quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sustentar o que? E a atual conjetura politica na onda fenomenológica do Exmo Sr Jair Messias Bolsonaro o 38º Presidente da Republica Federativa

Sustentar o que?
E a atual conjectura na onda fenomenológica do Exmo. Sr. Jair Messias Bolsonaro eleito o 38º Presidente da Republica Federativa do Brasil

1. Sustentabilidade, não entendo bem o termo tão em voga, são muitas as informações adicionais, fala-se tanto em crescimento econômico, preservação do meio-ambiente, as empresas, governo e instituições envolvidas divulgam suas iniciativas, o que é bom. Fui pesquisar e vi lá:

"Itens importantes para a avaliação são a redução de metais pesados e gases perigosos, utilização de material bio-degradável ou reciclável, separação e incineração de resíduos poluentes, diminuição do consumo de água e de energia tanto no preparo como no uso do equipamento." ( conf.texto do Diário do Comercio, informática em 5/5/2009) sobre as gigantes do celular. Muito atual o tema, pois se insere num dos tópicos da sustentabilidade, o que as empresas estão fazendo, etc...

2. Tudo bem, sem ser estraga prazer, faço um paralelo longe, e não o faço por fazer. No documentário "A caminho de Kandarar" me chamou a atenção no momento que a jornalista volta a seu país para encontrar-se com sua irmã e vê uma cena patética e terrível: Após os bombardeios a que fora alvo o Afeganistão, a condição da população mutilada esperando chuvas de paraquedas, pasmem jogando pernas postiças. Tirem a conclusão!

3. Voltando ao assunto interrompido sabemos que a tecnologia avançada emite gases nocivos à camada de ozônio e acho paliativo preservar se a devastação não para e atinge níveis elevados  pelo uso indiscriminado de cádmo ou naftalina policlorada e outras mais. O próprio esterco do gado emite gases poluentes em  abundância,  né.

4. O Problema está posto, não por mim, mas por todos ou abrimos mão da comunicação, apenas um item da lista, e do progresso acelerado em escala planetária ou não sei aonde vamos chegar, tendo em vista as toneladas de lixo tóxico que advirão por aí?

5. Gente sensata, é mais uma vez chegada a hora de pesar a balança, a eficiência energética é fato consumado, porque tanto avanço, se o mundo está à beira de um colapso existencial, bom seria se os lapsos fossem corrigidos, a política de sustentabilidade fosse voltada para o ser humano, figura central  da criação divina, sustentar sim seus sonhos e anseios de uma sociedade justa e solidária, onde os tratados internacionais a contemplassem por inteiro.

6. De pouco adianta os ditos avanços na preservação do meio-ambiente, se o ser humano está carente de valores que o amparem em suas dores e interrogações. Aondé vamos parar, talvez com robores, enchendo de tecnologia nossa paciência, não há mister de tudo isso, apenas o sorriso de um mundo unido na concórdia, enfocando o que há de melhor, mais importante para o ser humano: a paz ampla sem discórdias mundiais.

7. Afinal pretende-se o que? sustentar o que?
Hegemonias, consumismos ambicionar o prejuízo, ou fazer valer a voz sensata do juízo e equilíbrio? Se você, meu amigo souber, fale comigo, me encontro ansioso para saber seu ponderado veredicto! Dois pesos, duas medidas para minha vã filosofia...


8. Ademais co o atual governo parece que a fusão dos ministérios da Agricultura e Meio ambiente vão virar um só, o que preocupa demais os especialistas no assunto. O ideal seria continuarem distintos pois nesta pouca farinha de grana a Agricultura logicamente mais querer seu pirão primeiro. Pensem nisto!

9. Uma forma democrática de resistência, ah ah ah seria se posicionar   contra a tal fusão do Ministério da Agricultura com o Meio Ambiente. O MMA x MAPA  não são antagônicos pois cada um tem suas diretrizes e responsabilidades.  A meu ver esta fusão seria uma iniciativa um tanto equivocada no governo estreante, pois os países + desenvolvidos já detém os mecanismos de produção com sustentabilidade e a própria causa meritória do meio ambiente, quando aplicada corretamente traz mais grana para o pais do que todos os maquinários pesados do agro negócio, sem falar das inseticidas poluentes e mortíferas que ficam coladas nos grãos que a população vai consumir e consumir, é mole marreco!

> Um capítulo triste é o fogaréu no Pantanal, meu Deus o que é isso, e a flora e fauna brasileiras? Logo lá no centro oeste desenvolvido acontece tali coisa, uma cicatriz atroz, uma comoção de proporções armagedônicas, visse! Olha aí quem entende do assunto: ' Não é fogo natural, é fogo cultural. O pantaneiro tem tradição de colocar fogo no pasto para renovar a paisagem, os indígenas usam o fogo para renovar a roça e pescadores fazem fogueiras na beira do rio e, muitas vezes, esse fogo extrapola
— Neiva Guedes (bióloga)  -  Conf G1 Campinas e Região ) - 

10. Não tenho partido ou entrevista, mas não posso me calar diante desta possibilidade desastrosa desta citada fusão. Reconheço que o Exmo Sr. Jair Messias Bolsonaro é nosso legítimo presidente, que surfou numa onda fenomenológica de primeira, e que conseguiu se eleger com ampla folga de votos, e que guarda consigo boas intenções a respeito da reconstrução da PÁTRIA AMADA, VISSE! 

11. E esta mesma re construção deve passar invariavelmente por uma atenção especial ao Meio Ambiente, condição de sobrevivência na Terra dos Homens Quems às futuras gerações de brasileiros e brasileiras. Senão corre-se o risco de deixar São Jorge à pé! Pois ademais não restará um nadico de nada de ração incipiente... vejamos lá hein!

abraços rimados,
Helder T C Alvim

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...