quarta-feira, 23 de março de 2011

Na Era do SandyBridge

1. E tem tecnologia às pampas rodando por aí, os nomes já tornaram-se conheciodos pelos milhões de usuários brasileiros, entre outros e são tantos: Tablet Xoom, e- Library, iPhones,Smartphones; na linha de aplicativos: Best Buy, Gap StyleMixer, JCPenney, Meijer Find-It, Nikeid Mobile.Haja fôlego e dinheiro para usufruir destas comodidades on line impressionantes que trazem aos internautas tudo à mão unindo praticidade, comodidade, criatividade e oportunidades de negócios em poucos cliques e o que é melhor sem sair das suas confortáveis poltronas, no campo, na cidade, nas montanhas, em alto mar , em todo e qualquer lugar em que o olho vigilante do satélite possa alcançar.

2. Essa complexa engrenagem pouco a pouco vai nos introduzindo neste mundo diferente trazendo vantagens insubstituiveis para a vida moderna e grandes prejuízos para a convivência fraterna levando aquele que se posiciona atrás da tela, qualquer que seja o seu tamanho a alheiar-se do mundo visivel e construir um outro baseado em androids fantasiosos auxiliados pelo olhar atento e perscrutador do satélite amigo.

3. No entanto afora isto vemos com bons olhos o advento da nova era tecnológica, baseada na física quântica dos nióbios que multiplica os átomos ao infinito. Fora isto o mais seria especulação infundada sem lastro na dinâmica própria destes avançados conceitos de comunicação em massa e volume de dados. É bom ler muito e pesquizar pois o campo das possibilidades tornou-se quase infinito considerando que segundo os astronômos 1,6 bilhões de kilometros é a expansão do universo a cada hora. Então o que pensar do alcance prodigioso da mente humana que utiliza só uma percentagem inferior ao total de sua capacidade cognitiva,já mencionava o físico Heinstein.

4. Nestas circunstâncias de alta definição e dimensões 3D chegam no final do mês nas lojas brasileiras os compudtadores da nova geração de chips Intel Core de codinome SandyBridge - (ver a matéria na íntegra no Diário do Comércio de 22/03/2011 -economia pág. 20) Segundo o Jornal a demanda é grande pois: "...São carregados 12,2 bilhões de vídeos por mês no You Tube."

5. Realmente o mundo multimídia traz avanços assombrosos e velocidade descomunal. Em suma: "...cada chip sandy contém 540 milhões de transmissores e permite que as máquinas fiquem mais finas e poupem energia." Com a tecnologia "Turbo Boost" vão aumentar a velocidade dos aplicativos.

6. A matéria do Jornal citado acima explica que: "...Outras são novas instruções de criptografia dentro dos processadores;incorporação HD Grafics, para os usuários rodarem 80% dos jogos do mercado sem a necessidade da placa gráfica adicional, e Intel In Tru 3-D, para conteúdos em três dimensôes."

7. É mole marreco!!! rss... rsss... rss... chorss... chorss... chorss... Inventaram o paraiso da tecnologia na terra e porque então desejar o Céu das belezas épicas de Deus se aqui tem quase tudo!!! Exclamariam os tecnocratas de plantão ao ler este simples escrito colhido de fontes dignas de crédito. Lógico!!! Mas...Mas...
a realidade empírica com suas turmalinas, esmeraldas, diamantes existe e merece um capítulo à parte. 

8. Já se foi o tempo glorioso da primeira ferrovia entre Maúa e Petrópolis, quando podia-se observar o mundo por outros olhos, época em que se jacaré dormisse demais virava bolsa de madame e pardal que andasse com morcego dormia de cabeça para baixo.Nada contra a ecologia, pois estes dizeres são figurativos, éobvio! E são ditos para destender os ânimos e descansar o ser longe do ter.

9. Os tempos atuais são outros.Tem-se pressa em tudo. A impressão é que tem-se muita informação e pouco tempo para digeri-la convenientemente. A cada dia o mercado de informática lança novos produtos, a era analógica ficou para trás e foi ultrapassada pela digital ousando novos caminhos.

10. Não vamos olvidar o principio Tomista que diz: "Que todo aquele que age, age por um fim." Pergunto aonde iremos chegar? Porque escarrafunchar tudo? Qual a finalidade? Será que estamos usufruindo corretamente estes avanços da era da alta e extrema precisão tecnológica? Seria interessante e útil aplicar estes conhecimentos inegáveis para erradicar a fome e miséria do planeta.

11. Vamos considerar o Continente nosso Irmão de Africa.Existe lá mais de 800 grupos etnicos diferentes e centenas de idiomas. Será que esta realidade democrática on line deu o sinal de vida para seu povo...

12. E estive pensando com seria de grande valia este conhecimento tècnico de última galáxia para solucionar a situação intricada do trânsito na cidade de São Paulo que beira a uma comoção trânsitica sem precedentes. Porventura não haveria mecanismos próprios para resolver este problema contudente e de urgente prioridade?

13.As nossas autoridades municipais estão mais preocupadas com a cidade limpa e tem o seu mérito extraordinário do que em enfrentar de frente e cabeça erguida o problema do iminente caos generalizado nas vias de São Paulo.O movimento "Márcia Vive" tem alertado para esta situação periculosa onde a alternativa da ciclovia dorme acanhada,silenciada sem conhecer plenamente a luz do dia como nas grandes cidades da Europa por exemplo.

14. Considerando que a lei acima é categórica e vale para todos , funciona mesmo e tem seus méritos inquestionáveis melhorando em quase 100% a realidade visual de nossa cidade. No caso específico do relógio que encima o Conjunto Nacional na Av. Paulista, e que é um marco da paisagem urbana de São Paulo, porque não mantê-lo no seu lugar? Será que o Condephaat não poderia solucionar o caso?

15. E o Cine Belas Artes, será  tombado pelo Patrimônio Histórico que facultará a continuidade e perenidade na cidade de São Paulo  da Cultura ou fechará para sempre suas portas em nome da verticalização urbana? Calará a voz e a beleza da cinefilia paulistana e internacional?

16.- Lá vem o poeta obtuso com esta baboseira enorme e sem propósito!- Retruco que não é brincadeira e recurso ritmico das letras inversas, da veia poética. O universo como um todo necessita se expandir, é claro! e expande segundo os astrônomos de uma maneira racional e harmonica nã aropelando astros e planetas.O crescei e multiplicai-vos bíblico não é só para a espécie humana, mas para sua inteligência produtiva, positivando o bem maior da humanidade, pela sua própria essência em si não aceita fins não factíveis com a grandeza do ser humano que Deus criou a sua imagem e semelhança.

17.  Ao abrir esta discussão neste blog interativo, proponho-me a contribuir para que esta energia criadora chamada tecnologia, mais forte que governo e nações, contribua para a paz mundial e cumpra sua finalidade essencial e não se embarasse nas teias de uma perigosa conjugação de fôrças que se dispersarão ao deflagrar guerras, ao balançar dos terremotos e imprevisíveis tsunamis, ou asteroides em rota de colisão com o planeta terra. Tudo é muito frágil, muito finito e passageiro e para a fuligem cobrir tudo basta um piscar de olhos de forças desconhecidas.

18. Ressalto apreensivo, fazendo côro a muitas vozes esparsas pelos quatro cantos do mundo e que acessam assíduamente este blog mínimo. Clamam elas no recôndito escondido de seus pensamentos: Será? Tantos avanços, para um quase nada? É não é nilismo. Observam consternadas que do jeito que o mundo está, avaliando seu desempenho, o retorno a uma era primitiva e retrógrada está na posição a um passo de um clique mal digitalizado. Em vez do enter salvador, será que um delete desolador nos espera?

19. Os olhares on lines nos permitem acompanhar tudo em tempo real,as exclusões aéreas no céu Líbio com civis em alvo de contradição. A outrora moderada Bahrein atual palco da estupefação mundial. Estas reflexões, quisera fôssem ficções para concorrer a algum concurso literário local, mas infelizmente não são não. Se nossos líderes mundiais não reiniciarem o Planeta Terra em direção ao Bem Absoluto, esperem que lá vem mais confusão, trevas e consternação de muitos povos. Acordos costurados não solucionarão a questão primordial da humanidade: a Paz. O coração do mundo sangra , está inquieto pois tem anseios da Verdade Plena. 

Helder Tadeu Chaia Alvim


Postar um comentário