segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O fenômeno osmose na politica brasileira

1. Se mixar alguma coisa entende-se por malograr, frustrar algum projeto este seria o termo apropriado desta postagem e com esta premissa simples passo ao tema de hoje dia 27 de agôsto.Antevendo uma primavera florida com chuvas a caminho é que me dispus a alimar a caneta neste papel virtual a espera de sustância, pois de carência a galera está cheia, mormente nestes dias em que a democracia brasileira encontra-se em xeque.

2. O que sempre esteve em pauta na política, o mais das vezes, foi o jogo de interesses ou muda o homem ou nada se resolverá. O episódio das mensalidades que se arrasta há mais de sete anos desembocou a semana passada na parcialidade de instâncias superiores com a absolvição de um ou mais envolvidoS no escândalo do mensalão que abalou as estruturas da democracia brasileira.

3. Situação intrincada de entender se não levarmos em conta a herança distorcida e curralista dos votos quadrienais, onde os vencedores dos pleitos eleitorais leiloam cargos para as suas bases. Isto não é segredo para ninguém, uma prática no mínimo exclusivista tendo em mente que bons concursos públicos seria a solução para preencher cargos na administração pública.

4. Não pretendo entrevista e por isso posso falar com isenção de ânimo, tristeza no coração ao ver as potencialidades homéricas de um povo, as suas qualidades de organização, sua inteligência, seu calor humano serem sistematicamente alienados ano após ano sem o hálito fresco de uma política séria voltada para o bem comum e à sua auto determinação.

5. A que propósitos isto tudo serve? A resposta vai e vem sem a noção exata da realidade. Há conjecturas, baseadas na liberdade de expressão, no fumaceiro geral de Brasilia, Capital Federal, tão no centro geográfico, tão distante do coração dos brasileiros.

6. Não é o feitio deste blogger e seu autor mínimo nomear este ou aquele, e sim tentar ir ao cerne da questão, corroborado pelos fatos divulgados na mídia escrita e televisionada da era on line da alta definição quântica, de cientistas políticos da maior competência, de juristas conhecedores da legislação, de empresários de olho na performance do STF, da juventude cônscia de suas rersponsabilidades, do povo unido em torno da sua brasilidade, dos aposentados, pensionistas, funcionalismo público e militar amargando salários defasados.

7. Neste cenário caótico, carregado de incertezas, o que não muda é a determinação dos homens do poder para continuarem indefinidamente esta situação e usufluir dela, prestígios, posição, influências e tudo o mais, não atinando que quando a veia secar, quando a seiva acabar, num movimento natural a história os julgará implacavelmente. Para reflescar a consciência é bom levar em conta os novos ares de vista arejadas do mundo árabe e na mistura que o tempo carrega atualmente a massa pode engrossar nos quintais brasileiros.

8. O fenômeno Osmose pode transferir-se para a política, a pressão de vapor aumentar e o transporte passivo conduzir o hiper tônico da opinão pública e não restará voto sobre voto. Duvidam! Eu não, não foi assim que os bárbaros invadiram Roma, a altiva cidade dos césares e construiram uma nova civilização? E poderiamos indenidamente exemplificar e exemplificar...

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...