quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Terra desolada em Aconcágua de Chilii

Terra desolada em Aconcágua de Chilii

o mundo parece acordar das injustiças seculares, mas ele mesmo começa a praticar estas mesmas injustiças que condena, é paradoxal!

Triste demais quando um grupo de pessoas coloca suas frustrações políticas na Religião, até porque o termo Religião  em si e em seus mistérios nos religam ao incomensurável do universo, e a uma vida post mortem, a que ninguém sói consegue evitar. Nem cabeças coroadas, nem tiaras, elmos, quepes e tonsuras, nem mesmo o chapéu surrado do homem do campo, o lenço de seda crua da dona  de casa, ou mesmo o penteado de glamour da jovem na passarela fashion, ou o automóvel do moço bacana! Nada escapa da senhora morte... se é fato esta terrível realidade, nem mesmo Tolstoi conseguiu em sua fuga alucinada através da via trans siberiana fugir da ultima notícia para si. E em pensar que os juízos do Criador e sua justiça total nos acompanhará a  todos um dia?

Então o Chile, Pais Hermano que todos nós temos no nosso coração, de gente sensata e culta, terra originária dos Incas e Mapuches, independente desde 1817, com aproximadamente 18 milhões de habitantes, com 70% de sua população Católica se vê hoje enredado em uma crise de dimensões imprevisíveis, semelhante 'a era do terror' em Douce France! Na verdade estas reivindicações de seu povo há muita estavam adormecidas. E agora explodiram e sempre há quem pesque em águas turvas para seus nebulosos intuitos de caos e baderna. Um lembrete ao Brasil... ?

Até porque é inconcebível que as Igrejas centenárias estejam sendo incendiadas, a troco de que destruir os patrimônios históricos e a memória cristalina de nossos irmãos chilenos? Na verdade esta orquestra tem tocado aqui e acolá de uma maneira diabolicamente organizada para destruir : ' tudo que é divino.' Já pranteara o Papa Leão XIII A ALTO E BOM TOM, LEMBRAM-SE?

O mundo hoje encontra-se sobressaltado ao extremo do limite suportável, fenômenos climáticos encontram-se fora do controle, em Veneza a ' acqua alta' chegou inundando a histórica cidade da navegação, terremoto recente em Kidapawan, Filipinas chegou forte. Um terremoto de magnitude 7,1 foi registrado no Mar das Molucas, na Indonésia, nesta quarta-feira (14) E as guerras balísticas e comerciais por aí afora. O que pensar o que dizer e o que sentir? Valha-nos Deus! 

Preocupa-nos o Chile, e outros Países irmãos, preocupa-nos o Brasil Brasileiro com sua imensa fuselagem esboroada por aqueles e aquelas que foram eleitos pelo sufrágio universal, e não legislam pelo Bem Comum. Aqueles e aquelas na política ou não que torcem pelo não acerto da Pátria nossa de cada dia! 

Então é de se estarrecer esta situação no Chile, aliás um país sempre de bem com a vida e com seus insuperáveis vinhos, com sua gente culta e simples, com seus templos, universidades e ruas e cidades plugadas no mundo bom das certas certezas empíricas, visse!
Em suma um país de mentes sadias que plainam  acima das querelas latinas e agora convulsionado até ao pico de suas cordilheiras ancestrais? 

Em lá apareceu uma  organização maléfica de um grupo para agitar e incendiar o patrimônio cultural e sagrado daquele povo irmão. Um grupo anônimo que não assume suas responsabilidades?  e partiu para o incendiar os indefesos templos pacificadores e até as almas chilenas se possível fosse? Ataques absurdos, sacrilégios infindos à religião sagrada de um povo! Que clama a Santiago uma réplica à altura do sonho sonhado do Chile livre e auto determinado! 

Triste demais quando um grupo coloca suas frustrações de um desgoverno na Religião como se quisesse atingir o autor da criação! Mas o Chile clarividente vai emergir desta crise medonha e se auto afirma democrático e pujante pois não é a força que se resolvem  conflitos intestinos mas no diálogo e uma ação vigilante  em prol de um país unido unha e carne, povo e governo e respeito à Religião! 

Helder Chaia Alvim
poeta minimo

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...