quarta-feira, 23 de novembro de 2011

o vozerio social e a alma brasileira de bondade

1.E o vozerio se levantou nas redes sociais sobre a recente doença diagnosticada do ex- presidente Lula que encontra-se em tratamento quimioterápico no Hospital Sírio Libanês em São Paulo,Brasil.

2. Desnecessário seria dizer que não pretendo comentar a celeuma em torno desta notícia triste para o Brasil. Trata-se de um dignitário político que imprimiu rumos sociais e humanitários da maior importância nesta última década e possuidor de dois mandatos, que o povo lhe conferiu.

3. O Brasil, colonizado pelos portugueses traz em seu bojo muita bondade, companheirismo e calor humano a molde da "última flor do Lácio", conforme citação de Olavo Bilac.Evangelizado por Nóbrega e Anchieta, comandado nas suas origens pelo quilate de Mem de Sá. E de lá para cá houveram tantos e tantos que honraram esta terra, outros nem tanto.

4. E num desfilar de mais de 500 anos,vivemos sob o jargão de colônia, monarquia, república velha, nova, militarismo e abertura, tarantantãm...pisaram neste solo, dividiram anseios e sonhos muitas autoridades, muitos poetas, juristas, santos e carrascos.Entre outros: Pedro I, Pedro II, Deodoro, Floriano,Artur Bernardes, Café Filho, Getúlio Vargas,Juscelino, Tancredo, Collor, Henrique Cardoso,Luis Inácio e atualmente a primeira presidenta: Dilma Roussef.


> Salientando a bondade deste gesto, quando os brasileiros na voz soberana das urnas legitimou  a primeira mulher a galgar o topo da presidência, a modernidade da presença intuitiva do sexo feminino na condução dos destinos da nação continente, abrindo um nicho de oportunidades iguais.

5. O Brasil, não há como negar, nasceu à sombra da cruz de Cristo, venera sua padroeira e mãe Aparecida com carinho e devoção, tem tradições católicas arraigadas na alma, no sangue e crença forte de seu povo, tem reservas de generosidade e heroísmo, traz em sua dimensão continental sonhos latentes.Tem a honra de venerar no altar Frei Galvão e Madre Paulina.

6. Houveram erros e acertos, estupidezes crassas que seria longo enumerá-los nos seus pormenores e nos dias que correm o nosso mar de anil é balançado por corrupção na política, falta de  leis tributárias, violências e muitos vagalhões.Por outro lado a nação carrega a esperança de dias melhores para sua prole.

7.E tanto quanto pode o ex- presidente, hoje atravessando a sua via-crucis se bateu por uma situação social mais justa e de menos desigualdades sociais gritantes. E conseguiu em grande parte seu intento. Isto ninguém poderá negar, mesmo que não concorde com sua posição política.

8. Bom, leitor assíduo as minhas assertivas, agradeço seu olhar de benevolência e queria dizer que este mesmo Brasil autêntico está solidário e reza à Virgem Maria, a jaculatória da ladainha lauretana a favor do pleno restabelecimento do Lula: Nossa Senhora, saúde dos enfermos rogai junto a seu filho Jesus, o médico dos médicos, por Luís Inácio Lula da Silva.

9. Nesta clave solidária prossigo estas observações, e vejo quanto é finita a nossa existência, e mesmo sendo autoridade a adversidade a todos iguala, daí o motivo do calor humano irrestrito, apoio e  prece nesta hora difícil para o caro Luis Inácio Lula da Silva,lider sindical, presidente e cidadão brasileiro da mais alta competência política e diplomática.


>>> Barack Obama e Bento XVI se adiantaram e prestaram ao ex- presidente seus votos de vida longa. Este blog na parte mínima que lhe compete afia suas rimas ecoando o mundo bom das certezas de Deus  ao grande brasileiro Luís Inácio Lula da Silva.E que possa estar junto conosco para os grandes desafios de um futuro próximo.

10.Vejo quanto ele é querido aqui e em outras partes do mundo, dado o volume de manifestações recebidas augurando-lhe pleno restabelecimento que as críticas advindo de uma pequena minoria fez foi aumentar sua popularidade.

11. Lula fez boas coisas para o povo brasileiro, criou condições e elevou muita gente ao status de dignidade. E a situação não está melhor porque muitos na política estão viciados na corrupção, nepotismo, assistencialismo ( o último está levando a Grécia à bancarrota), muitos legislam   em causa própria ou partidária, esquecem dos objetivos patrióticos  da  Res Pública.Isto daria capítulos e capítulos à parte e fugiria do escopo da presente postagem.

12.Mesmo discorde com sua posição partidária, reconheço seu valor como líder genial e carismático, ex chefe do estado brasileiro, que soube falar a língua de seu povo e atravessou dois mandatos e ainda de quebra conseguiu eleger sua sucessora Dilma Roussef.


13. Por isso é de bom tom, é de espírito cristão e patriótico torcer para sua melhora e cura definitiva e que Lula possa voltar à sua azáfama política em plena forma e tão a seu gosto popular.2012 será um ano atípico para o panorama global, e o Brasil inserido nesta realidade apocalíptica deverá estar à altura dos balanços inevitáveis que a natureza das coisas materiais e espirituais reserva ao planeta.


14. Vamos reconhecer sua influência inquestionável lá fora,e aqui dentro de nossas fronteiras pátrias;lamentando com indignação as vozes maldosas e despropositadas sobre sua enfermidade que não partiram  dos brasileiros sérios e preocupados com os rumos da nave Brasil.- Estas  caçoadas de mau gosto não ofuscaram seu valor Sr. Presidente e nem tão pouco refletiram o pensar de quase duzentos milhões de brasileiros.


Boa Sorte Presidente Lula,
Esperamos em Deus, atravessar consigo muitas e muitas cachoeiras na Terra Brasilis.
abraços,


Helder Tadeu Chaia Alvim   
Poeta Minimalista



2 comentários:

Canjerana Alvim disse...

Amigos,
Segue este texto para conhecimento geral
abs
Helder Poeta

Anônimo disse...

valeu pela lembrança

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...