quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

In manus tua, comendo spiritu meo e a era do logar sem fim...

1. 'Senhor, meu pai em vossa mãos entrego o meu espírito', em seguida Jesus soltou um grito lancinante, inclinou a cabeça e morreu...' Que grito fora este de um Deus. Não necessitava dele para ser ouvido lá em cima, muito menos foi um grito de revolta e desespero e sim um grito de alerta para todos os séculos, para cada homem que iria nascer, para os de sua época, irmãos judeus que o condenaram, os pagãos romanos, os que viveram no antigo testamento, até o último homem quando raiar o juízo derradeiro, quando não ficará pedra sob pedra e encerrar o ciclo de vida nesta tumultuada Terra.

2. 'Eli, Eli, lama sabactani' ecoa ainda hoje: e mais do que nunca é verdade, 'porque me abandonastes', Senhor nas mãos destes carrascos, nas mãos dos ímpios em todos os tempos, nas mãos indignas de sacerdotes  pedófilos. Porque?

3. - E, amigo que me loga, a alma como vai? - O que nem me alembro exatamente quando pensei nela, acho que foi quando Winehouse morreu. Depois com esta onda agitada a surfar, não tenho tempo para abstrações desnecessárias, quem vai pagar minhas contas, eh!,eh!,eh! Brincadeirinha, mas fale o que ia dizer.

4.- Mas ela pensa com você o tempo todo, desde que você nasceu, desde que você foi concebido pelo amor de seu pai e sua mãe, começou a existir o princípio de vida no seu minúsculo ser, seu moço! - Será? - O é de verdade, tanto que você tem sentimentos, de saudades, de  perda, de solidão, de euforismo, sonha, idealiza, realiza.

5. Então ela está presente e o acompanhará, ou melhor dizendo seu corpo vai seguir existência a fora carregando em si a alma imortal até que ela atravesse vales e montanhas e se junte ao seu criador por todo uma eternidade feliz, na melhor das condições, ou nas piores se não alcançar o seio de Abrãao, vai se juntar ao rico epulão para a danação eterna.

6. A matéria do nosso corpo humano, por sábia determinação de Deus, é composta de células que se ajuntam numa engrenagenm perfeita e propiciam ao homem compleição física, segundo a  sua hereditariedade, genética que animada pelo seu princípio vital, a alma,dá a ele uma autonomia de vida em torno dos setenta anos, se ultrapassados já estaria no lucro.

7. No entanto, não é porque você não pensa nela é que ela não existe, independe de sua vontade. Ela que faculta ao seu portador variados dotes, que chamamos de  qualidades: p. exemplo: a lealdade, a justiça, o amor, a bondade, seu moço.


8. De posse destas ferramentas do espírito, cada um com sua cota, se bem utilizadas, vai forjando o caráter, amontoando méritos, exalando bondade até o termo da viajem, quando se der a tão temida travessia. Ou cresce-se a medida que os anos avançam ou fica-se apegado aos pecados  e o talis vita, finis ita será o que foi-se invariavelmente.

9. Que termos e afirmações diferentes do fazer logal hoje,  para sô ? - Não é bem assim, se não falam do espírito, sua beleza, competência é porque não interessa a eles, mas sabem que existe, se não exercitam esta realidade e não promovem a alma ao seu estado de direito é porque usurpam dela sua luz a proveito de outrem.

10. Não poderão negar indefinidamente, de quando em quando ela aparece, se revela ora à luz de velas, ora em pleno meio dia desconcertando seus negadores, alegrando seus seguidores, e a 'anima' enhe o mundo, nem que seja por um fugaz momento de cores e extâses.

11. Sim, ela quer seu irmão corpo bem nutrido e bem sucedido realizando sonhos que sonharam juntos, enfrentam juntos os desafios da vida, as doenças, as perdas, as chegadas e partidas até raiar o dia do desafio supremo da travessia, quando ela se despedirá do irmão corpo por um tempo para cuidar de seu recado espiritual em outra esfera.

12. Não sei se me fiz entender, mas vale tentar cuidar da alma, mimá-la na prece, fortalecê-la aos pés do sacrário, alegrá-la com a devoção à Santa Maria para que depois de tudo possa sentir-se melhor, muito melhor... e esbanjar charme, graça e beleza na apoteose do sol que nunca se pôe, o sol de justiça do qual o nosso astro do meio dia fornece uma pálida imagem.

13. Deus, sabia o que fazia, e na sua sabedoria dispôs tudo em sua perfeição de mínimos detalhes, quis o ser humano dotado de inteligência, vontade e sensibilidade, partilhou com ele in fieri o paraiso, mesmo o homem, decaido de sua inocência primeira, arranjou um jeito espetacular de uma 2ª via - a redenção - deu-lhe o livre e solto arbítrio e a possibilidade de merecer o paraiso do céu, onde poderá logar indefinidamente na sua visão beatífica.

14. Aí está, aí foi dito, o mais é perda de tempo, pois nesta vida tudo serve de escala para  a outra que dura para sempre. Exercite a fé, reze por este que lhe escreve na condição de poeta mínimo, abrace os irmãos e deixe o amor ao semelhante expandir em todas as direções. Então ainda nesta vida, guardada as devidas proporções, o Espírito Santo  de Deus, virá e fará conosco sua morada de luz para renovar a face da terra.

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário: