sábado, 18 de dezembro de 2021

 A grande chance do Natal


1. Em meio as incertezas em curso mais um natal aproxima-se  e perguntamos e daí? O que muda, o que permanece no presente de um futuro tergiverso. Já que o Bóson de Higs evidencia uma escatalogia tremenda no parecer dos cientistas dinamarqueses, é a horta exata de reflexões para além desta vida finita.

2. A meu ver uma intervenção Divina no planeta está na iminência de acontecer a qualquer hora. É muita maldade deliberada, é muito prejuízo espalhado, é muita ambição num só coração, é muita grandeza equivocada.

3. Hoje é o aniversário de São Lázaro, aquele a quem Jesus ressuscitara, aquele a quem Jeshuá amava como irmão, objeto de suas lágrimas. E na Betânia num memorável dia o Mestre chegou, dirigiu-se ao túmulo do amigo Lázaro, recém enterrado e bradou um grito orante que estremeceu a Palestina: 'Lázaro, vem para fora'(Jo 11,43). 'Aquele que ama -diz Santo Agostinho- já pregusta o céu e a glória'. 

4. A providencia que enriqueceu os átomos e neutrinos, arregimentou do nada o espaço sideral, coloriu as manhãs, deu calor ao meio dia, frescor às tardes de melancolia e segredos às noites de magia, sabe o que fez e saberá encaminhar o movimento em sentido favorável e vai mexer no coração empedernido e direcionar as ações para o placet final.

5. O Natal é este acorde salvador, pois dele através do seio puro de uma Virgem veio O Redentor da Humanidade e seu trabalho não terá sido em vão no cômputo dos arcanos. E toda a vez que a humanidade se dá uma chance de alma as coisas melhoram a olhos vistos e toda a natureza sorri...

6. Ah! o verdadeiro Natal existe no interior da alma, e não na luz neonizada' espalhada pelas cidades... Ta parecendo estas iluminações mais com a cara de Sir Thomas Edison, hehehe. Sabem onde encontrar sua seiva benéfica  na liturgia do advento: '... revestido de nossa fragilidade, o anjo do grande conselho, veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação!'

7. E o texto do prefácio sinaliza: '... revestido de sua gloria, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos.'


8. ' ... Aquele dia prometido à antiga fé de nossos pais, dia em que o mal será banido. mudando em risos nossos ais, quando felizes o veremos no firmamento a despontar e a esparzir clarões supremos da terra as trevas dispersar.'

9. ' Filha de reis, ó Virgem pura, sai da modesta posição em ti, embora criatura, de Deus se fez a encarnação.'

10. Gente sensata, o ano que se finda vai deixar para trás uma visão sobressaltada na Pátria Brasil saculejada que fora pela maldita corrupção sistêmica, que viera à tona com a operação Lava a Jato, conduzida com brio e patriotismo pela Policia Federal, Ministério Publico e os clarividentes Juízes conduzidos por Sergio Moro.

11. Um capítulo denso, tenso e vergonhoso da nossa história e 2019 está às portas não menos interrogativo mais com laivos de esperança pela mudança politica em vista.

12. Na verdade o planeta ressente das mudanças climáticas e a que tudo indica a situação vai esquentar deveras, pois sô ninguém quer deixar seu confortável automóvel, seu ar condicionado, sua garrafa pet etc e tal. Quando a gente acordar já estaremos literalmente fritos. Assim alertam os cientistas, plugados na camada de ozônio, no efeito estufa e na situação altamente periculosa, visse! 

13. Resta-nos aquietar o coração para vislumbrar nos umbrais dos horizontes do Ano Novo algo que possa mudar a situação presente para que os 365 dias adiante possam trazer a todos indistintamente + senso critico + bem comum + inspiração empírica + muito mais poesia e leveza, na certeza rimada de amor incondicional a todos vocês que me honraram com sua amizade um grande abraço de gratidão que rima com consideração.


Abraços de união e feliz natal!!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

nauseand's quisefra

 nauseand's quisefra

Sofrônio de Torquato

Cada coisa que hay sucedido na política que a sociedade brasileira fica pasma quando vê que um determinado partido alugou uma mansa às margens do lago Paranoá com direito a decks particulares, e isto e outras mais são um acinte ao povo, pagador de impostos e cumpridor de seus deveres e obrigações. Absurdos e mais absurdos vão se sucedendo ao longo dos dias, semanas, meses e anos a fio. E não é de hoje que os fundos partidários se servem à gastança desenfreada de dinheiro público. Revoltantes tais fazeres enquanto a maioria da nação amarga situações de apertos e dificuldades de toda a ordem. E sem falar das aposentadorias polpudas, e cada ex presidente tem a sua disposição 3 assessores e não sei mais o que? E tudo as expensas do erário nacional. Cambada de gente sem noção é um fato, sem compostura e senso cívico, não é mesmo? E a corrupção dos inferos que solapou muito recurso publico que feitas as contas exatas  daria um pró labore de um salário mínimo para os mais desassistidos da sorte, irmãos e irmãs que amargam hoje um carência medonha de gêneros de primeira necessidade. Enquanto isso os tais presidenciáveis, ávidos de poder, alimam suas palavras para desmerecer seus concorrentes e demonstrar caráter impoluto, pode isto Sofrônio de Torquato? O povo está enojado de muitas pessoas na política, e isto vem acontecendo há tempos. Quase quebraram a Petrobrás com a roubalheira sistêmica. Quiseram suspeitar Juízes, de notório saber jurídico e postura magistral. E hoje se apresentam prés, e será que vão conseguir enrolar mais esta vez o povo intuitivo? Tenho lá minhas dúvidas e povo também! 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Luzia de Siracusa

 Luzia de  Siracusa

1.  Treze de dezembro, um dia espetacular! Porque a razão de tanta euforia? Serão as compras das boas festas? A data usurpada do missal romano a favor das gastanças e canseiras das lojas abarrotadas de gente adquirindo o brinquedo da criançada?

2. Não, definitivamente desde que me conheço por gente, e faz tempo que não rezo nesta cartilha enviesada. Não acho certo aproveitar-se do calendário natalino, das poesias do Deus Menino, pegar carona no transcendental mistério de um Deus encarnado no seio puríssimo de uma Virgem.

3.Maria, a mais santa das criaturas, que com suas prerrogativas mantém sua pureza primeira e oferece ao mundo pagão o divino de suas entranhas. é assunto por demais sublime, e tudo indica que o mundo atual não percebe as finezas deste mistério de grandeza e enlouquece seus atos e enriquece os bolsos da industria e comercio insaciáveis. 

4. Fazer o que? Muita coisa que não seja consumir compulsivamente. Lembrar que estes presentes que ofertamos a um ser querido é de tradição adquirida da era colonial de nossa república, ex império de Pedro II e Isabel a redentora e tem sido para lembrar o aniversário de Cristo a luz divina que veio alumiar as trevas do paganismo e instituir o reino de amor, compreensão, resgate, perdão com vistas a realização do maior negócio da história de todos os tempos: a salvação da alma.

5.Veio para que o profano se assemelhasse ao soberano. Ele, um Deus ao nascer na manjedoura pobre e esquecida de Betheleem, trouxe-a para o centro da mídia universal e quando muitos desconhecem, negam e conspurcam o sentido do verdadeiro Natal, outros, mais inteligentes, e consoantes com o mundo bom e sustentável do ponto de vista celeste cantam as glórias deste fenômeno por excelência e se dispõem a realizar no âmbito de sua circulação a paz, na tranquilidade de suas consciências universais.

6. Também queria falar de Luzia, natural de Siracusa, na Itália, uma das primeiras estrelas de grandeza da 1ª Grande Era, uma jovem de família Napolitana abastada, que recebeu de seus pais esmerada educação cristã, portadora de uma beleza incomum, de uma pureza ilibada fora cobiçada para desposar muitos ricaços da época, até o filho do procônsul pretendia a preferência de sua mão.

7. No entanto, veio com a missão estranha para sua época - e hoje nem se fale - fez votos a Deus de virgindade - isso mesmo pasmem - e não pretendia casar- se a não ser contrair nupcias espirituais com o seu querido esposo divino nas imensidões do palácio divino, aquele mesmo que 3 séculos antes Paulo de Tarso prognosticara em seu raconto em Corinto:"... nenhum ouvido ouviu , nenhum olho viu o que Deus tem preparado..." 

8. É amigos sensatos, lá para além destes dias de ilusão que passam como os ventos lá para as bandas do meu sertão clareado, existe sim a realidade divina. E Luzia sabia bem disto, acreditava e vivia conforme o evangelho do Nazareno, bem aos moldes dos primeiros cristãos...

9. Historicamente difícil aquela. era meio pagã, hedonista e a lista de superstições seria infinda, o império romano no auge de sua opulência, os césares botando ordens na turma com sua legiões  indômitas e invencíveis. Um império carcomido de ambições, traições, corrupções que acalmavam a plebe com muito pão, circo e sacrifícios de cristãos. Lá existiu muita toga a serviço de poucos, muita política mal encaminhada, lá existiu muito discurso inconforme de Cícero, senador e pensador incorruptível e sensato.

10. Pois bem neste fundo de quadro nasceu uma menina, que não aceitaria nada do mundo, que distribuiria seus dotes a favor dos menos favorecidos da sorte, que não arredaria o pé de suas convicções de fé, que teria seus olhos arrancados pelos carrascos voluptuosos e miraculados pelo poder do Nazareno de Luz, que à força de oração pela intercessão de Santa Águeda  de Catania restituiu a saúde a sua mãe Eutichia agonizante.

11. Nesta parusia, Roma altiva dos césares e augustos viu levantar-se uma jovem, uma santa e se opor aos conceitos dos romanos decadentes, tendo à frente o imperador Diocleciano e o prefeito Pascasio, esta mesma cidade de tantas glórias mundanas viu uma frágil moça desafiar seu tempo no ano de 280 d. C, professar sua fé forte e ajudar a avivar em muitos o sentido da vida  conforme a visão do crucificado, seu nome Luzia de Siracusa que sem escusas aderiu inteiramente o chamado vocacional para seguir o divino capitão mais de perto.

12. Aproximou-se tanto que tornou um outro cristo de sua primeira grande era. Selou a fidelidade de sua crença com o martírio e é venerada  justamente no dia de hoje, 13 de dezembro, sendo padroeira de santuários, dioceses, paróquias, cidades, em destaque Viana do Castelo - Portugalno Maranhão, em Mossoró, no município que tem seu nome em Minas Geraisem Samambaia, DF, Santa Lucia ao Sepulcro em Siracusa  e muita gente tem encontrado nela a restauração de seus males da vista.

> A era das perseguições terminara em 312 com  Constantino, filho  de Santa Helena e vencedor , graças a Cruz de Cristo  da Batalha de Milvia encerrando por vez  o derramamento de sangue dos cristãos, proclamando o cristianismo religião oficial  e inaugurando um tempo de paz radioso. Resta frisar que este acontecimento foi profetizado por Luzia por ocasião de seu martírio oito anos antes.


13. Que Ela em tudo e por tudo conceda a nossa Era também conturbada uma visão clara da realidade, uma situação mais justa, solidária, a proteção e a compreensão necessárias para seguirmos a jornada em demanda da pátria da luz clara e diáfana. O mais, amigo que me escuta, e que considero a riqueza destas rimas obtusas seria colher o vazio, esquentar o pavio sem a devida ressonância eterna.
Abraços calorosos de um bom natal!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

freedom, freedom why take so long?

 Thursday December 9, 2021

freedom, freedom why take so long?

1. - 'I want to be free - said Lucano - the more need a man has, the less freedom!' This is the look of Taylor Cadwell. With these words in mind, I start this post from the quarry when denouncing the atrocities of the Syrian government against its people, not sparing even children, as the international press has reported.

2. Bassar al-Assad long in power rules Syria. A country of fabulous archaeological history, of intelligent people eager for freedom, to build a country of peace and love for their children, land of my maternal great-grandmother, land of affection and progressive concepts ingrained in the soul of its people.

3. Syria is guaranteed a seat on the UN council and currently violates human and international rights and will certainly receive strong economic sanctions until the resignation of its dictator Bassar.

4. Any ruler who maintains legitimate power, has the duty to ensure the order, security and well-being of its national citizens, has the obligation to provide them with fair laws, accepted in universal jurisprudence and everything that escapes this level is against the natural order and the conventions of humanity.

5. Chronicled on March 18, 2013, when São Paulo avenue was the stage for an important demonstration in favor of the Syrian people, suffering and cornered by those who should give wings to their national freedoms for the good of their people and the happiness of the new concept of world peace. 

6. I went there on the occasion to offer my solidarity and listen to the updated and vehement pronouncement of the 'Brazilian Committee in Support of the Syrian Revolution' and its just demands to the UN, UNESCO and the Brazilian Government to interfere in the sense of ending martyrdom, the rapes and bombs in Syria that we love from the bottom of our Brazilian hearts, because of the ties of affinity, kinships that unite and unite us in this moment of unprecedented affliction. 

7. On Avenida Paulista, at the end of the summer, on a noon sun Sunday they were there, men, women, children, authorities protesting indignantly in favor of the Syrian community: "Bassar attacks, kills to establish himself in power." 

8. And I thought... really every man who has a command in his hand wants to be a god, but he forgets that his subjects are not fools, and that the online era is here and changes are happening, people falling from power, what rotten fruits of genipap there to the sides of the illuminated hinterland and are trampled by the passers-by that encompass the procession of the good world of the certainties of God, Almighty!

9. The heavens, new lands, conflicts pass, but the master's word does not lose its relevance: 'Blessed are the meek, for they will possess the land...' Not a land strewn with ambitions, wars, despot powers, hidden interests, but a land where social harmony flourishes, quantum advances, full justice to mirror the goodness and mercy of the Lamb of God, the one who came to take away the sin of the world.

10. Hypocrisies aside, the practice of democracy in the world has become difficult in various parts of the globe and the summit will meet today in Uncle Sam's land, as Biden outlines wanting to take the reins of the terrestrial orb... So?

11-. And around here, the stage is angry from several points of view. And what is most glaring is the existential crisis in politics. Failures, contrasts, corruption, among other factors, led Brazil to an almost total collapse of its institutional fuselage in the practical posture of the PT, none?

12. Brazilian society recently watched Lavajato's judicial decisions undone, and it wonders where this will lead? The current administration, scrambles, the past decay and the uncertain future, and a lethal virus in between.

13. If I were allowed to give my opinion, I would say to these presidential claimants that the term must be at once, and then Bolsonaro and Lula would be left out right away. One good that could do his walks aboard powerful motorbikes and the other write his memories, you know. And in the freedom of free expression that our sacred constitution allows me, why not leave the political seams aside and focus from now on on the greater common good of the Brazilian people and on their self-determination?

14. I, in my minimal role as a poet on the streets of São Paulo, have already set an example, I left my role in the insurance company to others younger and more capable than me, oh ha! There is time for everything and existence is funneling our reflexes and in politics henceforth strong arms, bright minds and wings would fall well for the good of the people and happiness again. How about huh?

liberdade, liberdade porque tardas tanto?

Liberdade porque tardas tanto?

1. - 'Quero ser livre - disse Lucano - quanto mais necessidade um homem tem, menos liberdade!' Este é o olhar de Taylor Cadwell. Pensando nestas palavras inicio esta postagem pedreira ao denunciar as atrocidades do governo Sírio contra seu povo, não poupando nem crianças como tem divulgado a imprensa internacional.

2. Bassar al- Assad há tempos no poder governa a Síria. Um país de história arqueológica fabulosa, de povo inteligente e ansioso pela liberdade, para construir um país de paz e amor para seus filhos, terra da minha bisavó materna, terra de afeição e de conceitos progressistas entranhado na alma de seu povo.

3. A Síria tem cadeira garantida no conselho das Nações Unidas e viola atualmente os direitos humanos e internacionais e certamente receberá sanções econômicas fortes até a renuncia de seu ditador Bassar.

4. Qualquer governante que mantém o poder legítimo, tem o dever de velar pela ordem, segurança e bem estar de seus cidadãos pátrios, tem a obrigação de propiciar-lhes leis justas, aceitas na jurisprudência universal e tudo que foge deste patamar é contra a ordem natural e as convenções da humanidade.

5. Cronizado no dia 18 de março de 2013 quando a avenida paulista foi palco de uma manifestação importante a favor do povo Sírio sofrido e encurralado por aquele que deveria dar asas às suas liberdades nacionais para o bem do seu povo e a felicidade do novo conceito de paz mundial.

6. Fui lá na ocasião  prestar minha solidariedade e ouvir o pronunciamento atualizado e veemente  do 'Comitê Brasileiro de Apoio à Revolução Síria' e suas justas reinvindicações junto à Onu, Unesco e ao Governo Brasileiro para que interfiram no sentido de cessar o martírio, os estupros e bombas na Síria que amamos do fundo do nosso coração brasileiro, pelos laços de afinidade, parentescos que nos unem e irmanam neste momento de inaudita aflição.

7. Na Avenida Paulista, findando o verão, num domingo de sol a pino eles lá estavam, homens, mulheres, crianças, autoridades protestando indignados a favor da comunidade Síria: "Bassar ataca, mata para se firmar no poder."

8. E eu pensei... realmente todo homem que tem algum mando na mão quer ser deus, só que se esquece que seus súditos não são bobos, e que a era on line tá aí e mudanças vão acontecendo, gente caindo do poder, qual frutos podres de jenipapo lá para as bandas do sertão iluminado e são pisoteados pelos passantes que englobam a procissão do mundo bom das certezas de Deus, todo poderoso!

9. Passam os céus, novas terras, conflitos, mas a palavra do mestre não perde a atualidade:' bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra...' Não uma terra palmilhada de ambições, guerras, poderes déspotas, interesses escusos, mas uma terra onde floresça a concórdia social, os avanços quânticos, a justiça plena para espelhar a bondade e misericórdia do cordeiro de Deusaquele que veio tirar o pecado do mundo.

10. Hipocrisias à parte tornou-se difícil a prática da democracia no mundo em várias partes do globo  e a cúpula vai se reunir hoje em terras de Tio Sam, pois Biden esboça querer tomar as rédeas do orbe terrestre... Então? 

11-. E por aqui a fase está brava em vários pontos de vista. E o que é mais gritante é o existencial da crise na política. Falhas, contrastes, corrupção, entre outros fatores levaram o Brasil ao quase total esboroamento de sua fuselagem institucional na postura prática do PT, none? 

12. A sociedade brasileira assistiu há pouco as decisões judiciais da Lavajato desfeitas, e ela se pergunta onde isto vai desembocar? A atual administração, trêfega, a anterior carcomida e a futura incerta, e um vírus letal pelo meio. 

13. Se me fosse facultado opinar em diria a estes pleiteantes presidenciais que o mandato deve ser de uma única vez, e então de cara Bolsonaro e Lula ficariam de fora. Um bem que poderia fazer suas caminhadas a bordo de motos possantes e o outro escrever sus memórias, tas. E na liberdade de livre expressas que me faculta nossa sagrada constituição porque não deixar as costuras políticas de lado e focar doravante no bem comum maior do povo brasileiro e em sua auto determinação? 

14. Eu, na minha mínima atuação de poeta das ruas paulistanas já dei o exemplo, deixei a minha função na seguradora para outros mais jovens e mais capacitados do que eu, ah há! Há tempo para tudo e a existência vai afunilando nossos reflexos e na política doravante braços fortes, mentes brilhantes e lhanas cairiam bem para o bem do povo e felicidade de novo. Que tal hein?



quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

materialidade, mérito, prova e a isonomia gritante

materialidade, mérito e prova

'... E o estado dos cristais que são construídos segundo a mesma lei, '  fora alterado... 

E hajam narrativas, palavras, e histórias da justiça no Brasil. E não é de hoje que os arquivamentos engavetam para sempre nas prescrições acarretando danos irreparáveis à sociedade brasileira. A tecnicalidade processual existe, a demora da justiça é algo preocupante, as liminares e seus recursos acionais são fatos gritantes... Isto tudo para dizer que o pleito está aí às portas dos eleitores e cada qual querendo ganhar a popularidade isonômica , ah há. Há quem aposte suas fixas no discurso injustiçado, outrem na imparcialidade de seus juízos. Opa não esqueçamos daquele que gosta de desfazer dos demais! Três blocos díspares se apresentarão para arrebanhar a simpatia do eleitor. O fato que o rombo existiu mesmo e a fome das faturas petrolíferas quase arrastou o Brasil para o ralo da história hodierna. Apesar de 15 procuradores, 8 julgadores terem deliberado baseados nas leis constitucionais, nada disso valeu e o processo de Lula fora arquivado, sem mais! Agora a bola estará com o povo soberano no pleito de 2022. Valha-nos Deus! 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

o entendimento consentâneo

O entendimento consentâneo

 1. O legislador supremo do povo eleito a pedido do Senhor, promulgou o saltério de dez cordas naquele momento crucial para o povo hebreu. E o fez com a autoridade vinda do alto no Monte Sinai, Em uma visão de conjunto do livro do êxodo o povo hebreu saiu do Egito e passou pelo Mar Vermelho, entrou no deserto, onde permaneceu por quarenta anos e lá fez sua aliança com Javé e nesta aliança Deus entregou os Dez Mandamentos diretamente a Moisés.


2. O Cristianismo segundo sua tradição histórica vela por esta Ordenação Divina desde sua origem no Gólgota Salvífico e também  credenciou o Amor como mais importante dos mandamentos seguindo as palavras proferidas pelo Mestre Jesus às margens do Mar de Tiberíades aos seus discípulos e apóstolos: ' Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado, nisto serão reconhecidos por meus verdadeiros seguidores'

3. Um fato preocupante ao analisar as falas de alguns políticos 'ministeriantes'  e a desenvoltura ao citar o nome de Deus a torto e a direito. Valer-se do Nome Santo para promulgar suas metas de governo e no mínimo estranho em um pais de proporções multi culturais qual o Brasil.

4. Eles, quando sufragado pelas urnas soberanas vão  dirigir os destinos de + de 2010 milhões de brasileiros(as) de variadas tendências. E polarizar a religião como norma neste intuito e ir contra a Constituição Federativa que dentre seus 250 artigos traz alguns que preserva direitos fundamentais de todo e qualquer cidadão ( e se intitula um País Laico).

> Na verdade nesta barueira de nonhos e manaes os particulados E ZAUSTOS não tem nenhuma noção das virações da estrada canarinha, visse! E nem tão pouco adianta importar de  USA SUA VISÃO NEO PENTECOSTAL. Aqui em solo de Nóbrega, Anchieta e Frei Galvão a civilização cristã prosperou e prosperou e a Dieta de Worms não vai tascar a alma bela e intuitiva do povo brasileiro. Tenho dito e diremos sempre !!!

5. O melhor seria, com todo respeito que  esta tendência específica continuasse pregando no templo aos seus fiéis e deixasse  o cargo para outrem. Governar bem é governar para todos igualmente e no estado laico brasileiro o contrário seria um terreno com probabilidades de areia movediça. O Brasil não carece de intolerâncias e sim de união irrestrita as normas constitucionais para fazer vingar de fato e de direito o Bem Comum Maior inerente aos seus + de 2010 milhões de habitantes, jovens, crianças e adultos ansiosos pelo bem estar social e o crescimento moral e cívico da pátria amada.

6. A meu ver se Deus quiser intervir nos destinos do Brasil ele o fará a seu modo e não carece de emissários e na hora presente não está legitimando ninguém como seu profeta salvador.  A boa safra na politica é um anseio nacional premente e urgente. A renovação virá na fala direta,  na justeza das ações sociais e publicas, na reforma fiscal, na implementação  da geração de empregos, na equalização correta das contas públicas, no fortalecimento inteligente da segurança, na educação de qualidade, na inovação na pesquisa cientifica, entre outros itens de primeira necessidade para o ordenamento correto da Res Publica Brasileira. 

7. O Brasil finalmente começa a exorcizar espectros na sua política domestica, e no seu entendimento consentâneo pretende legar em um futuro próximo  um país que começa a tirar o pé do atoleiro sistêmico para guindá-lo ao patamar justo de uma nação auto determinada e livre das peias burocráticas e perversas da corrupção. E para tanto quer contar com um dirigente cônscio, equilibrado e focado nas suas leis consuetudinárias. 

7. 'A arte de governar consiste exclusivamente na arte de ser honesto' preceitua Thomas Jefferson. E ponto final!

domingo, 5 de dezembro de 2021

O verdadeiro natal vai chegar

 O verdadeiro natal vai chegar

            O verdadeiro Natal vai chegar

1. Eu não quero o natal da mídia com suas vestes de neon, acessível ao bolso daqueles que gastam sem pensar. Eu não quero as conversas vazias de novo. Eu não quero acordar no natal zonzo das realidades tristes de um mundo que insiste em consumir sem presumir o destino da mãe terra.

2. Eu quero aquele natal original, iluminado pela estrela de Belém, aquele da manjedoura aconchegante, que acolheu o Menino radiante, o sorriso da Virgem Maria, a dedicação de São José, os pastores humildes, o anjo Gabriel, os reis de terras distantes.

3.Eu quero aquele natal doas Santos Padres na Capela Sistina, de Fra Angélico, De Tomás de Aquino, de Assis,  de Stevenson, Exuperry, Bernardeth Soubirous,  Cura d'Ars, São Luís de França, Joana d'Arc,  Luiz de Gonzaga, Luzia de Siracusa e da mãe Geralda.

4.Eu quero aquele natal dos campanários, dos presepes, da ceia em família, da reza do terço, da missa do galo da procissão ao cruzeiro iluminado, o natal perene do 'eterno creatore del mondo'.

5. Eu quero aquele natal que envolva todos os povos na luz que surgiu um dia na gruta de Belém anunciando a nova era de paz, bondade, perdão e clemência para o universo inteiro.

6. Eu quero aquele natal que ofereça oportunidades iguais para todos, que ofereça conhecimento, moradia, transporte de qualidade, segurança, que olhe para o morador de rua e ouça seu lamento constante.Aquele natal dos poetas do povo com seus versos, coisas de louco bom!

7. Aquele natal que silencie de vez os canhões e desavenças e que a paz de Cristo abra suas asas de proteção ao orbe inteiro, que os homens se abracem e demonstrem à natureza seu respeito e resgatem com ela a dívida de gratidão por tudo quanto de bom e prosperidade vem recebendo ao longo dos séculos e infelizmente devolvendo o bem com um coice em seu rosto materno.

8. Tentam em vão roubar a cena, se apresentam no palco  sem o ator e autor principal e não convencem mais as plateias. Quem? Ah! sim os novos césares do século XXI, contribuem com seus editos descabidos, com sua passarelas da ostentação, para a junção do bem e sem saber adiantam a hora da aurora boreal.

9. O tempo atual perpassado de caos, violência, corrupção, injustiça, manipulações, inverdades dará lugar a outro das verdades serenas, a outro que valha viver e sonhar sonhos para depois oferecer ao parnaso de verdadeiras constatações.

10. Então a natureza cansada dos enzimas laboratoriais enjoada vai descartar a carga pesada de seus grilhões para poder voar e entoar  com seus filhos eternas e perenes canções.

11. Eu quero um natal diferente, não o dos tratados costurados entre o bem e o mal, não o dos átomos embravecidos, nem o dos bites adicionados, muito menos o do enriquecimento ilícito.

12. Eu quero um natal solícito com o mundo bom, aquele do abraço de união, do calor humano onde o profano se assemelhe ao soberano. o NATAL QUE PRESERVE A VIDA IN VITRO, IN NATURA ARTIS, NA CONCEPÇÃO NO UTERO MATERNO,  Mesmo que tudo pareça que não é, será e virá, mais cedo do que se pensa, mais tarde do que se imagina.

13. Este menino do natal, cresceu, sofreu na cruz em nosso lugar, organizou sua Igreja e abriu de para em par as portas de sua casa eterna, com um detalhe que não podemos esquecer jamais, este menino adorável é um Deus.

14.E pode tudo, vê tudo e tem um coração de infinito amor, justiça, bondade e a verdadeira solidariedade e o autêntico sentido da vida e do movimento pertence a ele.

15.Passados dois mil anos do 1º Natal seu perfume ainda continua no ar e assim será  até o soar do arcano final para o último natal, a ele pertence a plenitude dos tempos a evolução de tudo quando se move, a inercia dos elementos, a sustentação do firmamento, o pulo do esquilo, o pulsar do coração humano.

16. Se a essência do Natal acabasse, acabaria com ela a terra e tudo o que nela há. Por isso a paz universal emanada do fogo divino de Espirito Santo virá, mais cedo do que se pensa, mais tarde do que se imagina...

17. Não foi à toa que seu mensageiro Gabriel anunciou: "Gloria a Deus nas alturas e paz na terra os homens de boa vontade". Estas palavras proféticas ditas do alto da manjedoura de Belém, não é um recurso rítmico, tão a gosto dos que escrevem versos, mas uma realidade transcendental e o anuncio que virá a restauração do paraíso perdido aqui, não agora porém mais cedo do que se imagina, mais tarde do que o pensamento e ações dos homens possam tocar.

18. Então se não acontecesse, por absurdo poderíamos dizer: Deus não é Deus, mas uma fábula inventada da cabeça de algum filosofo de nome Aristóteles ou Tomás de Aquino.

19. No entanto ele existe mesmo para nossa alegria e desespero dos céticos e pertence a ele o segredo anunciado pelo arcanjo por ocasião do nascimento de seu filho  Jesus infante.

20. Virá a era dos solfejos benditos, da comunhão universal, da sintonia que equalizará as certezas de Deus e as palavras do grande poeta dos versos perdidos brilhará na totalidade de sua força aos quatro cantos da terra: "Amai-vos uns aos outros com eu vos tenho amado."

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

os entendimentos desentendidos

 os entendimentos desentendidos

a segunda instância volta à baila 

Na próxima terça feira  (03/12/2021) a Câmara Federal vai finalmente analisar a proposta para votar a PEC da prisão em segunda instância. Havia sim a possibilidade de o réu ser preso nesta ocasião mas em 2019 o STF mudou de opinião e proibiu tal prisão. E Edson Fachin anulou as condenações do ex presidente Lula. Vamos aguardar agora o movimento daquela Egrégia Corte pois a sociedade brasileira aguarda esperançosa que a dura lei seja cumprida já da segunda instância para o bem do povo e felicidade de um país justo e ordenador das leis constitucionais. A classe política, mestra em subterfúgios na maioria não olha com bons olhos para esta possibilidade, mas como os pleitos eleitorais se avizinham ela mais que depressa vai querer mostrar serviço e se fazer cumpridora do jus jurandi, mesmo que seus figurões de proa sejam expostos a pichação pública e respondam na justiça por seus atos ilícitos. Mas tudo é possível e passível de surpresas em se tratando das coisas públicas e seus agentes. Eles, data vênia, se capacitam em burlar a constituição de dar voltas em seus processos e depois com caras de bons moços e moças se apresentam ' dispostos' a servir à nação qual paladinos dos bons propósitos e salvadores impolutos de uma situação que os mesmos agravaram quando no poder. Entendam este paradoxo?


quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

intercadência

 intercadência

rainha para bispo 04 > nosdorros > nosdorras

Engraçado que nas convenções políticas vê-se um contingente numeroso nas plateias e o povo fica sempre fora. Eles e elas pleiteiam de pé junto representar a sociedade ' do povo, pelo povo e para o povo! '  Será ? E não é isso que vemos na prática trática. Se fossem perguntar ao dono do voto quais suas aspirações para o Brasil, eles diriam sem pestanejar que gostariam de ver em 2022 o MP e a PF irem a fundo na continuidade do combate à corrupção. Fato que muita gente na política dissocia amplamente. Que o Congresso Nacional fizesse as reformas de cunho institucional. Que o Bem Comum Maior do povo fosse uma instituição de direito e de fato e que estes políticos do faz de conta deixassem seus cargos para outros de notória expressividade cívica e moral. E que o movimento desordenado das contas públicas cessasse de vez, que a máquina administrativa não fosse tão inchada, que não existisse  a farra com o dinheiro público, que os pesados impostos fossem atribuídos às melhoras sociais, que erradicassem de pronto as drogas, algozes implacáveis de nossa juventude, que fosse diminuído em quantidade o número de parlamentares e visassem mais a qualidade do fator humano no trato das coisas públicas,  e o Brasil caminhasse por inteiro em sua autodeterminação. Enfim o povo vislumbra um novo tudo dentro das leis constitucionais com os 3 poderes harmônicos, justos, solidários. Então os mais de 210 milhões de filhos e filhas da pátria mãe gentil seríamos  T O D O S   N Ó S ! 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

gradual global situation

 1. So, the gradual global situation contrasts with the yearnings for the good world that each person carries, evil intensifies, corruption makes school in politics, excessive consumption of goods fills the planet with pollution. And the human being realizes that in a given moment of his existence he finds himself alone in the crowd. And the lethal virus gives us no respite, my God! 2. Nothing completes the human being exactly, he dreams, cries, laughs, gets madly excited, and deep down he realizes that he is walking towards the unknown of a fleeting life, which passes like the winds towards the sides of the illuminated hinterland. Ah! He met so many people, how much conversation was unworthy, many friends left for another city, he himself had to leave his homeland one day and start again, others have already gone for eternity. 3. And let's get into another matter, talk together, and together try to understand the current situation that shakes Europe, when a wave of people flees the fratricidal war in the Arab world, when tons of bombs are dropped on Syria, and we don't he knows for sure what purposes they are intended for. 4. In my view there are two sides, the Christian West and the Muslim East, the first diluted in ways of living contrary to its formation, the second with extreme groups that cause random deaths wherever they want. 5. 444 years ago, the moral force of Rome defeated the Ottomans at Lepanto, a historic victory that removed once and for all the danger that lurked at the door of the European continent. The soul of reaction had been Pope Saint Pius V, and the arms of the Catholic squadron; John of Austria. 6. Since then, human evolution has followed its course, sailed, discovered the new world, gave way to 'free examination', revolted, industrialized, lost its crusader soul, its faith in the Church, overturned the bastille , cooled the war, heated up world conflicts, built walls, enriched atoms, divided neutrinos, filled with empathy, fame, power and glory. It did and did not happen exactly what it should have been: building the good world of empirical soul certainties. 7. And meanwhile the Middle East became enigmatic to the extreme, while the West wandered, getting rich at the expense of oil deals, precious stones, and a range of raw materials coming precisely from the Arab world. There he was born, grew up, and many dynasties of dictators were established... 8. And... the Niobic era appeared, the utopias of Europe did not work out, communication arrived in real time even to the most distant Bedouin from 'civilization' '. Comparisons were made, old religious hatreds were reborn, and everything from now on would be a pretext to attack the Western powers and their exuberant and cursed capitalism. 9. What weakened the West was precisely its  misunderstood dream of freedom, its audacity to substitute technology for the soul, was to empty its longings for the common good in exchange for utopias. And in the general affluence many mornings dawned, many sunsets consumed by the last arrangements... 10. Over these four subsequent centuries how many hatreds, misunderstandings, exploitation of human beings, judgments, betrayals, transgressions, fads, hegemonies, outsized holocausts, power, fame and glory paraded, distilled the poison of the fallen angel, and several times humanity almost decimated itself. 11. Eh, wrong paths distanced the human race from the Creator and we played in the 21st century with a dense, tense, strange and abnormal panorama to the extreme of appearing people dressed as bombs and exploding the similar. Class, Saladin's strategy was left behind, and madness took over the mind and actions of the Jihadists. 12. The creation scenario is smeared with blood, its biomes devastated, the environment carrying pollution, people are electrified at the speed of sovereign bytes. He's never communicated so much, he's never hated himself so much, he's never been so wrong. 13. The vulnerability of the Roman Empire became apparent in 2001, Russia fragmented after the fall of the Berlin Wall, the wars in Afghanistan and Iraq constituted an irreparable strategic error. Europe lost in Libya, and with the fall of Dictator Gaddafi, radical Islam installed its advantaged position in the Gulf of Sirte. 14. In everything and everywhere, the panorama blurs more and more in the land of men, and the total love proclaimed for Jesus Christ, each time distances itself from the human heart, and carried by vanities like defenseless paper boats in the floods of December .15. We've arrived where we've arrived, and each one carries a share of guilt, because either if you love God above all things, and your neighbor for His sake, or nothing done, we're going to betray, deceive, hurt and want to crush the similar.16. Strategies from now on to bring the right solution to the intricate coexistence of Western and Arab peoples will require sharp discernment since there have always been migrations throughout history, from the Hur of the Chaldeans, the Mesopotamians and Phoenicians right back in the beginning of the journey on earth. 17 Right on our home floor what to be  would you go from Brazil if they didn't have a natural and continuous flow? That those who came from there hadn't assimilated the culture of Brazilianness and everything else. 18. At the eschatological crossroads that planet Earth passes through, questions, fears, and ghosts obviously hover in the air, land and sea. An atypical, aphonic and strange bias that I can't. Chaos is its name, a planned chaos that is being carried out by evil forces with absurd and shameful collusion of the 'good guys'. 19. The specter of economic, moral and social instability surrounds all nations, aggravated by the recent terrorist attacks in Paris and Mali, and unfortunately it can become of a wider scope than one imagines, as the uncontrolled and enraged forces of extremism can explode the anytime and anywhere. No country or person is immune. 20. In my opinion, Europe as such has lost the innocence and simplicity of the dove, and has not known how to cultivate the cleverness and sagacity of the snake, and who would say so, today sees the new Troy of Helena or the emergence of the serpents rehearsed in its territory. horses carrying in their bulge the seeds, the actions of ISIS mixed with the Islamic masses. 21. I emphasize once again that migrations have always been part of human history, peoples have always moved, settled, and grew materially and spiritually and magnified the country that welcomed them. Now, in a time of terror, one can't be too careful, and a good dose of intuition and insight will be the best that Europe and the targets of extremism could actually hope for. 22. The measure of the Lord of time escapes our poor limited intellect, but the divine reality exists and will appear on earth sooner than we think, later than expected. It will be the Age of Pater, totally soulful, empirical, of sustainable progress, of a joyful soul, its light will chase away the darkness, it will be a universal desire to be good, when the greater common good will bind all peoples with the warm breath of the Lamb and the pure and smooth perfume of the Mystic Rose of Election. 


Anverso e reverso da cultura global

 anverso e reverso da cultura mundial

1. Então, a gradual conjuntura global contrasta com anseios de mundo bom que cada pessoa carrega consigo, a maldade se intensifica, a corrupção faz escola na política, o consumo excessivo de bens enche o planeta de poluição E o ser humano percebe que em determinado momento de sua existência encontra-se sozinho na multidão. E o vírus letal não dá tréguas a nosotros, meu Deus! 2. Nada completa o ser humano exatamente, sonha, chora, ri, se entusiasma loucamente, e lá no fundo percebe que caminha rumo ao desconhecido de uma vida fugaz, que passa como os ventos lá para as bandas do sertão iluminado. Ah! Conheceu tanta gente, quanta conversa se desmereceu, muitos amigos partiram para outra cidade, ele mesmo teve que partir um dia de sua terra e recomeçar de novo, outros já se foram para a eternidade. 3. E vamos adentrar em outro assunto, confabular juntos, e juntos tentar entender a atual conjuntura que sacode a Europa, quando uma leva de gente foge da guerra fratricida do mundo árabe, quando toneladas de bombas são despejadas na Síria, e a gente não sabe ao certo a que fins se propõem. 4. A meu ver são dois lados, o ocidente cristão e o oriente mulçumano, o primeiro diluído em modos de viver contrários a sua formação, o segundo com grupos extremados que provocam mortes aleatórias onde bem entendem. 5. Há 444 anos atrás a força moral de Roma derrotou em Lepanto os Otomanos, uma vitória histórica que afastou de vez o perigo que batia às portas do continente Europeu. A alma da reação fora o papa São Pio V, e os braços da esquadra católica; João d’ Áustria. 6. De lá para cá a evolução humana seguiu seu rumo, navegou, descobriu o novo mundo, deu largas ao ‘livre exame’, revoltou-se, industrializou-se, perdeu sua alma de cruzado, sua fé na Igreja, derrubou a bastilha, esfriou a guerra, esquentou conflitos mundiais, construiu muros, enriqueceu os átomos, dividiu os neutrinos, encheu-se de empáfia, fama, poder e gloria. Fez e não aconteceu exatamente o que deveria ser: construir o mundo bom das certezas anímico empíricas. 7. E enquanto isso o Oriente Médio enigmatizou-se  ao extremo, enquanto o Ocidente flanava, enricava a custa de negócios petrolíferos, pedras preciosas, e uma gama de matéria prima advinda justamente do mundo árabe. Por lá nasceu, cresceu, e se firmaram muitas dinastias de ditadores... 8. E... surgiu a era nióbica, as utopias da Europa não deram certo, a comunicação chegou em tempo real até para o beduíno mais distante da ‘civilização’. Comparações foram feitas, antigos ódios religiosos renasceram, e tudo dora em diante seria pretexto para atacar as potências ocidentais e seu capitalismo exuberante e maldito.  9. O que enfraqueceu o ocidente foi exatamente seu sonho de liberdade mal-entendido, sua audácia de substituir a alma pela tecnologia, foi esvaziar seus anseios de bem comum a troco de utopias. E na abastança geral amanheceu muitas manhãs, muitos entardeceres consumidos de arranjos derradeiros... 10. Ao longo destes quatros séculos subsequentes quantos ódios, desentendimentos, exploração do ser humanos, judiações, traições, transgressões, modismos, hegemonias, holocaustos descomunais, poder, fama e gloria desfilaram, destilaram o veneno do anjo decaído, e várias vezes a humanidade quase se dizimou. 11. Éh, ínvios caminhos afastaram a raça humana do Criador e tocamos no século 21 com um panorama denso, tenso, estranho e anormal ao extremo de aparecer gente vestida de bomba e explodindo o semelhante. A classe, a estratégia de Saladino ficaram para trás, e a loucura tomou a mente e as ações dos Jihadistas. 12. O cenário da criação encontra-se borrado de sangue, seus biomas devastados, o meio ambiente veiculando poluição, as pessoas se eletrizando na velocidade dos bytes soberanos.  Nunca se comunicou tanto, nunca se odiou tanto, nunca se equivocou tanto. 13. A vulnerabilidade do império romano tornou-se patente em 2001, a Rússia se fragmentou após a queda do muro de Berlim, as guerras do Afeganistão e Iraque constituíram em si um erro de estratégia irreparável. A Europa perdeu na Líbia, e com a queda do Ditador Kadafi o Islamismo radical instalou sua posição avantajada no golfo de Sirte. 14.  Em tudo e por tudo o panorama tolda-se mais e mais na terra dos homens, e o amor total apregoado por Jesus Cristo, cada vez se distancia do coração humano, e levado pelas vaidades quais barquinhos de papéis indefesos nas enxurradas de dezembro.15. Chegamos aonde chegamos, e cada um carrega uma parcela de culpa, pois ou se ama a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo por amor a Ele, ou nada feito, vamos trair, enganar, ferir e querer amassar o semelhante.16. Estratégias à parte de agora em diante para trazer a solução acertada ao intrincado convívio dos povos ocidentais e árabes será preciso um discernimento atilado uma vez que sempre houve migrações ao longo da história, desde Hur dos Caldeus, dos Mesopotâmios e Fenícios bem lá no início da jornada na terra. 17. Bem no nosso chão doméstico o que seria do Brasil se elas não tivessem um fluxo natural e contínuo? Que os que viemos de lá não tivéssemos assimilado a cultura da brasilidade e tudo o mais. 18. Na encruzilhada escatológica por que passa o planeta terra obviamente as interrogações, os medos, os fantasmas pairam no ar, terra e mar. Um viés atípico, afônico e estranho a mais não poder. Caos é seu nome, um caos planejado e que está sendo levado a cabo por forças do mal com conivência absurda e vergonhosa dos ‘bons’. 19. O espectro de instabilidade econômica, moral e social ronda todas as nações, agravado pelo recente atentado terrorista em Paris e Mali, e infelizmente pode se tornar de uma abrangência maior que se imagina, pois, as forças descontroladas e embravecidas do extremismo podem explodir a qualquer hora e em qualquer lugar. Nenhum país ou pessoa está imune. 20. Na minha opinião a Europa enquanto tal perdeu a inocência e a simplicidade da pomba, e não soube cultivar a esperteza e sagacidade da serpente, e quem diria tão ela, hoje vê ensaiada em seu território a nova Troia de Helena ou o surgimento dos cavalos conduzindo em seu bojo as sementes, as ações do E.I misturadas com a massas Islâmicas. 21. Volto a ressaltar que as migrações sempre fizeram parte da história humana, sempre povos se movimentaram, se estabeleceram, e cresceram material e espiritualmente e engrandeceram o país que os acolheu. Agora em tempo de terror todo o cuidado é pouco, e uma boa dose de intuição e perspicácia seroa o melhor que Europa e os pises alvos do extremismo poderiam na prática almejar. 22. E em solo doméstico a situação não está nada boa dado os imbróglios relativos à última eleição federativa poderá lançar o país de mais de 2015 milhões de nosostros a uma extensa e sobressaltada ' primavera brasileira' no entender de abalizados cientistas políticos. Cabe ao Congresso Nacional e ao Senado, a casa do povo pacificar a situação e devolver ao país a sua normalidade democrática.  23. A medida do Senhor do tempo foge de nossa pobre intelecção limitada, mas a realidade divina existe e aparecerá na  terra mais cedo do que se pensa, mais tarde do que se espera. Será a Era do Pater, totalmente anímica, empírica, de progresso sustentável, de alma alegre, sua luz afugentará as trevas, será um universal desejar para ser bom, quando o bem comum maior enlaçará todos os povos com o hálito quente do Cordeiro e o perfume puro e suave da Rosa Mística de Eleição.

Abraços de união,

Chaia Alvim Helder

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...