama-se Maria, cumulada de todas as graças em sua Imaculada Conceição. Jovem ainda aquiesceu à vontade de Deus, cumpriu as profecias que uma virgem conceberia e daria a luz a um menino da esperança perene, das certezas envoltas no misterio, que elevaria a condição humana à divina, que veio para inaugurar uma era toda voltada para glorificar o Pai em todas as coisas e nos mínimos detalhes, tanto social, quanto espiritual.

14. Que veio para destronar os soberbos e exaltar os humildes e mansos de coração. Neste contexto maior se insere Maria, totalmente entregue de corpo e espírito a obra salvifica de seu Filho. Tão logo deu-se a anunciação a cargo de arcanjo Gabriel, e a cortina de luz se abriu, ela se dispôs a partir para as montanhas de  Ain Karim para assistir sua prima Isabel nos serviços de parto do precursor João Batista.

15. E sua vida foi um continuo ato de despreendimento e amor, tão logo o Príncipe da casa de David, nasce em Belém a encontramos às pressas, em companhia de Jesus e José em fuga para terras estrangeiras, para além do rio Nilo: o Egito.

16. Cessada a perseguição com Herodes bem morto, voltam para Nazaré e serão quase trinta anos de vida oculta no louvor, adoração e educação de um Deus, escondido sob as aparências humanas. Depois veio o milagre nas bodas de Canã de seu divino Filho, que a seu pedido operou o primeiro milagre transformando água em vinho. Ele adiantou A hora da sua manifestação pública a pedido de sua mãe.

17. A encontramos ciosa aos pés da cruz bendita, com o coração trespassado pela espada da dor, mas em tudo consoante com os planos clarividentes da redenção. O fiat mihi secunduum verbuum tuum para Ela não foi uma figura de retórica, tão ao gosto da politica e do poder, mas foi um sim de submissão alegre a vontade do Pai Eterno.Então merecidamente cantou com a voz de todas as afinações em concerto com coro das miríades celestiais: Todas as gerações me chamarão bem aventurada!

18. Podemos afirmar que na justeza de seu carater ilibado nunca seu olhar se afastou da missão redentora de Jesus, que nunca deixou de pensar em seus filhos adotivos que a partir do gólgota seriam milhões e milhões de novas preocupações. Assim foi naquela sexta feira trágica de dor e sofrimento, assim foi decorridos três dias com a ressurreição gloriosa de Cristo. Ela ao contrário das santas mulheres não foi a procura do profeta no túmulo mas esperou a primeira visita do ressurrecto e abraçou o seu Filho amado com o amplexo da melhor de todas as mães.

19.E Jesus ascendeu ao céu das luzes e Maria ficou na terra em Éfeso por longos anos, sob os cuidados filiais do dicipulo amado, e um dia foi assunta ao céu pelos anjos e de lá coroada rainha de toda a criação visivel e invisivel.

20.Continua e continua Mãe e Senhora em toda a extensão do verbo, continua acompanhando a trajetoria dos resgatados pelo sangue do Cordeiro, continua a acalentar suas almas na esperança e fé, continua aguardando a volta do filho pródigo, que somos todos nós, prodigiosamente amados por Ela.

21. Amigo, que considero, esta nossa conversa não pertence ao mundo das lendas, ao universo da ficção, nem ao da suposição, mas é real, mais real do que esta era da alta definição dos ipads em Marte. Por isso a razão desta dissertação. Se parece estranha na aparência não o é  na sua essência, é parte integrante da história humana, apesar do pouco enfoque dos historiadores não cristãos, apesar do pouco caso e asserção pejorrativa dos céticos.

22. Podemos afirmar que este olhar esquecido de Ísis foi o responsável direto pelas revoluções, guerras e conflitos que sacudiram séculos e até hoje confunde as nações. Quando ele se ausenta do planeta a maldade mostra a sua face hedionda de várias maneiras e milhões perecem nas mãos da insensatez e perfídia.

23. Este olvidamento leva ao abandono dos moradores de rua, da violência contra a juventude, da falta de oportunidades iguais, da falta de pão e rumos definidos, pois julga o homem pelo homem e não o homem de corpo e alma, na projeção do Cristo crucificado.

24. A plenitude do ser deve estar lado a lado  com sua corporeidade inata e toda sua potencialidade deve ser desenvolvida tendo em vista o olhar de Deus e o destino último de cada indivíduo, partícipe deste dom.

25. Ao comemorar no dia 19/08/2012 - a festa da Assunção de Maria Santíssima, a Igreja se reporta aos primeiros séculos de sua Era quando já se acreditava neste dogma e em 1950 Pio XII,revestido de sua autoridade pontificia, o proclamou para todo o Orbe:'...Hoje, a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à gloria do céu. Aurora e esplendor da Igreja triunfante, ela é consolo e esperança para vosso povo ainda em caminho, pois a preservastes da corrupção da morte aquela que gerou, de modo inefável, vosso próprio filho feito homem, autor de toda a vida...'( Oração Eucarística III- prefácio: A Glória de Maria - Missa do dia)

Helder Tadeu Chaia Alvim
Poeta Minimalista

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...