sábado, 7 de dezembro de 2019

A Dicotiledônea e seu tamanho gigante


A Dicotiledônia e seu tamanho gigante

Nada de ficar olhando para a grama do vizinho, tudo que o Brasil precisa e nós imaginamos já existe na sua natureza exuberante, e só preservar que a auto suficiência vai aflorar, mas realmente do jeito que estão  as nossas cidades quanto  a falta de atenção de seus munícipes que elevados ao quadrado dos mais de 5.000 e tantos municípios da Federação aí a coisa periga de fato. Não adianta berrar nas reuniões climáticas e coisas e tais, se a tarefa de cada casa não está concluída. Não sei como tem gente que dorme à noite sabendo que depende dela uma ação no seu âmbito que somadas a outras tantas iniciativas de 209 milhões delas mudariam a cara do Brasil por completo. Estamos mal não só no exame mundial PISA quanto nas pisadas de nosso dia a dia! Não adianta questionarmos a poluição dos navios cargueiros em nosso oceano, do avião em nosso espaço aéreo, que mais? Anh, se de manhã cedinho ligamos o nosso automóvel e começamos a despejar C02 na atmosfera? Meu, o que acontecer com o Brasil em matéria de clima e meio ambiente refletirá em nossas ‘importantes ‘ vidas. Este ensaio de versos seria um convite ameno à reflexão tão somente, que juntinhos de outros e outros com você e  de tanta gente plugada no bem maior do Brasil, eles nos convidam a juntarmos as nossas forças na união nacional e agir e agir sem auferir créditos na versão. Se a hora presente na Nação Brasil está nebulosa, fragmentada, e nos bastidores sombrios muitos tramam sua bancarrota, nós filhos e filhas da Mãe Gentil que não detemos política e entrevistas podemos nos areunir e fazer a diferença anímico empírica para não deixar a situação piorar mais do ponto de vista cultural e social, pois se formos depender da política a gente vai fazer água e se conseguirmos uns goles dela teremos que carrega-los em peneiras.
O Brasil país em habitamos é do tamanho do seu sonho latente de liberdade, e tem tudo para crescer e crescer e ultrapassar o tamanho gigante da folha Dicotiledônea ( Coccoloba), visse! E na hora presente em que um vírus invísível e  letal assola a Terra dos Homens é mister aqui em nosso solo domestico que cada pessoa que deveras ama a Pátria encontre em seu pensar e agir intuições di estadista para fazer frente em união com + de 210 milhões de outras pessoas aos grandes  desafios que  a pandemia lhes impôs. E todos sabem e sentem que afiançar a política umbilical em voga  não dá pé, pois eles estão envolvidos com as suas preocupações corriqueiras e casuladas. O movimento que sairá vitorioso desta rebordosa, deste naufrágio à seco chamado Covid 19, será certamente # s o m o s  t o d o s nós. ou não seremos nada. E quem passar por estas bandas dirá: aqui teve um povo batalhador, coeso e solidário bafejado pelo hálito fresco da Brasilidade ou, ou aqui jaz um povo que um dia teve medo da própria sombra e foi governado pelos amantes da sopa de algodão, simplesmente! 

Nenhum comentário:

O cacarecado x ativismo do senso comum

  O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...