terça-feira, 28 de agosto de 2012

A advogada e o poeta

A advogada e o poeta

a.) Enquanto a caneta tiver tinta vou continuar, se repetir trechos anteriores, estou com ansiedade, se persistir aguardo a esperança, se desistir, por favor me cutuquem, se dormir me acordem, pois a vigilia dura mais de 365 dias, e minhas pernas tendem a fraquejar e se porventura vier a perder a lucidez me relembrem estes versos e o calor humano neles contido, se minhas mãos tremularem a segurem firmes no papel, legíveis ao espírito, se hesitar  me ofereçam um ombro amigo.

b.) A composição que eles fizeram traduziram-se num esfôrço cauteloso para buscar  a verdade, empenhados na conjugação de boas ações, no aplauso de belo gesto do semelhante, no trabalho e fé sem pesar a alma do irmão, para caminhar com ele na compreensão mútua, admirando suas qualidades, podando suas imperfeições, sem esquentar a mão de outrem e sem transigir com o mal.

c.) - Será assim cada centavo fiscal aplicado ao fim proposto na legislação, à sua função social. - É pouco! - Não é o começo! - Que mais? - Não se trata de auto louvor por mais que pareça, pois o que foi dito  não se refere ao autor deste blogger e sim o que me disse outro dia uma jovem recém formada em direito na cidade de São Paulo.

d.) Achei muito plausível sua decisão, aconselhei-a a procurar outros e outros de sua geração e por osmose o amanhã será trazido para o hoje. Ela parou, refletiu e esboçou um sorriso pleno de brasilidade, agradeceu a conversa amena e partiu em busca de seu sonho... Pressenti que nunca mais a veria... Mas no ar daquela manhã chuvosa do início da primavera vislumbrei no seu olhar irriquieto e puro, todos os gôstos, todas as caras, todas as nuanças boas que estão por vir.

e.) O Brasil, com sua extensão continental, com suas reservas de bio diversidade, com as riquezas de seu solo, com o calor e inteligência de seu povo, se guarda para um tempo único na história, por mais que não pareça, por mais que tenha sido sistematicamente traído por seus dirigentes políticos, por mais que a situação atual esteja atada ao nó de Adão, tem ainda muito a oferecer aos seus verdadeiros filhos, o leite está escondido dos surupiadores de plantão. O Brasil guarda seus panoramas de bondade e fartura para um porvir, já traçado nos planos de Deus e que criatura nenhuma ou poder poderá obstruir.Quando exitar vai premiar os patriotas e punir os vendilhões de sua honra sagrada.

f.) Vamos considerar a fôrça que representa nossos jovens, a inocência de nossas crianças, a experiência e ponderação dos mais velhos, os empreendimentos da industria, comercio e serviços, as universidades, o corpo docente e sua larga expansão de conhecimento, os doutores na medicina de alta ressonância na saúde de seus pacientes, os engenheiros, arquitetos, responsáveis pela idealização e consecução de obras arrojadas, os artistas talentosos, poetas inspiradores de nossa cultura, continuadores fiíéis de nossas canções, os trabalhadores de todos os setores, atingindo suas metas, alcançando o sonho da casa própria e dando um futuro melhor para sua prole. 

g.) E isto tudo já é fato, mesmo com esta malha politizada e distorcida, ademais quando tudo estiver em seu devido lugar, e a matéria equilibrada com o espírito desabrochar para o bem de todos e felicidade da nova era da gema e clara, do verde, amarelo, azul, branco e negro - diversidades - e riquezas de um povo soberano.Quando a jusiprudência assentada não se isolar mais de todos os cidadãos, quando a constituição for vivida exemplarmente na prática e a igualdade de justiça acontecer na plena luz do meio-dia, as súmulas se configurarem na teoria e  aplicação num só corpo harmônico. 

h.) Não haverá necessidade das cotas apartadas pois todos serão um em oportunidades, dado o esfôrço pessoal de cada um. No entanto a sociedade se verá livre destes entraves atuais e poderá voar até aonde seu sonhor alcançar. Haverá um jeito, aparecerá uma solução, considerando os olhares da multidão, o pulsar de seu coração, seu pendor natural para a cordialidade e sua fé em Deus, seu carinho e devoção filial à Virgem Negra de Aparecida, confiamos que desvencilhados aqueles nós, o gigante levantará de seu sono letárgico da atualidade, e plainará, olhos postos no cruzeiro do sul e o norte firme em seu destino de nação soberana.

i.) E se alguém perguntar que país é este ? Então minha preclara advogada responderá sem titubear: É o país da maioria unida, da oportunidade para todos, o pais da justiça, da paz, da fartura, bem estar, do coração, do jeitinho sem aditivos, do calor humano, da fé, solidariedade,transparência,bondade e que aprendeu à custa de enormes sacrifícios não dar boi para políticos corruptos.

j.) Mas vai acertar a bússola, congregar esfôrços, surpreender seus filhos e abraçar o  mundo, e sonhar sonhos reais do tamanho de seus ideais. Jesus de Nazaré, com doze homens dispostos conquistou o mundo para a fé... O Brasil, nascido à sombra de sua Igreja recebeu um primeiro sinal através de Nóbrega, Anchieta, Frei Galvão, que foi abandonado pela corrida do ouro até aos dias atuais.

l.) Mas aquela pujança latente vai emergir das sombras do caos presente e revelar as seus filhos a que veio, e ombro a ombro com seu destino provar que a paz verdadeira, o progresso autêntico, a harmonia social são possíveis, na diversidade de um povo, patente em sua alma, presente em todo o corpo visível da sociedade.

Helder Tadeu Chaia Alvim

Nenhum comentário:

amurada final

  ‘ Seja mais simples que puder, sua vida vai ficar mais descomplicada e feliz!’ ...