quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Na era do Mira de 10 petaflops

                                        na era do mira de 10 petaflops

1. Realmente é de abismar... a reportagem que o excelente Diário do Comercio estampa na seção 12-Logo de 11/02/2011. A matéria bombastica sobre o Argonne National Laboratory - que a IBM projetou um mega computador "capaz de fazer 10 quatrilhões de cálculos por segundo.Impressionante o avanço da tecnologia que a cada dia se aperfeiçoa mais e mais e descobre outras fórmulas, manuseia os elementos com perfeição e oferece à humanidade invenções extraordinárias.

2.Continua a matéria "...No Argonne, o Mira será usado para avançar em pesquisas que vão desde o design de baterias de carros elétricos até alterações globais e a evolução do universo." Este computador vai superar em potência ao Tianhe-1A do Centro Nacional de Supercomputadores de Tianjin, na China, atual o mais potente.

3. Vamos aguardar seu desempenho em prol da humanidade e sua alta relevância no estudo climático,a meu ver o ponto de confluência das preocupações globais.O poeta vive de rimas adequadas e não pretere os avanços da tecnologia e fia que ela pode  ainda mudar os rumos tenebrosos do planeta, por isso saúda o Mira de 10 petaflops.

4. No entanto, continua o convite de abismar a alma de valores, fortalecer os vínculos da família, menos telenovelas, mais conversas amenas, menos ego, mais o nós empírico que realiza para o bem da humanidade. Idealizar não faz mal a sô ninguém, traz esperança, afasta pessimismos, e dá ao povo a verdadeira face da solidariedade e calor humano.

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...