quarta-feira, 7 de março de 2012

textura tênue x versos proibidos

textura tênue x versos proibidos
1. A inspiração na cabeça dos poetas do povo, continua viva e imune à passagem do tempo, pude averiguar com satisfação incontida de entusiasmo ao folhear com interesse tudo o que se encontra à disposição nas estantes  on line,facebook, twitter, orkut, linkedin franqueadas à consulta de quem está deveras plugado no movimento.

2. Ela utiliza-se das marcas da linguagem para explicitar o se apresente à sua imaginação 'nemrodiana' que podemos defini-la: 'cuneiforme.' Os termos tempo, espaço, vida ganham forma concreta na similitude de seu significado, se misturam sem perder a caracteristica intrinseca de cada um.

3. Conceitos que fogem do hoje, retrocede  no ontem e antevê o amanhã. não se assustem em demasiado pois não estou iniciando ninguém em cabala ou mistério do além. De olho na direção a que propõem as rimas, ricas de significação procuro buscar na gramática as palavras das quais necessito, que me digam a que vieram, porque  me instigam a me tornar um caçador inveterado da inspiração.

4. Vão me perguntar porque ajuntei às eleições de 2012 nos EUA, polarizadas em torno da Religião  estas rimas mínimas.cronizadas. Ou se represento os latinos que vão votar em massa em Obama, consoante as pesquisas veiculadas na mídia digital. Vou saber do resultado depois, uma vez que pelas estatísticas do Google sou acessado na América  totalizando em números no  período de maio de 2009 a março de 2012 dos 22.263 cliques solidários que este blog recebeu, 12.363 são oriundos da terra do Tio Sam, o que muito me orgulha.

5. Este blog e seu autor não escondem de ninguém sua persistência na busca do mundo bom das certezas de Deus,e batalha na liberdade de expressão para aliar à fé, a razão e trata de assuntos materiais, do dia a dia focando o que eles possam facultar uma escada para o criador e critica toda dissonância que se apresenta na sociedade hodierna, sulcada de crises existênciais e abandono paulatino do décalogo e das maneiras consuetudinárias de viver, contrários aos desígnios do Grande Artífice do Universo.

6. O porque logo na maior democracia do planeta o assunto Deus ocupa a palavra dos canditados é facil de entender, quando vemos Obama repetir o gesto de Lincoln e jurar sobre a Bíblia num de seus discursos. Isto significa que os americanos querem na sucessão da Casa Blanca, um homem à altura de seus desafios não só materiais, mas em consonãncia com sua fé em Deus, na pátria, na familia, na sociedade.

7. Eles, diferente da França, ao separarem a Igreja do Estado deram plena libedade aos seus cidadãos para acreditarem em Deus. O povo americano é inteligente, pragmático, se possuem a tecnologia na alma, não descuidam nenhum segundo do espírito. É o que ficou patente na corrida presidencial e não vai mudar o quadro.

8. Não existe um lugar na face da terra, onde a liberdade está presente na política, na cultura, na vida de cada cidadão.  Eles desde a sua fundação como Estados Unidos da América beberam na fonte, construiram um novo mundo e não abrem mão de sua convicções religiosas. Pensam com a razão, não dão vazão a esta enxurrada de corrupção que assistimos na democracia brasileira, eivada de mazelas e circulos viciosos, apadrinhamentos e super faturas de arrepeiar do brasil que não quer ser mais brasileiro.

9. Portanto ao eleger seu futuro presidente, tudo indica que Barack Obama - o amigo do cara - vai continuar como sucessor legítimo de George Washington, Thomas Jefferson, totalizando 44 fiéis executores da lei federal americana. Os assuntos candentes do aborto, pena de morte, as pesquisas de células tronco, matrimônio homosexual, a meu ver, estarão na pauta do dia e serão amplamente discutidos com seriedade e argumentos sólidos.

10. O modelo de sua democracia, funciona mesmo, sem costuras ou negociatas e abarca uma visão ampla de oportunidades para todos, dado o talento e capacidade de cada um. Os USA, historicamente sempre prestigiaram as mentes inteligentes do mundo em seu território, dando a elas voz, vez e sucesso sempre.Fôrça , persistência e tecnologia é que não faltam a eles. Trazem na pele o senso exato da liberdade e questionam seus presidentes quando alguma coisa foge desta premissa sagrada.

11. - Noossa!!!, quem diria o poeta mínimo endeusando láfora, será que está querendo se mudar de vez para a América, vá logo e nos esqueça...

12. - Dirão as línguas bondosas ao ler esta postagem. Pelo contrário meu lugar é aqui debaixo deste céu verde anil, hoje nem tanto, pois  a poluição anda apagando a luz dos astros na São Paulo Paulistana. Orgulho de minha pátria, que apesar dos pesares tem reservas de alma suficiente para expurgar a maldade em curso e tornar-se uma nação que valorize a sua biodiversidade, seu povo hospitaleiro e multi cultural, sua bondade inata, sua fé em Deus e na Santa de Aparecida, a Sempre Virgem Maria, encanto e mãe de um povo devoto a não mais poder.Um país abençoado, celeiro futuro para o mundo onde tem mulheres superando barreiras quase intransponíveis e se afirmando como a mais preciosa jóia da criação divina.

13. Na textura tênue destes versos proibidos, escrevi o que escrevi e assoma aos meus olhos o embate eterno entre o bem e o mal e um vagão da locomotiva brasil descarilla e vem parar na porta destas rimas cronizadas, pedem passagem e se juntam a mim nesta lamentação do tempo. E juntos retratamos o abandono tácito das nossas ferrovias, a criação da nação Yanomani, na amazônia brasileira, destoando de nossa soberania.

14.Juntos avistamos a verticalização paulatina e sistemática das grandes metrópoles brasileiras, a incidência vergonhosa de erros de nossa política doméstica, na não capacidade do brasil gerir seus interesses, e para piorar a situação a métropole de piratininga sem combustível, as capitanias hereditàrias modernas demarcando as verbas públicas em proveito próprio, as matas ciliares de código mal delimitado, o desterro do sabiá laranjeira na cidade de São Paulo.

14. E agora a notícia triste que o Bol on line estampou ontem que: '...o sapinho-cururu corre perigo de extinção.'(htpp://notícias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/03/07/conheca-o-sapinho-cururu-q...)Em tudo e por tudo uma parcela dos que detém o poder não querem enxergar a situação de alto risco que estamos atravessando e só uma união em torno de nossa constituição poderá salvar o brasil deste desgoverno, como queria o saudoso Dr. Ulysses Guimarães.

15. É só cochilar um pouco que depois o pesadelo vem bater à porta e dizer:- Estão abrindo mão de montanhas e  cachoeiras a favor  da  exploração  de  minério  em  Conceição do Mato Dentro, MG.
- Será o São Benedito? Sim pode invocar Santa Rita, Santa Luzia, Santa Bárbara que a coisa é sériamesmo e a região considerada " a capital mineira do eco turismo  que abriga a cachoeira do tabuleiro, a terceira maior queda livre do país, pode acabar em ferro em nome do dito progresso. A informação em negrito foi tirada do Diário do Comércio 07/03/2012 economia pàg 20 - leiam a matéria extensa de importância vital, assinada por Luciano Ornelas.

16. Qual Nemrod - guardada as devidas distâncias,  o poeta de inspiração em riste se consome a cada dia, luta com tempo à caça de palavras, marcando a linguagem com o sinete da verberação incontida para abrir os olhos dos irmãos de boa vontade, arranha o seu diapasão na esperança de ser ouvido na concreta interação, ajuntando à fé, a razão. Longe dele um discurso pimpão, adoça as palavras para melhor degustação, pois se ferver no valdeirão das idéis, o amargor transparecerá a era do caos em ebulição.

17. Não se sabe ao certo se o Brasil encurralado na história vai optar para crescer com sustentabilidade ou vai aderir às letras do caos sistematizado, à onda da desestruturação em curso que varre os valores pátrios e morais ou se... vai desatar seus grilhões e voar livre até à altura de seus destinos para tocar na cidade dos anjos, que sua grandeza aquiesce, de sua vocação cristã à molde de Nóbrega e Anchieta, na construção de uma pátria de justiça, liberdade, igualdade de direitos e solidária abraçando  todos os povos no calor aconchegante de seu clima ameno e tropical.

18. Não podemos fugir da evolução dos fatos, da era altamente definida e tecnológica, das pesquizas quânticas, das energias não poluentes, da preservação de nossa soberania e florestas, fauna e flora. Do respeito aos povos indígenas, da proteção à infância, da saúde, educação,segurança, valorização das classes laboriosas, máxime dos professores,  transporte, emprego e alimentação das quase 200 milhões de bocas, mas é mister alimentar seu espírito com cultura e religião, preservando a família brasileira e criando condições para o verdadeiro progresso no concerto das nações, difundindo a paz e a concordia mútuas.

19. A encruzilhada sempre traz escolhas, e a nova ordem universal será plausível aos planos de Deus para o Brasil da grande harmonia na diversidade de seu clima, solo e feitio de alma de seus filhos? Ou... não permita a sina, a consumação da corrupção abafando para sempre sua identidade?

20. Ainda é cedo para dizer... enquanto isso vamos ouvir o poeta Luciano: "...Poderá fazer Mercúrio dizer a Caronte: - Mas, Nínive, meu bom barqueiro, já está destruida e dela não resta o menor vestígio, não se pode dizer em que sítio se encontra...".


Helder Tadeu Chaia Alvim



Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...