terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vai um goliquinho de brasilidade aí.

Vai um goliquinho  de brasilidade aí.

a base empírica 

1. Quem lhes escreve é um poeta mínimo antenado nos destinos de uma nação grande por natureza, e hoje fraca nas certezas que outrora a iluminaram. A opinião publica acompanha sobressaltada a enorme ‘desação' a que se encontra o Brasil com inflação alta, desempenho pífio da economia, corrupção em setores estratégicos, diplomacia acanhada, um governo sem total visão tonal da realidade doméstica e global. Se houver continuidade do atual  modus faciendi,   mais e mais aleivosias aguardam a nação inexoravelmente.

2. Meus caros e minhas caras  não tenho  partido ou entrevista, sou poeta das ruas paulistanas, advindo do noroeste fluminense, e com raízes na gloriosa Minas Gerais. Pela razão da essência poética, eu e milhares de outros artistas ‘captamos as dores da pátria amada, e muitas vezes morremos de dores que não são nossas’, mas pertencem à nação inteira, uma espécie de antena delicadíssima no dizer do escritor Rubem Braga.

3. Por esta razão estamos inteiros na expectativa, irmanados a toda a sociedade brasileira e aos poderes constituídos, que  a representam e certos que vai prevalecer no próximo governo, qualquer que seja a decisão das urnas soberanas,  o bem comum, a ética, a estabilidade econômica, o apoio aos mais necessitados, a educação, a saúde a todos e a segurança pública.

4. A situação atual assemelha-se a uma espécie de esboroamento geral da fuselagem brasileira, estourando escândalos por todo o lado, conforme noticiam diariamente os meios de comunicação. Mal saímos do episódio triste das mensalidades, levada à cabo então pelo STF, sob a égide do Dr. Joaquim Barbosa, e o dique estourara na Petrobrás, patrimônio de todos os brasileiros com a operação Lava Jato com ramificações internacionais.

5. O governo da situação insiste em afirmar suas ‘conquistas’ reais ‘ e esquece de ir à fonte primeira quando o estadista Tucano e Prof. Fernando Henrique Cardoso peitou interesses externos e internos e implantou o plano real, do qual o próprio PT se beneficiou. 

6. Na atual administração se perdeu no poder pelo poder. Tanto é verdade que em junho de 2013  eclodiram as manifestações nas ruas soberanas e que o povo pareceu finalmente querer acordar o gigante adormecido e caminhar com ele rumos diferentes dos que aí estão.

7. Sinalizaram o bem comum maior inerente a mais de 208 milhões de filhos e filhas  da mãe gentil e começaram a cantar com ela um canto de paz, harmonia, autodeterminação, afim de  ver dias melhores para sua prole. Por isso vai depositar nas urnas, domingo próximo   esta confiança, para depois sorrir um riso solto, livre e soberano de auto determinação.

8. Aliás, seriam míopes os eleitores se não se posicionassem a respeito nas urnas no próximo dia 28 de outubro para fazer jus à retomada do crescimento sustentável e uma gama de outras prioridades de emergência vital ao Brasil. Para fazer cessar os favorecimentos políticos, e colocar o Brasil nos trilhos, lugar que nunca deveria ter saído à partir da era FHC.

9. Um movimento ‘sed contra’   de todos os brasileiros, pois confessaram  que viram a exaustão bater ás suas portas, e o horizonte belo, calmo e hospitaleiro de nossas convicções se toldarem a cada dia que ouvimos novas denúncias de corrupção.

10. No cenário nacional e internacional, o pleito inegavelmente  polariza esta reação benéfica, e terá a seu dispor ferramentas constitucionais para fazer a grande assepsia geral de que o país tanto necessita para a felicidade do povo e o bem de um novo tempo que se avizinha na curva da nossa história para restaurar as cores esmaecidas de nossa bandeira, fazer valer a democracia e o bem comum maior inerente a mais de duzentos e oito milhões de brasileiros(as) em ação.

11. Nas urnas de domingo o Brasil aguarda um sim coletivo, empírico, anímico e progressista para tirar o país do atraso e conferir-lhe seu desígnio de nação livre, democrática, auto sustentável e assistida pelos seus filhos de norte a sul, leste, sudeste, norte, nordeste e centro oeste, todos em hum , hum com todos, pois o futuro vai se apresentar  para oferecer à brasilidade um tônico rejuvenescedor, reconfortante, moderno e para a frente.

> somos todos nós!!!

12. Vejo que será um belo gesto de amor ao Brasil, sem medo de errar, generoso, solidário,  e fará o gigante acordar de seu pesadelo, se levantar e sorrir de novo um riso desta vez solto, alegre e promissor durante os seus 365 dias adiante e adiante, certos que a mudança virá e já começou... Que o Espírito Santo ilumine ao novel Presidente legitimado no sufrágio universal.

13. A base empírica a democracia já possui, ministros da mais alta competência do TSE acompanham o desenrolar das eleições e garantem a lisura e viabilidade das mesmas. Caberá ao eleitor(a) depositar seu voto que computados a outros milhões sufragará legitimamente um dos dois candidatos concorrentes. 

14. Qualquer que for o resultado o desafio será o mesmo tanto para meu patrício o Prof. Fernando Haddad, quanto para o Capitão Jair Messias Bolsonaro:  tirar o pais desta enorme crise cíclica a que se encontra e devolver à Nação Canarinha o orgulho de sua brasilidade em todas as esferas da sociedade.

abraços rimados de consideração,
Chaia Alvim Helder
São Paulo 22/10/2018







Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...