Entre o dente do leão, e a língua dá serpente. Assim nos sentimos ,,,, Invariavelmente é isso, se a reforma dá bendita previdência sair do papel ( o que aconteceu de fato) vamos trabalhar até a véspera do decesso sem usufruir do merecido aposento, e se não vier o ajuste em 5 anos não se terá o tal benefício. Puxando o fio do novelo há muito que os cofres da instituição fora pilhado, e a turma do bem esteve na rua, despertada, não sabendo de onde vem e nem pra onde vai.. Aliás estes movimentos políticos não estão com nada de nada esvaziaram a democracia, e mamaram na teta dos cofres públicos, e isso vem desde a abertura. E isto é apenas um detalhe de como anda a republica federativa, hoje tão sobressaltada e não enxergamos nenhum baluarte para fazer frente ao que se anuncia em termo de eleição presidencial. Curioso é que diferente da iniciativa privada, longevidade do representante e experiência não conta para o elegível ao cargo público pois a cada mandato renovado o adquirido de persuasão não significa nada para a democracia, para o bem comum do povo brasileiro e para uma economia forte de mercado que coloque o país nos trilhos do desenvolvimento sustentável e bom deveras para todos sem discursos outros. E agora no momento presente a política se assemelha `nova Canudos sitiada. Enfrentamos perversos se alimam do dois lados dos concorrentes mais pontuados nas pesquisas. Um fala uma coisa, outro diz outra no afã de convencer os indecisos e desta barueira toda quer um e outro auferir o poder a qualquer cisto. Assim está a política a meu ver e de muita gente que traz no sangue o senso comum atilado. E um dia vai dar certo...
Deixar a palavra impressa acarreta responsabilidades e a probabilidade de ser compreendido, a meu ver, fica um tanto obnubilada, se a essência não for bem limada. Do que adianta elaboração exaustiva se a locomotiva do pensamento não acompanha a inspiração e a aparência carrega consigo a ausência de uma cantiga suave. Não sei se a hora é propícia, só há um jeito de saber, falando agora, pois o anoitecer da vida bate à minha porta.
quinta-feira, 31 de março de 2022
quarta-feira, 30 de março de 2022
tofo e as senhoras babuscas
tofo e as senhoras babuscas
Odessa, patrimônio da arte, pérola arquitetônica, berço da arte, esparze poesias nos seus pores do sol, agora periga em uma malfadada ação bélica de Putin contra seu povo, sua ânsia de lirismo e sua vocação de pérola de azir. Ele anda destruindo os sonhos, a história da Ucrânia por conta de seu descomedido anseio geo político. Terra arrasada literalmente, e será que é para minar o ânimo dos cidadãos e cidadãs ucranianos? Até então ele era visto como um estrategista militar, como alguém que abriu em parte a economia russa, que transitava desenvoltamente nos palácios europeus. E agora a máscara caiu e suas intenções beligerantes aparecem em todo seu horror de esmagar a população indefesa das cidades da Ucrânia. Uma página tensa está se escrevendo quando ele avança despejando bombas ultra possantes, e de fragmentação horrorosa conta o povo ucraniano e nada justifica esta carnificina cruel. O povo russo inteligente e intuitivo parece não aprovar estas ações de seu dignitário maior, pois não consegue se expressar direito, e corre o risco de ser preso no Kremlim como noticia a imprensa independente. Em terras, outrora plácidas, ele não poupa nem as senhoras babuscas, muito menos as crianças inocentes. Valha-nos Deus! Mas o que esperar de um antigo membro da KGB ? E o mundo não esqueceu-se de Alepo na Sìria, nem da Georgia e Cechênia tribal, none? Agora ele se esbarrou com a resistência heroica da Ucrânia e pelo valor de liderança de seu presidente Zelenski. A cartilha de Stalin está presente nas ações do Csar Putin, seus métodos nada convencionais de propaganda e ação está cobrindo a Ucrânia de sangue inocente clamando por socorro das potências ocidentais e pela prece de nosotros! E quantos jovens russos que a morte colheu no front? Aquela parte do globo está em luto total e nós com eles! Meu Deus! O preço da paz duradoura para a humanidade passa pela eterna vigilância e meros dirigentes mortais um dia se haverão com a justiça divina! E nesse momento a cidade de Mariupol está sendo reduzida à cinzas, é muita maldade deliberada a troco de que? E isto em pleno século da comunicação em tempo real o planeta assiste estupefato esta sanha de um famigerado senhor da guerra. Putin totalitário está encurralado pelo David de diminuta estatura? E sua fúria deve ter ainda escalas pavorosas? Dios Mio!
quarta-feira, 23 de março de 2022
o terceiro muro
o terceiro muro
'Eta vida marvada'! Já dizia Caconde Primeiro, homem probo e de uma intuição nata. Parece que previa os fatos e sempre estava na frente de seu tempo. E olha que não cursou nenhuma faculdade e muito menos tinha partido ou entrevista. Quando caiu o muro de Berlim, ele sentenciara lá para bandas de Palma, lugar de meus parentes: - ' Caiu, foi mas tem gente lá na URSS que não se conformará e a vindita será um prato que se comerá frio.' E aconteceu mesmo através de um antigo chefe da KGB. Ou seja senhor Putin, deve ter engolido seco o desmoronar do sistema comunista e como que fingiu ser um bom carácter e transitou pelos salões luxuosos da Europa por duas décadas e todo mundo, menos Caconde, aceitou passivamente o upgrade enganoso do títere ascensionado ao poder de Moscou. Deu no que deu, ele se preparou enquanto o Ocidente acreditava na distensão pós guerra fria e não vigilante foi pego ainda na sua confortável cama de ilusões preconizadas. A Rússia abriu um tanto o mercado, se utilizou da nova fase globalizada e hoje está lá na Ucrânia destruindo tudo o que encontra pela frente em um ataque de ódio de décadas. Muitos civis vitimados, muita bomba e foguetes de última geração utilizados, muito pavor generalizado. E o heroico povo ucraniano se levantou com coragem e determinação e está frustrando em parte os planos do famigerado ditador dos Urais. E aqui no Brazil, pasme a opinião pública doméstica e sobressaltada a notícia lá fora que em face desta crueldade inominável levada a cabo por Putin, os dirigentes nossos, a diplomacia, a classe artística e alguns setores empresariais nem ao menos uma lágrima derramou por aquele povo pisoteado pelas botas prepotentes do pós moderno Csar. A história vai registrando passo a passo os belos gestos das nações que acolhem os milhões de refugiados em um assomo de solidariedade universal. E também anota com letras de chumbo a omissão de nóis cá in terra Brasilis, meu Deus!
E a nossa política anda nocauteada por gente togada e até procurador tem que pagar multa pesada por expressar a verdade e compartilhar o que era notório e público de corrupção sistêmica em nossa pátria. E as composições estranhas estão aparecendo. E o país Brasil e seus mais de 212 milhões de filhos e filhas parecem sussurrar um lamento atroz: ' Ecestamos mal...' e a cama de pregos? E a corda? Vão voltar para levar o país a uma bancarrota em 2022 adiante? Valha-nos Deus muita desgraça de utopia é pouca!
quinta-feira, 17 de março de 2022
ekecestece
ekecestece
' o preço da paz é a eterna vigilância'
O mundo precisa mudar, episódios como este da invasão da Ucrânia, e outros de triste memória não podem continuar. O poderoso tem que respeitar o mais fraco e sua autodeterminação senão estamos já de volta com a barbárie. Não é de hoje que o dignitário em chefe da Rússia está com a sua desarrazoada força bruta fazendo seu terrorismo de guerra. Ele estava lá em Alepo massacrando o povo Sírio pela anuência de Bachar. e a Ucrânia livre se levantou se opondo heroicamente contra as pretensões de um ditador. Putin está cometendo uma barbaridade a cada segundo bombardeando a Ucrânia. Pelos relatos dos correspondentes de gueerr ele leva o terror às escolas, hospitais, estações de trem e prédios residenciais no intuito de minar a resistência daquele povo. A Ucrânia na era pós moderna está escrevendo à custa de sacrifícios enormes a sua história e como que empurra o Ocidente para se opor ao intuito perverso do Sr. Putin. Deus salve a Ucrânia!
quinta-feira, 10 de março de 2022
clespiceu e o casocsério x a patraque
clespiceu e o casocsério
Alinhamento geo político à parte as bombas estão caindo na Ucrânia ( mais intensamente em Mariupol), em alvos civis e por absurdo dos absurdos em uma maternidade ontem. Porque e patraque? Seria uma reedição mais fragmentada do hitlerismo? Um movimento expansionista do Csar ? Uma loucura confessa de Putin, o plenipotenciário dos balcãs? O fato que as vidas ceifadas pelo paroxismo do horror não serão devolvidas aos lares ucranianos. Se não houver uma união de esforços do ocidente ele não vai parar em sua famigerada ação de destruir a pátria livre e jovem independente chamada Ucrânia. Seria um tubo de ensaio para as suas incursões futuras? Ou na Rússia surgirá gente com coragem e determinação de trocar o comando de duas décadas? Para cessar vigiações ao povo? A total falta de senso comum deste dirigente carente de auto crítica e que se acha no momento dono das nações ao seu entorno poderá arrastar a Europa para um conflito inominável. ' Cave canem' que ele morde e feio quem estiver lhe desagradando. Alta moas a situação é de uma gravidade iminente e perigosa. Estando Putin sancionado do jeito que está daqui há pouco não lhe restará uma saída honrosa e o planeta poderá conhecer uma hecatombe nuclear que somente asas arcanas a deterá no momento certo do Senhor do tempo e da história. Pois qualquer que seja o desemboque da situação atual a intervenção divina se fará percebida. Quem se alembra das promessas de Fátima em Portugal em 1917 que previa com clareza esta situação aflitiva e escatalógica, hein?
sábado, 5 de março de 2022
vidas em sobressaltos e as insanidades de Putin
vidas em sobressaltos
De repente a gente acorda de manhã pensando tão somente em nossos pequenos afazeres, no meu caso o próximo livro a respeito da poesia andeja em que retrata a vida, as emoções do meu povo de raiz e ao ver de relance o noticiário me deparo com este horror da guerra de Putin contra a Ucrânia. A que tudo indica em sua visão expansionista está colocando a democracia do Ocidente em cheque. Serão devaneios do chefe maior da Rússia? Como entender a mente deste dignitário que até ontem propagava suas viagens de férias, pescarias e cavalgadas nos Balcãs? Como entender que um só homem consegue despedaçar vidas em nome de um nacionalismo ferrenho? E os mais de 7 milhões de possíveis deslocados com esta guerra insana? Vemos pelas noticias do front que é uma guerra em que os próprios soldados russos não queriam estar lá! E o porque de tantas justificativas furadas do novo Csar pós moderno. A resposta está chegando, e as sanções também. É todo um conjunto de coisas deletérias acontecendo em que o elefante quer a todo custo pisar na formiga e bani-la de seu habitat geográfico para traçar uma nova geo política? A história desta fase pós moderna da comunicação em tempo real está registrando os gestos de heroísmo do povo ucraniano que está defendendo heroicamente com garra e determinação seu chão de origem feliz. E as neutralidades de nosso Brazil não passarão desapercebida na comunidade internacional, isto é a realidade! Senhor Deus dos desamparados olhai com olhar de bondade para a Ucrânia nesta hora presente e afastai de pronto esta guerra fraticida e cruel! E onde está o clamou audível de nossa classe política, artística e dos direitos humanos daquele sofrido povo? Há quem aprecie os olhos, há quem goste das remelas, eca¹
Assinar:
Postagens (Atom)
O cacarecado x ativismo do senso comum
O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...
-
vendedor de sonhos... Caminhar ou andar? Não sei ao certo.Inverter os papéis, será que sou poeta? andarilho no espaço exíguo de meu pens...
-
1.O amigo Valdeci Taveira de Lima, me disse outro dia: -Poeta, você que gosta de escrever para espairecer,que tange na bigorna modelando as ...
-
O cacarecado x ativismo do senso comum O momento estonado traz um viés de tudo ou nada, uma espécie de negação das verdades absolutas em p...