domingo, 15 de outubro de 2017

I´ m afraid we´ve awoken a needy giant

I`m afraid we´ve awoken a needy giant
A sina do gigante carente
1.                 Esses versos mimados, escritos despretensiosamente ao amanhecer, tentarão quase em vão dizer o que vai no coração do gigante, e se porventura esta tinta azul plasmar no papel algo bom, agradeço de antemão à bendita inspiração, sua volta em revoltos traços, quiçá alados, alegrará este coração de poeta das esquinas intuitivas, anoitecidas no afã do mundo bom das certas certezas empíricas, a você que ora se detém a lê-los minha extensa gratidão e consideração sem fim...
2.                Você mesmo que acompanha esta elaboração, que possui em alto grau o senso comum das coisas ao seu redor, que olha apreensivo o horizonte da pátria mãe gentil, que espontânea e naturalmente conhece a realidade que nos acerca, a política doméstica com seus dentes afiados e consciência laxa, e se pergunta o que será do Brazil?
3.                O lamento, a frustração, a decepção tornaram-se o coro de mais de duzentos e doze milhões de irmãs e irmãos nossos espalhados pelo nosso país continente. E com razão pois a toda a hora há quems desmintam a constituição federativa, neguem o obvio e açambarcam o estado de direito em uma leitura no mínimo absurda da realidade que nos acerca e parece não querer deixar as gentes progredir, ir e vir na livre expressão de sua intuição da brasilidade.
4.               Mas, mas... o gigante carrega consigo reservas de generosidade e heroísmo e de uma hora para outra vai soltar um grito de bem comum que exorcizara esta era afônica para o quinto dos infernos, se vai hein! Ele, o gigante pela própria natureza vai a reunir os seus filhas e filhas no anverso desta hora triste e medonha, e vai gotejar sobre a Mãe Pátria uma revoada de esperança prática e categórica contra os malfeitos da política mal-intencionada.
5.                O Brasil está faltoso de estadistas, lentes do saber, mestres da cultura, líderes autênticos que representem de fato e de direito o anseio da maioria. Sem menosprezar outrem, a meu ver eles existem, mas deveriam se posicionar a altura da tremenda situação e fazer valer dentro da lei e da ordem os princípios magnos da constituição sem privilegiar ninguém, o certo deveria ser certo, e quems ou qualis tenha claudicado a força da lei neles sem dó ou piedade.
6.                A par do enorme esforço do Ministério Público e da Polícia Federal, precisa mais, ou seja, a unicidade em torno do bem maior de todos, e cessar de vez esta mania de defender o indefensável, tenham paciência, que a do povo brasileiro já se esgotara há tempo. A ausência de ética nas ações de muitos parlamentares tornou-se patente, para não dizer gritante. Como conseguem conviver com suas consciências não sabemos, O fato é que construíram suas verdades e elas passam bem distante do Brasil ideal, do justo e reto caminho da reconstrução nacional.
7.               A não ser assim, dizem as ruas soberanas, gritam o senso comum e o instinto intuitivo do povo brasileiro, nos sentiremos órfãos, náufragos, insones, desesperançados ao extremo. Enquanto uns outros, detentores de mandatos, muitas das vezes, usurpando a dignidade cívica e moral da pátria de todos. A sensação adversa começa a tomar corpo, a comoção social se avizinha solerte. Aprendi na vida que a sorte de um amigo não pode estranhar a outrem, mas a sua desgraça sim! O amigo gigante padece de uma doença quase incurável em suas entranhas, e uma boa dose de senso comum salutar irá curá-lo plenamente. Quem poderia ministrar-lhe a dose correta do antídoto? Após o que ele vai se levantar do seu leito de morte e sorrir um riso solto de liberdade, e vai aflorar novamente em sua face as cores vivas da brasilidade.


Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...