segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nós e os Nossos Nóis.

a corda Brazil!
1.É gente sensata a coisa tá braba e a tendência é piorar. O material humano está falho ou melhor não está correspondendo à sua vocação histórica de amabilidade, cortesia e pureza de intenções. O dito progresso é fato presente e com ele veio a decadência dos costumes e a descrença no sobrenatural. Houve em determinado momento uma dicotomia entre espírito e matéria. No mundo velho enviseirado prevaleceu o ter, a cobiça e a ambição desmedida. E o ser fora há muito relegado a um artigo de 5ª categoria nas prateleiras do sentir moderno.

2. E o Brasil, inserido não quiz ficar para trás na corrida ao consumismo e aos vários ismos. É a moda de tilintar a chave do carro nas rodas de amigos pegou, contar feitos financeiros e olvidar principios primeiro, fazer uma composição de meio termo entre o bem e o mal. Levar a banho maria situações para desafôgo das multidões delirantes... Não estou pesando a mão simplesmente relatando o quinhão que minha geração colheu e passou para frente. Se a gente não puder falar o que será de nós e dos nossos nóis.

3. E para não ficar só na conversa que me propus a tentar desatá-los, tarefa árdua que sózinho nada conseguiria, se para tanto me ajudar o amigo, a nossa união vai fazer a diferença, juntamente com os esforços somados de toda as pessoas de bem da República Democratica do Brasil. O quadro mencionado a seguir é preocupante e triste - não é novidade o que vou falar, apenas troca à miudos o que a mídia escrita, ouvida e televisada já tem noticiado com critério e postura séria. É CHEGADA A HORA DE REVERTER O QUADRO PESSIMISTA E EM SEU LUGAR PENDURAR NAS PAREDES COLOSSAIS DO BRASIL O VERDADEIRO QUADRO DA LISURA E HONESTIDADE QUANDO NO FUTURO NOSSOS FILHOS AO CONTEMPLÁ-LO PODERÃO SE HONRAR DA SUA NACIONALIDADE BRASILEIRA.

4. E o velho Brasil, potência emergente do século XXI, com a marca elevada de mais de160 milhões de aparelhos celulares comercializados - nunca se comunicou tanto- apareceu mencionado no 75º entre os mais corruptos. Não avançou desde 1995, nem sequer um décimo e recebeu na sabatina nota baixa: 3,7,,, e ponto final,. As conclusões deixo-as ao leitor, cansado desta realidade, uma sombra maléfica que nos acompanha e cresce a cada dia numa velocidade  espantosa. Há muito as tênues fibras, costuradas por mãos inescrupulosas destoa da vocação de grandeza que Deus reservou desde os primórdios às terras brasileiras. O que vemos no prosaico é que o venha a nós fez seguidores e ao nosso reino - nadica de nada sobra!!!

5. Embasado pela reportagem da maior importância, séria e bem fundamentada do Diário do Comércio (18/11/2009, pág 6 -Política) fundamento meu parecer: "Brasil o 75º entre os mais corruptos -Índice que abrange 180 países, foi divulgado ontem pela ONG Transparência Internacional."
Infelizmente é fato e não há como negar a matéria estampada.Naturalmente meu coração e de todos os brasileiros deu um nó amargo e engolimos seco. Ficamos chateados e nos sentimos traídos e enganados. Me veio à mente as figuras de Iscariotes, Plutus, Cleopatra, bastiões notórios e diplomados no fazer da propina, impunidade e corrupção. A realidade histórica, não deixa dúvidas que eles representam em sua época, a seu modo,as várias facetas do enleamento da corrupção em último grau. Opinião minha, não espero concordância unânime, mas arrisco a citá-las na concomitância atual. O tempo passa e ter o nome associado a esta instituição maléfica é a pior coisa que possas acontecer a um indivíduo nesta terra e mais tarde nos tribunais indescritíveis de Deus.

6. Nas antípodas gloriosas visitemos o arcanjo Miguel, Moisés, o Legislador do Povo Hebreu, Agostinho, gênio de Cartago, Dr. Ruy Barbosa, brasileiro e advogado peclaro. uma mesa redonda, guardados os devidos respeitos, confabulemos com eles nossos iguais direitos. Eles revidarão que o embate entre o bem e o mal é mais antigo doque se possa equilatar. Miguel no ínicio dos tempos com seu mote universal desafiou Lúcifer, perplexo: Quem é como Deus? Quis Ut Deus? Judas Iscariotes não pestanejou e entregou seu Mestre por 30 moedas. E dele, o Evangelho traz a citação: "Melhor fora qyue não tivesse nascido- Melior est si natus non fuisset."

7. Caio Júlio César, lendário organiza o império romano é assasinado em pleno senado, entre eles estava seu sobrinho e filho adotivo:"Tu quoque, Brutus, filli, mi?" Daí a origem do termo brutalidade. Cleopatra, corrompe todo o imperio augusto dos imponentes e invencíveis Cézares, fazendo uso, não de armas, mas de manobras políticas, artimanhas e enredandos aliados aos seus planos perversos, ela foi a perdiçaõ de um César apaixonado.

8.Moisés, condutor do povo escolhido viu a injustiça e defendeu seu povo da tirania egípcia, passou poucas e boas no deserto durante quarenta ininterruptos anos.É um mistério pois o deserto poderia ser atravessado naquela época em poucos anos, mas devido a dureza de coração dos hebreus eles ficaram caminhando em círculo. Daí a demora de quatro dácadas para fazer a travessia. A missão e vida deste gigante bíblico é marcada por sinais e milagres, recebe de Deus no Monte Sinai a tábua da lei ou decalogo e trava batalhas imensas para o povo eleito trilhar a via correta.

9. Santo Agostinho, padre da Igreja, conhecedor profundo do ser humano, homem à frente de seu tempo, prevê a derrocada do império romano e peita os bárbaros com intrepidez e critério.Deixa delineada a cidade de Deus em contraposição à cidade dos homens.



10. Rui Barbosa, aquele que mereceu em 1850 de D.Pedro II AS PALAVRAS IMORTAIS:
"Nas trevas que cairam sobre o Brasil, a ùnica voz, no fundo da nave, é o talento de Ruy Barbosa." Filho do nosso quintal, a Águia de Aia deixa como legado as palavras que até hoje ressoam impressionantemente atualíssimas: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."



11. Tentei ilustrar um tanto o assunto da corrupção tão antigo quanto a história do mundo e que envolve até legiões de anjos da hierarquia divina. No Brasil ela já está saindo pelo ladrão, empurrando debochada e com descaso o dique da probidade, corre-se o risco dela ruir a qualquer momento. Já se faz tarde e o anoitecer da humanidade se aproxima, carregado de nuvens espessas de preocupações e perigos. Tão presentes são as palavras do mestre da sublimidade, Agostinho de Cartago se a sociedade observar os dez mandamentos da lei de Deus na integra e sem emendas, cessará de imediato todas as influências deletérias da cidade dos homens e brotará das pedras a benfajeza cidade de Deus. Que tal? É uma probabilidade, porque não levá-la em conta?

Helder Tadeu Chaia Alvim





Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...