terça-feira, 13 de outubro de 2009

Deixaram São Jorge à pé...

1.Bombardearam a lua nesta sexta passada dia 09/10/2009. Porque? Ah! a tecnologia moderna aventa explicações... E muitas são elas! Não é meu propósito medir fôrças com a ciência evoluida, estudada, altamente abalizada. Nessa esfera, leigo no assunto, não cabe a mim, destrinchar razões sobre a face oculta daquela que que tem 1/4 do diâmetro do planeta Terra e dista de nós cerca de 380 mil km, mas, considerando nossa Via Láctea é logo ali!

2. Falar, emitir opinião a este respeito é da competência do poeta. E no seu quadrado pretende iniciar agora sua elucubração. E pergunto o que a lua fez de mal, a não ser cumprir sua missão no espaço sideral. Em sua rota elíptica, entre uma fase e outra proporciona à Terra benefícios incalculáveis, movimentando as marés, pois zés, eclipsando de tempos a tempos o planeta em que habitamos numa demonstração clara que é de paz, meus bons rapazes.

3. Desde pequeno ouço falar do seu lado mítico e das proezas do cavaleiro São Jorge lendário. Posso afirmar que já vi sua silhueta em riste contra o dragão malvado refletida nas noites de lua clara. A lua traz em seu bojo muitas qualidades, cheia de boas intenções,desinteressada, ela o é ao máximo, gosta de ocupar seu lugar de coadjuvante estelar, sem luz própria, reflete sonhos maiores, acalenta desde o berço a humanidade, sem esquentar a cuca demais, brilha singela inspirando canções.

4. Gente sensata, a nova velha lua merece ficar do jeito que está, porque ferir sua face oculta para descobrir mistérios, revelar o seu solo se sua missão é tão somente dar colo aos nossos cansados anseios terrenos. Deixem-na com a sua poesia, ok! E será que no meio de tantos tratados não exista umzinho que a contemple e a preserve atualmente.

5. Acho que deve aparecer, neste mundo esclarecido, um de naipe pró lunar, talvez com a sigla TGPL, que tal? Meus amigos, a coisa é séria, mexer no equilíbrio da lua, mingua nossso crescente anseio por um mundo melhor. Espero de coração apreensivo que a física se arme de decisões peremptórias em prol do equilibrio universal. Ademais Deus já fez tudo pronto é só seguir o compasso da grande harmonia primeva.

6.Não cabe mais invencionar ousadias desmedidas que perigam sem mais valia. Não é detonando a face de um satélite amigo que resolveremos nossos urgentes problemas mundias, eu digo! Se incorri em algum erro me corrijam, por favor! O fato acontecido feriu meu entendimento... deixando-me atônito. Aonde vamos parar, amanhã soçobraremos e não sobrará nada ao vento.


Helder Chaia Alvim

Nenhum comentário: