terça-feira, 26 de abril de 2011

Arremessos anímicos

    Pessoa das "fingições"
    Cecília das verdades empíricas
    Cora das coragens femininas
    Laura Alvim das determinações
    Guimarães Rosa das sublimações infindas
    Drummond do vasto mundo bom

                          E outros, tantos e tantras,
                          Quanta gente cismando, agalopando
                          com ou sem medida, de larga  ou rédea curta,
                          nas dimensões imaginárias, sem arremedar a vida,
                          mas na lira rica de distâncias queridas

Se eles se encontrassem,
estes seres poetas de levezas e imponderáveis,
abduzidos por visôes anímicas,
diriam coisas das quais outros não entenderiam

                                  Ao entoarem suas vozes, mantras, contornadas de expressões
                                  sentirìamos suas inspirações,
                                  que povoariam nossas mentes, irmanadas
                                  e nos poriam em contemplação um tempão
                                  dado a fôrça e o vigor emanados

Destes,  que sabiam criar versos
de tempos diversos, controversos
marcados no compasso de eternos arremessos.
cismados, agalopados, com ou sem anapestos ou peônio de quarta
mas na farta e vasta idéia de vates maiores.

Helder Tadeu Chaia Alvim

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Realengo em Sobressaltos...


1.Realengo é um simpático bairro carioca com gente sorridente, afeita ao trabalho e a poesia do seu nome. De clima quente ainda preserva a Mata Atlântica em algum ponto de seus kms quadrados.Remonta a era colonial sua origem e mereceu de Gilberto Gil a música com o refrão popular: "Aquele Abraço" Sou entusiasta do Rio de Janeiro, fiquei afeiçoado aos cariocas, de convívio leve, extrovertidos, pacatos, inteligentes e de bem com a vida. Quando trabalhava na rua do Carmo e atravessava todos os dias as barcas para Niterói, naquele balanço contemplava extático as belezas naturais e os imponderàveis da baia de Guanabara, até hoje não entendo direito porque "o poeta Levi Straus detestou a baia de Guanabara."

2. A cidade maravilhosa  sempre encantou o mundo, apesar de  seus  problemas  metropolitanos  graves  vai continuar na sanha bendita de embelezar os olhos de todos seus filhos que lá moram ,os ausentes, ou simplesmente os que passam por lá no giro turístico.

3. A  surprêsa   triste  veio   ontem  trazendo  em  seu  bojo  a  notícia  horrível  do   holocausto  na   Escola Municipal Tasso da Silveira no bairro do Realengo quando as 8.30 hs um ex-aluno invadiu o local a pretexto de ministrar uma palestra ou retirar o seu histórico escolar e quando abordado iniciou o massacre contra mais de uma dezena de alunos indefesos que sonhavam e se preparavam nas salas de aula  para um futuro melhor, uma condição de vida galgada nos conhecimentos para depois seguirem seu destino no âmbito de suas aspírações.


4. O acontecimento funesto interrompeu o sonho deles e abriu uma ferida quase incurável e pânico nas crianças feridas e em perigo de vida, em todos que presenciaram o explodir da violência gratuíta, nos pais desesperados e nos professores atônitos.
5. O Brasil caiu boquiaberto, o fato ganhou os noticiários internacionais, ante a sanha maldita, parece premeditada, perpretada com truculência horrível contra estes simpáticos jovenzitos, pegos de surprêsas e acantoados para a morte inesperada. Foram alvos de uma mão fortemente armada e bem municionada deste execrável novo herodes.

6.  Nada justifica, nada perdoa este demente,nada que possa dizer irá aliviar a chaga aberta no coração dos pais,professores, alunos do colégio Tasso da Silveira, palco desta barbaridade.Nada vai devolver suas vidas ceifadas de uma maneira brutal e hedionda. 

> Wellington Meneses de Oliveira, sai de sua bolha no dia 7/04 deliberado a matar. Um internauta compulsivo, alheou-se da realidade e foi construindo seu mundo à parte.Frio, calculista para o mal levou a cabo sua intenção, isolado em sua idéias deletérias, não soube trabalhar com o mundo visìvel . Intentou e consumou um ato vil, próprio dos covardes, mediu fôrças com 12 estudantes que tangiam suas canetas no papel e lutavam com os números e a gramática na lousa escolar.  Ganhou as manchetes e a execração geral.

>> Heróis são os professôres que não medem esforços no saber, que se dedicam a ensinar, a formar os jovens para os grandes desafios da vida, heróis são os pais que trabalham de sol a sol, de chuva a chuva para sustentar sua prole, dispensando-lhes carinho e proteção nos moldes da familia tradicional brasileira.
>>> Agora, um indivíduo que se serve da fôrça bruta ou psicologica para qualquer fim deletério, ainda mais este atual, anátema seja sempre.

 7.Prezado amigo, ao aceder este blog, faça comigo um minuto de silêncio em memòria  dos  jovens martirizados,dobre sua alma em solidariedade  às famílias enlutadas e que elas encontrem fôrças necessárias para aguentar o tranco que destruiu num fatídico minuto seus rebentos e as promessas de uma vida feliz junto aos seus filhos amados.

8. Se a prontidão do sargento PM Màrcio Alexandre Alves não fôsse rápida o desastre de vidas teria sido maior. Grande é a dor também de todos os brasileiros neste momento. As averiguações serão feitas pela polícia técnica e ainda é cedo para saber se a atitude insana e perversa do infeliz facínora foi motivada por extremismo, intolerância, fanatismo ou por desequilíbrio mental.

9. É hora da sociedade brasileira repensar suas atitudes e rumos, de abrir seu coração para Deus e pedir as luzes do Espírito Santo Paráclito e tomar providências para que acontecimentos desta monta não se repitam mais. É hora de ummovimento sed contra ou seja devolver ao mal uma resposta firme,fazendo o bem sem limites.

10.  É de alma partida e acabrunhada que anoto hoje , um dia depois do atentado que vitimou 10 meninas, 2 meninos e feriu 20 na Escola Tasso da Silveira no bairo do Realengo-RJ. A comoção social sacudiu o Rio de Janeiro mais forte que um terremoto, mais horrendo que um vulcão em atividade de erupção. O Cristo Redentor está de luto, as famílias, os professores e todos os brasileiros. Uma grito lancinante de indignação saiu do peito  de todos. Meu Deus! Não ! Mil vezes nao! Que desolação! que horror!tingiu estes pequeninos e subiu ao céu azul da cidade maravilhosa misturando  choros, lamentos, e sangue inocente. 

11.Proponho-me a ausentar-me desta página por uns dias para equilibrar o pensamento e rezar pelas almas destes alunos da Escola Tasso da Silveira que tão jovens partiram e vão deixar saudades a seus pais, professores e colegas de classe. Em união com todos e na vigilia de orações e homenagens realizadas em frente ao seu colégio presto a minha solidariedade máxima neste momento de dor.

  12. Não sei mais o que dizer... a não ser: - Senhor, salvai-nos porque perecemos a cada minuto, morremos vítimas do acaso ou da premeditação do mal, padecemos com estas balas mortíferas, choramos juntos o choro da compunção, abraçamos os entes queridos , tentamos unidos encontrar a explicação??? Interrogamos sim ao silêncio em preces pesarosas e recebemos um não como resposta!!! Lágrimas já não temos, apoiados na fé imploramos o conforto, confortamos com olhar distante, olhamos os lares desfeitos consternados e despedaçados e nos amordaçamos inconformados.

@ E junto ao túmulo de cada estudante vemos surgir a promessa de lutar ao máximo e esforçar para que a maldade não prevaleça em terras brasileiras e um não categórico contra  toda violência, fanatismo, intolerância e extrtemismos emerge com resolução reinvidicando das leis vigentes no pais a pena da aplicação em toda a sua extensão, conscientes de que nada escapa aos tribunais inafiançaveis de Deus,legislador do mundo que criou.

 13. Ao Cristo Redentor, à Virgem Santa, a São Sebastião, Santo Guerreiro elevamos um canto derradeiro, marelhado de sangue inocente... e em forma de súplica insistente: olhai para o Rio de Janeiro, para Realengo, oh! São Clemente, que ele encontre o elo perdido e retome a esperança interrompida do mundo bom como queria Drumond.

 14. Que os Cariocas aparelhem novamente suas vidas despedaçadas, livres das peias e grilhões maliciosos, da violências e outras doenças. Que privem com o bem, a harmonia, a paz e a concórdia social, ideais perenes, longe das mentiras e do relativismo.

  15.Que seu destino de sol pleno projete raios amenos doravante sobre a população da simpática e sobressaltada Realengo.

 16. Que hoje geme em lágrimas, lutos  e dores, perplexa em seus pavores, esmaecida em sua côres, atingida pelo algoz, repudia inconforme o ato atroz.
 17. E revela sua luta, que irá vencer as mil faces do mal, recompondo a vida, restaurando a moldura, delineando os contornos do Bem, esperando de Cristo Redentor em proporção ao desastre o Milagre da Sublimação.

- As rosas que o vento do destino varreu tão impiedosamente continuarão a ser sempre rosas cores de rosas, rosas flôres, rosas amôres e desabrocharam nos jardins sublimes da presença de  Deus, dos anjos e santos. O bem sempre vence a sombra do mal...

Helder Tadeu Chaia Alvim

terça-feira, 5 de abril de 2011

Na Era das Nuvens Imprevisíveis...

1. E o vento não para de soprar  mensagens de sofreguidão. E são muitas que nem sei por onde começar... O panorama mundial traz nuvens imprevisíveis que fogem até da concepção do observador atento por mais arguta que seja.É impossível prever com acertada precisão seu desenrrolar louco. Do pouco que sabemos, vemos que elas se transformam a cada momento, brincam de balé com os seres humanos, bamboleiam a gosto, disputam corridas, invadem pistas, despitam-se em malabarismos sombrios, e no picadeiro demonstram o que não são, e não explicam sua conjuração e porque aqui estão. Parecem se deliciar com esta marafunda de acontecimentos atuais. O foco saiu do Egito e foi para a Líbia.Amanhã irá para outro canto... Vá compreender a fundo, se em um segundo tudo passa e a ventania desemboca em outra praça... Costa do Marfim ou Kuwait talvez.Os noticiários já anteveem mais encrencas no ar.

2. Na história bíblica a partir da torre de Babel a confusão espalhou-se deliberadamente.Na era antiga  povos foram engulindo outros e a supremacia pulou várias vezas de mão. O império romano, o mais forte de todos, sobreviveu centenas de anos sob o comando dos Cézares implacáveis, solícitos. Conseguiram subjugar vários povos, menos a inteligência  e a filosofia  grega. No entanto o ocaso veio e os bárbaros convertidos ensairam uma outra civilização a partir da dinastia Carolingea. Nasceu a idade média com suas tôrres,cruzadas, catedrais e castelos, quando no dizer do Papa Leão XIII: "... a filosofia dos evangelhos governava os estados..."

3.  Séculos de glórias, estabilidades, farturas e feitos gloriosos, que não se pode negar, época de Cid, o campeador,Carlos Magno.E a Idade da Luz foi ofuscada pela saudade dos valores pagãos.A Renascença surgiu e encantou corações distantes da cruz de Cristo e voltados para as honras do século, do romance e da figura da bela dama, objeto dos anseios dourados dos cavaleiros.

4. E os ventos foram soprando novamente, caçoando dos homens e inventaram as navegações, a expansão ficou a cargo de Portugal e Espanha, senhores dos mares de então.A pretexto ou não de espalhar a Fé Católica, arregimentaram homens e conquistaram o mundo desconhecido. A era das conquistas ultramarinas teve seu apogeu com d. Sebastião,d.Henrique,o navegador,Afonso de Albuquerque entre outras figuras de bravura inquestionável. Hoje a Europa, saudosista de seu passado abre mão de sua supremacia a favor da democracia americana.

Pergunta> ? - Quando o mundo vai se tornar mais ajuizado, vai chegar pelo diálogo ao consenso e à convivência pacífica dos povos? - Não sei!


5. Atropelando as datas de propósito para encurtar a prosa, tivemos no século passado bem encostado em nós, a guerra fria, a corrida armamentista, os conflitos étnicos da Bósnia e Herzegovina e uma montoeira de fatos novos, hoje aparentemente distantes da mídia e com cara de ultrapassados.  No século adentrante vemos a China dos Mandarins despontando no cenário como potência comercial e agigantada,de braços trabalhadores invadindo literalmente os bazares nossos na era da micro eletrônica> chips, hps e iPADS afins.

6. Agora mesmo quando posto este comentáro, e não se dá conta de abranger a realidade factível ou abstrata, acompanhamos a situação do Oriente Médio com interesse e preocupação. Pelo que eu saiba, as várias divisões estão levando as suas revoluções intestinas graves a consequências imprevisíveis e este efeito cascata lá mais longe vai acabar afetando o mundo todo se o bom senso e o consenso não intermediarem as tratativas de paz em curso.

>> - Mas o mundo para expressar o que dele definiu Campoamor: "... nada é verdade, nem mentira, tudo é de acordo com a cor, do vidro pelo qual se mira."


7. Os povos não se entenderam ao longo da história e não é agora que vai ser diferente.Neste panorama varrido por nuvens sombrias, a humanidade está de cabelo em pé. Já se foi o tempo holiwoodiano da beleza fabricada nos estudios, cabelos esvoaçantes das mulheres endeusadas e dos galãs com pinta de eternamente jovens. Estamos é mais com cara de cahorro que caiu da mudança, por mais prósperos e interligados a era altamente tecnologica da quântica dos nióbios. A obnubilação vai do geral ao particular. Não há  indução, dedução ou abdução capazes de barrrar o impacto deletério que se prenuncia  no ar...

>>> E os globais direitos dos humanos tão em voga hoje em dia? Só que muitas vezes visto pelas lentes de vistas grossas...

8. E o Brasilzão como se comportará face aos grandes desafios mundiais? A balança está pesando para o lado certo ou errado? Há quem diga que estes conceitos são relativos na fase do mundo que relativiza tudo, valores, moral e comportamento. Não existe uma verdade absoluta que não seja passivel de mutação, querem eles. Temos pela frente uma salada mista e não sou eu, simples poeta que vai dar a colherada fatal. Estamos nos perdendo, abocanhando acréscimos em prejuízo do principal.

9.  Nos tempos bíblicos os patriarcas viviam longevamente e sobre seus reinos pairavam ora as bençãos, ora as maldições do Deus de Israel. Erros ou acertos de seus governantes projetavam prosperidades, abundâncias de grãos, rebanhos e prole numerosa ou calamidades, fome, pragas, cativeiro na Babilônia,Egito e uma infinidade de fatos que a história reconhece e traz como verídicos.

10. Século XXI, era pós moderna, mudança de rumos, andanças da humanidade nas enseadas frias, catastrofes clímaticas, perigo atômico, desentendimentos globais afloram na pele sensível e sofrida deste mundo sem razão, o teto não é mais seguro, a violência pulou os muros do aceitável, carestias e tudo o mais.

E o enlutamento da educação e de todos os brasileiros pela insana atitude de um atirador que invadiu hoje uma escola em Realengo (RJ) e vitimou mais de uma dezena de indefesos alunos.

11. O paralelo se põe naturalmente, o poder muda de mãos num piscar de olhos,os regimes políticos tergirversam ébrios de conquistas infundadas, alheios a premente necessidade de seus cidadãos, primeiro, segundo,terceiro mundo não escapam da saraivada açoitante de fatores imprevistos que solapam a sua vontade soberana.

12. A razão, nunca o Deus verdadeiro e único esteve tão distante dos corações ambiciosos dos homens, qualquer que seja sua condição social. Os vários ismos não conseguiram dar o sentido da vida pois ele esteve sempre presente nas intenções certas do Ser Supremo que um dia todos os homens vão conhecer pela ótica da bondade ou pela visão inerrável de sua justiça.

13. Então de sopro em sopro, o mundo anoitece de um jeito e amanhece de outro. A brisa tão aguardada da paz perene se distancia e sobre as frontes atônitas e confusas da humanidade paira  uma atmosfera densa de motivos maiores e num relance sinistro vemos aglomerar mais e mais incertezas no ar.

14. O Brasil que tem um controle digital  invejável poderia estar mais atento à questão polêmica envolvendo a construção da usina hidreletrica de Belo Monte. Há necessidade sim da geração de dos 11.000 megawats dado a grande demanda do setor, pois serão beneficiados em torno de 30 milhões de brasileiros. Agora o parecer da OEA distoa de nossa politica interna que regula tecnicamente e ambientalmente estas obras. A comunidade indígena tem os seus direitos e devem ser respeitados.Não há impasse apenas falação desnecessária vinda de fora e alheia a nossa realidade nacional. Tem gente capacitada com larga experiência no setor plugada no meio ambiente, etc. etc.etc. e ponto quase final!!!

15. Queria escrever coisas amenas de somenos importância. Também pretendia que esta caneta ensemismasse o bem estar social, averiguasse a beleza e o imponderavel da vida vivida segundo  a lei natural e divina, os vôos da alma plena de graça e leveza. No entanto meu caminho é outro bem distante por enquanto destas plagas abençoadas. Oh! Senhor Deus, impotente somos, até quando vamos suportar tamanhas descrenças. Que venha seu reino de grandeza e misericordia e com o Grande Pescador ousamos pedir: Saivai-nos porque perecemos a cada minuto.

16. - Mas poeta da infelicidade, eu não sabia que estaria a serviço desta causa esquecida. Para que tantos arrodeios  se  a  ciência  explica  as mutações irreversíveis desta vida. Causou então efetivou a situação atual. - Agradeço a lembrança e digo respeitando seu ponto de vista e sem conflito vejo que o livre e propalado arbítrio está pesando a balança da matéria efêmera contra a alma plena. Não é de hoje que o movimento contrário vem agitando no sentido de esvaziar nosso destino espiritual, daí a insistência na tese divina que sublima nossas ações,amigo consulente a quem eu prezo de verdade.

17. Daí a necessidade premente de recorrer ao autor da criação solicitando sua interferência sábia e imutável, justa e misericordiosa para solucionar as equações que a mente humana brilhante não consegue pela sua aptidão finita. Aliás se finito somos, a historia comprova, a prioridade máxima no momento se torna reconhecer a presença de um ser infinito chamado Deus que nos rodeia com sua sabedoria eterna e que realmente possa soprar novas e perenes brisas sobre a cabeça inquieta da humanidade devolvendo-lhe a paz, a sabedoria que emanam de sua onisciência.

Helder Tadeu Chaia Alvim

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...