domingo, 2 de setembro de 2018

impacto irreparável na história pátria

impacto irreparável na história pátria...

O Brasil tem o tamanho que quer...

1. O Museu Nacional da Quinta da Boa Vista hoje acabou devido ao incêndio que o vitimou, uma tragédia anunciada, ele carecia de manutenção, cuidados especiais, e uma logística de preservação há muito relatadas por seus curadores. E infelizmente lá se foram consumidas pelo fogo voraz seu valioso acervo, nossa história, e nossas raízes de brasilidade.

2. Data de 1818 sua fundação por D. João VI, e sua primeira coleção, e também seu valioso acervo incrementado pela mente lúcida do monarca D. Pedro II, a saber: a botânica, a egiptologia, a coleção indígena e africana, entre outros itens de suma importância para a compreensão de nossa história pátria.

3. O patrimônio histórico, as nossa origem indígena, africana e européia, a trajetória da humanidade, um pedacinho do planeta estavam lá universalizados em seu acervo. e cessaram bruscamente por uma fagulha, que somadas a outras pulverizou num atmo de tempo todo o arsenal universal nele contido, O Brasil hoje perdeu o passado, e a chance de entender seu futuro. O presente dele encontra-se crítico, o futuro imprevisto e lhe foi tirado o preciosa dádiva de sua história doméstica e universal, meu Deus!

4.  A meu ver o museu há muito fora desdenhado pelas autoridades publicas, mais propriamente pelo ínclito Ministério da Cultura. Pois o alerta foi lançado pelos especialistas e a falta de preservação material ocasionou este funesto dobre dos sinos de requiém. 

5. O mais estarrecedor que verbas para as campanhas, blá blá blá politicas tem, e somos obrigados a ouvir as mesmas baboseiras de sempre no horário eleitoral político obrigatório, e nenhum vintém para a inestimável cultura de preservação de nossas raízes histórica, domestica e universal. Um país que não cultua sua história, que não preserva sua memória está fadado a perecer nas mãos de aventureiros de plantão, pois está carente de senso crítico. 

Chaia Alvim Helder

Nenhum comentário:

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...