sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

de todo o seu coração

1. Li uma inscrição em um Igreja Católica no centro de São Paulo que chamou-me a atenção e de vez em quando eu me lembro dela, obviamente com aplicação à realidade da politica brasileira, que deveria ser uma coisa e é outra completamente diferente, cantam o hino nacional a pleno pulmões, o da bandeira com emoção, vão até á algum templo, pregam o altruismo...

2.Mas... mas na hora H da ação concreta a favor do povo são uma negação. Na hora dos privilégios uma ligeireza só, na hora das verbas camufladas uma dissimulação espantosa. Nas campanhas televisivas posam de bons moços(as) e da maquiagem correta passam às falas decoradas, perpassadas de ética e desenvolvimento com sustentabilidade, deveriam rasgar o verbo e dizer para que entendêssemos ao contrário para encaixar tudo exato.

3. Então a inscrição dizia: ' Todo homem quer ser rei, todo rei quer ser deus, só Deus quis ser homem!' E com este fundo de quadro em mente vamos para a frente que atrás vem gente.

4. Não encubro nestas rimas um sentido adocicado de vida, não pretendo compactuar com erros, teorias avessos ao sentir cristão. Se costuro versos, me esforço em noites de vigilia para que o amanhã do semelhante seja de bonança, abastança espiritual e que sua alma e corpo caminhem na harmonia daquele que um dia falou: 'Bem - aventurados os pacíficos porque possuirão a terra.'

5. Nunca uma terra devastada e poluida, uma terra roubada, uma terra sem honra e sem respeito ao meio ambiente. Mas sim uma terra que jorra leite e mel para todos os seus filhos, uma terra hospitaleira e sobretudo uma terra que espelhe o céu e que faça valer a vontade de seu criador e a liberdade de todos quanto habitam seu solo de luz.

6. Querem saber onde está situada? Não muito longe mas no seu coração, amigo que me acessa, no seu calor humano e disposição de estabelecer aqui e agora o bem sem limites.

7. Abra o Evangelho, não aquele dos dízimos pesados, não o das curas a troco de montantes estipulados, não daquele que usurpou de  Pedro  e Paulo as prerrogativas de apóstolo sem ser escolhido...

> O livro de João Evangelista que fala do Mestre, e que se fôsse escrever tudo, o mundo não caberia de livros. Muitos se ufanam de best sellers, no entanto a grandeza perfeita percente aquele que o caminho, verdade e vida. Os outros passam, descem à sepultura, mais cedo ou mais tarde, o único que de lá saiu redivivo pelo seu proprio poder foi  Jesus, o grande  poeta dos versos perdidos, pois sendo Deus é a poesia perene.

8. Abra o evangelho, o verdadeiro, do sentido exegetico, à luz dos padres da Igreja, dos dogmas, sacramentos e da devoção mariana. Aquele do santo padre, sucessor legítimo da cátedra de Pedro.

>> Então vemos como a realidade que nos cerca está nas trevas, pois afastou-se deliberadamente da luz autêntica que deveria iluminar todo homem que vem a este mundo.

9. E leia: vai procurar o reino de Deus, ele está no seu coração, amigo, pois o grande poeta dos versos perdidos disse quase susurrando nos ouvidos atentos á sua palavra de vida eterna: 'Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achará o descanso para sua alma.' Quiçá cansada, quebrada pela desilusões deste mundo enganador.

10. O Evangelho daquele que na cruz nos deixou Maria Virgem com nossa mãe, aquele que ofereceu suas mãos aos carrascos e levantado ainda disse: 'Meu pai em tuas mãos emtrego o meu espírito '. Para atrair a Deus todas as coisas e voltar um dia a harmonia entre criador e criatura.

11. O evangelho daquele que deixou-nos ensinamentos sublimes e o belo gesto de morrer pelos seus irmãos, aquele que contestou o sinédrio, enfrentou o império romano e inaugurou com seu sangue uma nova era de paz, solidariedade e justiça social.

12. Aquele que venceu o paganismo, instituiu o batismo, os sacramentos, fundou e alicerçou a sua Igreja católica, apostólica, romana e inflamou o mundo inteiro com o sopro sagrado do Espirito Santo.

13. 'Amarás o teu Deus de todo o teu coração e ao próximo como a ti mesmo por amor de mim', diz o Senhor dos Exércitos celestes. Se o mundo vai mal, porque não fazê-lo ir  bem. Esta escolha está ao nosso alcançe e só pensar com o coração de Deus que tudo se arranja a seu tempo.

14. Uns acham bom ter mando, ser chefia ou diretoria em alguma coisa. Claro existe o princípio de hierarquia, se não vira bagunça e caos. No entanto Cristo Jesus deixou o ensinamento que aquele que quer ser o maior que sirva seus irmãos. A verdade é uma só, e não é apenas para os políticos malhados ultimamente. Quem cometeu erros não cometa mais e se arrependa, dê mostras de conversão e mude de fato  e de direito.

15. Conserte a burrada, devolva o que surrupiou, preste serviços à comunidade. Assim sendo será a tão esperada volta do filho pródigo que alegrará a Deus, anjos e santos e a nós também, tá bem!

16. A vida é curta, meu irmão e a gente nunca sabe ao certo quando, com dor , consternado e abraçando os familiares das vítimas, recordo, ela vai desabar em cima de nós, como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro.
Abraços do coração.

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...