terça-feira, 19 de outubro de 2010

As Projeções da Bio Versa

as projeções da bio versa
1. Nao vou cansar de dizer que o fomento do poeta são as rimas de onde derivam suas inspirações, comecei a escrever jovem ainda e hoje na idade madura persisto na caminhada e confesso que elas pairam generosas acima da cabeça mortal deste poeta minimo, as ideias aparecem num simples andar despreocupado, em uma noite calma, nas madrugadas insolentes, no dia subsequente.

2. As vezes me assombram insones, me impulsionam na sina de cantador, me direcionam para o tudo e o nada, tambem procrastinam as ações humanas, selecionam o pensamento, a crise latente na mente humana, que mais! Projetam na frieza as iníquas distorções, as calmarias, os maremotos nas enseadas perdidas, materializam abstrações. Ao apoiar seu pé no chão não levita e sim chora toda vez que surge um mal consumindo seus irmãos, vitimando-os sem perdão, como é o caso da bactéria Klebsiella- a dita infeliz KPC.

3. Tudo isto me faz refletir um tempão, absorve minhas energias me levando a explicitar neste blog, concordâncias, discordâncias, aplausos efusivos, descontentamentos alusivos, entristecimento compulsivo. Cônscio ao extremo da finitude, da fugacidade da vida, me faz caminhar garimpando palavras para direciona-las ao ponto nevralgico de questões delicadas, mesmo não fazendo o uso da anestesia, vou medindo o discurso, pois a situação atual requer do leitor a plena interação de sua opinião comigo.

4. Amigo, que lê o que digo, que tal dar uma chance ao mundo bom, ele necessita de sua clareza e antenação redobrada, não espere deste belo gesto, louro e fama, afague a chama e o fogo divino vai se encarregar do resto. Converse com ele, faça suas as esperanças dele e deixe rolar a caneta para valer e na simplicidade deste ato, verá com alegria que as ideias vão surgindo.... e muito depois pode acontecer a transformação, haja vista o longo alcance que os blogs do Google estão projetando, alcançando a marca invejável de milhões espalhados no globo terrestre. Este singelo trabalho, pelas estatísticas atualizadas diariamente, se alegra com acessos constantes em vários países atualmente.

5. Existe sim o poeta desde o inicio do mundo, ou melhor, Quem com maestria cobriu a terra de vegetação exuberante, idealizou os minerais, o reino animal na diversidade impressionante de seu equilibrio, os astros na perfeita simetria de sua evolução, o firmamento na feericidade de sua manhãs e ocasos. Quem criou do nada tudo isto e ofereceu ao homem no paraiso? Este ser existe desde todo o sempre e aprouve a ele incutir na cabeça do poeta seus versos de admiração, sua caneta a serviço da contestação, suas rimas na busca incessante de razões últimas para o ser humano.

6.De poeta para poeta eu não estranharia que dentro de voce exista um, ainda nao exercitado, acanhado mas que a seu tempo vai rugir forte e alto em prol das rimas consoantes com sua inspiração  confessa.Nos tornamos intimos da poesia franca neste blog e na qualidade de parceiro fica o convite insistente para que tente e de uma chance para o lirismo in fieri na sua mente proficua e sedenta de elevação.

7. Esta nossa conversa amena e direta não propõe auto-ajuda, fisiologismo ou mero assistencialismo tão em voga hoje em dia nas esferas politicas. Propoe sim um fazer poetico descompromissado, altamente complexo pois requer talento, esforço, dedicação e preparação devidas.Nao se acanhe, mas projete sentimentos e ganhe sua alma primeiro, equalize a mente no bem, desenferruje as dobradiças do comodismo e concentre-se nos seus sonhos e objetivos, dai verá ,nascerá a poesia pura para deleite dos amantes de tal gênero, depois blog a vontade, material e o que nao falta, tudo pode virar poema, seu espaço esta garantido. Só depende de você pois as ferramentas on line estão a disposição e á mão qualquer hora e sem sair de casa. 

8. E digo mais para calçarr e refutar os céticos de esquina, a interaçao  não é algo novo, a criatividade tem bases em Heráclito e foi se desenvolvendo, amplificando o conhecimento, renovando-se século após século na simplicidade, arte autentica e portento, admiraveis. Percebeu que o mais das vezes somos esquecidos após a morte, mas haverá sempre uma legião de admiradores que vão cultuar o poeta no seu tempo.

9. A postura de poeta requer lisura e bons sentimentos, sua carga expressiva deve agradar aos olhos, aquecer o coração da humanidade, chamando-a para horizontes transcendentais onde habitam as rimas divinas, onde os pássaros fazem sua morada, longe dos abismos de casuismos, perto da essência pura.

10. Nesta procura inveterada de ânimo, intemerata ao extremo da contemplação encontrará a equação final,plena de significados para oferecer ao mundo, máxime hoje em dia tão chamuscado de ideias vãs,conceitos impróprios a sua condição, indignos de sua posição. O que está esperando, ofereça a ele, sequioso das  aguas cristalinas da imortalidade,  a sustentacao de sua alma soberana.

11. É bom lembrar, se me permite um adendo que o relogio roda, o mundo da voltas arriscadas no epicentro de suas evoluções, a ciência avança alavancando descobertas maravilhosas, a politica encolhe o bem estar da maioria, mas a poesia atemporal na sua projeção bio versa escolhe a letra adequada. E neste universo virtual da alta definição da era do Iphone Touch Screen ela a convite das rimas calmamente estabeleceu seu promontorio para observar o movimento peremptorio, aconselhar mediando conflitos e no consenso arbitrar decisões meritorias. Também  ressalto que há vagas remanescentes, pois houve desistentes que foram assumir outras funções práticas alheias ao estatuto forense de suas avaliações.

12. No passado a poesia fez sua trajetoria brilhante, seus poetas frequentaram o pensamento de varias gerações, impulsionaram as artes e as canções, pagaram um alto preço na sociedade, mas fincaram pé na galeria da historia, ganhando a lembrança de monumentos, legaram textos formidaveis, ensairam  a prosa, prosearam em versos ate ao inimaginavel.

13. Quem é este ser chamado poeta, tão discriminado hoje em dia, parece folgar a realidade, dizem nas rodas  das conversas anexadas ao sentir moderno e pragmatico.Posso refutar em uma palavra, pois ser poeta no meu entender e um pouco bem mais que isso. E sentir a realidade, filtrar a maldade deixando prosseguir o bem, desconcertando o mal, propiciando ao mundo fugazes momentos de elevação, beleza e harmonia através de suas rimas leves e soltas.

14. Mais, convivo com poetas, eles nâo pedem para nascer poetas, ja nascem assim irmanados as rimas, solidarios nas lagrimas alheias, aqueles que idealizam nos versos o mundo bom, passivel de realização, aqueles que exercitam a mente, domam as ambições terrenas enfim pleiteiam amar sem condições.Venha para este mundo épico e maravilhoso e ganhe um presente das divas divinas: a felicidade de situação.

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário: