segunda-feira, 29 de novembro de 2021

divagações

 divagações

Ah! O poeta coitado achava em sua pretensão lírica que sabia amar, mas neste mar revolto não lhe ensinaram que devia saber nadar antes de navegar. Então ele se dispôs, para passar o tempo,  tentar desvendar os segredos do mar antes de novamente amar. E começou a cantar e cantar forte o seu pesar, no intuito de se fazer entender por aquele oceano de águas. E em uma manhã de tempestuoso vento norte disse ao mar: - amigo agora sei porque são fugazes o som de seus vagalhões. Então o ente mar aquiesceu às suas palavras e exclamou: - Caro poeta o seu atrevimento é procedente. Já me apaixonei pela bela lua nos solstícios da minha primavera e não fora correspondido pois a dama de meus encômios dourados se fez de surda aos meus galanteios e hoje decepcionada de suas aventuras com o astro rei curte a solidão pranteada.  Fiquei atônito com tal revelação e disfarcei uma lágrima  e um soluço mal contido. Agora entendi o amargor de suas águas. Ele foi convincente e pensei baixinho: - eu que venho de onde venho tenho também minhas neuras a respeito do amor não correspondido por esta razão me afasto da multidão e  ' fecho minha pérolas em conchas e não procuro saber o que perdi'.  E em minha amargura me refugio nos braços da poesia, e procuro dialogar com o tempo, o vento e o mar, meu camarada. E lá em terra firme a brisa matutina continua a balançar as folhas dos eucaliptos e os mandatários  em seus  confortáveis falos de enriquecimento ilícito...  à custa do povo! E o mar parecia me dizer ora alto, ora sonoro: - mas poeta e se ninguém ler o que escreve, e antes de eu redargui ele sentenciou : - ó doido, não faz mal, pois suas palavras são para sentir...

sorteado por

 Lunes 29 de noviembre de 2021

sorteado por

 - Pero poeta, ¿qué nombre más complicado puedes encontrar para tu publicación? - Ah, es realmente cierto, pero hoy me acordé de una simple campanita de mi época de niño que siempre está vendiendo un sorteo y nunca entregó el premio. En esa época se llenaba de abundancia en el campo, bodas en mayo florido, palabras comprometidas y emboscadas en los postes de las puertas, plaft, plaft. Horrible tiempo, conjuro un credo pero que existía sobre la arenga de tierras allá a las partes de Novo Horizonte, MI y más ... Nuestro amigo se llamaba Pelagio, dicen que su padre tomó el nombre de un antiguo almanaque que vendía bio Tónico Fontoura. Finalmente, vino el nombre al que me refería en el título de este post: rifa do pela. Por último, mencionemos el nombre de la influencer china Luoxiaomaomaoz, quien lamentablemente, influenciada por sus seguidores y portando una depresión severa, se suicidó en plena vida, ¡Dios mío! Es una gran cantidad de sesiones de tecnología en el aire que succionan los anhelos del alma por el buen mundo y muchas personas se asustan en todas partes y la llamada era de la sílice de los neutrinos enriquecidos no cumple lo que promete y la situación cosecha a los jóvenes con el potencial. para construir una sociedad de ensueño del Creador. Y en cierto punto, la cosa se descompone irreversiblemente en un suicidio. Y los hilos del paroxismo del mal todos los días subvierte las leyes naturales, niega los derechos divinos y hace de esta tierra la antesala del infierno. Solo una ráfaga de alas arcanas equilibrará la balanza del bien mayor y restaurará todo y todos a la construcción del mundo de acuerdo con los ideales del creador del universo, ninguno.

rifadopela

 rifadopela

- Mas poeta que nome mais complicado que tu arranja para sua postagem? - Anh, é vero mesmo, mas me alembrei hoje de um sinhozinho simplório de meu tempo de criança que sempre esta vendendo uma rifa e nunquinha entregava o premio. Foi naquele tempo bão de fartura na roça, dos casamentos em maio florido, da palavra empenhada e das emboscadas nos moeirões das porteiras, plaft, plaft. Tempo medonho, esconjuro credo mas que existiu acerca das arengas de terras lá par as bandas de Novo Horizonte, MI e coisas mais... O nome do nosso amigo era Pelágio, dizem que seu pai tirou o nome de um antigo almanaque que vendia bio tônico Fontoura. Enfim aí surgiu o nome que me referi no título da presente postagem: rifa do pela.  Enfim vamos citar o nome da influencer chinesa Luoxiaomaomaoz, que infelizmente influenciada por seus seguidores e portando depressão severa se suicidou em plena live, meu Deus! É muita sessão tecnológica no ar que suga da alma anseios de mundo bom e muita gente pira para todo o lado e a dita era sílica dos neutrinos enriquecidos não entrega o que promete e a situação ceifa jovens com um potencial para construir uma sociedade dos sonhos sonhados do Criador. E em determinado momento a coisa se degringola irreversivelmente para o suicídio. E as vertentes do paroxismo do mal a cada dia subverte as leis naturais, nega os direitos divinos e faz desta terra a antecâmera do inferno. Somente uma revoada de asas arcanas vai equilibrar a balança do bem maior e restaurar tudo e todos para a construção do mundo segundo os ideais do artífice do universo, none.


sexta-feira, 26 de novembro de 2021

AIAPANA

 Friday November 26, 2021

aiapana

 Aiapana

Who will be up to the position of representative of the Federative Republic of Brazil? In all honesty, since the opening, there has been no one with a strong carat ahead of our native destinies. Brazil drags traffic that is a fact! In addition to the systemic corruption that has evaded its currency, there is no way to deny the fruitful actions of the MP and the efficient Federal Police on occasions not too distant. -Oh! is there comes the poet of minimal historical conception wanting to riot? - Yes, minimal and sincere! Someone blew in a bar there for sovereign Augusta's democratic bands. Anyway, show me where is the basic sanitation milestone? and the infrastructure for the flow of grains? And what about safety, quality education, support for children, for women? And what about the job of the young people? But someone will say it was the pandemic! Not only, but too! Indeed, my sisters and brothers, we are scalded! And this policy, which is not from today, sells and does not deliver the long-sought development with sustainability? They and they, honorable exceptions aside, do know how to support their pocket, their family and their party, none! Now comes the glimpse of the scenario for 2022 and right away the Brazilian people are faced either with the political setback of 2 decades ago, and/or with the current modus faciendi, and will it be the time of the suffering people with a new everything with serious practical proposals that meet the popular desire and not the return of the known mob of long ago? These are minimal but maximal questions of apprehension that the people will answer in the coming scrutiny, yah!

aiapana

 Aiapana

Quem estará à altura do cargo de representante da Republica Federativa Brasileira? Com toda a franqueza, desde a abertura não teve ninguém de quilate forte à frente de nossos destinos pátrios. Brasil se arrasta trêfego isso é fato! A par da corrupção sistêmica que evadiu suas divisas, não tem como negar as ações profícuas do MP e da eficiente Polícia Federal em ocasiões não muito distantes.  -Ah! tá lá vem o poeta de mínima concepção histórica querendo tumultuar? - Sim, mínima e sincera! Alguém soprou em um bar lá para bandas democráticas da Augusta soberana. Enfim me aponte onde está o marco do saneamento básico? e a infra estrutura para escoamento de grãos? E a segurança, educação de qualidade, amparo à infância, à mulher? E o emprego da moçada? Mas dirá alguém foi a pandemia! Não só, mas também! Na verdade, irmãs e irmãos meus, escaldados somos! E esta política que não é de hoje vende e não entrega o tão suspirado desenvolvimento  com sustentabilidade? Eles e elas, exceções honrosas à parte sabem sim sustentar seu bolso, da família e do seu partido, none! Agora chega o vislumbre do cenário para 2022 e de cara o povo brasileiro se depara ou com o retrocesso político de 2 décadas atrás, e/ou com o atual modus faciendi, e será que vai chegar a vez do povo sofrido com um novo tudo com propostas práticas sérias que vão de encontro ao anseio popular e não a volta da chusma sabida de antanho? Estas são perguntas mínimas mas máximas de apreensão que o povo vai responder no escrutínio vindouro, tas! 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

impactos

impactos

O Falcon em sua missão de interceptação inter estelar, o asteroide Benu em sua possível rota de colisão com o planeta Terra. Que mais? Anh, os fertilizantes de origem russa estão bem caros, um Air Bus acaba de pousar na Antártica, o canal da  Mancha palco da crise migratória, Scholz substituirá Merkel na Alemanha, none!  E aqui em nosso solo doméstico de cada dia as cabecinhas de nossos políticos estão produzindo cada ideia mirabolante  para a democracia, produzindo no dia a dia de nossa gente impactos de duvidosa idoneidade prática. E os precatórios hein? Deixa prá lá! Essa turminha que comandou o país e comanda atualmente não tem aquele tino prático de estadistas, não evoluem para as reformas de base, e quando as fazem prejudicam a parte mais vulnerável da sociedade, exemplo gritante foi a reforma previdenciária que solapou o ganho dos aposentados de menor poder aquisitivo. E a corrida presidencial toma formas estranhas para 2022. Lembro-me quando criança eu tinha um jogo de corridas de cavalos e o meu Mossoró sempre ganhava o páreo, ah há! E vem aí o ex presidente Lula correndo ligeiro, não é do MP, mas para tirar a faixa da mão de Bolsonaro. E colado distante do capitão o Dr. Moro ( uma pedra e tanto no sapato)  esboça aumentar seus votos, votado que será por grande parte da sociedade. E outros mais estarão na pista... O PSDB ainda não se desvinculou de seu cipoal existencial. Quanto ao povo soberano a gente não sabe ainda qual será sua preferência majoritária, mas tudo é possível neste jogo jogado do poder. Mas se ele tiver boa memória e civismo entranhado em sua alma não vai querer o retorno pesado do passado e todo o risco Brasil embutido. O atual mandatário não parece convencer mais a moçada. E tudo indica que a tal via 3 vai dar trabalho aos pleiteantes conhecidos... 

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

sobram saltos

inquietante momento

sobram saltos

Conversa vai e conversa vem e o povo comenta que os inquéritos conduzidos pelo STF bem que poderiam ser dirimidos pela  PGR e também acha que os gastos públicos deveriam ser contidos. O panorama apresenta uma alta aceitação popular  de Bolsonaro apesar da mídia acenar o contrário, ela engasga de quando em vez  e seria de muito valia se atinasse mais nesse momento inquietante porque passa  a sociedade brasileira. Agora o que contraria o espirito democrático são estas tentativas de gente incauta no sentido  de esvaziar o coração e a mente da moçada ou quando não sofismar as conversas a torto e direito para usufruir do nada em ebulição.   Já que vc perguntou acho que o tempo do PT já passou e infelizmente Lula e seu carisma não objetivaram de fato a causa do povo na minha opinião! O PSDB e suas tergiversações internas, o Bolsonaro perdeu o chão e não diz coisa com coisa. O melhor seria um nome novo com conhecimento do Brasil e que queira fazer as reformas necessárias tas! Ah! o zé trovão encontrava-se no México e deixara-se encontrar perla embaixada brasileira naquele país hermano. Na verdade verdadeira gente civilizada, mesmo com opiniões discordantes sentam à mesa e discutem na calma e educação sobre deliberações? E se respeitam harmonicamente e argumentam di boa sobre seus pontos de vista. Cada qual é merecedor de respeito e na política, e no judiciário quem ocupa cargo de destaque merece sim respeito. De nada adianta desviar o foco do problema Brasil, pois no dias subsequentes 8, 9, 10 adiante as respostas ao povo devem ser claras e práticas, none? Agora exasperar uma crise de identidade e existencial que existe nos 3 poderes de nada vai adiantar ao conjunto da nação Brasil. O país precisa de gente lhana, inteligente, de coração afeito ao social do povo sofrido e não estes espertalhões das verbas de gabinete, ah há! É preciso varrer de vez a corrupção originária em um Lava Jato e que ramificou no exterior e que tão bem o MP se posicionou contra e acionada com brilho pela Polícia Federal. Estamos do lado certo, do bem comum? Ou pagando pau para gente sem escrúpulos que quase levaram o país à bancarrota? Há quem diga que o enterro da corrupção está voltando para assombrar de novo o povo brasileiro. É questão de consciência, é questão da maioria cordata do povo brasileiro ou vamos retornar em 2022 para as mãos hábeis dos vendilhões do templo da res publica em federação de mais de 2010 milhões de habitantes. Já na Europa o vírus infectante ameaça voltar meu Deus!  Mãe dos Navegantes, náufragos somos, pois arrancaram das velas da brasilidade, o vento! Enviai o hálito fresco de sua Consolação, amém!

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Instant neuro ou inegibilidade reflexa

 Aparelhamento virtual ou convulsão linear in Terra Brasilis?


Gente sensata que tal pensarmos e fazermos as coisas de acordo com as coisas? Afinal para o Brasil dar certo conforme o sentir de seu povo não deve prevalecer ou eu, o você, mas acho que deveria ser:                  s o m o s   t o d o s    n o s !                      E não se trata do famoso recurso de imagem ou a marcante do gênero, mas volto a frisar o sentir nacional, aquele anseio do gigante adormecido há muito tempo. Ainda mais na trágica hora presente em que um vírus terrível tem nocauteado as nações e ninguém mais tem foro privilegiado no quesito estar seguro e imune deste mal.

E vemos em solo brasileiro a corrida insistente à faixa de 2022, e pouca ou nenhuma união cívica em torno da principal figura de proa, que é a pátria mãe gentil. As reformas que seriam boas mesmo ao povo não vingou, somente a da Previdência abocanhando o minguado soldo da população mais vulnerável.

A par do rateio de responsabilidades de cada um da iniciativa privada, o setor público deverá encontrar mecanismos adequados para também diluir a crise entre seus servidores não é mesmo? Todos os cidadãos e cidadãs deste pais somos contribuintes assíduos ao erário do país.

E fora forense que a corrupção sistêmica, aquela que quase quebrou o país parece estar meio preterida, e até livraram a barra de gente que o judiciário condenou em várias instâncias, enquanto a moça que roubou água de um mercado penou por um tempo longo na cadeia.

E neste traço acanhado de um cantador inveterado do Brasil empírico, quiçá anímico em demanda do mundo bom das certas certezas para todos que vou anotando em uníssono com meus chegados de prosa, mesa e bar o que recolho da inspiração amiúde no desejo fraterno que as coisas coisadas deem certo para o bem do povo e a felicidade de novo.

E o que as ruas soberanas hoje na quarentena eficaz estão querendo gritar na solidão de cada lar do imenso Brasil continente? Ah que tenha harmonia os 3 poderes legitimamente constituídos, que cessem de vez o malfadado ativismo político e a grande instabilidade constitucional em curso, para   o bem do povo e a felicidade de novo.

Porque não alembrar ' os  Princípios da Paridade das Armas (ou Isonomia Processual) e o da Oficialidade. O primeiro decorre do Princípio da Isonomia e preceitua que na relação processual penal as partes devem ser tratadas de forma igualitária, possuindo os mesmos direitos e deveres. No entanto, este princípio comporta algumas exceções legais, que também visam o equilíbrio de forças no  processo, como é o caso do art. 44, inciso I da Lei Complementar nº 80/94, que prevê a contagem em dobro dos prazos da Defensoria Pública.
ACHO QUE ASSIM VAI FICAR MELHOR NA CUCA DOS NOSSOS RESPEITÁVEIS DO CAMPO JURÍDICO POIS O TERRENO ESTÁ FICANDO MOVEDIÇO POR DEMAIS DA CONTA COM ESTE ESTRANHAMENTO GERAL DOS PODERES, OPINIÃO MÍNIMA MINHA NA LIBERDADE DE EXPRESSÃO COMO SALVAGUARDA- NOS A SAGRADA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. 
Então o que nós povo queremos mesmo? - Que esta hiperatividade institucional volte ao seu pendulo equacional normal para fazer frente firme, organizada, ao maior inimigo de todos a história humana e nacional: o COVID 19, <> <> >< E COM ISSO AFASTE DO BRASIL ESTE AMEDRONTADOR TEMPO DE PRECLUSÃO E ESTE IMENSO NAUFRÁGIO à SECO CESSE DE VEZ, PARA O BEM DO POVO E A FELICIDADE DE NOVO! 
Não sendo assim mais tarde quem passar por estas bandas dirá :- aqui viveu um povo que à deriva perdeu seu rumo em uma intensa crise intestina e escreveu uma página perdida irreparável de sua história na outrora pátria da intuição, pois perdera o ouro do aluvião sagrado, e a gradual decepção envolverá a todos os seus mais de 2010 milhões de habitantes em sua queda abissal.
E aliás o que anda mal no mundo pergunta e responde Chesterton : - EU MESMO! E DE EU EM EU LÁ EM MINEÁPOLIS USA A QUESTÃO RACIAL VITIMOU UM CIDADÃO AMERICANO, EM HON KONG A QUE TUDO INDICA O PAIS CONTINENTAL ESTÁ TENTANDO NEGAR DIREITOS AO POVO DA ILHA DE TAIWAN  E AQUI NO BRASIL O COVID 19 AVANÇA VITIMANDO NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS AMADOS, MEU DEUS! 

Gente sensata , a par desta situação de sobressaltos jurídicos sabemos que os homis do poder passam em sua inegibilidade reflexa, ah há. e amanha o gigante vai levantar e esboçar um sorriso franco para o bem de fato do povo brasileiro e a felicidade de novo. Assim seja!


sábado, 20 de novembro de 2021

Magriço

 A m p l i t u d e  Covid 19  a m p l a, 

                                                          e os medonhos particulados ezaustos...


Quanto ao alpendre Brasil, depois a gente " continoa' com ou sem canoa nativa, talvez venha   à tona Cabral  ( o Pedro Álvares) e sua iniciativa  pioneira de solicitar o favor a El Rey para seu irmão,  chii! Vai. Ter índio Araribóia, e muita e muita história boa. Pedro segundo o primeiro , Floriano, o Peixoto, Conselheiro em Canudos sitiada, o berreiro dá rica e velha república, as ditas duras, meu dos militares, e no entalhe vamos discutir a certidão dá abertura e as juras tortas dá rente Clônia e  onda dá corrupção sistêmica dá política bar zileira!!! Até lá então, uma Santa Páscoa de união amigas e amigos do coração!!  Gosto de gente sensata, que discorda, pensa e expõe sua letra, pois ' na essência somos iguais, e nas diferenças nos respeitamos’. Já predicara Agostinho o santo de Cartago.  Ah o blogger: rimas de um poeta mínimo ou 365 dias empíricos tá no ar do Google since 2008 e já são mais do ano 18 de 2000,  exatos 10 aninhos, lá as portas estão abertas sempre para sua interação! Saiba que sua opinião contrária trará mais sal e sabor aos seus versos  do amanhecer do mundo bão. Se houver chão a gente espera e  não se desespera meu chegado (a) de prosa, mesa e bar de uma rua conceitual e democrática chamada Augusta Paulistana. A gente te ama rua conceitual  Não se avexe pois dessa maneira vamos construindo sonhos sonhados! E a arte simples agradece. É uma parte do novo munda tava lá, inesperado, novinho em folha, matas, enzimas, animais silvestres, rios, regatos, lagoas, serras, planícies, flora, fauna e riquezas in natura artistas, e se perguntava porque gente estranha chegou aqui nestas mais estranhas embarcações, e esses canhões, e está ambição nos olhos, e essa fé simples, quase pueril que desprendia dá batina desses abaetés.  Do  alpendre dá história convido lhes a voltar as nossas remotas raízes, as baias de Cabral, aquelas mesmos, Santa Maria, Pinta e Nina que trouxeram em seu bojo os traços indeléveis dá personalidade lusitana. Era 21 de abril ou 22 e o novo mundo iria assistir e participar das empreitada épica, para uns, de a colonização, da evangelização, e do contato primeiro dos naturais dá terra com gente estranha trajando roupas coloridas, carregando as bandeiras de Eleição de El Rey, ora pois  Depende do seu livre arbítrio, depende das ruas soberanas, depende do soprar do vento arcano dá renovação nacional! Eu me insiro nesta realidade , e vocês também! Por isso neste versejar que tal irmos juntos interagindo, confabulando com calma e gosto pensado, Há  quem  goste do que escrevo, há quem curta meus versos, no que agradeço a atenção! Há. quem difira dá minha opinião, que bom a gente poder conviver numa boa, e olhar o semelhante divergente como um irmão e irmã do coração. Livre expressar e o que de melhor podemos augurar neste universo  O Brasil ultrapassou 500 anos de vida acumulando muitas histórias, estórias, fabulas. Sorriu no passado, um riso solto de brasilidade! Viu muita gente, contemplou a Aurora do café e muitos pores de sol magníficos, acompanhou sobressaltado a evolução em seu solo, e hoje atravessa uma fase atípica e sob vários pontos de vista escatalógico. E o fim? Ou o começo?     

> E neste anverso sou forçado a interromper o pensamento e convidar o amável leitor(a) a perscrutar outro trecho agora de perigo planetário, visse.  Vamos apartar um tanto do Nonho e da Manae para nos debruçar nos medonhos particulados ezaustos da viração desta estrada onde não sabemos onde vai dar... Valha-nos Deus! E na era da nuvem ort, vimos aparecer um vírus invisível que veio aterrorizar a Terra dos Homens Formigas quems. E não se trata de filme de ficção salvando o planeta da corredeira fatal, mas a dura e concreta  realidade que nos está ferindo a todos.  Estranho e denso germe de destruição, há quem diga intervenção  maléfica de Bio Hackers. Neste imenso arrasto dos maus a gente sabe que um dia eles se haverão com a justiça, e nesta terra eles nunca houveram bem pois já nasceram decaídos e esta fase braba para a humanidade vai passar. Os espinhos qual brejaúva  venenosa não hão de solapar a alma do mundo. Tempos difíceis adentra a humana raça, coisa igual nunca se viu? Não se sabe ao certo como este vírus surgiu , mas se constata que ele é letal e mutante e não se tem fármaco concomitante ainda, mas vai aparecer a vacina mais na frente pois os cientistas, biólogos, médicos estão na pesquisa exaustiva, E muitos  estão também perecendo ao cuidar do semelhante, belos gestos, atitudes heroicas estamos vendo no dia a dia destes desdobramentos inquietantes. A raça humana está sobressaltada ao extremo do extremo, e nós com ela. O perigo é invisível e pode estar numa minúscula partícula em qualquer lugar. A batalha agora é outra e ninguém se preparou, nenhum país, e no distanciamento se interpôs a saída lenitiva, e o único momento se objetiva em ajudar o próximo distante  E este aprendizado poderá auxilar o planeta num futuro próximo para a paz e a união fraterna dos povos.  Dado o alto grau de transmissibilidade deste vírus infernal a sensibilidade e grandeza de alma se apresentam  à soleira do geral e  particular. Serão as mudanças climáticas as responsáveis por esta tremenda viração de estrada? Ou  será o juízo final? Meu Senhor Deus do Céu ajude-nos, salve-nos deste mal pois doravante sanadas nossas feridas seremos melhores e mais leves de alma e espirito, e construiremos o mundo bom das suas certas certezas empíricas. Assim Seja! Valha-nos oh! Mãe de Deus e nossa, Santa Virgem Maria e nossos Santos Anjos Arcanos e Padroeiros intercedam pelo mundo todo.  Amém!

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

o povo, o juiz e os políticos usuais

 o povo, o juiz e os políticos usuais 

Di boa meus caros e caras desta página em que habitamos frequentemente e a interação foi o que de melhor construímos juntos, ieh. Mas vamos lá colocar a colher de pau na política bar zileira da precificação. Acho eu de há mucho tiempo que o povo brasileiro não engole os políticos de carteirinha. E os políticos estão demonstrando não engolir o Juiz Moro. Porque será? Seremos? Serão os quinhentos do honorável Congresso Nacional infensos à verdade constitucionalista e federativa? Logo a confirmar o enunciado o Povo brasileiro e o Juiz Sergio Moro terão uma liga forte para 2022 adiante. E se o Brasil com ele no comando acertar hein¹ Será uma alegria coletiva só. Afinal seremos todos nós. Pois até aqui não valeu muito à pena viver neste País que amamos. A não ser assim a via vai ficar escorregadia de novo pois me disseram que a fome de corrupção vai aumentar mais e mais.... Acho que a nação não pode mais pagar para ver. E considerando o passado inglório recente, quando uma turma sem escrúpulos se apoderou dos cofres da união e fizeram uma farra com o dinheiro público sem precedentes em sua história e quem se apresentou com sua equipe para desmontar o passadio? A CORDA BRAZIL SONHADOR, ENTÃO VOCÊ PÁTRIA AGIGANTADA DE BOAS INTENÇÕES VAI QUERER DE NOVO SE DEITA NAQUELA CAMA DE PREGOS?

O que temos para hoje? Todos contra o Juiz na era do ciberalismo

 O que temos para hoje?

1.       Na era digital muita coisa encanta nossos olhos, e não é para menos, desde o D²BI com seu módulo de diagnóstico compartilhado em sua ampla gestão de atividades, e negócios, que ao surgir, percebeu-se logo ser  uma ferramenta indispensável às empresas para reduzir custos operacionais e implantar agilidade nas resoluções de problemas, detentor de uma infra estrutura impecável em gráficos, e projeções de crescimento sustentável que muito tem ajudado na consecução dos fins propostos de uma gama de atividades.

2.       As estreantes Startups e suas franquias espalhadas tem também contribuído enormemente na junção de ideias inovadoras reunindo talento, esforço, num só lugar.

3.       E  a linguagem dos bytes neutrinos vão avolumando conhecimento, pesquisa e consecuções práticas de arrepiar o gênio da física quântica, Sir Heinstein. Depois dela o mundo não foi o mesmo, e hoje estamos reféns da tecnologia de ponta muito além do que nossa vã ciência imagina, muito aquém donde deveríamos estar.

4.       Depois da façanha do robô Curiosity em Marte,  depois  foi a vez do Philae  aterrissar no cometa 67-P. Isto após uma viagem inter estelar de 10 anos a bordo da sonda Rosetta.

5.       O Criador, anteriormente no início da vida no planeta disse o ‘crescei-vos e multiplicai-vos’ com todas as letras, formas e derivações. Foi feito, foi esforçado, foi estudado, e os cientistas em seu campo encontraram  os meios impressionantes para tais ações beneméritas, dignas de registro no livro da história humana e mais propriamente no Gênesis.

6.  Nesses simples traços não consigo abarcar esta era nossa locupleta de surpresas agradáveis, de conquistas democráticas, de partilha de tecnologia, mas também de acanhamento da psique humana. Por isso deste trampolim amistoso pulo para nosso chão doméstico e de repente entro num pesadelo acordado ao folhear os matutinos, ao assistir aos jornais televisivos, ao conversar com meus chegados das ruas paulistanas.

7.       Parece que  a praga do ‘Phishing’ eletrônico em determinado momento abduziu a cabeça de tanta gente formada e ‘ phizada’, gente nos cargos políticos, nas empresas, nos postos de direção nacionais que se uniram para surrupiar o erário público.

8.       Não sei precisar ao certo este fenômeno dispar,   me ajude irmão(ã) diletos a equilibrar a balança de meu pensamento empírico no sentido de não endoidecer ao vermos em um passado recente  a preclara republica federativa às voltas com tantos fatos de carácter corrupto minando o bem comum maior inerente a mais de 2010 milhões de brasileiros. 

     Desde que começou a operação Lava Jato ficou estatelada a corrupção na Petrobras, e a força tarefa comandada pelo Juiz Sergio Moro desvendou uma trama sistêmica que por pouco não levou p Brasil à bancarrota que nesta digressão necessária parece que hoje ao começar o ferver da disputa presidencial para 2022 quems ou quais vão se habilitar à disputa começam a estranhar o possível candidato Moro.

    E que o verdadeiro çiberalismo econômico possa encontrar as habilidades necessárias de gerar recursos respeitando o teto de gastos para o bem deste mesmo povo e para a felicidade de novo.    É de pasmar pensar no grande monarca Pedro II, Dr. Rui Barbosa, e tantos e tantas heróis e heroínas da brasilidade que nos perguntamos: é o fim da pátria amada? Ou após estas horas tristes do esboroamento geral da fuselagem virá o dia em que a paz, a harmonia social, a abastança na mesa, na saúde, na educação, na segurança se tornarão a marca de um povo gigante em sua natureza, hospitaleiro, empreendedor, pacato e munido de fé em seu porvir.

10   Que poderá se ‘areunir’ em torno de sua constituição, de seus valores de honra e lealdade, solidariedade e calor humano e dizer em coro; ‘ SOMOS BRASILEIROS COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR’.

11.   Ouvi este esboço de grito em junho do ano de 2013 nas ruas soberanas e sei que ele era verdadeiro, por isso  canto esses versos na humildade, e confesso ser fugaz o som de quaisquer letras ou literatos, ou políticos, ou padres, ou magistrados, ou povo se não estampar na sua essência o que devemos ser, se somos de fato no dia a dia do Brasil continente: gente simples, verdadeiras, consequentes, solidárias, acaloradas que não abaixam a cabeça,  que sabem quem são  os vendilhões do templo pós moderno da Res Publica, que abjuram os Iskariotes da situação, e não pactuam com a corrupção em voga vacante  e lutam para reverter o quadro contrário e no lugar dele redesenhar o destino verde, amarelo, na claridade do céu azul do cruzeiro do sul.

12.    Seremos meras figuras de proa, destinadas ao ralo da história se no nosso peito não aflorar a indignação, já há muito ‘sentimos frio da desgraça’ percorrer a coluna da nação brasil, já há muito a vimos enleada no maldito espectro da corrupção, já há muitos vivenciamos um vírus ‘phishing’ minar suas veias mestras, já há muito parafraseando o poeta decano, a vimos 'passar pela vida e não vivendo' o que realmente seu desígnio pátrio a elegera para ser tudo em todos!

13    O que temos para hoje? Nada a comemorar, mais muito e muito a lamentar. Mesmo assim não perdemos a esperança de dias melhores para a imensa prole de 2010 milhões de brasileiros, agregados outros irmãos nossos advindos de toda a parte do globo,, e afins com nosso destino de nação soberana, auto determinada a vencer seus obstáculos homéricos e implantar a era da sustentabilidade, do progresso, dos valores pátrios, capitaneados não por mãos trêfegas de brasilidade mas por peitos varonis e sôfregos de ordem constitucional.

14   O Brasil beira ao seu gólgota, carrega sua cruz, mas sabe que depois desta era de trevas, virá a ressureição do novo tempo, para o bem de todos indistintamente... Duvida, irmão(â)? Eu não! Pois se não fora assim melhor seria que fechasse suas pérolas em conchas e se aliasse ao princípio do mal. Que fosse dormir em sua cama de pregos e não acreditasse em sua própria grandeza. E quanto ao Juiz Moro, acho que ele terá condições de levar a bom termo o sonho acalentado por toda a nação de se tornar auto determinada, justa, solidaria e pleiteante do Bem Comum Maior inerente a + de 2010 milhões de filhos e filhas da pátria mãe gentil, none!

Quanto ao estranhamento é que se o desdenham e o evitam é porque as coisas coisantes boas poderão aflorar se eleito for e aí os coisados da políticas ficarão em planos inferiores, pois será a vez do povo para valer! 

Abraços de união cívica!
poetas do povo pela brasilidade. 

reticências x referências humanas

 reticências x referências humanas

1. O mundo está reticente pois perdeu o calor humano se afastou da rimas certas, se interessou pelos objetos contraditórios. Que esforço tremendo  tentar acreditar na referência humana , na amizade constante, nas viagens desinteressadas que almejam o bem do semelhante em quaisquer circunstâncias.

2. Realmente ainda resta a mecha que fumega, apesar das notícias constantes em contrário.Sem querer enfeitar o vocabulário sei que existe em algum lugar do planeta numerosos desejos latentes palpitando no coração dos altruístas anônimos.

3. A partir do que se passa comigo pude averiguar este movimento desinteressado que visa a alma, tem gente que se importa comigo, quer o meu bem estar, me apruma no juízo, me oferece um ombro amigo quando preciso, me alerta dos constantes perigos.

4.Como é bom saber que me salva do perigo, que me lança uma prancha e não me abandona à deriva, me acolhe na sua casa aquecendo minha desgraça.

5. Me põe com cuidado de pé, caminha comigo até aonde eu quiser. Se hoje estou lúcido escrevendo o que mereço foi porque ela se preocupou e  foi me buscar no fundo da noite que me encontrava e esta mão amiga percorreu comigo um longo caminho de volta para casa.

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

traZeno a democracia de raiz

 traZeno a democracia de raiz

Haja assuntos, sobejam opiniões, faltam ações! De cara o povo brasileiro está órfão de direção, aliás sempre esteve desde a Proclamação da República Federativa quando Deodoro apeou do poder um monarca cônscio de seus deveres e amante número hum do Brasil. E a história do Brasil torta de vieses surpreendentes foi sendo vivida entre golpes e machadadas não tem como negar a incúria de nossos lugares tenentes. Poderia ter sido escrita de outra maneira, mas por razões alheias ao nosso conhecimento não o foi definitivamente. E hoje estamos aí patinando sem sequer ter a pista para tal. Acabamos de sair de uma corrupção sistêmica de lascar o cano da lisura, e chegou o vírus Sars - Cov - 2 colocando terror em tudo o que toca. E com a herança de uma economia falida (faliram ela) na ponta da sociedade o povo é que está SOFRENDO OS EMBATES DA FALTA DE TUDO. E mais agorinha a imagem do Brasil está arranhada no quesito confiança com o furo do teto de gastos que demonstra um descontrole nas contas públicas. Infere-se que neste 15 de novembro não há muito o que comemorar... E o povo continua na rua sua tribuna protestando civicamente. Para bom intuidor o momento crisou de vez. E data vênia, com todo respeito aos poderes legitimamente constituídos, os homis do poder precisam solucionar a equação povo + política antes do laço arrebentar e voltar contra a política sem mais nem menos, none. E isso em todas as esferas federais, estaduais e municipais. Gente capacitada na política o Brasil tem, juristas e estadistas também. O judiciário tem as ferramentas do Jus Jurandi e um corpo seleto de cabeças dignas e pensantes e o povo está lá na sua esperando as razões e ações que farão sua mesa e seus filhos ter sobejamente tudo de bom que a pátria possa lhes oferecer. > Em sua fisiologia celular as citocinas ocupam papel preponderante impulsionando as células imunes do paciente alvo. Mas quando elas acumulam funções em vez de sua benéfica profilaxia desencadeiam doenças do tipo TNT Alfa, none? É neste momento que entram as interleucinas para equalizar a saúde do paciente in questio. Pronto! 

S. A. T. G.


sob o signo de mel

sob o signo de mel 

Veja meu caro, veja você que o mar na sua maré alta pula sempre para tocar a lua, dança uma valsa em ritmo de baião, mesmo ao captar a essência da lua ele continua mar, sem chance de amar... e a lua devaneia formosa flertando com o astro de sua estatura e beleza...

 - Entendeu! Aos poucos volto a realidade, olho para cima e vejo a lua serena a refletir no mar de Marataízes suas  certezas, toco no mar, ofereço a ele meu ombro solidário, somos parecidos, idênticos e ao me distanciar ainda ouço sua voz rouca, que entre lamentos e afeição parece dizer:'kekaritomene ars poiêsis, kaire mel luna karpous'.

 E na silhueta do tempo que vai passando lentamente em minha frente me disponho a encerrar esta rima benfazeja agradecido a Deus por me proporcionar a oportunidade feliz de homenagear a meu jeito uma grande amiga e oferecer-lhe a inspiração nestas linhas, contida.

 Dezenove não é vinte, e para chegar em 22 falta trecho, é vejo que foi bom navegar por esses mares de mel, e por falar nela, aliás o que fiz o tempo todo com alegria e gosto pensado sem pesar na alma e com calma pretendo encerrar, viu. - Querida amiga Mel, estes versos são seus, guarde deles o que for bom para você, fragmentos esparsos de nossa amizade, espero que goste de verdade! Postei estas estrofes em forma de prece, parece, nesta criação que guarda a grata emoção de ser seu amigo do peito.

 O título você escolhe, o presente é seu, somente seu, curta-o o quanto puder, o passado ficou no mar, o futuro pertence ao tempo soberano. Deixo a ti um grande salve, e que tua estrela continue a brilhar na vida de todos os seus amigos, inclusive eu. Sob o signo de mel foi ficando nesta paragem do mar   sem   fim,  pois    o  tempo   é  assim... 

 Que a chuva ‘possa cair + mansamente em seu telhado, que Deus possa tê-la +calmamente na palma de suas mãos até que nos encontremos + uma vez’. Abraços de saudades, de algum lugar do reino da amizade sem fim, perto do coração de  Mel assim...

 Vai chegar, está a caminho... ah! um dia frio de junho as mãos preguntaram a uma certa rosa porque perdera a razão? Ela pensou, pensou exalando aquele inconfundível   perfume de mel que na verdade permanece na sua essência de rosa primeva e respondeu simplesmente: - Entendeu... foram as gerações humanas que perderam o olfato e sensibilidade do toque essencial... ah! ah! ah! As mãos quedaram amuadas e sem dizer mais nada silenciaram... E com o poeta Flavio Lorena clarividente da Praça Benedito Calixto em Pinheiros SP encerro este refrão obsequiando com sua fala alguém especial demais que mesmo sendo a nossa amizade a duração de um meteoro deixou marcas de suavidade e leveza no coração de um velho estreante quase poeta da Augusta Paulistana.   

dizia ele: ' Sonho é um desejo de alma na alma a adormecer, no sonho a vida e calma é desejar para ter. Tenha fé no teu sonho o teu lindo dia vai chegar não importa o mal que te acometa pois o sonho é lindo e pode se realizar...'

Neste dia

Há 2 anos

The Hippopotamus from another world

 The Hippopotamus from another world

1. Today I woke up with the urge to stay in bed. On Saturday off I thought... I went back to sleep... I dreamed strange things, a huge hippopotamus from another planet had landed its ship right in the middle of São Paulo Avenue, imagine! He was smiling and there he was sitting in the street, carrying a laptop the size of a pool table and trying to communicate straight with his cosmic world, the planet of Niobius. He asked for ransom or any other measure in this regard. 2.How did he manage to overcome the barriers of sound and the 5th dimension? I can't explain it, I leave the competence to the scientists. The fact is that he was able to communicate with humans through the big screens on the avenue. He asked which planet was this with so many cars and pollution, people in a hurry... He got no answers... 3. He asked why intelligent beings, who have so many virtual advances, do not use their assertive energies to generate peace, harmony, gentleness instead of wars, conflicts? Why don't they keep their word committed to sustaining their habitat? Then he ordered watermelon and two tons came, tasted it, drank five bottles of water, let out a belch that shook five blocks. Retained himself, slept a sleep. He woke up, activated his controls, obtained an encrypted signal, entered the ship and departed in a second for Niobius, 5 trillion light-years away from Earth. 4. I woke up at 2pm. with an absolute sensation, the dream had left me speechless, thoughtful, prostrate. What was that? It will be!

This is because this substitute took place before the global fiasco of: 'Un climate change conference...'

sábado, 13 de novembro de 2021

Sob o signo das conchas e pérolas em folego agalopado

 Sob o signo das conchas e pérolas em folego agalopado


1. Hoje voltei a escrever, descrever uma compunção sentida, sentir o pulsar do sentimento, envolver-me com o silêncio. 
2. Gosto de acordar no meio da noite, atravessar o corredor vazio, auscultar da porta a batida, caminhar na ponta dos pés. 3.Abrir o portão sozinho, andar na calçada calma, de transeuntes pouca, olhar ao meu redor o estio, ausentar-me sem esquentar o pavio. 4. A escuridão me acalma, dispensa badalação, entontece os que vão, congela o humilde mendigo, amiúde, quase sem razão. 5. Me param na rua, estão sempre na sua, indecisão incomparável, incompatível com a situação. 6.-Tio, preciso de uns trocados para comprar pão, e o trem passa na estação, parece dizer na voz consciente de Solano Trindade: "Se tem gente com fome dá de comer, se tem gente com sede dá de beber". 7. - Meu filho, aguente firme, que um dia outros virão, ouvindo a voz do coração e terão oportunidades de montão.>Jaçanã, Arpoador, Parelheiros, República, Sé,Candelária, Cordovil, pois zé, tem gente com fome, tem gente que some... 8.Não entendo a situação, oh! era dos chips e clicks salvadores, onde estão o seu calor, o seu valor, a alta definição humana? Em meio a minha atrapalhação, é só o que eu sei dizer, emudecido é o que eu digo sem poder. 9.Monção de um nova era, totalmente diferente, emoções antigas estão para acontecer, prenuncia o arcano, e o engano aparente...é só o que eu sei dizer, e é o que eu digo sem poder. 10. Trocadilhos de um chavão, não é não meu irmão, temos cartão de crédito, cheque cardápio, outras facilidades, cursamos a faculdade, pós graduamos, nos empenhamos no mundo bom, tiramos folgas, falamos alto, gritamos calmo... e ele não veio o porque não sei dizer. 11. Ele, o pedinte já viveu na vaca gorda, nunca escreveu na lousa, viveu o amanhã seguinte, diplomou-se na escola da vida, conheceu de verão, marcílios, delfins e funaros muitos planos, viajou por vários cantos, até que o infortúnio o colheu.12.Reparto meus cigarros, engulo meu pigarro, ofereço-lhe meu agasalho, aperto a mão daquele desventurado irmão, imagem pálida da morte, numa paisagem falida da sorte.13.No cais, sem ais, ouro estanhos foram levados, trazidos jaguars etcetares e tais, sem mencionar as superfaturas das comendas gerais.14. Me pergunto, porque a vida prá uns é tão dura? Para outros é de tão fácil ação, a estes desculpas e falação sobram, àqueles só a danação importa.15. Não tenho condições de mudar a situação, "todos nós lemos" pelos olhos  da poetisa Lígia Guedes e constatamos a privação, miséria e fome deste nicho da sociedade totalmente alienado, sem o necessário do necessário para viver, num país que bate recordes um atrás do outro em grãos, bem estar, modernidade, dimensões continentais, riquezas naturais e boa fé de seu povo.16.Alguma coisa vai errada nas cabeças pensantes, deliberantes dos destinos pátrios, a vida é finita para todos, apesar dos louros, fama justa, gloria impoluta, a todos condena uma cova estreita  no fim que nos espreita se morre o homem, fica a fama, a fome. Que tal batalhar pela boa, lendária aos olhos daqui, quando se chegar do lado de lá...? 17.Porque os homens não se unem, porque o mundo não se pune de tanta desatenção porque não olhar a sua volta, estender a mão solidária e colher um sorriso que denota gratidão.18.Caminho pelas ruas e avenidas movimentadas, a pressa, as buzinas, o poderio, o burburinho desta urbe, que me é grata e  infelizmente vejo, cidadania, palavras das páginas de um hinário sem compreensão, figura de retórica de uma história  que não foi vivida, apenas lida, ditada, que no fundo esbanja charme mas não muda nada meu irmão camarada!19.Não falo da boca para fora, não esconjuro a cidade da garoa que amo e respeito, somente digo que a situação esta ficando fora de jeito, se é arrazoado de sermão em plena 5ª feira de maio fria ao montão, espero que não me levem a mal e me achem fora do normal.20.A gente passa como passam os ventos lá para as bandas do meu sertão, uns engolidos pela ingratidão, outros subindo na fama pelos degraus da ostentação, nas capas das revistas, no cenário dos artistas, enxergamos badalação, se o dicionário não estiver mudado, ou se foi um lapso de digitação, eta mundo azarado fora do diapasão. 21.Mas ele está chegando o destino novo, montado no seu alazão, trazendo na garupa o facho de luz, não vai errar o passo, afinará no centro da trajetória humana seu solene diapasão, nos dará seu colo e iluminará 77 lustros adiante após a consternação. De posse da paz realizará feitos que o povo unido jamais esquecerá...22.Melhor fora que não houvesse "modernidade" de carros e avião, de parabólicas via satélite, então. Talvez a nossa gente, pudesse ter mais união, quisesse olhar mais para as chagas abertas do sofrido irmão, pusesse termo a tanta devastação das florestas, fauna e flora, ousasse mais a contemplação e focasse mais seu coração no tesouro que não corroem as traças nem leva o ladrão.23. Não sei se estou certo, mas uma coisa não faço não, ficar calado, dizer que são coitados, enquanto muitos acoitam a corrupção, enquanto tantos estão na ilusão, lutando desmedidamente para ter as coisas, atropelando o bom senso, a ética, aquecendo seu leito de rosas, esquecendo-se de que outros irmãos, se deitam sem aquecimento, suportam cruéis padecimentos perambulando nas nuas ruas de ideias nulas.>>>Munidos de uma fraca réstia de esperança aguardam o perfume para saírem do desconhecimento e rejeição. 24.Não digo isto para acusar ninguém, apenas constato em versos livres a vida que as gentes têm. Andar à noite não é prejuízo, enquanto eu tiver um pouco de siso e uns tostões no bolso, repartirei com alegria o que for preciso, e direi para eles: -Amigos eu sei o quanto lhes pesa  a situação, aguentem firmes, um dia outros virão, nas asas de uma era totalmente nova, inefável, onde o sol, a lua, todos os astros nascerão para todos efetivamente e não haverá mais discursos evasivos e tolos, vaticina esta singela canção. 5.E mais, quando isto acontecer, a rima fará sua morada nos abismos indizíveis sem casuísmos, verdadeiros sem sofismas, autênticos sem contemporizações espúrias, os pássaros enxergarão novamente, o escudo de Aquiles defenderá a humanidade, os rios soberanos se encontrarão, o talento de outrora brilhará em todas as constelações, de alpha de centauro, passando por ursa maior, pontuando o cruzeiro do sul até escorpiões. 26.Peguem um cigarro, acendam por favor, me deem um trago desta pinga do alambique, aquecem neles a sua, a minha, a nossa dor...27. Volto para casa, sento na escada, fico acordado, amargurado, bem desapontado. A única arma de que disponho a favor deles é o meu refrão, a única companhia deles - seres humanos - nas suas noites amargas é a solidão e uns poucos cigarros e goles que logo, logo acabarão e um pigarro mal curado de um sopro sem forno, de um gole com gosto, de um povo sem gesto, de um teto sem cores, de um pouco de fração em um mundo sem razão. 28. De um fôlego agalopado procurei desabafar no meu lado acanhado de escritor quase poeta as pérolas, conchas, modernidades, se ferir a sensibilidade de alguém esta não foi minha intenção na certa, aliás por falar nela vejam o que diz o escritor, poeta e jornalista capixaba que valorizo, Newton Braga: ..."Esta sensibilidade que é uma antena delicadíssima, captando pedaços de todas as dores do mundo e que me fará morrer de dores que não são minhas."  29. E para encerrar cito outro poeta, o jovem Andri que conheci no Centro Elenko KWA,em Pinheiros-SP e dele ouvi e anotei estas expressivas e inspiradas palavras:Quando quero esquecer, quando quero sonhar, quando quero a noite, quando quero a poesia e quando não quero mais, fecho minhas pérolas em conchas e não procuro saber o que perdi." 30. Se esperava mais de mim, posso ter decepcionado, se esperava linhas expressivas, clarividentes, sinto não ter evoluído plenamente. Disse em outra parte que a aranha tece a teia e aguarda provisão, este aprendiz de poeta queima as pestanas na lousa da inspiração, dependendo exclusivamente delas e não é todo o dia que me visitam, pois andam assoberbadas com meus colegas de profissão, agenda lotada, muito requisitadas na atual conjuntura politico social brasileira. 31.Para além dos ícones contemporâneos, pretendo ao fechar este turno desejar ardentemente que um outro ciclo raie diferente para a humanidade, um porvir sob o signo das conchas e pérolas. Esta presente empreitada insólita pleiteia rumos seguros, norteando sem tergiversações as nações para talhes de inefáveis proporções.
E para o nosso amado Brasilzão? Muita coisa é preciso, mais bem comum na cabeça de nossos honoráveis parlamentares, menos gastança do poder público, menos estado na vida da sociedade e mais proteção à infância e idade madura. São tantos mais e tantos menos que a lista seria infinda... 


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

 Punto de inflexión - pregunta I Esta, en mi opinión, es la situación: nuestra América Latina necesita sentirse parte de algo, porque en su formato actual, PUEDE CORRER EL RIESGO DE ROMPER la costura, ya que en su conjunto se está transformando en un enorme tubo de ensayo, y las experiencias pasadas y las que vendrán fueron y serán las más impredecibles posibles, y los delirios de poder están ahí en varios de nuestros países hermanos, y aquí en suelo doméstico no es diferente con las hormigas quién. La sociedad brasileña se sorprende al ver los intereses públicos y la colectividad a menudo desaparece en manos que deben servir al bien común. Y qué bueno que podamos intercambiar ideas sin herir las convicciones de otra persona. Y tenemos tanto para hablar y hablar precisamente en la era en línea que nos aleja de una relación agradable y nos deja solos entre la multitud, un pueblo que alguna vez fue acalorado, hoy en el flujo de la disputa, como un niño cuando un juguete es quitado. Al llevarme este dedo meñique de prosa, no le quito a la mía la razón de que nadie se imponga, pero creo que a veces exageran el clic, ¡ah, ja! La mayor pregunta de nuestra existencia sería comprender en profundidad la crisis del neoliberalismo y sus exorbitantes bases de lucro, su consumo indiscriminado versus hoy un crecimiento sostenible que nos salvaría a nosotros y al planeta tierra de los hombres del granizo de la naturaleza salvaje. De hecho, a veces vamos de compras sin necesidad del producto, embalados por la publicidad siseante y exhaustiva. Y estamos llenando nuestro entorno de cosas superfluas y contaminantes. ¡Y todas las mañanas al amanecer arrancamos nuestro coche y vertimos Co2 en la atmósfera a voluntad! Y luego vamos a la tierra defensores del planeta, ¡ah, ja! Y el socialismo por aquí con su utopía anticuada tampoco funcionó, simplemente llamó a la multitud de mi tiempo a una situación de encantamiento fatuo y mentiroso que se derrumbó como cayó el muro de Berlín, y Venezuela también perdió su destino autodeterminado y él. poner a su pueblo en el sufrimiento inaudito de no tener nada que comer! Lo que necesitamos gente sensata, que esté dispuesta a seguir mis pensamientos, es que cultivemos cada vez más valores que el dinero no puede comprar y que elijamos gobiernos para todos los sudamericanos que realcen cada país de su tutoría. No necesitamos agitación social, no necesitamos guerras, violencia, sino paz perenne, igualdad de oportunidades para los jóvenes, arroz, frijoles, ensaladas y mezclas en nuestra mesa diaria, y una nación seria en la que las cuentas públicas sean precisas y precisas. Transparente, que este partido multimillonario financia, por ejemplo, este presupuesto congelado, mientras nuestro pueblo no tenga escuelas, hospitales equipados y sueldos dignos para los profesionales de la educación y la seguridad. No necesitamos la religión para valorar a nadie y en nuestro caso Brasil es de todos, conservando su cultura del mestizaje secular que lo hizo intuitivo, alegre y optimista a pesar de los lamentos, y que la política y su arte de encantar y convencerlos de servir a más de ¡2010 millones de habitantes y no la herencia de estos políticos inescrupulosos sin noción de brasileño y bien común! Y de los sueños a los sueños reales, ¿por qué no han sacado agua del estado de Tocantins al noreste? ¿Si estas aguas se filtran, drenan y se pierden en el Océano Atlántico? ¿Y no fueron los valientes norteños los que fueron al Amazonas durante el ciclo del caucho? ¿Y no fueron también ellos los que construyeron Brasilia y erigieron São Paulo? Entonces, ¿por qué ningún gobierno estaba dispuesto a devolverles un poco de agua que sería demasiado para el suministro de cereales y frutas para la región semiárida? Ahora la pequeña charla siempre ha existido en las campañas electorales y continuará hasta que aprendamos a exigir nuestros derechos en el orden constitucional y las leyes> ¡este es el punto de inflexión! Y en esta fase feroz del virus invisible, la situación es peligrosa en todas partes, y solo una unión completa para enfrentar al COVID 19, una unión inteligente, bien pensada y práctica para los más de 210 millones de brasileños (as) junto con la Meseta, Senado, Cámara, ¡POR FIN TODAS LAS AUTORIDADES Y EL PUEBLO, PODRÍAN PERMITIR LA SITUACIÓN! Lo que es más, en mi opinión, es una larga conversación e intenciones que no coinciden con el Bien Común. Y la Historia Maestra exigirá a los protagonistas el ejercicio de su alteridad. En Brasil, en mi opinión, ¿quién ganó las elecciones tan publicitadas, tan despistadas debido a la furiosa pandemia? Ah, ¿no sería abstención ??? ¡Los números matemáticos están ahí! Tu retórica ya no convence a la multitud, ¡ah! la política que no ENCANTA, QUE CURVAS, QUE HACE HABLAR DIRECTAMENTE DE SU DESEMPEÑO, que vende sus ideas y, incluso después de la elección, ¡DEFINITIVAMENTE no las compra! La política impone el voto y no nos ofrece libertad de elección, ¡salvo las caras amables como siempre! así que desencantar  son realidades estacionales, vemos un liderazgo político viciado, ni siquiera ahí con la justicia social, con el bien común, y la corona en el deber de apoderarse de la población, eh. Estaba pensando que cuando Cristo profetizó que 'no se dejarían piedras sobre piedras', tal vez quería señalar que los corazones humanos se apartarían de la Luz Increada y tendrían la intención de evaluar su propio destino, ¿qué piensas? ¡LA LEY ES DURA PERO ES LEY! ¡Y NO ES MARCA DE PLATOS, TAS!


ponto de inflexão

Ponto de inflexão - questio I

É esta a meu ver a situação: a nossa América Latina precisa se sentir parte de algo, Pois no formato que está PODERÁ CORRER O RISCO DE QUEBRAR na emenda pois ela como um todo  está se transformando em um  imenso tubo de ensaio, e as experiências passadas e as que advirão foram e serão as mais imprevisíveis possíveis, e os delírios do poder estão aí rondando vários países hermanos nossos, e aqui em solo doméstico não é diferente com os hoens formigas quems. A sociedade brasileira assiste estupefata  os interesses públicos e a coletividade muitas das vezes sumirem  nas mãos que deveriam servir o bem comum.(Aliás Dante na Divina Comedia colocou estes cidadãos e cidadãs públicos no Inferno.) É mole marreco! E que bão que podemos trocar ideias sem ferir as convicções de outrem. E temos tanto que conversar e conversar justamente na era on line que alheia a gente de um convívio ameno e nos deixa sós no meio da multidão, um povo outrora outrora acalorado, hoje no fluxo da contestação, igual criança quando se tira dela um brinquedo. Ao levar este dedinho de prosa consigo  não estou subtraindo  a razão de sô ninguém  para prevalecer a minha, mas acho as vezes exageram no clique, ah há! A questão maior de nossas existências seria entender a fundo a crise do neoliberalismo e suas bases de lucros exorbitantes, o seu consumo indiscriminado versus hoje em dia um crescimento sustentável que salvaria a nós e o planeta terra dos homens das saraivadas da natureza embravecida. Na verdade as vezes vamos as compras sem precisar do produto, embalado pela sibilante  propaganda exaustiva. E vamos entulhando o nosso ambiente de coisas supérfluas e poluentes. E toda a manhã que amanhece ligamos nosso carro e despejamos na atmosfera Co2 à vontade! E depois vamos pousar de defensores do planeta ah há! E o socialismo por aqui com sua utopia ultrapassada também não funcionou, apenas chamou para si a moçada de meu tempo para uma situação de encantamento  fátuo e mentiroso que ruiu como caiu o muro em Berlim, e a Venezuela também desencontrou se de seu destino auto determinado e pôs o seu povo no sofrimento inaudito de não ter o que comer! O que precisamos gente sensata, que se dispõe a acompanhar meu pensamento é que cultivemos cada vez mais valores que o dinheiro não pode comprar e elejamos governos para todos nós sul americanos que engrandeçam  cada pais de sua tutoria. A gente não carece de convulsão social, a gente não precisa de guerras, de violências mas sim de paz perene, de oportunidades iguais  para a moçada, de arroz, feijão, salada  e mistura na mesa nossa de cada dia, e de uma nação séria  em que as contas públicas sejam exatas e transparentes, que cesse estas verbas partidárias bilionárias por exemplo, este orçamento engessado,  enquanto nosso povo não tem escola, hospitais aparelhados e salários dignos para os profissionais da educação e da segurança. A gente não carece que a religião precifique quem quer que seja e que no nosso caso o Brasil seja de todos e todas preservando sua cultura da miscigenação secular que o fez intuitivo alegre e otimista apesar dos pesares, e que a política e sua arte de encantar e convencer  estejam a serviço de + de 2010 milhões de habitantes e não patrimônio desses e dessas políticos inescrupulosos e sem noção de brasilidade e bem Comum! E de sonhos em sonhos reais porque ainda não puxaram água do Estado de Tocantins para o Nordeste? Se estas águas escoam e escoam e se perdem no Oceano Atlântico?  E não foram os Nordestinos valentes que foram para a Amazônia no ciclo da borracha? E não foram também eles que construíram Brasília e ergueram São Paulo? Pois então porque nenhum governo teve a disposição de devolver- lhes  um pouco de água que seria muito para a abastança de grãos e frutas para o semi árido? Agora a conversa fiada existiu sempre nas campanhas eleitorais e vai continuar até que aprendamos a exigir nossos direitos na ordem e leis constitucionais> esse é o ponto de inflexão! E nesta fase braba do vírus invisível a situação periga por toda a parte, e somente uma união cabal para fazer frente ao COVID 19, união esta inteligente, bem pensada e prática de todos os mais de 210 milhões de brasileiros ( as) juntamente com o Planalto, Senado, Câmara, ENFIM TODAS AS AUTORIDADES E POVO, PODERIA MINORAR A SITUAÇÃO! O mais, a meu ver é conversa alongada e intenções destoantes do Bem Comum. E a mestra História vai cobrar dos protagonistas o exercício de sua alteridade. No Brasil, a meu ver, quem ganhou a eleição tão propalada, tão sem noção devido à Pandemia grassante? Ah não seria a abstenção??? Os números matemáticos estão aí! A sua retórica já não mais convence a moçada, ah! a política que não ENCANTA, QUE FAZ CURVA, QUE AUSENTA DE SUA PERFORMANCE A FALA DIRETA, que vende suas ideias e ela mesmo depois do pleito não as compra  DEFINITIVAMENTE! A politica impõe o voto e não nos oferece liberdade de escolha, a não ser as caras ‘bondosas de sempre! Então os desencantamentos são realidades sazonais, vemos uma liderança política viciada, tão nem aí com a justiça social, com bem comum, e o corona de plantão para abocanhar a população, hein. Tava pensando que o Cristo  quando profetizou que ‘ pedras não ficariam sobre pedras,'  talvez quisesse acenar que os corações humanos se afastariam da Luz Incriada e iriam pretender aquilatar seu próprio destino, que acham?

DURA LEX SED LEX!  E NÃO É MARCA DE LOUÇA, TAS ! 


domingo, 7 de novembro de 2021

a era do logar sem fim... parte 2

 

In manus tua, comendo spiritu meo e a era do logar sem fim...

1. 'Senhor, meu pai em vossa mãos entrego o meu espírito', em seguida Jesus soltou um grito lancinante, inclinou a cabeça e morreu...' Que grito fora este de um Deus. Não necessitava dele para ser ouvido lá em cima, muito menos foi um grito de revolta e desespero e sim um grito de alerta para todos os séculos, para cada homem que iria nascer, para os de sua época, irmãos judeus que o condenaram, os pagãos romanos, os que viveram no antigo testamento, até o último homem quando raiar o juízo derradeiro, quando não ficará pedra sob pedra e encerrar o ciclo de vida nesta tumultuada Terra.

2. 'Eli, Eli, lama sabactani' ecoa ainda hoje: e mais do que nunca é verdade, 'porque me abandonastes', Senhor nas mãos destes carrascos, nas mãos dos ímpios em todos os tempos, nas mãos indignas de sacerdotes  pedófilos. Porque?

3. - E, amigo que me loga, a alma como vai? - O que nem me alembro exatamente quando pensei nela, acho que foi quando Winehouse morreu. Depois com esta onda agitada a surfar, não tenho tempo para abstrações desnecessárias, quem vai pagar minhas contas, eh!,eh!,eh! Brincadeirinha, mas fale o que ia dizer.

4.- Mas ela pensa com você o tempo todo, desde que você nasceu, desde que você foi concebido pelo amor de seu pai e sua mãe, começou a existir o princípio de vida no seu minúsculo ser, seu moço! - Será? - O é de verdade, tanto que você tem sentimentos, de saudades, de  perda, de solidão, de euforismo, sonha, idealiza, realiza.

5. Então ela está presente e o acompanhará, ou melhor dizendo seu corpo vai seguir existência a fora carregando em si a alma imortal até que ela atravesse vales e montanhas e se junte ao seu criador por todo uma eternidade feliz, na melhor das condições, ou nas piores se não alcançar o seio de Abrãao, vai se juntar ao rico epulão para a danação eterna.

6. A matéria do nosso corpo humano, por sábia determinação de Deus, é composta de células que se ajuntam numa engrenagenm perfeita e propiciam ao homem compleição física, segundo a  sua hereditariedade, genética que animada pelo seu princípio vital, a alma,dá a ele uma autonomia de vida em torno dos setenta anos, se ultrapassados já estaria no lucro.

7. No entanto, não é porque você não pensa nela é que ela não existe, independe de sua vontade. Ela que faculta ao seu portador variados dotes, que chamamos de  qualidades: p. exemplo: a lealdade, a justiça, o amor, a bondade, seu moço.


8. De posse destas ferramentas do espírito, cada um com sua cota, se bem utilizadas, vai forjando o caráter, amontoando méritos, exalando bondade até o termo da viajem, quando se der a tão temida travessia. Ou cresce-se a medida que os anos avançam ou fica-se apegado aos pecados  e o talis vita, finis ita será o que foi-se invariavelmente.

9. Que termos e afirmações diferentes do fazer logal hoje,  para sô ? - Não é bem assim, se não falam do espírito, sua beleza, competência é porque não interessa a eles, mas sabem que existe, se não exercitam esta realidade e não promovem a alma ao seu estado de direito é porque usurpam dela sua luz a proveito de outrem.

10. Não poderão negar indefinidamente, de quando em quando ela aparece, se revela ora à luz de velas, ora em pleno meio dia desconcertando seus negadores, alegrando seus seguidores, e a 'anima' enhe o mundo, nem que seja por um fugaz momento de cores e êxtases.

11. Sim, ela quer seu irmão corpo bem nutrido e bem sucedido realizando sonhos que sonharam juntos, enfrentam juntos os desafios da vida, as doenças, as perdas, as chegadas e partidas até raiar o dia do desafio supremo da travessia, quando ela se despedirá do irmão corpo por um tempo para cuidar de seu recado espiritual em outra esfera.

12. Não sei se me fiz entender, mas vale tentar cuidar da alma, mimá-la na prece, fortalecê-la aos pés do sacrário, alegrá-la com a devoção à Santa Maria para que depois de tudo possa sentir-se melhor, muito melhor... e esbanjar charme, graça e beleza na apoteose do sol que nunca se pôe, o sol de justiça do qual o nosso astro do meio dia fornece uma pálida imagem.

13. Deus, sabia o que fazia, e na sua sabedoria dispôs tudo em sua perfeição de mínimos detalhes, quis o ser humano dotado de inteligência, vontade e sensibilidade, partilhou com ele in fieri o paraíso, mesmo o homem, decaído de sua inocência primeira, arranjou um jeito espetacular de uma 2ª via - a redenção - deu-lhe o livre e solto arbítrio e a possibilidade de merecer o paraíso do céu, onde poderá logar indefinidamente na sua visão beatífica.

14. Aí está, aí foi dito, o mais é perda de tempo, pois nesta vida tudo serve de escala para  a outra que dura para sempre. Exercite a fé, reze por este que lhe escreve na condição de poeta mínimo, abrace os irmãos e deixe o amor ao semelhante expandir em todas as direções. Então ainda nesta vida, guardada as devidas proporções, o Espírito Santo  de Deus, virá e fará conosco sua morada de luz para renovar a face da terra.

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...