sexta-feira, 23 de setembro de 2022

debutantes da costela oca e a garupa cacundária

 debutantes da costela oca e a garupa cacundária 


"A arte de governar consiste exclusivamente na arte de ser honesto."
                              Thomas Jefferson 

Eleição pré frontal x e a criativa imaginação do povo brasileiro

1. E a eleição pré frontal se avizinha a passos largos e antes mesmo de algum candidato subir a tão almejada rampa do planalto para vestir a faixa presidencial as gentes já parecem antever o que as espera na curva da estrada:  o   c o n t i n u i s m o.  E na hora  presenteada de tantos aforismos quando o cão chupa manga e aparenta ter costela oca e o planeta em trens carregados de pólvora com tantos títeres na garupa cacundária, estamos aqui em nossa pátria mãe gentil estupefatos de assistir os pleiteantes, data vênia, ao cargo honroso e cobiçado da direção maior de nossos destinos, pois bem se apresentam como meros e inexpressivos debutantes sem propostas sérias que os dignifiquem, sem a preocupação de assumir na palavras os grandes e urgentes problemas do Brasil enquanto nação livre e auto determinada, none? 

2. Estou para dizer que no sistema legítimo atual a figura do chefe da nação não possui poder pleno de decisão, o que é bom para o Brasil, pois governa com a anuência da Câmara Federal. Então a escolha certa dos deputados será fundamental para a reconstrução nacional. A que tudo indica os homens que ora detém os cargos querem a todo o custo sua reeleição. E outros afastados do galinheiro querem retornar , famintos? Serà? Nada pessoal, mas convenhamos que caras novas e braços firmes serviriam melhor ao país.

3. O eleitor(a) consciente na sua criativa imaginação pretende, sonha com um Brasil pleno de democracia, um Brasil do acerto geral de fato e de direito. Potencial ele o tem de sobra, povo ordeiro habita seu território de dimensões continentais, riquezas in natura artis povoa seu chão, e inteligência e talento seu povo sobeja pra valer.

4. Só a política que precisa criar jeito, legislar e executar em prol do bem comum de + de 2012 milhões de habitantes. Precisa erguer um dique contra a tal corrupção, enxugar a máquina pública, solucionar a questão fiscal e cortar na carne seus privilégios.

5. Focar com garra e determinação na melhoria da saúde, educação, segurança, emprego entre outras decisões peremptórias. E somente indivíduos conscientes e compenetrados do dever cívico poderão em conjunto com toda a sociedade brasileira fazer o Gigante emergir das brumas caóticas da hora presente e fazer brotar nos lábios dos brasileiros(as) aquele sorriso franco de satisfação.

> A gente está para dizer que a política decavazinho está matando a sociedade à unha e fez dela uma capacitismo medonho, mas... é preciso descontruir o preconceito contra o povo e vedar aos honoráveis do poder essa mania de levar vantagens das verbas públicas, none? E nem vamos a fundo ver este medonho curral eleitoral que se tornou há muito tempo as corridas eleitorais? Um acinte à democracia de raiz em toda a extensão do verbo e da gramática. 

6. O mais seria caminhar nas trevas desta política torta e deletéria ao país. O mais e as pesquisas de opinião há quantas anda séria ou tortuosa, imparcial ou tedenciosa? O mais seria olvidar os anseios legítimos do povo brasileiro e o lançar numa extensa e dolorida cama de pregos... o mais seria roubar o sonho e a vez de milhões de jovens ao mercado de trabalho.

7. A questão primeira seria quem ou quais farão de fato as reformas, quem ou quais terão peito para rever a carga tributária que aniquila a livre iniciativa, quem ou quais vão incentivar e implantar  novas  pesquisas científicas, quem ou quais vão cortar cargos, ministérios e privilégios, quem ou quais vão privilegiar a classe laboriosas com empregos de carteira assinada, quem ou quais vão salvaguardar os direitos dos aposentados, quem ou quais vão preservar a vida do nascituro, quem ou quais vão colocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento sustentável. Quem ou quais vão socorrer a classe mais vulnerável elevando a condição de dignidade do ser respeitado. E ter comida na mesa e fé cívica em sua pátria mão gentil. 

8. Até agora viu-se muita fala desconectada com a realidade da sociedade brasileira, quando não uma irresponsável luta de classes o que será ruim para a tão fragilizada economia do povo! E a tal judicialização que está por toda a parte? Tretou, relou a liberdade de expressão se vê cerceada a bel prazer de uma caneta.  Mas na curva do caminho há de falar a voz do coração, da paz sem arranhaduras e do esforço geral de um povo que merecer ser feliz. Então fico por aqui e depois do pleito a gente retoma nosso proseio alegra, none? 
abraços de união cívica.
Cangerana  Alvim
poeta minimalista
São Paulo 23.09.2022

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Anemômetros, flutuações e empuxo

 Ondé que se encontra a realidade social participativa e inclusiva da política? Ah Pátria amada quanto trens de potencia se tivesse gente capaz e lhana para tornar a Ti tuas potencialidades ato puro de Brasilidade ! Ouvi dizer que o povo tá é querendo desvotar ! A politica sempre ela um mundo à parte das gentes, ai meu Deus! Que desperdício de tanta turma lá em Brasilia! E na livre expressão destas linhas amparadas pelo direito da livre e respeitosa expressão a gente fala, cala, geme e nada de proveitoso aparece para o povo. Entra mandato e sai mandato, vem as acomodações do poder e nada acontece deveras do bem comum maior inerente aos mais de 2012 milhões de irmãos e irmãs nossos de cada dia.

365 dias de poesias


a) E aeh exctamos mais uma vez tentando entender este panorama pré urnas que se avizinha não como a festa de união da democracia, discordar com classe, apresentar propostas de governo, etc e tal, mas a política sempre ela que há décadas se afastou do bem comum das gentes brasileiras e flutua para bem longe do que deveria ser a grande reconstrução nacional e de sobra percebe-se que seus anemômetros são falhos e sua arte de raciocinar revisitando a dialética sem ter razão e fazendo surgir pavorosos fantasmas do passado, especializados em corromper e deixar-se corromper... b) Em suma suméria, muitos deles querendo a todo vapor retornar ao status quo como se o eleitor não tivesse memória. E choro representativo aumenta  a medida que o pleito se aproxima. c) Na verdade, ao analisarmos com calma e gosto pensado o passado não muito longe vimos que o povo brasileiro acorreu em massa às ruas soberanas em junho de 2013, inconforme justamente com esta situação que tende a voltar. d) E contadas as favas não vão dizer que não sabiam... que o PT deixou lacunas preenchidas por Bolsonaro. E mesmo eleito de volta o Lula terá muita dificuldade para remediar aqueles estragos benéficos que a Lavajato lhe imputou, none? A quebra de confiança fora brutal se ele, data vênia se dedicasse doravante as escrever suas memórias e deixasse novos braços idealistas do bem comum governar o país de dimensões continentais e povo lhano. O socialismo não se coaduna com o livre mercado e os valores da civilização brasileira. Até que tentaram por duas longas décadas e deram literalmente com os burros n'água. 


sexta-feira, 16 de setembro de 2022

in mode crepto política

 In modu crepto política 

1. Estive a prosear novamente com meus chegados de mesa e bar na rua Augusta Paulistana, palco de tantas epopeias pequeninas que até hoje nos inspira algo mais ou menos imponderável. E recordamos nossas conversas de lustros atrás quando a Avenida Paulista fervilhava de protestos de grande monta que tirou o sono de muitos figurões e figuronas da política doméstica.

2. Muita coisa mudou no panorama nacional de lá para cá com o brado que em junho de 2013 ecoou Brasil afora: -     ' Sou brasileiro com muito orgulho e muito amor! ' Pena que a classe dominante da política não ouviu os apelos insistentes dos gigantes unidos pela brasilidade e bem comum. Enfim a nostalgia da panela encantada de sopa de algodão servida pelo PT paraece querer voltar... 

3. E alguém após um gole e outro lembrava que quase levaram literalmente o país à bancarrota em uma espécie de frenesi coletivo pelo socialismo. Ainda bem que o povo acorreu às ruas naquele bendito junho de 2013 e os rumos tomaram outra direção e até elegeram Bolsonaro como uma espécie de resposta fora da curva.

4. A livre iniciativa foi privilegiada e estradas para o escoamento da safra foram pavimentadas com a administração de Tarcísio de Freitas. A livre expressão nos faculta estes comentários no afã sagrado de ver o nosso povo alcançar o bem-estar social e financeiro que merece bem longe, muito distante desses imbróglios em voga vacante, none?

 5. Mas o nosso Brasil desde que apearam do trono um monarca probo, carrega uma espécie de intriga histórica nestes casamentos mal-arranjados de presidentes e vices. Vale lembrar que dentre os 38 presidentes, 8 deles eram vices a saber: Floriano Peixoto 1891> Deodoro da Fonseca; Nilo Peçanha 1909 > Afonso Pena; Delfim Moreira 1918> Rodrigues Alves; Café Filho 1954> Getúlio Vargas; João Goulart 1961> Jânio Quadros; José Sarney 1985> Tancredo Neves; Itamar Franco 1992> Fernando Collor; Michel Temer 2016> Dilma Roussef. 

6. Uma sequência bem complicada de se decifrar e tudo isto ao longo da história pátria trouxe consequências de estabilidade tremendas e sobretudo legitimidades à beira do caos social. Em tudo e pôr tudo a Democracia soube se afirmar e mesmo com material humano falho o Brasil está seguindo seus desígnios de pátria livre e autodeterminada na condução dos destinos de seus filhos e filhas em número avantajado de mais de 2012 milhões.

7. Eles e ela passaram e vão passando com seus erros e acertos e cabe ao povo soberano recolher os cacos de vidro de seus sonhos perdidos e em concha restaurar o gigante para a caminhada segura rumo ao momento da sustentabilidade e crescimento cívico, moral e financeiro, porque não? Afastado o perigo da crepto mania poderão exclamar: - ' somos todos nós! 

8. E resta pouco tempo para a decisão no escrutínio popular e seu voto consciente, somado a milhões de outros farão a diferença pois está em jogo o futuro sustentável da pátria mãe gentil. Dado a importância vital do Brasil no cenário internacional e o cenário altamente sobressaltado da hora presente o melhor para a nação será a continuação do atual governo, none? 

9. O congresso e o senado dado a nova configuração de gente do povo eleita com folgada margem de votos há de legislar   doravante para o bem do povo e para a realização de seu sonho latente de bem comum, paz social e progresso de fato e de direito. 

10. Agora se o contrário acontecer com o retorno dos fantasmas jurássicos do passado estaremos literalmente em uma cama imensa de pregos, visse! Na verdade, estará no domingo próximo dia 30 nas mãos do povo brasileiro a decisão peremptória! E com esta atitude será ativado instantaneamente o modus cleptomania ou a reação legítima do repto salvador da democracia de raiz.

" Feliz a nação cujo Deus é o Senhor' E ditoso um povo iluminado pelo Espírito Santo de Deus e amparado pela melhor de todas as mães, a sempre Virgem Negra de Aparecida! Assim seja! 


quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Eteroga

eteroga 

Os aspectos aparentemente insolúveis estão aí e atravanca as pretensões do governo para 2022: Crise Hídrica e perigo de apagão, o mercado financeiro nervoso, a inflação, as contas públicas, gastos públicos, são uma das facetas que estão esquentando a cuca do planalto. Vale lembrar que estes problemas não são de hoje e tiveram seu nascedouro no passado e neste entre e sai de presidentes, neste congresso de narrativas corporativistas e propenso em benemerências aos seus aliados. Mas vem cá seu poeta, profeta, protesta, e daí que vem lá para 2022. A gente não sabe mesmo, é tudo é possível pois muitos e muitos miram a cadeira e faixa, não é mesmo? Ecztamos mal voltaremos ao retrocesso do mensalão e cia? Renovaremos o emprego do atual mandatário? Ou surgirá um outro nome? Digo a vocês com dor no coração que não temos saída honrosa no momento. E que o nosso presidencialismo de coalisão é barra e o Sr. Congresso não tem muita competência latu sense para alavancar o Brasil e fazer dele um país de oportunidades iguais para todos. Em tudo e por tudo enquanto as reformas não saírem do papel e um novo clarão arejado, equilibrado, repleto de brasilidade, afeito às leis constitucionais, cordato, justo, a nossa democracia de raiz somente vai figurar como ideal nas páginas cívicas do povo soberano. Mas se os detentores do poder a quatro mãos resolverem pelo Brasil, o bem comum e seu povo, seremos em um futuro próximo: todos nós. Fora disso o Brasil continuará sendo um desastre nesta divisão estúpida de mentes... e seu estado febril tende a piorar... E nesta campanha malfadada e arengada muito dinheiro está sendo gasto pelos mais pontuados nas pesquisas e não salva ninguém que tenha um senso crítico atilado e verdadeiro amor à pátria mãe gentil. Está para nascer um presidente totalmente afinado com o bem comum do povo, justo e imbuído daquele amor de verdade ao Brasil e ao seu povo em número de 2012 milhões. Interroguem os eterogas acerca por exemplo da 'insegurança alimentar que grassa em nosso território canarinho? E o porque desta gastança do fundo eleitoral e particular dos infernos? E ainda de quebra tem velhos conhecidos do MP querendo retornar com aquela nostalgia da panela de sopa de algodão. Valha-nos e as urnas soberanas!

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

unsettling moment

 unsettling moment

Talk goes on and on and people comment that the inquiries conducted by the STF could very well be settled by the PGR and they also think that public spending should be contained. The panorama shows a high popular acceptance of Bolsonaro despite the media beckoning to the contrary, she chokes from time to time and it would be of great value if she was more aware of this unsettling moment because Brazilian society is passing. Now, what goes against the democratic spirit are these attempts by incautious people to empty the hearts and minds of young people or when not sophisticate conversations left and right to enjoy the boiling nothingness. Since you asked, I think the PT's time has passed and unfortunately Lula betrayed the people's cause in my opinion! The PT ruled the country for almost two decades and look what a barrage of corruption appeared. Bolsonaro lost his ground and doesn't say anything at all. The best would be a new name with knowledge of Brazil and who wants to make the necessary reforms tas! Oh! zé trovão is in Mexico and allowed himself to be found by the Brazilian embassy in that sister country. In fact, real civilized people, even with discordant opinions, sit at the table and calmly and politely discuss government projects and, after the election, sensible deliberations. And they respect each other harmoniously and argue well about their points of view. Each one is worthy of respect and in politics, and in the judiciary, those who occupy prominent positions do deserve respect. There is no point in diverting the focus from the Brazil problem, because in the days following the elections ahead, the answers to the people must be clear and practical, none? Now exasperating an identity and existential crisis that exists in the 3 powers will do nothing for the whole nation of Brazil. The country needs lhana, intelligent people, with a heart devoted to the social of the suffering people and not these smart people from the cabinet funds, ah ha! It is necessary to sweep away once and for all the corruption that originated in a Car Wash and that branched out abroad and that the MP so well positioned itself against and brilliantly activated by the Federal Police. Are we on the right side of the common good? Or paying dick to unscrupulous people who almost bankrupted the country? It's a matter of conscience, it's a matter of the sensible majority of the Brazilian people or are we going to return in 2022 to the skilled hands of the sellers of the Res Publica temple in a Federation of more than 2012 million inhabitants.

MOMENTO INQUIETANTE

 momento inquietante

Se habla y se comenta que las averiguaciones realizadas por el STF muy bien podrían ser resueltas por la PGR y también se piensa que se debe contener el gasto público. El panorama muestra una alta aceptación popular de Bolsonaro a pesar de que los medios le hacen señas en sentido contrario, ella se atraganta de vez en cuando y sería de gran valor que fuera más consciente de este momento inquietante porque la sociedad brasileña está pasando. Ahora bien, lo que va en contra del espíritu democrático son estos intentos de gente imprudente de vaciar el corazón y la mente de los jóvenes o cuando no sofisticar conversaciones a diestra y siniestra para disfrutar de la nada hirviente. Ya que preguntaste, creo que el tiempo del PT pasó y, lamentablemente, ¡Lula traicionó la causa del pueblo en mi opinión! El PT gobernó el país durante casi dos décadas y miren qué andanada de corrupción apareció. Bolsonaro perdió terreno y no dice nada. Lo mejor seria un nombre nuevo con conocimiento de brasil y que quiera hacer las reformas necesarias tas! ¡Vaya! zé trovão está en México y se dejó encontrar por la embajada de Brasil en ese hermano país. De hecho, personas realmente civilizadas, incluso con opiniones discordantes, se sientan a la mesa y con calma y cortesía discuten proyectos de gobierno y, después de las elecciones, deliberaciones sensatas. Y se respetan armoniosamente y discuten bien sobre sus puntos de vista. Cada uno es digno de respeto y en la política, y en el poder judicial, los que ocupan puestos destacados sí merecen respeto. No tiene sentido desviar el foco del problema de Brasil, porque en los días posteriores a las próximas elecciones, las respuestas al pueblo deben ser claras y prácticas, ¿ninguna? Ahora exasperante una crisis identitaria y existencial que existe en los 3 poderes no hará nada por toda la nación de Brasil. El país necesita lhana, gente inteligente, con un corazón entregado a lo social de la gente que sufre y no a esta gente inteligente de los fondos del gabinete, ¡ah, ja! Es necesario barrer de una vez por todas la corrupción que se originó en Lava Jato y se ramificó en el exterior y que el MP tan bien posicionado contra y brillantemente activado por la Policía Federal. ¿Estamos en el lado correcto del bien común? ¿O pagando verga a gente sin escrúpulos que casi lleva al país a la bancarrota? Es una cuestión de conciencia, es una cuestión de la mayoría sensata del pueblo brasileño o vamos a volver en 2022 a las manos hábiles de los vendedores del templo Res Publica en una Federación de más de 2012 millones de habitantes.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

operação unária E O LAVOU E O CAFICA

OPERAÇÃO UNÁRIA E O LAVOU E O CAFICA 

 1Incrível pois como a temática eleição e seu legítimo processo democrático encontra-se há muito tempo tumultuada. O povo detentor das decisões  urnárias  ( não pensem   mal da citação), em seus quadriênios é envolvido pelo marketing partidário e houve disparates e depois do pleito realizado, quando empossados, os do poder esquecem sua lição das urnas e não fazem as ditas reformas tributárias, jurídicas, econômicas, etc. 2. Na hora da campanha, a par das cifras bilionárias do fundo partidário, se enfrentam a moda de um UFC universal. Isto a meu ver vale para todos os candidatos e candidatas que não se preocupam nadica de nada em apresentar propostas sérias e fundamentadas de futuro governo e neste disse que me disse vão ofendendo o opositor incauto como os doutores da lei, guardada as divinas proporções: ' CAPTEM EO IN SERMONE'. 3. E o nosso povo pacato precisa parar de romantizar este ou aquele candidato erroneamente, none? Lula> o cara e o capitão> o mito, com todo o respeito ao ex e atual mandatário contém outra, são pessoas humanas passíveis de erros. Pois o que o país precisa é de criação de oportunidades para a moçada, salário digno, amparo aos mais necessitados, uma aposentadoria digna, respeito à mulher, etc, valorização dos professores e das polícias, salvaguardas da ordem social, uma classe política honesta e que cortem privilégios. e façam as reformas necessárias. 4. Em suma um Brasil que cresça com sustentabilidade unido em torno de sua constituição federativa e que promovam o bem comum do povo brasileiro em número de mais de 2015 milhões de filhos e filhas da pátria mãe gentil. 5. Que esta carência de heróis, fabricada habilmente para o povo dê lugar a sérios e comprometidos estadistas que na prática espelhem a honestidade e retidão de carácter, que cessem a politização e a judicialização na política e a promoção da felicidade de situação do povo brasileiro seja a primordial ocupação dos dirigentes. 6. E que realmente a fala e a ação dos 3 poderes reflitam a brasilidade inata deste maravilhoso povo de raiz democrática que habita esta parte do hemisfério sul chamado Brasil, 200 anos independente! 6. O Brasil está mal das pernas, braços e ombros, tanto é realidade que o povo não sai mais das ruas soberanas, none?  7. Ainda lhe permitem exercitar seu livre expressar, apesar do silencio vergonhoso da grande mídia, tão lá impávidos na porta dos quartéis perscrutando civicamente o horizonte da pátria mãe gentil, apesar da longa manus do judiciário, data vênia, estão exercendo um de seus direitos fundamentais sagrados, facultado por sua Constituição Federativa. 8. Quando a história de detiver sobre este período específico do ano de 2022 vão se estender Latu Sense acerca desta variável chamada operação unária quando o lavou e o cafica deflagaram  um mafuá sem precedentes à democracia brasileira. É isso! abraços rimados de considerações cívicas!

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

tratado da invição

 invição

1. “O tempo em que se respeitavam os príncipes por serem príncipes unicamente acabou-se; no século em que estamos, em que os povos se acham assaz instruídos de seus direitos, é mister que os príncipes igualmente o estejam e conheçam que são homens, e não divindades”. Assim escreveu Dom Pedro I ao seu filho Pedro II. Tempos difíceis eram aqueles do século XIX tumultuado e como que de prognósticos aterradores para a humanidade. Mais além eclodiria a primeira grande guerra, o Czar da Rússia seria assassinado bem como toda a sua família pelos sovietes, e tantos acontecimentos trágicos e existenciais assolariam o mundo do século XX, que hoje boquiabertos imaginamos que quase o planeta pereceu. 2. Com a derrota de Napoleão em Waterloo em 1815 e as decisões do congresso de Viena estava aberta a possibilidade do retorno de Dom João VI a Portugal e seu filho Pedro I se tornaria o Príncipe regente do Brasil em 1821 e no ano seguinte proclamaria a nossa independência e se tornaria de direito e de fato o primeiro imperador do Brasil. 3. Pedro I chegara em solo canarinho bem criança e aprendeu a amar o Brasil, sua terra inóspita, e tudo o mais... E munido desta brasilidade inata quando voltava de Santos, pressionado por sua clientela e desgostoso com o reino além-mar bradou o cântico de vitória e acertadamente foi o que aconteceu há exatos duzentos anos atrás. 4. Pedro II foi elevado ao trono em 1831 e por longos 50 anos esteve magnânimo à frente de nossos destinos pátrios. E só não foi mais além porque arquitetaram um golpe que o deserdou e sua família pura e simplesmente de sua cara pátria de eleição. 5. E de um assunto a gente pula para o outro e de cara a ' insegurança jurídica' no dizer do ex ministro do STF, Marco Aurélio Melo se apresentou no caso Lula pois o mesmo ex presidente não foi inocentado apenas anularam o processo a que fora arrolado e condenado em 3 instâncias superiores. 6. Então o processo volta ao início e como acontece na república as coisas vão se protelando quase ao infinito. E tais incongruências jurídicas estão propiciando ao mesmo concorrer novamente a tão invencionada faixa presidencial. 7. Não é de se estranhar a performance do poder, há de se recordar que a Independência do Brasil custou 2 milhões de libras esterlinas emprestados pela Inglaterra 7 de setembro de 1822. 8. Hoje em dia, neste exato momento o povo tá na rua aos moldes de junho de 2013 e estabeleceu-se um fuá sem precedentes na cabeça dos nossos parlamentares. Agora estas manifestações que têm ocorrido desde o término do segundo turno trazem em seu bojo uma grande insatisfação popular com o andamento das eleições e não sabemos o que poderá advir daí? Democracia é isso, vale assinalar que ao redor do planeta estas manifestações têm derrubado muita gente do invencionado poder. ' Se a voz do povo é a voz de Deus', teremos muitos imprevisíveis desdobramentos até a sociedade viver na felicidade de situação com paz constante e prosperidade completa. Mesmo que o Judiciário, data vênia, continue pesando a mão na cacunda deles, isso só vai acirrar os ânimos da multidão, irmãos e irmãs nossos que querem ser ouvidos e acatados em suas falas cívicas, none? O governo ' do povo, pelo povo e para o povo' está em uma literal sinuca de bico, e infelizmente o doutor Ulisses não está mais na tribuna honorária do congresso nacional, visse!  E a que tudo indica não existe ou não apareceu um fiel da balança deste quilate, hein?

abraços de considerações cívicas 

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...