segunda-feira, 30 de maio de 2011

Terceiro round e a prospecção climática

Terceiro round e a prospecção climática

1.Caminhando pelas ruas da cidade de São Paulo - pode ser num sábado qualquer - você constatará a desolação: orelhões públicos em petição de miséria, sem funcionar na maioria das vezes, não encontramos lixeiras suficientes, banheiros públicos, artigo de luxo, se se deparar com algum...

2.Fora o vandalismo notório e público... no geral, as pessoas não tem o hábito de direcionar lixo para o lixo, apressadas esquecem-se da cortesia, p. ex. quando vão tomar a condução, os elevadores, o próprio espaço das calçadas é muitas vezes disputado palmo a palmo, no trânsito a coisa enlouquece os ânimos,  mortes poderiam ser evitadas se a calma permeasse os aparentes conflitos e as colisões costumeiras. 

3. A Porto Seguro, Empresa benemérita e que atua no ramo de seguros, há muito vem veiculando e agindo de fato para alertar os motoristas sobre o transito gentil, bem como tem um programa de reciclagem fabuloso.

4.Vemos uma quantidade de lixo espalhado ao longo do trajeto, bitucas de cigarro, papéis, plásticos, latinhas de alumínio, etc... Quando chove no planalto, o lixo entope as bocas de lobo contribuindo para as enchentes, apesar do esforço inaudito dos garis, sempre correndo, sempre solícitos, sempre trabalhando  dia, noite, madrugadas.

5.Reciclar é destinar ao reaproveitamento uma série de itens, papéis, vidros, alumínio, são uma pequena mostra do que poderia ser feito em proporções ainda maiores. Tem comunidade estruturada aí, gente,  que tira seu sustento
neste mister altamente digno que tornou-se uma fonte de renda e mais contribui em grande parte para a despoluição da metrópole, a capital financeira do país - que segundo o IBGE possui uma população de 10.886.518 habitantes. Se cada um fizesse a sua pequena parte, ela estaria bem melhor e com uma qualidade de vida invejável. 

6.Pequenas atitudes anônimas ou não, desapercebidas ou expandidas  no conjunto melhoram a vida útil do planeta e vão propiciar a ele, em última análise, sua vitória completa contra a desagregação ora em curso.

7. A Terra está neste momento no seu 3º round - robin, não vai querer que ela seja nocauteada pelos seus adversários. Me ajuda, hein! Vamos estabelecer desde já uma conexão efetiva com o planeta em que habitamos, sonhamos, realizamos, tiramos o nosso sustento. A hora presente requer de todos uma ação concreta e urgente, sem adaptadores, sem padronização " pinática", sem apelar pelo  contra-senso ao bom senso, pois ela se encontra em sua prospecção climática mais baixa da história.

Feliz Páscoa meus amigos!

Helder Tadeu Chaia Alvim 


Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...