quarta-feira, 6 de julho de 2011

O mundo ideal

o mundo ideal
1. O Rei David, do alto de sua autorizada missão de patriarca exemplifica de maneira clara o ideal do mundo bom segundo os desígnios do Deus de Israel, o povo escolhido. Vou citar na íntegra o Salmo 18 da Sagrada Escritura."A palavra Salmos  (psalmus)  é  a  tradução  do  termo hebraíco que quer dizer louvores."
 "... a literatura da antiguidade, o carácter religioso  dos salmos salienta-se por sua incomparável profundidade.Todas as cordas do sentimento religioso são neles dedilhadas." Conf. Introdução- Antigo Testamento Edição Claretiana 1998 pág. 31.Edição Pastoral Catequética -Editora Ave-Maria, salmo extraido da pág 669)

2. "Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. O dia ao outro transmite esta mensagem, e uma noite à outra a repete.Não é uma língua,nem são palavras, cujo sentido não se percebam, porque toda a terra se espalha seu ruído, e até os confins do mundo sua voz.

3. Aí armou Deus para o sol uma tenda.E este, qual espôso que saí do seu tálamo exulta como um gigante, a percorrer o seu caminho. Sai de um extremo do céu, e no outro termina o seu curso;nada se furta ao seu calor.

4. A lei do Senhor é perfeita,reconforta a alma;a ordem do Senhor é segura,instruí o simples. Os preceitos do Senhor são retos, deleitam o coração; o mandamentodo Senhor é luminoso, esclarece os olhos.

5. O temor ao Senhor é puro, subsiste eternamente;os juízos do Senhor são verdadeiros, todos igualmente justos.Mais desejáveis que o ouro, que uma barra de ouro fino. Mais doces que o mel,que o puro mel dos favos.

6.Ainda que vosso servo neles atente,guardando-os com todo o cuidado, quem pode, entretanto, ver as próprias faltas? Purificai-me das que são ocultas. Preservai, também,vosso servo do orgulho;não domine ele sobre mim, então serei íntegro e limpo de falta grave.

7.Aceitai as palavras de meus lábios e os pensamentos de meu coração, na vossa presença,Senhor, minha rocha e meu redentor."

8. Mediante o que foi exposto, vejo quão pequeno é o meu trabalho, quão longe estou da fonte da sabedoria, quão pálida se torna qualquer dizer que não tenha uma liga forte no Deus de Israel, o único e verdadeiro Deus.

9. A poesia pura e destilada flui das páginas sagradas aos borbotões e me convence cada vez mais que Deus, além de ser Deus e Senhor da vida e da morte é também o grande poeta dos versos perdidos que a humanidade precisa achar com urgência para assim voltar aos trilhos abandonados e restaurar tudo o que fora anteriormente estraçalhado. E das pedras não lapidadas pelo homem  poderão surgir outros filhos de Abraão.

Helder Tadeu Chaia Alvim


Nenhum comentário:

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...