sexta-feira, 8 de julho de 2011

A sabedoria segundo Jó

> "... Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal."

>> Um dos nomes mais dramáticos da sagrada escritura foi sem duvida o do patriarca Jó que viveu na terra de Uz, atualmente Iraque, por volta do ano 1791 A.C. Possuia muitas riquezas, características peculiares aos patriarcas. O inimigo pediu permissão a Deus e aos poucos retirou dele tudo o que tinha, incluindo haveres, filhos e família. Literalmente ele ficou vivendo em cima de um monte e mesmo assim não blasfemou e aceitou toda a provação. Posteriormente Deus devolveu tudo em triplo a ele.

>>> Vou me ater ao seu lado poético, um dos mais talentosos poetas espirituais da bíblia. E certamente os reveses da fortuna plasmaram em sua alma estas belezas que vamos apresentar abaixo.Créditos: A Bíblia Sagrada 118ª edição - Editora Ave-Maria, Edição Claretiana -1998 - pág 639.versículos 1 ao 28. A numeração segue o padrão do blog.

1." Há lugares de onde  se tira a prata, lugares onde o ouro é apurado;o ferro é extraido do solo,o cobre é extraido de uma pedra fundida.Foi posto um fim às trevas, escavaram as últimas profundidades da rocha obscura e sombria.

2.Longe dos lugares habitados (o mineiro) abre galerias que são ignoradas pelos pés dos transeuntes; suspenso, vacila longe dos humanos. A terra que produz o pão, é sacudida em suas entranhas como se fosse pelo fogo.

3.As rochas encerram a safira, assim como o pó do ouro. A águia não conhece a vereda, o olho do abutre não a viu; os altivos animais não a pisaram, o leão não passou por ela.

4. O homem põe a mão no silex, derruba as montanhas pela base;fura galerias nos rochedos, o olho pode ver nelas todos os tesouros.Explora as nascentes dos rios, e põe a descoberto o que estava escondido.

5. Mas, a sabedoria, de onde sai ela? Onde está o jazigo da inteligência? O homem ignora o caminho dela, ninguém a encontra na terra dos vivos. O abismo diz:"Ela não está em mim."Não está comigo, diz o mar." Não pode ser adquirida com ouro maciço, não pode ser comprada a peso de prata.

6. Não pode ser posta em balança com o ouro de Ofir; com o ônix precioso ou a safira. Não pode ser comparada nem ao ouro nem ao vidro, ninguém a troca por vaso de ouro fino.

7. Quanto ao coral e ao cristal, nem se fala, a sabedoria vale mais que as pérolas. Não pode ser igualada ao topazio da Etiópia, não pode ser equiparada ao mais puro ouro.

8. De onde vem,pois, a sabedoria? Onde está o jazigo da inteligência? Um véu a oculta de todos os viventes, até das aves do céu ela se esconde. Dizem o inferno e a morte:"Apenas ouvimos falar dela."

9. Deus conhece o caminho para encontrá-la, é ele quem sabe o seu lugar, Porque ele vê até os confins da terra, e enxerga tudo o que há debaixo do céu.

10. Quando ele se ocupava em pesar os ventos, e em regular a medida das águas, quando fixava as leis da chuva, e traçava uma rota aos relâmpagos.

11. Então a viu e a descreveu, penetrou-a e escrutou-a. Depois disse ao homem:" O temor ao Senhor, eis a sabedoria; fugir do mal, eis a inteligência." ( Livro de Jó, capítulo 28 versículos: 1 ao 28).

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...