sábado, 30 de outubro de 2021

ganjão knot

 ganjão knot

A big knot is squeezing Brazilians, there are those who say that it is the great general crumbling of the fuselage, a three-phase phase presents itself, some choose continuity, others dream of recommended substantial changes, others are absent from the debates. The policy remains poor and does not reform anything. Brazil a divided kingdom! will be? And the G20 summit is there today in Rome, smiling to address climate change, the vaccine, poverty on the planet. They are actually largely responsible for the high level of carbon dioxide in the atmosphere, they got rich polluting the world and now they're not sure how to fix the mess they made, none. So let's wait for the: 'people, planet, prospery.' to position. I don't think so because charged clouds are on a collision course with the long-awaited land of men. Her royal majesty is in deserved rest in England and God save the Queen! Biden and Pope Francis will meet and will the ill-fated abortion be on the agenda? Christianity respectfully expects from the vicar of Christ a word in favor of the unborn, ok! And in this lukewarm and dangerous situation of predicament, we don't know where to turn or what the near future of the human race will be. it will slow down the climatic catastrophe, it will banish the weapons of mass destruction and it will in fact end the damned general famine on the planet. With these leading heads of today, little or nothing will come of benefit because the Creator expects sensible attitudes and in accordance with natural law and common sense and not this media show of hordes of people with their party clothes smiling for the empty cameras still, none!

'Blessed are those who hunger and thirst for justice because they will be satisfied'

nudo de ganjão

 nudo de ganjão

Un gran nudo aprieta a los brasileños, hay quienes dicen que es el gran desmoronamiento general del fuselaje, se presenta una fase trifásica, algunos optan por la continuidad, otros sueñan con cambios sustanciales recomendados, otros están ausentes de los debates. La política sigue siendo pobre y no reforma nada. ¡Brasil, un reino dividido! ¿estarán? Y la cumbre del G20 está hoy en Roma, sonriendo para abordar el cambio climático, la vacuna, la pobreza en el planeta. En realidad, son en gran parte responsables del alto nivel de dióxido de carbono en la atmósfera, se enriquecieron contaminando el mundo y ahora no están seguros de cómo arreglar el desastre que causaron, ninguno. Así que esperemos a: 'gente, planeta, prosperidad'. posicionar. No lo creo porque las nubes cargadas están en curso de colisión con la tan esperada tierra de los hombres. Su majestad real está en merecido descanso en Inglaterra y ¡Dios salve a la Reina! ¿Se reunirán Biden y el Papa Francisco y el aborto desafortunado estará en la agenda? El cristianismo espera respetuosamente del vicario de Cristo una palabra a favor de los no nacidos, ¡ok! Y en esta tibia y peligrosa situación de predicamento, no sabemos a dónde acudir ni cuál será el futuro cercano de la raza humana. Ralentizará la catástrofe climática, desterrará las armas de destrucción masiva y lo hará en De hecho acabar con la maldita hambruna generalizada en el planeta. Con estos líderes de la actualidad, poco o nada se beneficiará porque el Creador espera actitudes sensatas y de acuerdo con la ley natural y el sentido común y no este espectáculo mediático de hordas de personas con sus ropas de fiesta sonriendo para las cámaras vacías todavía. , ninguno!


'Bienaventurados los que tienen hambre y sed de justicia porque serán saciados'

Nó ganjão

Nó ganjão 

Um grande  nó  está apertando os brasileiros, há quem  diga que é o grande   esboroamento  geral  da  fuselagem, uma fase  trifásica  se apresenta, uns  escolhem a continuidade, outros sonham com  mudanças substancias preconizadas, outros se ausentam dos debates. A política continua pífia e não reforma nada. Brasil um reino dividido! será? E a cúpula G20 está lá hoje em Roma, sorridente para tratar das mudanças climáticas, a vacina , a pobreza no planeta. São na verdade os grandes responsáveis pelo elevado nível de dióxido de carbono na atmosfera, se enriqueceram poluindo o mundo e agora não sabem ao certo como consertar a bagunça que fizeram, none. Então vamos aguardar o: ' people, planet, prospery.' se posicionar. Não creio pois nuvens carregadas estão em rota de colisão com a tão augurada terra dos homens. A sua real majestade está em repouso merecido  na Inglaterra e Deus salve a Rainha! Biden e o papa Francisco vão se reunir e será que o malfadado aborto estará na pauta da conversa? A Cristandade espera respeitosamente do vigário de Cristo uma palavra a favor dos nascituros, ok! E nesta morna e perigosa situação de desdita anunciada não sabemos para onde virar ou qual será o futuro próximo da raça humana.. E não quero ser ave de mal agouro mas não vejo uma saída honrosa, técnica, e compatível para com a Mãe Terra que vá desacelerar a hecatombe climática, que vá banir as armas de destruição em massa e que de fato vai acabar com a maldita fome geral no planeta. Com estas cabeças dirigenteS da atualidade pouco ou nada advirá de proveito pois o Criador espera atitudes sensatas e de acordo com a lei naturaL e o bom senso e não este show midiático de trocentas pessoas com seus trajes de festa sorrindo para as câmeras mais vazias ainda, none! Agora com a vitória de Lula o país vai entrar em uma fase complicada pois já sabemos o rumo a se encetar. O TSE esticou muito a corda o que vai ser averiguado a posteriori. E foram tantos quiproquós que poderá ter respingado na história da democracia. E o não entendimento não preocupa só a gente plugado na prosa e no verso cantados, mas principalmente o conjunto sensato de uma sociedade intuitiva e não sensacionalista.

' Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça porque serão saciados'  

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Taddaios o zelador da lei

 Judas Tadeu, o zelador da lei

1.       Que homens foram esses que não procuravam a gloria pessoal, tão em voga hoje em dia, mas propuseram-se a deixar tudo, renunciar ao seu conforto, seus bens e família, tomar o pesado fardo da ascética mística e levar a mensagem do evangelho as todas as criaturas?
2.     Sim existiram, foram os 12 Apóstolos da Igreja  Primitiva, os baluartes da fé, munidos do amor encarnado ao Mestre, se propuseram a desenhar a gesta grandiosa, silenciosa, humilde e profícua do reino do Pater e  até hoje, passados mais de dois mil anos, merecem  o louvor e a admiração de muita gente, até mesmo daqueles e daquelas que não professam as verdades da religião Católica.
3.      E quando  adentram na  hagiografia cristã descobrem a dedicação, a entrega e o esforço que fizeram deles gigantes do Cordeiro, outros Cristos na terra dos homens com a missão especifica de plasmar entre as gentes o reino do outro mundo, aquele que nem as traças e os ladrões abocanham para si.
4.     Hoje especificamente me lembrei de Simão e Judas Tadeu, e um pensamento me veio naturalmente à mente, pois todos eles não pertenciam à classe influente de Israel, nem ao grupo sacerdotal de Jerusalém. Não eram filósofos, mas pessoas simples; Simão Bhar Jonas estava consertando as redes em companhia de seu irmão André quando Cristo se achegou a eles e os escolheu com aquele solene: ‘segue-me” (sequatur me).
5.       Cada um deles traz uma historia peculiar, um trajeto diferente mas que se encontram na fé, na doutrina e na consecução dos fins propostos. Coragem é sua característica comum, família seu elo sagrado, e a mensagem, a mesma mensagem radicalmente oposta nas suas linhas essenciais ao pensamento dos homens do seu tempo.
6.       Não foram seguindo fábulas engenhosas que deram a conhecer o evangelho mas seguindo o Mestre ponto por ponto como relata João Evangelista: ‘ ... o que foi desde o principio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam acerca do Verbo da vida, isto é o que anunciamos.’
7.       Mas que voz é essa que ressoará até o cair da ultima folha verde na consumação do tempo? Voz diáfana, forte, suave, voz que transborda amor, veneração e respeito pelo Senhor! Que luz é essa que não se apaga, ao contrário cresce e aumenta seu clarão a medida que o tempo se esvai?
8.       Essa voz aprendeu dos lábios do Mestre a doutrina que depois ensinou, privou com ele alegrias e tristezas, anseios de mundo bom, nas fadigas do apostolado nas horas amenas de descanso, às margens do mar de Tiberíades, dia após dia, noite após noite, nenhum sorriso, nenhuma lágrima passou desapercebido a ela.
9.       Viu  e presenciou tantas coisas, Jesus curar os cegos, expulsar os espíritos das trevas, abençoar as criancinhas, transformar água em vinho em Caná da Galiléia, a falta de generosidade do jovem rico, a cura de Bartimeu, e ressureição de Lazaro, a fé do Centurião romano,  e tantas coisa mais...
10.   Tinha-no como um pai, um amigo, um confidente, ‘ conhecia-no pelo seu porte nobre, pelo cálido tom de sua voz, pela  sua maneira de partir o pão, sentia inundada de luz e estremecia de alegria quando os seus olhos profundos pousavam sobre eles e sua voz lhe vibrava aos ouvidos, e de tristeza quando lhe falava de sua paixão e morte.
11.   Aquelas fisionomias rudes, coradas pelo sol da Galileia seriam os pilares do reino do Pater e iriam pregar o evangelho de luz ao mundo todo, e a sucessão deste feito perduraria para sempre!
12.   Taddaios era natural de Caná da Galiléia, filho de Cleofas e Maria, esta irmã da Virgem Maria , portanto primo legítimo de Jesus,. Conta a tradição que Thaddoeus se parecia tanto com o Mestre que as vezes era confundido com ele. Desde cedo convivia com Jesus e admirava seu primo muito. E quantos folguedos de criança não passaram juntos em Nazaré, nas montanhas de Aikarim visitando o precursor João Batista?
13.   Se o sangue o ligou a Cristo, mais que isso foi a admiração  pelo primo que  o levou a seguir bem de perto e depois se tornara este portento de santo até hoje admirado pelas multidões que locupletam suas Igrejas e proclamam sua fé no evangelho.
14.   Judas Lebeus encampou a obra da salvação salvífica e pregou o Evangelho na Judeia, Samaria, Libia, Mesopotâmia, Idumeia, Siria, Beirute e Edessa. Era convincente, tinha convivido com o Mestre, absorvido seus ensinamentos, e a bondade transparecia em seu semblante, e no seu coração guardava a visão do mestre transfigurado no monte Tabor. Conta a tradição que sua morte ocorreu juntamente com Simão, o zelote na Persia quando uma multidão insuflada por sacerdotes de Zoroastro o martirizaram pelo evangelho.
N
          Neste momento ímpar porque passa a humanidade existe no céu uma voz potente que saberá olhar para nosotros com bondade e misericórdia:
ss          São Judas Tadeu roga por nosotros, amém!
  










N


quarta-feira, 27 de outubro de 2021

viração de estrada

Viração de estrada  

bom tempo e as certezas empíricas

Certezas empíricas  e o bom tempo
Sai vagando pelo mundo afora, deixei minha terra, a Estância Pirineus, meus irmãos  o riacho, o pé de jenipapo, fogão quente, e sobretudo o carinho de minha mãe de crença forte,  e parti... Percorri várzeas, planícies, descampados, e altas serras, não tinha parada certa. Certa feita, encontrei uma senhora de nome arte, quando ela me avistou logo perguntou: - seu moço, cadê suas malas? Eu logo respondi: - Senhora das mil faces, ah! minha mala é este saco , e meu cadeado é o nó de embira. Ela me observou demoradamente, vi o brilho em seus olhos cor de mel. Ela então se aprochegou e me disse: - não se avexe não poeta, aqui tem lugar para vancê, vamos morar juntos e cantar versos na humildade, e por toda a parte confessar na verdade ser fugaz o som das letras... O casório deu certo, nos entendemos, nos amamos, nos respeitamos, sonhamos juntos o sonho do mundo bom! E isto já dura uns bons ameaços de primavera. Em tudo e por tudo hoje vejo que valeu a pena gastar papel e tinta com ela, madrugadas de puro lirismo e manhas de sol alvissareiros, tardes de poemas, noites de sonhos e assim quase indefinidamente encarando as desilusões e pesares estamos  na lida sereno, nas idas e vindas com entusiasmo sempre e gosto pensado, sem carências outras a não ser auscultar o tempo do alpendre acanhado de minha imaginação e recomeçar tudo de novo, uau na humildade agradeço a inspiração a locução gostosa de suas rimas ao amanhecer... e depois dividir consigo amável leitor (a) o pouco de ar fresco que amealhei sempre pra nóis ficar juntinhos sonhando com o tal mundo bom...

Chaia Alvim Helder

Anatan e Jajara

 Anatan e Jajara 

Hoje me encontrei com estes dois amigos citados acima, camaradas meus  de longa data, estavam descendo a Rua Consolação sentido centro e eu subindo a mesma na direção da avenida Paulista. Eles trabalharam comigo na Seguradora Xtan por longos e proveitosos  períodos, entre 1992 até 2012 inclusive. Depois se casaram e foram morar em Caietés no noroeste de Flamingo EP. Entonces  lá montaram um pitoresco e aconchegante point cultural  e deram o nome de  bar bante. Quando estive lá antes da pandemia tinha sarau aos sábados e comidas típicas paulistas aos domingos com vernissages. Agora estavam visitando Sampa para matar a saudade e ver o tio Sinfrônio de Almeida, um autêntico retirante da zona da mata que se estabelecera na Capital Bandeirante na década de 70. E o acaso nos trouxe este encontro agradável e  nos dispusemos a prosear à vontade. Anatan trazia em seu ser uma veia cómica daquelas e Jajara mais introvertida tinha suas tiradas saborosas. Ela ria mesmo estando séria e sua risada cortou o ar daquela tarde típica de primavera paulistana. E a conversa fluiu alegre e contagiante e não faltou assunto, e proseamos a mancheia até que o papo descontraído  caiu na política para variar... ah há. E Jajara ponderou: - É eu estava lendo o livro do  Rei Salomão,  o sábio e construtor do templo de Jerusalém, grande legislador do povo Hebreu e a certa altura ele afirmou vaidade das vaidades tudo é vaidade... e sabem porque os dirigentes do povo não possuem mais a  sabedoria? É porque perderam o temor de Deus. Isto seria uma espécie de castigo a esse mesmo povo. - Realmente ( disse Anatan)  a gente observa este fenômeno aqui no Brasil à beça pois entra eleição e sai mandato cada coisa que acontece que é de torrar a paciência do povo. - Não cansam de mangar do povo e não acertam uma a favor do bem comum ( observei). - Sabe poeta lá na minha cidade agora virou moda político fazer obra e quando colocam aquela placa enorme dizendo a benfeitoria a realizar não cita  mais os valores que vão gastar. Uma pouca vergonha a mais na cara do eleitor, sabe! - Acintes e mais acintes da política passada e seus fantasmas da corrupção sistêmica  ainda assombram o país. E agora parece que a atual diretoria não está falando coisa com coisa ( disse eu). - Estamos à pé de tudo ( completou Anatan). E Jajara concluiu enfaticamente: - Juntando tudo a realidade é que esboroou de vez a brasilidade de nossa terra. Enfim cumprimentos afetuosos e voltei ao meu afazer gratificado com este encontro maravilhoso. Obrigado Deus!

domingo, 24 de outubro de 2021

curcuma da política lioxa

 cúrcuma da política lioxa e o novo feitor 

" meninos eu vi'

Tá bom meu chegado(a) de prosa, mesa e bar o que vemos nos dias que correm no Brasil senão uma enxurrada de desencontros, ódios, mal querenças, e conversas atravessadas no âmbito da política. E sinto informar que vamos mal há muito tempo. Aliás nunquinha estivemos bem por assim dizer. Tivemos tantos discursos, tantas propostas, tantas palavras ativamente expedidas e estamos onde exstamos com irmãos nossos não entendendo o 'diálogo" dos turnos convencionais. Alguma coisa travou mesmo e com a proximidade do confronto final a cacunda do povo sentiu o novo chicote do feitor pós-moderno que poderá vir com o cerceamento da liberdade de expressão em curso cursante E não é filme de ficção ou redundância apologética, mas a pura e triste realidade do povo brasileiro. E na verdade, a esquerda dita popular vai aguilhoar um futuro sobressaltado para o Brasil, pois ela se sente muito mal com a livre iniciativa e com 'as benesses do capitalismo', ah há!  Porque extremos não governam bem a democracia E SE RETORNAR AO PODER SERÁ   uma varada daquelas nas águas da autodeterminação do povo, none. E de pronto não feito o povo está farto de promessas vazias qual suas panelas no seu fogão  DA ERA PASSADA NÃO MUITO DISTANTE QUE FEZ O POVO EM JUNHO DE 2013 ACORRER PRESSUROSOS ÀS RUAS PLEITEANDO MUDANÇAS SUBSTANTIVAS NO FAZER POLÍTICO. Tas para encerrar o papo ameno consigo perguntamos juntos com a sociedade: - Onde andarão OS ESTADISTAS de qualidade? O país os tem de montão, mas calados vão assistir o esboroamento total da fuselagem democrática?  Se o PT VENCER O CERTAME ELEITORAL.? JÁ ASSISTIMOS O FILME RODAR EM UM ANTANHO RECENTE. Já perfazem mais ou menos 30 anos de abertura política e elas não aconteceram. Agora já, já vão retornar com o lero lero e os intencionados a uma vaga gorda já estão de prontidão vendo como vão gastar pretensamente o erário do  povo. Acorda meu Brasil porque senão a corda vai apertar mais e mais sua goela abaixo, viux! ' Meninos eu vi"

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Axcho Noa

Axcho Noa

"Ninguém tira um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho."  Excerto do Capítulo 5, do Evangelho segundo S.Lucas. Olha minha gente sensata que divide comigo sonhos de mundo bom e assiduamente noa encontramos nesta página on line para trocar uma prosinha, anotar algo e desejar a união de toda a raça humana em torno do bem comum maior. E conversamos tanto e sonhamos de olhos abertos despertos para que cada criança do planeta tenha pão e teto quente, assistência, proteção e amparo. Para   que não falte na mesa de todos pão e esperança de dias melhores para sua prole, none! Mas o que vemos espalhado por toda a parte uma carência de meios de subsistência um faltar quase tudo! Guerras insanas com suas armas vomitando ódios e intolerâncias que falta pouco para um delete total açambarcar a terra dos homens, meu Deus! Não há região que esteja imune do mal intolerante, da fome de poder. Um imenso campo devastando valores sadios, um oprimir o semelhante às claras ou disfarçadamente. A ambição de Lúcifer parece dar a tônica geral e os bons de coração se escondem cabisbaixos de seus ideais de mundo bom e sustentável. Aqui em solo doméstico acabam de encerrar os trabalhos de uma CPI orquestrada para atingir o governo de situação. Ao invés, estes honoráveis parlamentares deveriam estar tentando ajudar o povo com um auxílio emergencial de pelo menos 1 salário mínimo? Para o fundão eleitoral encontram recursos bilionários, para suas emendas também. Eles tem uma porção de privilégios à custa do povão. Agora na hora de devolver um pouco a ele não fazem nadica de nada. Axcho que o povo acordou e quando chegar o próximo pleito de 2022, esse mesmo povo oprimido pela carestia, vai é esquecer o nome deles todos e aí? Não faz mal há de vir gente sensata e a altura dos cargos que irá fazer jus aos chamados e colocar o país nos trilhos da verdadeira sustentação moral, cívica, tributária, fiscal e social.

' ... e no fim do jogo, peões e reis voltam para a mesma caixa.' ( provérbio italiano)


intolerância histórica contra as estátuas no Estado de São Paulo?

intolerância histórica contra as estátuas  no Estado de São Paulo?

Não é de hoje que pelo mundo afora existem estes protestos contra este ou aquele personagem histórico no que tange aos seus mal feitos de escravização. Estes protestos tem uma linha comum que traz em seu bojo uma orquestração de intolerância histórica pois cada povo teve seus percalços pavorosos do homem explorando o homem, sempre a hegemonia do poder comete injustiças. Até hoje quando anoto no papel estes traços de minha impressão mínima terá algum títere arquitetando invasões, suprimindo direitos em maior ou menor grau, none? Desde que um Nazareno, homem Deus assumiu a condição humana que bradou contra esta maneira de subjugar o ser humano, as eras subsequentes trouxeram belos gestos e traições pavorosas,  E banir estátuas não vai apagar ' os erros' desta moçada, nem mesmo vai revisar os atos heroicos de gente cônscia do quilate de São José de Anchieta. O futuro, irmãs e irmãos diletos pertence à Paz, se lhes apraz o resgate do bem comum maior da humanidade em toda a face da terra, o resgate de nossa memória histórica servirá de aviso para doravante se construir o mundo bom das certas certezas empíricas. Será um começar diferente e não é incendiando estatuas hirtas que vão conseguir tal intento mas com a locomotiva da energia positiva num grande amplexo universal do bem querer. Sejamos mais inteligentes e visitemos mais o senso critico que então tudo vai se arranja de um modo mais equânime pois tem todo um mundo a construir desde os seus fundamentos e o autor da vida o dotou de capacidade bastante onde a abastança e a paz façam parte desta nova realidade que há de vir...

 


quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Faos Mountain Broke

 Faos Mountain Broke

Agorinha himself came out in the media aware of the news of a possible political intervention in a highly competent technical body, the Public Ministry, none! In fact, the MP IS THE TERROR OF THE POWERFUL. As the 1988 Constitution promulgated, he acts to defend the Brazilian people. Hence this unwillingness of politicians towards this vitally important body in a de facto and de jure democracy. They are deliberately wanting to appoint an intervenor in the CNMP. They are eager to change the balance of investigations necessary for the good progress of our federative republic in a PEC. If enacted, this PEC will change the justice system for the worse~. But a strong reaction has been coming from the São Paulo Prosecutors with thousands of signatures to put an end to these power claims. This authoritarian PEC 005-a of 2021, and if approved, will be a hideous setback in the fight against systemic corruption. In fact, our politicians, honorable exceptions aside, do not like anything about the Lava Jato operation that investigated and punished many of their colleagues and always frown at the investigations. And it was thanks to the MP that a LAVAJATO from a post revealed a huge corruption scheme with international ramifications. And let's go tangling the anvil of the present day and does it matter not to forget the recent past events in which the nation gaped at the accursed rage that assaulted the public coffers in a scheme that involved many companies in the construction industry remember? And until today the country has recently been in this situation of robbery s\a.


If even the dog sucks mango, the sparrow eats boldo, why wouldn't we sip the chalice of myrrh in this actuality of wasps in projection? We did wrong, and this anxiety began with the ill-made and biased political opening in fieri. And the cloudy days that haunt us bring a tonic numbed by the real fear of a lethal and invisible virus. And the tendency is to turn a blind eye to the rancidity of systemic corruption that shook the country not long ago when the PF's siren arrived at dawn at the nice people's homes and led them to chess, ahhà! If you, my comrade who does not want to see the reality that was the robbery and the consequent denunciations, and the return of a lot of money, and even then ignore the situation (even so it actually existed and horrified everyone and abroad as well. an arm of the maladeta in many countries, none? Even so, I want the ants group to return, at least my friend is mistaken and with this mistake Brazil will not get anywhere in terms of merit and perennial support. I interview much less love politicians, and I also say that I believe in democratic institutions and we have to fight within the constitutional laws for their strict maintenance. Laws to fight corruption must be improved, and when there are civic and honest parliamentarians there yes, the common good will blossom like roses on a flowery May day. Unless this is the case with Bolsonaro's rejection, Brazil may again slip surreptitiously into the arms of the systemic corruption again and with the famine even more dire. and burning your public income like fire in taquaruçu. Then, faronces We did wrong, we did it and we will do it if society does not deliberate positively in the next scrutiny in favor of critical and common sense. Now the proper preparation must be in charge of jurists, statesmen, businessmen, working class, and good people of society, always united for the good of the people and for the restoration of everything in all! And wherever Brazil tends in its pendulum, it will drag the southern hemisphere either towards the reconstruction of the greater common good or towards the savage pirambeira of the defenestration monha faos quebou general!


Sometimes we want to reach the stars and because we don't believe in the signs we get lost in a dense political fog.

La montaña de Faos se rompió

 Jueves 14 de octubre de 2021

SE ROMPIÓ LA MONTAÑA DE FAOS

 La montaña de Faos se rompió


El propio Agorinha salió en los medios de comunicación al tanto de la noticia de una posible intervención política en un organismo técnico altamente competente, el Ministerio Público, ¡ninguno! De hecho, el MP ES EL TERROR DE LOS PODEROSOS. Como promulgó la Constitución de 1988, actúa para defender al pueblo brasileño. De ahí esta falta de voluntad de los políticos hacia este organismo de vital importancia en una democracia de jure y de facto. Pretenden deliberadamente nombrar un interventor en la CNMP. Están ansiosos por cambiar el equilibrio de las investigaciones necesarias para el buen avance de nuestra república federativa en un PEC. Si se promulga, este PEC cambiará el sistema de justicia para peor ~. Pero ha venido una fuerte reacción de la Fiscalía de São Paulo con miles de firmas para acabar con estos reclamos de poder. Este PEC 005-a autoritario de 2021, y si se aprueba, será un espantoso revés en la lucha contra la corrupción sistémica. De hecho, a nuestros políticos, honorables excepciones aparte, no les gusta nada del operativo Lava Jato que investigó y castigó a muchos de sus colegas y siempre fruncen el ceño ante las investigaciones. Y fue gracias al MP que un LAVAJATO desde un cargo reveló un enorme esquema de corrupción con ramificaciones internacionales. Y vayamos enredando el yunque del presente y ¿importa no olvidar los recientes hechos pasados ​​en los que la nación se quedó boquiabierta ante la maldita rabia que asaltó las arcas públicas en un esquema que involucró a muchas empresas del sector de la construcción recuerdan? Y hasta el día de hoy el país ha estado recientemente en esta situación de robo s \ a.


Si hasta el perro chupa mango, el gorrión come boldo, ¿por qué no sorberíamos el cáliz de mirra en esta actualidad de avispas en proyección? Hicimos mal, y esta ansiedad comenzó con la apertura política mal hecha y sesgada en fieri. Y los días nublados que nos acechan traen un tónico adormecido por el miedo real a un virus letal e invisible. Y la tendencia es hacer la vista gorda ante la rancidez de la corrupción sistémica que estremeció al país no hace mucho cuando la sirena del PF llegó de madrugada a las casas de la gente simpática y los llevó al ajedrez, ¡ahhà! Si usted, mi camarada que no quiere ver la realidad que fue el robo y las consiguientes denuncias, y la devolución de mucho dinero, y aun así ignora la situación (aun así realmente existió y horrorizó a todos y en el exterior como bueno. un brazo de la maladeta en muchos países, ninguno? Aun así, quiero que vuelva el grupo de las hormigas, al menos mi amigo se equivoca y con este error Brasil no va a llegar a ningún lado en cuanto a mérito y apoyo perenne. menos amor a los políticos, y también digo que creo en las instituciones democráticas y tenemos que luchar dentro de las leyes constitucionales por su estricto mantenimiento. Hay que mejorar las leyes para combatir la corrupción, y cuando hay parlamentarios cívicos y honestos ahí sí, el bien común florecerán como rosas en los florecientes días de mayo. A menos que se dé la situación de rechazo de Bolsonaro, Brasil puede volver a caer subrepticiamente en los brazos del corrupción sistémica de nuevo y con la hambruna aún más espantosa. y quema tus ingresos públicos como fuego en taquaruçu. Entonces, faronces hicimos mal, lo hicimos y lo haremos si la sociedad no delibera positivamente en el próximo escrutinio a favor de la crítica y el sentido común. ¡Ahora la preparación adecuada debe estar a cargo de juristas, estadistas, empresarios, clase obrera y buena gente de la sociedad, siempre unidos por el bien del pueblo y por la restauración de todo en todos! ¡Y dondequiera que Brasil tiende en su péndulo, arrastrará al hemisferio sur hacia la reconstrucción del mayor bien común o hacia la descabellada defenestración de la monha faos quebou general!


A veces queremos llegar a las estrellas y como no creemos en las señales nos perdemos en una densa niebla política. 

MONHA FAOS QUEBOU

 Monha Faos Quebou

Agorinha mesmo saiu na mídia  atenta a noticia de uma possível intervenção política em um órgão técnico de alta competência que é o Ministério Público, none! Na verdade o MP É O TERROR DOS PODEROSOS. Ele como promulgou a Constituição de 1988 atua para defender o povo brasileiro. Daí esta má vontade dos políticos para com este órgão de vital importância em uma democracia de direito e de fato. Estão querendo deliberadamente nomear um interventor no CNMP. Estão louquinhos para alterar em um PEC o equlibrio das investigações necessárias ao bom andamento de nossa república federativa. PEC essa se promulgada vai alterar para pior o sistema de justiça~. Mas forte reação tem vindo por parte dos Promotores de São Paulo com milhares de assinaturas  para por fim as estas pretensões do poder. Essa PEC 005-a de 2021 autoritária e sem cabimento se aprovada vai ser um retrocesso medonho no combate à corrupção sistêmica. Na verdade dos fatos os nossos políticos, honrosas exceções à parte , não gostam nadica de nada da operação Lava Jato que investigou e puniu muitos de seus colegas e sempre fazem cara feia para as investigações. E foi graças ao MP que um LAVAJATO de um posto revelou um esquema de corrupção enorme e com ramificações internacionais. E vamos que vamos tangendo a bigorna dos dias atuais e importa não esquecer os fatos passados recentes em que a nação quedou boquiaberta ante a sanha maldita que assaltou os cofres públicos em um esquema que envolvia muitas empresas do ramo da construção civil se alembram? E até hoje o país recente desta situação de roubo s\a. 

Se até o cão chupa manga, o pardal come boldo, porque nosostros não iríamos sorver o cálice de mirra nesta atualidade de vespas em projeção? Eztamos mal, e esta eztasiedade começou na abertura política mal feita e tendenciosa in fieri. E os dias nublados que nos perseguem traz um tônico anestesiado pelo medo real de um vírus letal e invisível. E a tendência provocada é para fechar os olhos para o ranço da corrupção sistêmica que abalou o país não faz muito tempo quando a sirene da PF chegava  as madrugas na casa dos bacanas e os conduzia ao xadrez, ahhà! Se você meu camarada que não quer ver a realidade que foi a roubalheira e as delações consequentes, e a devolução de muita grana, e mesmo assim ignora a situação ( mesmo assim ela existiu de fato e horrorizou a todos e lá no exterior também. Apareceu um braço da maladeta em muitos  países, none? Mesmo assim deseja a volta da turma formigas quems, no mínimo meu chapa encontra-se equivocado e com esta equivocação o Brasil não vai chegar a lugar nenhum de mérito e sustentação perene. Não tenho partido e entrevista muito menos morro de amores pelos políticos, e também afirmo que acredito nas instituições democráticas e temos que lutar dentro das leis constitucionais pela sua estrita manutenção. As leis no combate à corrupção devem ser aprimoradas, e quando surgir parlamentares de nomeada cívica e honestos aí sim o bem comum vai desabrochar qual rosas em dias de maio florido. A não ser assim dado a situação de rejeição de Bolsonaro o Brasil pode voltar a cair sub-repticiamente nos braços da corrupção sistêmica de novo e com a fomeaica mais medonha ainda.  e abrasar sua renda publica qual fogo no taquaruçu. Entonces, faraonces Eztivemos mal, eztamos e eztaremos se a sociedade não deliberar positivamente no próximo escrutínio a favor do senso crítico e comum. Agora a preparação idônea deve ficar a cargo dos juristas, estadistas, empresários, classe laboriosa,  e gente de bem da sociedade, unidos sempre pelo bem do povo e para restauração de tudo em todos! E onde o Brazil tender em seu pêndulo vai arrastar o hemisfério sul ou para a reconstrução do bem comum maior ou para a pirambeira abestada da defenestração monha faos quebou  geral!

Às vezes a gente quer alcançar as estrelas e por não acreditar nos sinais nos perdemos em meio a um denso nevoeiro político. 


terça-feira, 12 de outubro de 2021

Dia nacional da Virgem Negra de Aparecida

 Dia Nacional da Virgem Negra

1. Não entendo porque se permite a exploração do ouro mineral nos rios brasileiros, não entendo as pretensões do poder, não entendo porque o rio Tietê está ainda com altos níveis de poluição, não entendo os montões de garrafas pets à deriva, as sacolas de plásticos em mãos que poderiam portar embornais de pano.

2. Não entendo a ambição desmedida, o consumo descontrolado, a violência dizimando a inocência das crianças, o alcance pernicioso da idade madura, o descaso e a descrença da idade longeva, o discurso vazio, a volta aos erros do passado, o escárnio contra as leis naturais e divinas, a vontade de contrariar a ordem estabelecida.

3. Não entendo a persistência do combustível fóssil, a violência contra os extrativistas, a não aderência à outros tipos de propulsão, a corrupção daqueles que deveriam zelar pelo bem comum da nação brasileira, o encolhimento de vistas a respeito do planeta verdadeiramente sustentável.

4. E o não entendimento abrange todas as camadas da ação humana, para que tanta correria em vão? Tanta ostentação, tanta bravata, tantas gravatas à serviço de causas inócuas ao povo de bom coração.

5. Não entendo tantas coisas, e olhando  de soslaio percebo que a finitude espreita a todos, que somos mortais, e o fim que nos espera  é igualzinho, não poupa cabeças coroadas, contas polpudas, magreza de posses, que ao cabo de um tempo relativamente curto, somos esquecidos  na tumba fria e arriscamos deixar à alma as consequências de alguma ou inúmeras imperícias que lhe acarretarão um fogo eterno em companhia da corriola de anjos decaídos.

6. Entendo a força do sorriso, o abraço de união, o poder da prece, a palavra de alento, a ação que propulsiona a solidariedade, a mão que afaga a adversidade, minora os males da humanidade, a capacidade de amar o próximo a ponto de preservar o planeta, a largueza de vistas que neutraliza guerras e canhões.

7. Entendo uma porção de coisas, as canções dos que semeiam o bem, a junção em prol do semelhante, a dedicação dos médicos e profissionais de saúde, as pesquisas dos cientistas, os avanços inquestionáveis da engenharia quântica, a política que organiza as ações limpas.

8. O sacerdote, imbuído do espírito santo, que espelha sua fé a serviço do Cristo Eucarístico, à Devoçao à Virgem Negra, esperança de um mundo melhor, justo e que trilhe os mandamentos do gólgota salvífico. Entendo e louvo aqueles que depuseram e silenciaram as armas de destruição em massa, àqueles que gastam seus dias no louvor e prece desfiando o terço da santa.

9. Entendo a fartura de grãos, a retidão da mente sadia, a sanha bela dos heróis anônimos, o belo gesto que saca as necessidades do espírito inquieto, a sustentabilidade sem máscaras e maquiagens.

10. A certeza que a última viagem de cada um deve ser tranquila, compenetrada e que do outro lado, a visão beatífica se torne uma realidade obsequiada. 

11. Entendo a abnegação e o esforço dos que vivem na essência, garimpando o mundo bom, o tom afinado que suplanta as discrepâncias, que espanta a intolerância, que exorciza a discriminação.

12. Entendo  os luares da poesia que iluminam os terreiros da raça humana, a chama que fumega e reserva em sua vitalidade as surpresas que alavancarão uma era nova e inusitada a todos os marginalizados da história, aos novos lázaros modernos.

13. Entendo que a hora bendita vai raiar, procrastinada pelos arcanos, uma questão do tempo soberano, que resgata o bom, freia as paixões, nivela os poderosos, e sacia a fome de justiça que emana daquele a quem os ventos e as tempestades obedecem serenamente.

14. Ah nosso povo tem o ritmo da brasilidade entranhado em sua alma e traz o destino de compartilhar este jeito de ser com o mundo, uma maneira gentil, cordata, intuitiva e alegre, mesmo nas provações da política pífia ele sabe que apesar dos ferozes contratempos porque passou vai realizar na energia colossal do bem seus sonhos sagrados de pátria livre, sustentável e um celeiro de coisas boas para os seus mais de 210 milhões de habitantes e ninguém vai tascar o valor desta raça abençoada chamada povo brasileiro. 

15. E onde ele vai haurir tanta poesia, tanta determinação e arrojo? No trono da graça e leveza que é a Virgem negra de Aparecida! À sua benção Mãe querida! Assim Seja!

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

a evolução der tempo

 

A evolução do tempo

1.O tempo vai, o tempo vem, gosto de acompanhar sua evolução, uns se perdem no vácuo de suas alienações, outros se jogam com sofreguidão no amálgama da solidão sem face. 2. Muitos conquistam, com mérito e louvor posições franqueadas, palmilhando escalas arriscadas, aceleram a vida e somem na esquina da desilusão, sem dizer nada. 3. E o tempo vem, o tempo vai nocauteando na praia anseios não revelados, sonhos quase alcançados. A uns é facultado, sem saber, vida longa, estabelecendo valores, a outros vê-se interrompida, sem dar razão à dor, deixam apenas o rastro de um perfume sem maior valor.4. Vem o tempo, traz a alegria solta, os projetos delineados, o canudo na parede, o time campeão, o abraço de um amigo, o primeiro emprego, o casamento em grande estilo, o primeiro choro do filho amado, a missa aos domingos, a tão sonhada casa própria, é fato realizado, o automóvel na garagem, o título do clube preferido. 5. E o tempo vai, chega a aposentadoria almejada, o primeiro netinho, seu batizado, o santo crisma, primeira comunhão. E no grande espelho da vida, ele passou depressa, talvez tenha valido à pena... tardes ensolaradas, a família reunida, a presença da mulher afeiçoada, as festas de confraternização, as viagens, os passeios, as férias abençoadas. Quantas realizações, muitas decepções na jornada... 6.E o tempo foi, aos poucos levou para sempre, o amigo, o parente, a mãe e o pai queridos, na missa de finados a recordação apertada, o filme em preto e branco roda sem parar a certeza da vida que passa... 7. O tempo vai, o tempo vem e na sua medida exata ninguém escapa de sua determinante evolução, colhe na hora acertada cabeças coroadas, tiaras, a modesta dona de casa, jovens, crianças, adultos, idade avançada, a todos iguala. 8. O tempo da serenidade me faz pensar na sua fugacidade, se me proponho a escrever sobre ele, agradeço ao autor da vida, as horas que vejo escoar, na oportunidade que ainda tenho para observar seu movimento, não duelo com ele, apenas procuro acompanhar seu andar. 9. No meu caso ele tem sido bom para mim, vivi o bastante, confabulei com ele meus anseios de menino interiorano registrei tristezas, compartilhei alegrias, decepções estranhas. 10. Ele, na sua bondade peculiar, mas soberana devolveu-me a inspiração, e a vontade sincera de compartilhar com o irmão, versos do coração. 11. Quando me concede a honra de sua visita, parece dizer: - Poeta mínimo, apregoe valores, encha o papel de cores, que um dia outros compreenderão, realize-se na escrita, pesquise os sentimentos alheios, espalhe versos de alegria, fuja das encrencas, creia em Deus, seja devoto da Virgem Maria, tenha o Anjo da Guarda como guia, pois estou atento ao desenrolar da vida humana ... E cem anos para mim é um dia! e continua, deixando pasmo a este que se minimaliza:- Pincele os fatos, seja exato e voe comigo nas asas da imaginação, oh! poeta mortal, aproveite o máximo, esquente a tinta, saboreie as rimas, antes que um dia mudo nas cinzas se extinga, reparta com os outros este pouco de poesia que conseguiu ajuntar, e que anima e alumia o seu caminhar...Pois quando o anoitecer da vida bater à sua porta poderá com toda a calma e serenidade dizer:- Irmão tempo me estenda a sua mão a hora de meu tempo chegou, então vamos...

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

a azeitona sem caroço e o mimo de uma raça forte

a azeitona sem caroço e o mimo de uma raça forte

E um dia areunir os amigos para um grande sarau afinal a Grande Arte vai chegar, está a caminho pois  a mãe natureza está ciosa de seu espaço, e seus enzimas revigorarão as veias de todos que não se deixaram levar pela onda perniciosa do consumo mas cultivaram o que de melhor tem o ser humano, o olhar, o coração de mil e uma noites de energias e vibrações positivas. Tenho amigos sinceros que percorrem comigo meu diapasão, e entro suave em seu coração, admiro suas qualidades, ouço os seus sonhos, e depois de muito chão sei que o Soberano Senhor do tempo está no comando e vai serenar as tempestades deste mundo insano. E o planeta vai admirar a sua partitura e na atual conjuntura resta me desejar  para ser... Andei na contramão da história, percorri o mundo afora com meus poemas a tiracolo, desejei o mundo bom, convivi com o inesperado, amei e não fui correspondido, na conversa me embaraço, na amizade deixo lastro. Mas tá bom assim mesmo, não me vejo de outro jeito, não invejo outros conceitos, não admiro outros preceitos, pois sei que no grande baile da vida, dançando ao som afinado de violão, baixo, bongo e teclado, a valsa da nova era... o mundo bom vai chegar precedido por asas arcanas e seremos todos hum. A nação Brasil seria mais bem servida, se os políticos deixassem esta mania feia de diminuir o oponente e pensasse no Brasil como um todo maior, e pleiteassem não amassar o 'inimigo' mas amar o bem comum inerente a mais de 210 milhões de brasileiros, promulgassem leis que protegessem de fato a infância, a juventude, o sexo frágil da sanha destes brutamontes covardes, que as contas públicas fossem transparentes, que realmente a corrupção fosse banida, e a auto determinação do povo brasileiro respeitada  em seus mínimos e máximos detalhes. E o Brasil dos sonhos renascesse das cinzas qual fênix de rara beleza, e aquele brado retumbante ecoasse por todo este país continente expressando que dora em diante o povo brasileiro está livre para voar em seus sonhos de pátria sustentada e feliz. 


quarta-feira, 6 de outubro de 2021

continur e a bocana do jacaré

continur e a bocana do jacaré canteta 

Poeiras, vulcão em erupção, pandemia, protestos no Irã, guerra de invasão na Ucrânia, desencontros, barragem de Minas Gerais em alerta, muita coisa acontecendo, e aqui em solo nosso os partidos e seus sectários vão às ruas contra o governo Bolsonaro. Nossa será porque aproxima-se o segundo turno? E ninguém quer ficar de fora da bocona que é a política. Ninguém está aí nadica de nada para o bem comum das gentes e sua autodeterminação. Nada pessoal está citação a não ser a pura transparência das ruas soberanas ao constatar o grande fiasco em andamento e o relatório final da então CPI, e a política que esteve em sua incapacidade notória e pública de conduzir as investigações ficou meio que perdida no meio de tanta gente convocada, none? Por outro lado, com a nova postura frente as investigações da Lava Jato, a nova configuração do senado e câmara, as revisões dos processos vão continuar, o retrocesso vai se apresentar no baile da improbidade e não pretende ouvir a sociedade...  E no turno que fora primeiro muitos erros recorrentes de campanha, duplo padrão por parte dos mediadores e dos institutos de pesquisa, houve canetas enlouquecidas e tudo o mais! Mesmo assim com o cenário adverso constatou-se que Bolsonaro se habilitou para o turno segundo, none? E neste UFC político à moda da casa, ah há, até lá as coisas irão de mal a pior... a que tudo indica o gigante acordou a direita e o retrocesso talvez não galgue o cobiçado poder. E que Deus zu livre o povo brasileiro de tamanha derrota institucional! 

Na livre expressão facultada a nós outros pela constituição federativa, deixamos anotado neste cânhamo aberto nossas considerações cívicas.

São Paulo, 09 de outubro de 2022
poetas do povo pela brasilidade MPPB 

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...